COVID-19: ITAPETINGA É A CIDADE COM MAIOR NÚMERO DE ÓBITOS EM RELAÇÃO AS CIDADES COM O MESMO NÚMERO DE HABITANTES

   ITAPETINGA REGISTRA 737 CASOS CONFIRMADOS DA COVID-19

Itapetinga registrou 737 casos confirmados de coronavírus, segundo atualização divulgada nesta segunda-feira (27).

São 13 a mais em relação ao dia anterior. O número de recuperados também aumentou para 498, casos ativos 216 e óbitos são 23.

Lamentavelmente o nosso município continua sendo o local com maior número de mortes pela covid-19, em relação aos municípios com a mesma quantidade populacional, de acordo dados levantados pelo servidor Jorge Pantera. Veja:

*Barreira, no oeste, tem 150 mil Habitantes, com 06 óbitos

*Luis Eduardo Magalhães- 80 mil habitantes e 08 óbitos 

*Senhor do Bonfim – 80 mil Habitantes e 03 óbitos

*Campo Formoso – 75 mil habitantes e 06 óbitos.

*Brumado – 70 mil habitantes e 03 mortes.

*Caetité – 50 mil habitantes, com 2 óbitos 

*Itapetinga com 76 mil habitantes e 23 mortes. 

Será que esses municípios tomaram os devidos cuidados no começo da pandemia, e o nosso faltou gestão? 

O espaço está aberto.

Por Wagner Ribeiro/ com informação de Jorge Pantera

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE RETOMADA DO ANO LETIVO

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, o Governo do Estado da Bahia vem tomando todas as providências para salvar vidas humanas e proteger a população, sempre em conformidade com as orientações da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), de médicos e da comunidade científica nacional e internacional.

Desta forma, a Secretaria da Educação da Bahia (SEC) vem a público reafirmar o compromisso inquebrantável com a preservação das vidas dos estudantes, professores, gestores e servidores, ao passo em que informa o que se segue.

– O retorno às aulas ainda não está definido;

– As aulas só serão retomadas em condições de segurança, em consonância com o restante do país e seguindo as melhores práticas e experiências do mundo, de forma segura e sustentável;

– A definição do momento do retorno às aulas se dará a partir da indicação das autoridades de Saúde do Governo do Estado, no tempo adequado e seguindo os protocolos de segurança;

– Os protocolos de segurança e o calendário de retorno às aulas serão debatidos com entidades e instituições pertinentes (UPB, UNDIME, UNCME, SINPRO, APLB, SINEPE, Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia, Fórum Estadual da Educação, Fórum de Gestores e universidades públicas e privadas, além de representações estudantis, seguindo a prática do diálogo, da colaboração e da construção coletiva.

– A Secretaria da Educação do Estado da Bahia adverte sobre a disseminação de notícias falsas. Um fragmento de documento interno, retirado de seu contexto, está sendo usado para desinformar a população, criando a falsa ideia de retorno iminente às aulas. Tal documento, um exercício meramente hipotético de calendário feito com os professores para construir, conjuntamente, as “Trilhas do Saber”, traz expressamente o aviso de que “até que os indicadores de monitoramento da COVID-19 se estabilizem no Estado, não há previsão de retorno” – trecho omitido propositadamente para induzir os leitores a erro.

Por fim, a SEC reafirma que o Governo da Bahia continua trabalhando para salvar vidas, ao tempo em que conclama a população a permanecer em suas casas e, se precisar sair, que use máscaras, mantendo o distanciamento e as medidas de proteção necessárias.

Ascom

CORONAVÍRUS: COM 28 NOVOS CASOS DA COVID-19, ITAPETINGA REGISTRA 716 PESSOAS COM A DOENÇA NESTA SEXTA-FEIRA (24)

A Prefeitura de Itapetinga, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta sexta-feira (24), que mais 28 novos casos de coronavírus (Covid-19) foram confirmados na cidade. Agora o município chega a 716 pessoas contaminadas.

