PETROBRAS AVALIA RECOMPRAR REFINARIA DE MATARIPE

Pouco mais de 2 anos após a venda do controle da Refinaria Landulfo Alves Mataripe (Rlam), que foi adquirido pelo grupo Mubadala, a Petrobras está em conversas com o conglomerado do Emirados Árabes Unidos para uma possível recompra do equipamento.

A informação foi confirmada pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates (PT/RN) durante coletiva de imprensa para detalhamento do plano estratégico da empresa na sexta-feira, 24.

“É uma possibilidade. Mas é mais um dos assuntos que não podemos sair comentando, por causa das negociações. Conversamos com a Mubadala várias coisas, isso também está nesse processo, mas não é o principal”.

A Refinaria de Mataripe é operada pela Acelen, que pertence ao grupo Mubadala, desde que foi vendida por US$ 1,8 bilhão durante o governo Jair Bolsonaro. A partir daí, o preço médio da gasolina vendida nos postos de combustíveis do estado da Bahia superaram a média de preço nacional.

Segundo apresentado por Prates, a Petrobras planeja investir US$ 5 bilhões nas áreas de refino, transporte e comercialização, o que pode incluir eventuais aquisições, no período entre 2024 e 2028.

A proposta de reestatização tem sido bastante defendida por quadros do governo Lula. Em setembro deste ano, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a RLAM era “um ativo histórico da Petrobrás que nunca deveria ter sido vendido”.

Fonte/ A Tarde

COMISSÃO DO SENADO APROVA TAXAÇÃO DE SUPER-RICOS E OFFSHORES

 A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou, na manhã desta quarta-feira (22), o relatório do projeto de lei sobre a tributação dos chamados fundos exclusivos, usados por super-ricos, e das offshores (empresas sediadas fora do país). A votação foi simbólica (quando não há contabilização de votos).

A medida é uma das prioridades do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para aumentar a arrecadação num momento em que é questionada a manutenção da meta de déficit zero das contas públicas em 2024.

O relator do texto é o senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

“Volto a reiterar a importância do projeto como um passo importante na justiça tributária do Brasil. Garantir tributação em parâmetros absolutamente compatíveis com a média internacional daqueles que mais recebem, mais têm recursos para contribuir com o nosso país”, disse Vieira na sessão.

CCJ DO SENADO APROVA PENAS MAIS DURAS PARA CRIMES CONTRA CRIANÇAS

A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal (foto) aprovou nesta quarta-feira (22) o projeto de lei (PL) 4224/2021, que inclui na lista de crimes hediondos os cometidos contra crianças e adolescentes. A matéria também tipifica como crime a prática de bullying (intimidação) e cyberbullying (violência virtual). O texto segue agora para análise da Comissão de Segurança Pública. Leia mais…

[…]

BUSCANDO TRANSPARÊNCIA JUNTO À POPULAÇÃO A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIVULGA REGULARMENTE AÇÕES DA PASTA

Desde que assumiu a pasta da Saúde de Itapetinga em janeiro deste ano, a secretária Rosania Rabelo tem estreitado ainda mais os laços com a comunidade ouvindo os reclames, críticas e sugestões, além de discutir e planejar com a equipe multidisciplinar e técnica da pasta as ações e serviços oferecidos pela SMS à população do município.

Rosania Rabelo que não tem negado nenhum convite da imprensa tem comparecido aos programas jornalísticos (emissoras de rádio, sites e blogs) até mesmo da oposição, dando esclarecimentos, respondendo a todo tipo de questionamento, interagindo com a comunidade, disponibilizado os técnicos e coordenadores a participarem das entrevistas a fim de oferecer a maior quantidade de informações concernentes à pasta.

Na semana passada, por exemplo, Rosania esteve na Ràdio Cidade FM nos Programas Espaço Livre (apresentado por Jeremias Pereira e Eudo Mendes) e Cidade Aberta (Apresentado por Amaral Júnior), acompanhada de uma equipe técnica respondendo perguntas e questionamentos dos apresentadores, da comunidade, ouvindo cada cidadão que participou do programa parabenizando-a pelos relevantes serviços ofertados pela Saúde Municipal de Itapetinga.

Hoje pela manhã, no Programa Cidade Aberta da Rádio Cidade FM (apresentado por Amaral Júnior), a Secretaria Municipal de Saúde foi representada por três técnicos, sendo eles: Orlando Nunes (Coordenador da Vigilância Epidemiológica), Bruna Oliveira (Diretora da Vigilância e Saúde) e Lucineide Mendes (Coordenadora de Vigilância do Óbito), que abordaram diversos assuntos, esclarecendo dúvidas, respondendo aos apresentadores e à comunidade, cada um em sua área específica, a ponto de Amaral Júnior ao final da entrevista fazer o seguinte comentário:“Eu quero parabenizar vocês e o prefeito pela escolha, Rosania também pela escolha. É preciso a crítica e a crítica é salutar porque ela é construtiva e o programa tem esse viés. Ele precisa fazer. E essa fala que é uma fala não nossa, mas é uma fala da população. E no passado muito foi feita essa fala em relação às críticas à saúde. Mas, hoje eu tenho visto que a saúde de Itapetinga tem melhorado bastante. Eu parabenizo toda equipe indistintamente e vocês três aqui que estão nos estúdios. Recebam o nosso abraço e parabéns pelo serviço prestado à Itapetinga. Quem ganha somos nós Itapetinga! Muito obrigado, viu gente! Valeu! Um abraço a todos”, declarou Amaral Júnior ao final da entrevista.

