ITAPETINGA: EM VÍDEO VEREADORES DE OPOSIÇÃO DESMENTEM MATÉRIA FAKE NEWS SOBRE FECHAMENTO DO COMÉRCIO

Os vereadores Romildo Teixeira, Gilmar Piritiba, Valdeir Chagas ambos filiados ao Partido Democrático Trabalhista, e também o vereador Diego Rodrigues (PT), desmentiram os comentários e matérias fake news divulgadas pelo grupo do prefeito sobre suposto “fechamento do comércio” de Itapetinga.

A imagem pode conter: texto

Segundo os edis, tudo não passa de mera especulação e que não existe nenhum comunicado sobre o assunto e que a prerrogativa de abrir ou fechar o comércio é responsabilidade do prefeito Rodrigo Hagge (MDB) através de decreto. Veja:

https://youtu.be/o039ldWGeTA

Por Wagner Ribeiro

SE O GESTOR PLANEJAR ESTRATÉGIA DE COMBATE AO CORONAVÍRUS COM A MESMA EFICIÊNCIA QUE FEZ A PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO, QUANDO DISSE QUE A GRADE DA FESTA JÁ ESTARIA PRONTA DESDE DE FEVEREIRO, ITAPETINGA PODERÁ TER SUCESSO COM AÇÕES EFICAZES CONTRA O COVID-19

O prefeito disse em uma emissora de rádio que o São João foi planejada no final do ano passado e que toda grade foi fechada ainda no mês de fevereiro deste ano, ou seja, se houve um planejamento para uma possível realização de festa, é plausível que se planeje também ações de combate e prevenção ao novo coronavírus.

       Itapetinga receberá quase R$ 8 milhões de reais nos próximos dias

O Senado aprovou, neste sábado (2), o projeto de lei de ajuda financeira a estados e municípios em meio à crise do coronavírus. O placar foi de 79 votos a favor e apenas um contra.

O texto ganhou o aval dos senadores e foi costurado pelo presidente do senado Davi Alcolumbre (DEM) com o Ministro da Economia Paulo Guedes. Destaque para o repasse de R$ 60 bilhões do Governo Federal a estados e municípios que segue na próxima segunda-feira (04) para Câmara dos Deputados e no dia seguinte para à sanção presidencial.

A proposta prevê o repasse de R$ 25 bilhões da União dividido para os municípios no enfrentamento do Coronavírus, de acordo o tamanho populacional, perdas do ICMS e ISS. Como essa ajuda será repassada de acordo o número de pessoas, Itapetinga, cidade com 76.147 habitantes, receberá até o dia 15 de maio, R$ 7.231.087,79. Veja a lista abaixo:

Com esse montante de quase R$ 8 milhões, somado aos R$ 2 milhões verba do pré-sal, R$ 204.554,31 verba da Vara do Trabalho do município, R$ 1.287.390,27 verba do Ministério da Saúde, a nossa cidade se destaca na região com uma verdadeira fortuna que será aplicada no combate ao Covid-19, teoricamente.

Mas será que na prática, o gestor municipal está aplicando esses recursos que já estão disponíveis nos cofres da prefeitura?

Até o momento o prefeito Rodrigo Hagge (MDB) só conseguiu implantar na cidade como medida de combate ao vírus as barreiras sanitárias, que só funcionam das 07:00h às 17:00h, menos feriados e fins de semana. Com isso, as pessoas vindas de outros estados, principalmente São Paulo e Minas Gerais estão entrando na cidade durante a madrugada sem nenhuma restrição por parte da Vigilância Epidemiológica, aumentando assim o risco de contaminação da população, que assiste temerosa os efeitos de uma gestão paralisada diante de uma pandemia.

Outra medida eficaz para o tratamento de pessoas com casos suspeitos ou confirmado do coronavírus seria o hospital de campanha, mas após quase dois meses do anuncio via decreto municipal do seu funcionamento, o que se ouve é só promessa.

*Se as medidas para combater a pandemia requer um grande aporte de recursos financeiros, o gestor não tem do que reclamar.

*Se o prefeito priorizar a vida como priorizou a programação para realização do São João, onde o evento já estava formatado quatro meses antes da data, quando ele (prefeito) disse em entrevista que a festa já estava com sua grade pronta no mês de fevereiro, Itapetinga poderá ter exito no combate ao coronavírus. 

