COVID-19: RITMO NO AUMENTO DE CASOS COLOCA ITAPETINGA EM PATAMAR PREOCUPANTE; SOMENTE NESTE SÁBADO FORAM REGISTRADOS 15 CASOS, O MUNICÍPIO AGORA TEM 52 PESSOAS COM O CORONAVÍRUS

Em quase 20 dias, a população de Itapetinga viu assustada o número de casos do novo coronavírus ultrapassar a casa das cinquenta pessoas positivas pela covid-19.

A cada dia cresce o número de casos confirmados do novo coronavírus. Até terça-feira (09) desta semana, Itapetinga registrava 32 casos confirmados, foi para 37, e agora evoluiu para 52, de ontem pra hoje (sábado 13).

De acordo a secretaria de saúde, somente nessas últimas horas, foram registrado 15 novos casos da doença.

Neste sábado foi confirmado que a senhora Stela Rosa, morreu decorrente da Covid-19. Ela deu entra na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dia 10, mas devido a complicações no seu quadro de saúde, decorrente de doenças pré-existentes, acabou não resistindo e morreu nesta sexta-feira (12). O resultado saiu neste sábado (13). 

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: DEPOIS DE VÁRIAS COBRANÇAS, SECRETARIA DE SAÚDE COMEÇARÁ REALIZAR ‘TESTES RÁPIDOS’ NA POPULAÇÃO; PRIMEIRA AÇÃO OCORRERÁ NESTE DOMINGO NA PRAÇA DO ESTÁDIO PRIMAVERÃO

Depois que cobramos insistentemente nos meios de comunicações a aquisição de testes rápidos para testar a população, o prefeito Rodrigo Hagge resolveu na base da pressão aderir ao método, que pode detectar o vírus.

Na Live feita neste sábado (13), o prefeito anunciou que irá disponibilizar 400 testes rápidos para a população. De acordo a Secretaria de Saúde, será feito uma triagem para detecção dos sintomas da Covid-19, e posteriormente a testagem na modalidade DRIVE THRU. A ação acontecerá neste domingo (14) na praça do Estádio Primaverão, a partir das 08:00h.

Em “nossas falas” nos programas que apresentamos, sempre cobramos os procedimentos da ‘testagem rápida’ em pessoas ‘assintomáticas e sintomáticas’ para que os órgãos de saúde cruzassem os dados, e assim direcionar as medidas de combate a proliferação.

OPINIÃO:

Se o prefeito não tivesse demorado tanto para tomar essas medidas, certamente agora essa curva estaria achatada, mas infelizmente os números crescem todos os dias, e por conta da falta dessas ações, o gabinete de crie e a Secretaria de Saúde perderam o controle da situação.

Um dos fatores que levou a sociedade ao relaxamento, foi a falsa sensação de controle do vírus, divulgado amplamente pelo prefeito Rodrigo, quando disse que a “cidade era referência para o mundo no combate ao Covid-19”.

Porém, com essa testagem, o município pode mapear os números de pessoas infectadas e direcionar equipes de acompanhamento em tempo real. 

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: EM NOVO DECRETO PREFEITO OPTA EM FECHAR O COMÉRCIO NA SEGUNDA E TERÇA AO INVÉS DE TESTAR A POPULAÇÃO (TESTES RÁPIDOS)

Na tarde desta quinta-feira (11) o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) emitiu mais um decreto, fechando por 48 horas o comércio local, ou seja, na segunda (15) e terça-feira (16), já que no período da tarde de sábado automaticamente o comércio fecha.

Durante esses dois dias de fechamento, os estabelecimentos comerciais só poderão atender no sistema de Delivery e Drive Thru, assim como já vem acontecendo com bares, lanchonetes e restaurantes. Os estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, como farmácias, serviços de saúde, postos de combustível e lojas de gêneros alimentícios poderão manter o atendimento ao público.

De acordo o prefeito, a medida foi necessária por conter o altíssimo número de casos confirmados do Novo Coronavírus no município. Somente nós últimos 15 dias os números saltaram de 10 para 35, de acordo o novo boletim divulgado nesta quinta-feira (11).

OPINIÃO:

O gabinete de crise está totalmente equivocado ao tomar medidas de fechamento do comércio, visto que a contaminação já é comunitária, de acordo os órgão de saúde.

Se fechar o comércio e praticar o isolamento social resolvesse parte da situação, então porque fechar dois dias?

