ITAPETINGA É A CIDADE DA REGIÃO COM MAIOR DISPARADA NOS NÚMEROS DA COVID-19; AGORA SÃ 92 CASOS CONFIRMADOS

Os números confirmados da Covid-19 saltaram de 31 para 92 casos em apenas nove dias em Itapetinga.

A cidade de Itapetinga, região Sudoeste do estado, já registra a maior alta de casos confirmados por coronavírus em apenas uma semana, entre o período de 08 de junho a 17 de junho. No dia 08 deste mês, o número de casos confirmados era de 31 pessoas, com 3 óbitos, uma semana depois, os casos deram um salto para 92.

O aumento foi o mais acentuado no último domingo (14), quando aconteceu a testagem rápida no sistema Drive Trhu, no estádio Primaverão. De acordo a secretaria de saúde, Itapetinga registrou somente nesta quarta-feira (17) mais 11 casos, totalizando 92 pessoas confirmadas pelo novo Coronavírus. 31 recuperados, 210 ainda em monitoramento e 7 óbitos.

A população quer saber: por que tantos casos surgiram, depois da realização dos testes rápidos?

se foram só dez, como divulgaram, por que os números continuam em ascendência?

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: DIANTE DE TANTAS PROMESSAS DA GESTÃO COMUNIDADE DA RUA FLORISA NERES, S. FRANCISCO DE ASSIS CONTINUA ABANDONADA

Moradores da rua Florisa Neres, bairro São Francisco de Assis, enviaram fotos e um vídeo para o Blog ‘Fala Livre’, denunciando o estado de abandono que se encontra o local. “Aqui está horrível. O nosso bairro está esquecido, toda vez que chove é esse problema”, disse a moradora, contribuinte do IPTU. Veja o vídeo:

Ela lembra ainda que a única vez que Rodrigo e Renan estiveram na localidade, foi no período de campanha em reunião na casa de uma vizinha, e prometeram que se fossem eleitos, pavimentariam a localidade como primeiro ato da gestão. Promessa que não foi cumprida até agora.

Por Wagner Ribeiro

ABSURDO: SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAPETINGA DESOBEDECE O PRÓPRIO DECRETO DO GESTOR E MANTÉM POSTOS DE SAÚDE FECHADOS POR DOIS DIAS

A prefeitura de Itapetinga, Sudoeste da Bahia, conseguiu realizar um fato inédito e totalmente descabido quando emitiu o decreto municipal, datado de 11/06/20. O decreto tinha como finalidade suspender as atividades comerciais da tarde do dia 13 ao dia 16 de junho.

Porém, apenas os estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, como farmácias, serviços de saúde, postos de combustível e lojas de gêneros alimentícios poderiam manter o atendimento ao público. Só quê, para quem procurou atendimento nos postos de saúde nesta segunda (15) e terça-feira (16) deu com a “cara na porta”. Veja o decreto:

 

“Eu fui no PSF do bairro primavera e não encontrei atendimento, estava tudo fechado. Pra mim, posto de saúde é serviço essencial, por isso fui procurar atendimento”, disse a moradora.

Em um áudio que circula nos grupos de whatsapp, um senhor lamenta a falta de atendimento. “Hoje eu peguei meu neto, coloquei no carro e levei no posto Arnaldo Teixeira, que fica no Residencial 12 de Dezembro, cheguei lá tudo fechado, não tinha ninguém, somente o vigia, que não soube orientar nada “ciotado,” não tá na alçada dele, voltei, passei na Secretaria de Saúde, a mesma coisa, você não encontra ninguém”, relatou o cidadão que levou seu neto para a uma unidade de saúde para fazer um teste do coronavírus.

“Eu fui hoje no PSF Orfísia Andrade, no São Francisco, para medir minha temperatura, e o local estava fechado”, destacou outro cidadão morador do Ponto Certo.

Lembrando que no decreto municipal apenas os estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, como farmácias, serviços de saúde, postos de combustível e lojas de gêneros alimentícios poderiam manter o atendimento ao público.

Se o serviço de saúde é essencial, a pergunta é: porque os PSFs ficaram fechados nesta segunda e terça-feira? Tudo indica que a própria prefeitura DESOBEDECEU o decreto do GESTOR MUNICIPAL. Se a prefeitura desobedece o próprio decreto, o que será do nosso povo!

Por Wagner Ribeiro

SURTO DA COVID-19: EM ITAPETINGA, CASOS DO NOVO CORONAVÍRUS CONTINUAM SUBINDO; AGORA O MUNICÍPIO TEM 80 CASOS CONFIRMADOS E 7 MORTES

Os números da doença causados pelo novo Coronavírus continuam subindo na cidade. Há quase três semanas o município de Itapetinga vem mantendo uma rotina diária e desagradável de notificar casos confirmados do novo Coronavírus.

Uma mulher de 63 anos com comorbidades como diabetes e doenças cardíacas crônicas começou a apresentar hipotensão e fraqueza muscular. De acordo a secretaria de saúde, a idosa faleceu no dia 05 e o resultado foi póstumo. A Secretaria aguardou o contato e monitoramento da família para incluí-lo no boletim do município.