Fonte: ASCOM/PMI

VICE-PREFEITO DE UAUÁ SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM BAR; ACUSADO É IRMÃO DO SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DO MUNICÍPIO

O vice-prefeito de Uauá, município da região norte do estado, foi vítima de uma tentativa de homicídio, neste domingo (19), durante um ataque a tiros em um bar no Centro da cidade. O gestor Moisés Ribeiro estava conversando com amigos quando o suspeito efetuou os disparos. 

Segundo a Polícia Civil, o principal suspeito é Elizeu Oliveira Domingos, de 34 anos, um  funcionário público e irmão do secretário de agricultura do município. O autor fugiu logo após os disparos. Durante a perseguição, a polícia encontrou o veículo utilizado pelo suspeito e a arma utilizada no momento do crime, na Estrada do Pilar. 

De acordo com o site Rede GN, parceiro do Bahia Notícias, o atentado ocorreu a partir de uma discussão entre o vice-prefeito e o suspeito. A discussão teria motivado Eliseu a ir ao seu veículo, pegar a arma e da porta efetuar dois tiros, que não acertaram o vice-prefeito, Moisés Ribeiro.

Em nota, a Prefeitura de Uauá afirma que ele foi exonerado do cargo após o ocorrido, e afirmou que colabora com as investigações da Polícia Civil. Até o momento, o suspeito segue foragido.

FÃ MORRE DURANTE PRIMEIRO SHOW DA TURNÊ DE TAYLOR SWIFT NO BRASIL

Uma fã da cantora Taylor Swift morreu após passar mal durante show da cantora na noite dessa sexta-feira, 17, no Rio de Janeiro (RJ). Ana Clara Benevides, de 23 anos, havia saído do município de Pedro Gomes, no Mato Grosso do Sul, para assistir à primeira apresentação da turnê da artista no Brasil.

Ana Clara passou mal por conta do forte calor registrado na cidade. Ela chegou a ser levada ao Hospital Municipal Salgado Filho, no bairro do Méier, mas não resistiu após sofrer uma parada cardiorrespiratória. A jovem era estudante do curso de psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no Mato Grosso, e concluiria sua graduação já no início de 2024.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBRJ), cerca de mil fãs desmaiaram durante a apresentação de Swift, em decorrência da onda de calor que atinge o Rio de Janeiro e que se intensificou no Estádio Olímpico Nilton Santos por conta do grande público que foi ao local acompanhar o show. Segundo o CPRJ, que socorreu as vítimas, a sensação térmica no Estádio chegou a 60º C. Leia mais…

Familiares de Ana Clara viajaram para o Rio de Janeiro na madrugada deste sábado, 18, para realizarem os procedimentos de transporte do corpo da filha até seu município de origem. O pai da jovem, Weiny Machado, que havia presenteado a filha com o ingresso para o show, afirmou à Folha de S. Paulo: “Não tenho palavras para expressar minha dor. [Ana Clara] saiu de casa para realizar um sonho e volta morta”.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBRJ), cerca de mil fãs desmaiaram durante a apresentação de Swift, em decorrência da onda de calor que atinge o Rio de Janeiro e que se intensificou no Estádio Olímpico Nilton Santos por conta do grande público que foi ao local acompanhar o show. Segundo o CPRJ, que socorreu as vítimas, a sensação térmica no Estádio chegou a 60º C.

Familiares de Ana Clara viajaram para o Rio de Janeiro na madrugada deste sábado, 18, para realizarem os procedimentos de transporte do corpo da filha até seu município de origem. O pai da jovem, Weiny Machado, que havia presenteado a filha com o ingresso para o show, afirmou à Folha de S. Paulo: “Não tenho palavras para expressar minha dor. [Ana Clara] saiu de casa para realizar um sonho e volta morta”.

Abaixo-assinado pela gratuidade de água

A morte de Ana Clara repercutiu rápido nas redes sociais e, na manhã deste sábado, 18, está no topo dos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter). Poucas horas após o ocorrido, já circulava entre os fãs da cantora um abaixo-assinado que pedia a elaboração de uma lei que garantisse a distribuição gratuita de água em eventos de grande porte.

O texto do abaixo-assinado sugere que a lei se chame “Ana Benevides”, em homenagem à jovem que morreu durante o show.