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: EM ENTREVISTA A TV BAHIA PREFEITO RESPONSABILIZA EMPRESA FUNERÁRIA PELA ABERTURA DO CAIXÃO DE IDOSO MORTO POR COVID-19

O prefeito Rodrigo Hagge (MDB) participou na manhã desta quinta-feira (30) do Jornal da Manhã, boletim diário da TV Bahia. O prefeito tentou amenizar a repercussão negativa do caso do velório de um senhor de 74 anos, morto decorrente do novo Coronavírus em Itapetinga, Sudoeste da Bahia.

O idoso teve seu corpo velado em um caixão aberto, fato que preocupou toda sociedade, pois contrariou as recomendações dos órgãos de saúde e a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Como a pandemia mudou a rotina dos velórios e sepultamentos, os familiares e pessoas próximas do falecido as vezes perdem a noção de como se proceder nesses ambientes, aí é que entra o trabalho da Vigilância Epidemiológica. Neste caso específico do senhor que foi velado com o caixão aberto, o prefeito reconheceu que houve apenas uma orientação previamente por parte da Secretaria de Saúde, quando na verdade deveria acontecer um acompanhamento presencial, levando em consideração que o idoso estava sendo monitorado pela Secretaria de Saúde ainda em vida desde a saída da unidade hospitalar do Sul do Estado.

“Nós orientamos, eles removeram o corpo, como eles já haviam feito em um outro sepultamento  também de caso de coronavírus, a vigilância não acompanhou o velório até o sepultamento dessa pessoa, então nós orientamos, eles levaram o corpo com caixão lacrado para um cemitério particular, e lá sim, foi feita a abertura dessa urna”, disse o gestor. Confira o áudio:

Com essa fala, o prefeito praticamente se exime dos fatos e a responsabilidade passa ser da família e a empresa funerária que executou o velório e sepultamento.

Consultado pelo site CORREIO DA BAHIA, o secretário de saúde Hugo Cunha, também seguiu a mesma linha do prefeito. “O cemitério onde o corpo foi velado é particular e as precauções necessárias deveriam ter sido tomadas pela própria funerária que realizou o velório. Como o cemitério é particular, e não municipal, nós só ficamos sabendo na hora que o velório estava acontecendo com o caixão aberto e notificamos a funerária”, afirmou Hugo Cunha.

Em tempos de pandemia, a única a ação da prefeitura de acordo o prefeito neste caso foi apenas orientar previamente os familiares.

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: “MEDIRAM MINHA TEMPERATURA CORPORAL NA BARREIRA SANITÁRIA E DISSERAM QUE EU ESTAVA COM 25°C, QUANDO CHEGUEI EM CASA ME DEI CONTA QUE MEDIRAM ERRADO”, DISSE A CIDADÃ

A imagem pode conter: céu, nuvem e ar livre

barreira sanitária é um mecanismo legal utilizado pelas autoridades de um município, estado, país ou região que impede ou restringe a circulação de agentes nocivos a sociedade.

O principal objetivo das barreiras sanitárias é prevenir riscos de contaminação e disseminação de pragas e doenças ou evitar que elas ocorram.

Em Itapetinga, Sudoeste da Bahia, as barreiras sanitárias estão tendo problemas com a efetividade na fiscalização. De acordo informações de pessoas que circulam diariamente pela nossa região, verificaram uma diferenciação no modos de operação das barreiras de Itapetinga em relação as outras cidades. 

Conforme depoimento de pessoas que foram paradas em outras barreiras, os agentes de saúde pública e polícia militar fazem vistorias em todos os veículos que entram na cidade. Eles respondem de onde vem e se há casos suspeitos na família.

Em nossa cidade, as barreiras só funcionam de segunda a sábado até as 18:00h, já nos domingos e feriados não há fiscalização.

TEMPERATURA COM 25°C ?

A temperatura aferida no indivíduo pode está sendo feita de forma irregular. Essa denuncia foi feita por uma cidadã que passou pela barreira na semana passada. “Eu fui na semana passada em uma empresa na saída da cidade que fica na BA-263 sentido Itororó, ao passar pelo local, nem esperei eles pararem, já fui encostando. O rapaz que fez aferição da minha temperatura relatou que eu estava com 25 ºC, só que quando cheguei em casa me dei conta que a temperatura normal de uma pessoa gira em torno de 35/36ºC, como poderia a minha estar com apenas 25 ºC. Será que estão aferindo corretamente a temperatura corporal ou será que o aparelho não é adequado? fiquei em dúvida” disse a cidadã.