No boletim atualizado desta segunda-feira (15), Itapetinga apresenta 7 óbitos, e três novos casos foram confirmados hoje, totalizando 80 pessoas infectadas pela doença. 

Com o aumento desenfreado dos números da Covide-19, a população já sentiu que a situação está descontrolada. Por isso é fundamental:

*Lavar sempre as mão com água e sabão e usar o álcool gel

*Evitar locais de grande aglomeração

*Manter o distanciamento, no mínimo de 1/5 (um metro e meio)

*Evite apertos de mãos e cumprimentos no rosto.

*Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

*Usar constantemente a máscara 

Por Wagner Ribeiro

CORONAVÍRUS: ITAPETINGA REGISTRA 25 NOVOS CASOS CONFIRMADOS NAS ÚLTIMAS 24 HORA, TOTAL AGORA É DE 77

Somente o município de Itapetinga, interior do estado, teve mais casos confirmados do novo coronavírus nas últimas 24 horas, do que todos os município  do Médio Sudoeste.

De acordo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, a cidade registrou a marca de 25 casos em menos de 24 horas. Itapetinga tem 6 óbitos; 15 recuperados; 319 descartado; 194 monitorados e 77 casos confirmados.

Como a contaminação já é comunitária, infelizmente esses números devem aumentar gradativamente, como alertamos na matéria anterior.

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: NOTA DE PESAR DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT, compreendendo esse momento de dor e profunda consternação da Família Hagge em face ao falecimento prematuro da ex-deputada VIRGÍNIA HAGGE, vem de público se solidarizar com o ex-prefeito Michel Hagge, pai; com Dona Iracema Hagge, mãe; o Senhor Prefeito Municipal Rodrigo Hagge, filho e todos os demais membros desta respeitosa família.

Sabemos que este momento alcança a todos os ITAPETINGUENSES com um sentimento de dor e de muita esperança que nosso bom Deus possa confortar toda a família diante de tanta tristeza.

A pedagoga; ex-presidente da Câmara Municipal e ex-deputada estadual, Virgínia Hgge, tem relevantes serviços prestados ao povo de nossa terra e de toda a região.

Diante desse momento de muita dor, queremos apenas apresentar os nossos sentimentos de pesar, o nosso abraço e o desejo que o Senhor Deus conforte toda sua família.

EXECUTIVA MUNICIPAL DO PT – ITAPETINGA-BAHIA
André Dantas – Presidente

ITAPETINGA: EM NOTA EX-PREFEITO JOSÉ CARLOS MOURA LAMENTA MORTE DA EX-DEPUTADA VIRGÍNIA HAGGE

O ex-prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura (PT), se solidariza com a família e amigos pelo falecimento da ex-deputada estadual, Virgínia Hagge, ocorrido na manhã deste domingo (14).

O ex-gestor manteve contato com blog para expressar seu sentimento e dizer que lamenta o falecimento da ex-deputada Virgínia. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares ratificando nosso voto de pesar pela grande perda. Virgínia foi uma lutadora pela vida, que Deus conforte o coração de toda família”, expressou o ex-prefeito Zé Carlos.

Ex-prefeito de Itapetinga,
José Carlos Moura

 

ITAPETINGA: PC do B EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA EX-DEPUTADA VIRGÍNIA HAGGE

O PCdoB de Itapetinga neste momento de dor e tristeza pelas quais passa a Família Hagge, pelo falecimento de Virgínia, vem a público manisfestar os mais profundos sentimentos de solidariedade e pesar à família.
Virgínia foi uma mulher que contribuiu com a abertura de caminhos para as demais mulheres ocuparem o seu espaço na vida pública.

O seu exemplo de mulher, mãe, educadora, figura e pública ficará registrada na história de Itapetinga. Ao ex prefeito Michel Hagge, pai amoroso, a D. Iracema, mãe dedicada e ao prefeito Rodrigo, filho apaixonado e a Eduardo, irmão carinhoso, o abraço dos comunistas de Itapetinga.

  PC do B/Diretório Municipal

LUTO EM ITAPETINGA: MORRE AOS 56 ANOS A EX-DEPUTADA E EX-VEREADORA VIRGÍNIA HAGGE, MÃE DO PREFEITO RODRIGO HAGGE

A nossa reportagem acaba de receber a triste notícia do falecimento da ex- deputada Virgínia Hagge,  mãe do prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB). Virgínia estava em tratamento domiciliar na capital do estado e morreu neste domingo (14).

A ex-vereadora tinha 56 anos e deixa um filho, irmão e os pais, Senhor Michel Hagge Filho e Dona Iracema Hagge. A prefeitura de Itapetinga, já emitiu nota de pesar e deverá decretar 3 dias de luto na cidade.

Virgínia Hagge 1964/2020

 Tenha fé, não se desespere, pois Deus está ao seu lado e ajudará você a superar esse momento de dor. … Não tenha medo, não se desanime ou desespere, pois quem é justo e tem Deus no coração sabe que a recompensa será sempre superior à dor. Salmo 55:22

Por Wagner Ribeiro