“Em um dos eventos mais aguardados deste ano, vimos uma fatalidade acontecer diante dos nossos olhos por pura negligência”, afirma o documento, referindo-se à proibição de entrada em grandes eventos com garrafas de água.

A cantora chegou a interromper sua apresentação, em algumas ocasiões, para pedir que fosse distribuída água aos fãs que passavam mal.

Cantora lamentou morte da fã

Taylor Swift fez um post nos stories de seu Instagram lamentando o ocorrido. “Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã mais cedo esta noite”, escreveu em inglês, afirmando em seguida estar “devastada” com o episódio.

“Tenho muito pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais. Não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto dominada pela tristeza. Quero dizer agora que sinto essa perda completamente e que meu coração partido está com sua família e seus amigos”, escreveu.

Swift finalizou sua postagem afirmando que “essa foi a última coisa que pensei que poderia acontecer quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil”.

URGENTE: TODOS PELA MISSIONÁRIA ZENEIDE NO SENEGAL

A missionária Zeneide Moreira Novais, irmã da ex-vereadora Zenaide Novais, responsável por trabalhos missionários e de educação junto a crianças no continente africano, infelizmente, foi diagnosticada com Trombose e Embolia Pulmonar.

A missionária é colaboradora e efetuadora, com outras dez pessoas, de um projeto que atende 132 crianças, servindo café e almoço todos os dias em Senegal, na Costa Oeste da África.

Zeneide está precisando de nossa ajuda para cobrir as despesas do tratamento. E você pode participar dessa corrente do bem, semeando em terra fértil. Faça um PIX com a quantia que seu coração pedir para a chave 442.101.405-20, ou uma transferência para a conta da Caixa Econômica Federal: Agência 0635-1, Operação 013 (poupança), Conta 063.411-0.

Que Deus te recompense! Vamos presenciar a vitória da Missionária Zeneide.

Fonte/Pod Cast 1080

MINISTROS DO STF AVALIAM QUE BOLSONARO TEM POUCAS CHANCES DE ESCAPAR DE PENA DE PRISÃO

Com o avanço de investigações sobre condutas irregulares em várias frentes, é pouca a chance do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escapar de uma pena de prisão.

Conforme Bela Megale, no O Globo, tal avaliação é feita por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que teriam mudado a percepção sobre a possibilidade do ex-chefe do Executivo ser preso.

Segundo a coluna, enquanto em janeiro os magistrados previam que uma prisão poderia tumultuar o cenário nacional e aumentar ainda mais o capital político de Bolsonaro, agora eles acreditam que as chances do ex-presidente escapar de uma punição do tipo são pequenas.

Relatos de quatro ministros à coluna dão conta de que pelos elementos já tornados públicos “é muito difícil” que a pena seja branda ao ponto de mantê-lo em liberdade. Dentre os indícios apontados por ele estão aqueles envolvendo falsificação de cartões de vacina, venda irregular de joias presenteadas pela Arábia Saudita e elaboração de trama golpista.

De acordo com a publicação, mesmo com a descrença do subprocurador-geral Carlos Frederico dos Santos sobre a delação do ex-ajudante ordens da Presidência Mauro Cid, os ministros do Supremo têm conhecimento de que a Polícia Federal (PF) avançou na colheita de provas ligadas aos fatos narrados pelo tenente-coronel.

Apesar de ver o encarceramento no horizonte, na avaliação dos magistrados, ainda não há elementos que justifiquem uma prisão preventiva de Jair Bolsonaro. Conforme a coluna, eles defendem que o ex-mandatário precisa ter “todas as garantias do processo legal observadas”.

PROJETO PREVÊ CRIAÇÃO DE CASAS ABRIGO PARA MULHER PERTO DE DELEGACIA

O Projeto de Lei 4100/23 determina que as casas abrigo destinadas a acolher mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes menores de idade sejam instaladas, de preferência, perto de delegacias da mulher. Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta altera a Lei Maria da Penha.

“A experiência traumática da violência doméstica exige um espaço que promova a cura emocional, ofereça apoio psicológico, orientação legal e acesso a serviços médicos, se necessário”, afirma a autora, deputada Ely Santos (Republicanos-SP).

“Nossa proposta é estabelecer essas casas abrigos, preferencialmente nas proximidades das delegacias especializadas de atendimento à mulher, para facilitar o acesso e a colaboração entre as instituições”, acrescenta Ely.

Segundo a deputada, essa localização estratégica “permitirá uma resposta mais rápida e eficaz às situações de emergência”.

Atualmente, o serviço de abrigo para mulheres vítimas ou ameaçadas de violência domésticas é regulamentado por regras estaduais. As casas abrigo costumam ficar em locais sigilosos, por motivos de segurança.

Tramitação A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Defesa dos Direitos da Mulher e de Constituição e Justiça e de Cidadania.