Lembrando que o paciente ou o cidadão que estiver com temperatura de 20ºC, pode ser acometido com uma parada cardíaca irreversível. E esse não é o primeiro caso relatado a nossa reportagem. Outro cidadão que não quis se identificar, disse que viaja praticamente todos os dias pra região de Itororó, relatou que todas as vezes que passa pela mesma barreira percebe uma oscilação de temperatura corporal, aferida pelo técnico.

Por Wagner Ribeiro

 

ITAPETINGA: PREFEITURA DIVERGE COM A SESAB SOBRE NÚMEROS DE CASOS CONFIRMADOS DO COVID-19

Enquanto o boletim mais recente da Secretaria de Saúde Estado da Bahia (Sesab), divulgado nesta terça-feira (28), contabiliza 8 casos confirmados pelo novo coronavírus e 103 ainda em investigação, dados da Secretaria de Saúde do Município de Itapetinga apontam números diferentes. Veja:

Nenhuma descrição de foto disponível.

De acordo com o boletim divulgado ontem pela prefeitura, 5 pessoas tiveram casos confirmadas de Covid-19 no município. Portanto, a prefeitura pode estar omitindo 3 casos, e isso causa dúvidas na comunidade. Afinal, quem está faltando com a verdade?

Nenhuma descrição de foto disponível.

Diante dessa situação fica o a pergunta. Porque os dados divulgados pela prefeitura divergem dos números da Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia), e qual a intenção em mascarar os dados?

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: NOTA DE ESCLARECIMENTO INDÚSTRIA CIDADÃ

A Indústria Cidadã de Itapetinga-BA, administrada pela Associação União das Costureiras, com sede na Avenida Governador César Borges, nº 1001 – Centro, vem a público informar que a Indústria nunca deixou de funcionar desde sua abertura em 2009, portanto a sugestão feita vereadora Naara Duarte na publicação do dia 25/04/2020, pelo site Itapetinga Notícias, para a reabertura da mesma, se torna irrealizável, uma vez que a Industria nunca foi fechada, e continua como ao longo dos seus dez anos prestando serviços à comunidade.

Vale salientar que a referida vereadora e o site Itapetinga Notícias nunca contataram com a Indústria Cidadã para obter quaisquer informações sobre o funcionamento da Indústria. Informamos também que a Indústria Cidadã é um órgão ligado ao Governo do Estado com concessão para uso e Administração da Associação União das Costureiras.

Ressaltamos que fomos cadastrados pelo governo do Estado juntamente com mais três empresas de confecções de Itapetinga para a fabricação de máscara numa parceria do Governo do Estado e Município de Itapetinga-BA.

Aproveitamos o ensejo para informar que estamos abertos para contratação no sentido de fabricação das máscaras uma vez que temos todo maquinário necessário para o atendimento das demandas.

Atenciosamente,
Norma de Cássia Oliveira Coqueiro
Presidente da A.U.C

ITAPETINGA: PREFEITURA COLOCA CASCALHO NO HILDA GAMA E ACABA CONTRIBUINDO PARA CRIAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE

Uma leitora do Blog Fala Livre acaba de enviar fotos mostrando o trabalho que a prefeitura vem fazendo em uma das ruas do bairro Hilda Gama. Nas imagens que mostraremos na sequência denunciam que, a prefeitura colocou cascalho para fazer uma operação tapa buracos, mas isso não aconteceu, e o serviço ficou pela ‘metade’.

“Colocaram uma caçamba de terra no meio da rua, onde desce um minador, e esta lagoa se formou aqui. Esse povo está de brincadeira com a agente. Isso é criador da dengue. Rua João Rufino, a pior rua do birro, e eles ainda fazem isso os moradores”, lamentou a moradora.

A imagem pode conter: ar livre e água

O que podemos observar é que o cascalho só está servindo para represar a água, e consequentemente criar e proliferar o mosquito da DENGUE. Essa localidade é uma das mais afetada pela ineficiência do poder público municipal, pois falta infraestrutura básica. 

