A barreira sanitária é um mecanismo legal utilizado pelas autoridades de um município, estado, país ou região que impede ou restringe a circulação de agentes nocivos a sociedade.
O principal objetivo das barreiras sanitárias é prevenir riscos de contaminação e disseminação de pragas e doenças ou evitar que elas ocorram.
Em Itapetinga, Sudoeste da Bahia, as barreiras sanitárias estão tendo problemas com a efetividade na fiscalização. De acordo informações de pessoas que circulam diariamente pela nossa região, verificaram uma diferenciação no modos de operação das barreiras de Itapetinga em relação as outras cidades.
Conforme depoimento de pessoas que foram paradas em outras barreiras, os agentes de saúde pública e polícia militar fazem vistorias em todos os veículos que entram na cidade. Eles respondem de onde vem e se há casos suspeitos na família.
Em nossa cidade, as barreiras só funcionam de segunda a sábado até as 18:00h, já nos domingos e feriados não há fiscalização.
TEMPERATURA COM 25°C ?
A temperatura aferida no indivíduo pode está sendo feita de forma irregular. Essa denuncia foi feita por uma cidadã que passou pela barreira na semana passada. “Eu fui na semana passada em uma empresa na saída da cidade que fica na BA-263 sentido Itororó, ao passar pelo local, nem esperei eles pararem, já fui encostando. O rapaz que fez aferição da minha temperatura relatou que eu estava com 25 ºC, só que quando cheguei em casa me dei conta que a temperatura normal de uma pessoa gira em torno de 35/36ºC, como poderia a minha estar com apenas 25 ºC. Será que estão aferindo corretamente a temperatura corporal ou será que o aparelho não é adequado? fiquei em dúvida” disse a cidadã.
Lembrando que o paciente ou o cidadão que estiver com temperatura de 20ºC, pode ser acometido com uma parada cardíaca irreversível. E esse não é o primeiro caso relatado a nossa reportagem. Outro cidadão que não quis se identificar, disse que viaja praticamente todos os dias pra região de Itororó, relatou que todas as vezes que passa pela mesma barreira percebe uma oscilação de temperatura corporal, aferida pelo técnico.
Por Wagner Ribeiro