Ainda sobre este assunto – O toque de recolher não teve efeito positivo, levando em consideração que não houve redução da curva, que é ascendente. ‘O prefeito precisa saber que quando se coloca um toque de recolher e restringe o horário de funcionamento do comércio, deve ser acompanhado com uma ação de testagem em massa, pelo menos é isso que vem ocorrendo na grande maioria das cidades do país, mas lamentavelmente o gestor não quis aplicar os recursos  oriundos do Ministério da Saúde, cerca de R$ 1 milhão que ainda estão nos cofres da prefeitura, para combater o coronavírus’.

Somente agora, parece que o secretário acordou e anunciou que irá testar a população, atitude que deveria ter tomado logo nos primeiros casos confirmados.

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: “COM O PAGAMENTO DA TERCEIRA PARCELA DO VALE-ALIMENTAÇÃO ESTUDANTIL, PELO GOVERNO DO ESTADO, CERCA R$ 475 MIL SERÃO INJETADOS NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO”, DIZ COORDENADORA DE EDUCAÇÃO TERRITORIAL SIBELE NERY

61% dos baianos aprovam ações de Rui Costa contra covid-19 | Poder360

A partir da próxima terça-feira (28/07) os estudantes da rede pública estadual, terão acesso à terceira parcela do Vale-Alimentação Estudantil. O vale-alimentação estudantil é composto 100% por recursos do Governo do Estado da Bahia.

No Território Médio Sudoeste são 10.600 estudantes atendidos, totalizando o investimento de 1 milhão 749 mil reais, investidos no comércio local.

Com o total das 3 parcelas, o investimento em Itapetinga no comércio local chega a 475.540,00 e alcança cerca de 130 estabelecimentos comerciais, que possuem convênio com a rede alelo.

“Como Coordenadora Territorial de Educação, do Núcleo Territorial de Educação do Médio Sudoeste, NTE 08 de Itapetinga, ressalto que essa ação se destaca pelo fato da abrangência não apenas ao estudante, mas também do núcleo familiar. E tudo isso ajuda a salvar vidas. Juntamente com o diretor do NTE 08, professor Alécio Chaves, temos envidado esforços para que todos os estudantes do nosso território tenham acesso a essa política pública. Deste modo parabenizamos o Governo da Bahia e a Secretaria da Educação por essa ação social que promove a segurança alimentar dos estudantes”, afirmou Sibele Nery.

Ascom

CORONAVÍRUS: DEPOIS DAS MEDIDAS RESTRITIVAS NO COMÉRCIO E O DO TOQUE DE RECOLHER, ITAPETINGA REGISTRA MAIS DUAS MORTES E CHEGA A 22; TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS SOBE PARA 685

ITAPETINGA- A secretaria Municipal divulgou na tarde desta quarta-feira (22) mais duas mortes provocadas pelo coronavírus. Agora são 22 óbitos no município desde o início da pandemia. Segundo a prefeitura, as vítimas foram:

. Uma mulher de 57 anos começou a apresentar sintomas no dia 07. Ela havia sido internada para tratamento de um AVC. A paciente apresentou sintomas de contaminação por coronavírus e, na noite desta terça-feira, não resistiu à agressividade da doença.

. Além dela, um homem, de 63 anos, foi para Vitória da Conquista fazer tratamento para erisipela no membro inferior. Acredita-se que ele pode ter sido contaminado no próprio hospital. A Covid se agravou e ele também faleceu.

O boletim da Secretaria de Saúde indica acréscimo de sete casos positivos de Covid-19 e, com isso, o total de infectados chega a 685. Deste total, 466 já se recuperaram,  197 casos ativos e 487 monitorados.

Por Wagner Ribeiro/informações da Ascom

ITAPETINGA: SOMENTE AGORA SECRETÁRIO DE SAÚDE HUGO SOUZA DIZ QUE INVESTIR EM TESTES RÁPIDOS DÁ MAIS AGILIDADE NO COMBATE AO CORONAVÍRUS, MAS EM QUATRO MESES DE PANDEMIA NUNCA TRAÇOU METAS PARA TESTAGEM EM MASSA DA POPULAÇÃO

Na página Oficial da prefeitura desta terça-feira (21), estampa uma informação um tanto quanto controversa. Vamos aos fatos:

A matéria tem como título a seguinte frase: ‘Prefeitura investe em testes rápidos para agir com mais rapidez no combate ao Coronavírus’.