Por Wagner Ribeiro

BAHIA REGISTRA 9 ÓBITOS POR COVID-19 EM 24 HORAS, COM TOTAL DE 1.845 CASOS CONFIRMADOS

CORONA VÍRUS – COVID/19 | Câmara Municipal de Elói Mendes

A Bahia registra 1.845 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 16,9% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 428 pacientes recuperados e 62 óbitos, 1.355 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 108 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,3%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ilhéus (782,37), Uruçuca (682,29), Barra do Rocha (525,03), Itapebi (487,38) e Itabuna (464,30).

No momento, 231 pacientes confirmados para Covid-19 em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 67 em UTI. O boletim epidemiológico registra 5.360 casos descartados e 10.919 notificações. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 62 mortes pelo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Capim Grosso (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (3); Ipiaú (1); Itabuna (2); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (34); Uruçuca (3); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quinta-feira (23). Leia mais…

[…]

POPULAÇÃO RECLAMA: ITAPETINGA PRATICAMENTE ABANDONADA

Com tantos problemas na cidade já denunciados em programas de rádios e Blogs, como a falta de remédio, atendimento na saúde cada vez mais precário, cidade esburacada, serviços básicos deixando a desejar, o que se observa nesse período de pandemia é a falta de sensibilidade do prefeito para com as famílias mais carentes da cidade.

                                                    imagem do bairro Américo NogueiraITAPETINGA: MORADOR MANDA IMAGENS DE RUA NO BAIRRO AMÉRICO ...

Até o momento o prefeito não realizou se quer uma ação solidária para as famílias mais pobres da cidade. Diante de tantos recursos que chegaram aos cofres da prefeitura, fica a pergunta: quais são os planos do prefeito diante desses recursos para que esses benefícios cheguem o mais rápido possível a população?

                               Imagem do bairro Hilda GamaA imagem pode conter: ar livre, natureza e água

Até agora a ação implementada pelo prefeito no combate ao Covid-19 só dá para colocar no SINGULAR, A BARREIRA SANITÁRIA.

Enquanto o governo da Bahia e prefeitos das cidades da região estão trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população em suas cidades, em Itapetinga, Sudoeste da Bahia, o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), tem deixado a desejar.

Com falta total de respeito aos munícipes, os cidadãos Itapetinguenses estão abandonados a própria sorte. Não existe Hospital de campanha, faltam respiradores, os PSFs não têm remédios e outros sem médicos e os bairros estão abandonados, como é o caso do Américo Nogueira, Vila Rosa, Quintas do Sul e Norte, Cidade Jardim, Hilda Gama etc… O prefeito tenta maquiar cortando a grama de alguns canteiros no centro, mas esquece a população carente. Cadê o Hospital de Campanha?

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: FAMÍLIAS SOFREM POR FALTA DA MERENDA ESCOLAR APÓS SUSPENSÃO DAS AULAS

Após a suspensão das aulas da rede municipal de Itapetinga, desde o último dia 18 de marco, em virtude da pandemia do novo coronavírus, muitas famílias relatam enfrentar dificuldades com a alimentação das crianças. Para muitas delas, a merenda da escola era a principal fonte de alimento do dia.

Com a crise da saúde atingindo também a economia, muitos pais perderam o emprego, e lidam com a falta de comida para suas famílias. Apesar de anunciar na semana passada que seria distribuída um lote de 60 toneladas de alimentos, a Prefeitura até o momento, não viabilizou alternativas para que esses alimentos cheguem para alunos carentes durante a suspensão das aulas.

Na cidade há 11 mil alunos na rede municipal de ensino. Segundo a Secretaria de Educação, não há possibilidade de distribuir a merenda para todos os alunos necessitados.

Uma mãe de aluno que iremos preservar a sua identidade, que tem dois filhos matriculados em uma escola de tempo integral, disse que manteve contato com o coordenador da unidade escolar, e o mesmo relatou não ter ainda informação sobre a distribuição dos alimentos.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Enquanto o governo do estado disponibiliza o vale-alimentação estudantil para todos alunos da Bahia, e as prefeituras da região, o prefeito Rodrigo Hagge (MDB) não conseguiu liberam meio quilo de alimento para os alunos da cidade até o momento.

Por Wagner Ribeiro