O gabinete de crise toma medidas brandas, quando na verdade deveria usar o método de testagem rápida para mapear o vírus e com isso controlar a proliferação. Mas infelizmente o prefeito prefere fechar o comércio, para não comprar testes rápidos para testar a população.

Lembrando que o prefeito ainda não gastou um centavo dos quase R$ 1 milhão e trezentos mil, recursos oriundos do Ministério da Saúde.

No último dia 08, uma matéria do Blog FALA LIVRE, ALERTAVA o gabinete de crise, que o alto número de casos confirmados na cidade iria levar o prefeito a TOMAR OUTRAS MEDIDAS PARA TENTAR FREAR O GRANDE NÚMERO DE PESSOAS CONTAMINADAS PELA COVID-19. Veja:

Naquele momento, pensei que o alcaide iria comprar testes rápidos e fazer uma testagem em massa, mas parece que o prefeito prefere guardar os recursos, e assistir de camarote os números do Coronavírus aumentarem a cada dia. LAMENTÁVEL!

Por Wagner Ribeiro

CORONAVÍRUS: IDOSA 62 ANOS É A 5ª VÍTIMA DA COVID-19 EM ITAPETINGA

O que fazer em caso de suspeita de Coronavírus | Comunicação ...

A quinta morte por Covid-19 em Itapetinga foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde  no final desta tarde de quarta-feira (10). A vítima é uma idosa de 62 anos, que estava internada no hospital Cristo Redentor.

Ela deu entrada na unidade hospitalar com fortes dores abdominais e foi submetida a uma laparoscopia que identificou apendicite e perfuração no intestino. A paciente estava internada desde o dia 27 maio.

No dia 29, foi transferida para UTI por apresentar um quadro grave de dispneia, dessaturação, tosse, sepse abdominal e aceleração do ritmo respiratório. Com isso, sobe para cinco o número de mortes por coronavírus e 34 casos confirmados em Itapetinga.

Por Wagner Ribeiro 

ITAPETINGA: MEIAS VERDADES? HOSPITAL DE CAMPANHA SEM MÉDICOS? PROPAGANDA ENGANOSA?

Na edição desta quarta-feira (10), o Blog “Cidade Acontece” faz um questionamento importante sobre o hospital de campanha. De acordo o portal de informação, o questionamento é: O hospital de atendimento aos pacientes positivos da Covid-19 estaria sem médico? Segue matéria:

 

A pergunta é: cadê os médicos??? A unidade já está funcionando??? Para surpresa da população, depois de dizer que a unidade estaria concluída, a prefeitura publicou nas redes sociais, de que está “procurando” médicos através de um processo seletivo, para atuar na unidade de apoio à Covid-19.

Por que o prefeito faz isso com a população?? Quando todos acreditaram que a unidade já estaria de fato funcionando, na verdade parece que ainda está muito distante do Hospital de Campanha realmente servir a nossa população.

Outro questionamento do blog: na unidade realmente existe algum material? Se existe, seria material da UPA e do SAMU ou o prefeito comprou com dinheiro que a prefeitura vem recebendo para utilizar no combate ao Coronavírus no município???

Outro questionamento: qual o valor que a prefeitura pretende pagar para cada médico? Esses profissionais terão alguma garantia?? E se algum profissional se infectar e precisar se afastar, ficará sem receber??? 

São perguntas que esperamos que o secretário Municipal de Saúde ou o próprio prefeito possa responder a comunidade.

Uma dica: faça vídeo e divulgue, realmente quando a unidade estiver de fato funcionado 100%, a população não aguenta mais esse tipo de maquiagem. O espaço está aberto.

Por Roberto Alves

ITAPETINGA: DEPOIS DE LUTAR BRAVAMENTE CONTRA O CORONAVÍRUS, LIDIANE MOREIRA NÃO RESISTIU E VEIO A ÓBITO NESTA TERÇA (09); UMA SEMANA DEPOIS QUE A SUA MÃE, DONA GLÓRIA TAMBÉM PERDEU A VIDA PARA COVID-19

Nesta terça-feira (09), o município de Itapetinga contabiliza mais um óbito provocado pelo novo coronavírus. Ao todo, são 04 mortes causadas pela doença. A vítima é a jovem Lidiane Moreira, filha da dona Glória Moreira, servidora municipal, que também morreu no último dia 04 por complicações causadas pela covid-19.

Depois de lutar bravamente pela vida no hospital das Clínicas de Vitória da Conquista, a jovem não resistiu e veio à óbito nesta tarde.  Lidiane deixa um filho recém-nascido. Inclusive a família chegou a emitir um comunicado esclarecendo que não existia nenhuma campanha de arrecadação de valores para seu filho, pois pessoas inescrupulosas estavam aproveitando o momento de fragilidade da família para subtrair da população em nome da mesma. Lamentavelmente, mãe e filha perdem a batalha para esse vírus.

Os nossos mais sinceros sentimentos de pesar à família nesse momento de dor, por perder dois Entes queridos em menos de uma semana.

De acordo a família, o sepultamento acontecerá ainda esta noite, obedecendo o protocolo da MS (Ministério da Saúde).

Por Wagner Ribeiro

PETROBRAS AUMENTA EM 10% PREÇO DA GASOLINA A PARTIR DESTA TERÇA (9)

A Petrobras vai aumentar em 10% o preço da gasolina nas refinarias a partir desta terça-feira (9). De acordo com a estatal, a alta é de R$ 0,13 por litro. Não houve reajuste para o diesel. O repasse de reajustes nas refinarias até os consumidores finais não é imediato.

O aumento na gasolina vem após um salto de mais de 19% na última semana nas cotações do petróleo Brent, referência internacional, em meio a movimentações da Opep para manter os cortes na produção.

Os preços médios nos postos até a semana passada apontavam queda acumulada de 14,5% em 2020, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), embora com elevação nas últimas duas semanas, depois dos reajustes da Petrobras.

Fonte/VN

ALERTA: CAMINHANDO PARA SURTO, ITAPETINGA REGISTRA MAIS 4 CASOS CONFIRMADOS DA COVID-19; AGORA JÁ SÃO 31 CASOS

A Prefeitura de Itapetinga, interior da Bahia, divulgou um novo boletim epidemiológico no final da tarde desta segunda-feira, dia 08, que apontou mais quatro casos confirmados de coronavírus. Ao todo, a cidade registra 31 pessoas com a doença, sendo que 13 já estão recuperadas do novo vírus.

Cornavírus: Volta Redonda soma 33 casos confirmados e uma morte

De acordo com a Prefeitura, Três mulheres e um homem aumentam o número de casos confirmados para Covid-19. Com idades de 26, 34 e 56 anos, as mulheres apresentaram sintomas de síndromes gripais, diarreia, fraqueza muscular, além de perda de olfato.

O jovem, de 21 anos, teve contato direto com paciente também positivado para o coronavírus e, no dia 01, começou a apresentar, febre, dor no corpo, perda do apetite.

Ambos fizeram exames laboratoriais particulares e tiveram seus resultados positivados nesta segunda-feira. Eles permanecem em isolamento domiciliar.

Itapetinga tem 3 óbitos, 24 casos suspeitos e 59 descartados da Covid-19. Os números estão aumentando muito rápido depois que medidas de relaxamento foram adotadas pelo gabinete de crise.

‘Itapetinga pode virar referência na região por apresentar casos confirmados com pouco espaço de tempo de um para o outro, exemplo: a nossa cidade saiu de 10 casos confirmados para 31 em menos de 15 dias. Essa situação mostra que o município está em uma curva ascendente, fato que pode levar o prefeito a tomar outra medidas para tentar frear as contaminações’.

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: MAIS DOIS CASOS CONFIRMADOS DA COVID-19 FORAM REGISTRADOS NO HCR

Os casos confirmados da Covid-19 continuam aumentando. Em apenas uma semana os números mais que dobraram no município de Itapetinga, Sudoeste da Bahia. Segundo dados da Secretaria de Saúde, Itapetinga registra 03 mortes, 205 caso monitorado, 22 suspeitos, e neste domingo (07) foram registrados mais dois casos confirmados.

De acordo informações, trata-se de duas mulheres de 62 e 67 anos, que começaram a apresentar os sintomas no dia 27. Uma delas apresenta dores de cabeça e no corpo, congestão nasal, perda de olfato e coriza, e está em isolamento social.

A segunda paciente procurou a unidade hospitalar com fortes dores abdominais e foi diagnosticada com apêndice, fez o procedimento cirúrgico, mas no dia 29 precisou ser encaminhada para UTI com alteração respiratória, dispneia, tosse e sepse. Devido ao agravamento do seu quadro clínico, ela foi transferida para o Hospital de Base de Vitória da Conquista neste domingo. 

Por Wagner Ribeiro