O problema é que o secretário de saúde e o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), nunca esbouçaram nenhum desejo nesse sentido. Tanto é que, em uma entrevista de rádio que o secretário participou  no início do mês, ele disse que a prefeitura havia adquirido insumos, medicamentos, EPI, gastou com barreiras sanitária, mas em momento algum, foi mencionado a compra de TESTES RÁPIDOS, mesmo com cerca de R$ 1 milhão de reais parado nos cofres da prefeitura, dinheiro que chegou desde o início da pandemia para o combate da covid-19.

Desde o começo da pandemia, o ‘FALA LIVRE’ vem cobrando do prefeito e  do secretário, uma testagem em massa no público sintomático, mas a única a ação neste sentido nesses 4 meses de contaminação, foi apenas um Drive Thru, onde foram testadas apenas 250 pessoas.

Na matéria da página oficial da prefeitura, o secretário diz ainda que: “quanto mais a população for testada, possibilita a tomada de medidas preventivas rapidamente”. A pergunta é: porque depois de quatro meses de pandemia, só agora o secretário acha que testar a população possibilita tomar medidas preventiva rapidamente?

Já que o chefe da pasta tem essa convicção, então porque não tomou essas medidas no começo dos casos? Se essa testagem tivesse ocorrido no começo, como foi cobrado pelo FALA LIVRE, talvez a situação não estaria assim, sem controle.

Será que, para não aumentar os números de casos confirmados, o prefeito se recusou a praticar a testagem rápida, ou ele não queria gastar os recursos que estavam disponíveis na prefeitura?

o espaço está aberto para a VERDADE. 

Por Wagner Ribeiro 

ITAPETINGA: CIDADÃO PROCURA O BLOG PARA DENUNCIAR FALTA DE MEDICAMENTO NOS POSTOS DA CIDADE

Quem depende de medicamentos de uso contínuo e outros remédios básicos, está enfrentando um problema sério no município de Itapetinga, interior do estado. De acordo denúncias de populares, as farmácias estão desabastecidas, especialmente para quem é hipertenso e diabético.

O problema persiste desde o início da gestão Rodrigo Hagge (MDB), e até agora, próximo de findar o seu mandato, a situação ainda persiste. O secretário Hugo Souza, que é farmacêutico, esqueceu que à população de Itapetinga também sofre com outras doenças e não consegue atender as demandas das farmácias do postos de saúde.

Quando o programa “A hora da verdade” estava no ar, as denúncias da falta de medicamento nos postos eram constantes, agora, os pacientes têm que postar suas reclamações nas redes sociais, ou em programas de rádio de outros municípios.

Um cidadão, em anonimato, manteve contato com a redação do Blog “Fala Livre”, pedindo que fosse feito uma matéria, denunciando a falta de medicamento e questionando o prefeito Rodrigo e o secretário Hugo Souza, sobre uma verba que foi destinada para o combate da Covid-19, mas esse dinheiro ainda estaria nos cofres da prefeitura, enquanto isso, nas farmácias do município, o contribuinte não encontra se quer, medicamentos básicos.

É dessa forma  que segue o nosso município, o povo sofrendo sem emprego, saúde, saneamento, remédios, projetos sociais e infraestrutura, onde o prefeito prometeu que as pessoas seriam felizes, como se fosse um “Conto de Fadas”. Agora, o que não pode, é esse governo brincar com a saúde de centenas e milhares de vidas.

Por Wagner Ribeiro

COVID-19: ITAPETINGA TEM 655 CASOS CONFIRMADOS DO NOVO CORONAVÍRUS

Subiu para 655 o número de casos confirmados do novo coronavírus no município de Itapetinga, segundo boletim desta segunda-feira (20) da Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo no período do toque de recolher, os números não pararam de crescer.

Em menos de 24 horas, a Vigilância Epidemiológica registrou mais 19 novos casos da doença. O novo boletim informa ainda que existem 435 pessoas recuperadas, 597 monitorados, 147 suspeitos e 20 óbitos.

Com o crescimento exponencial na cidade, o prefeito resolveu flexibilizar mais uma vez as medidas de combate ao covid-19, baixando novo decreto que começou a vigorar nesta segunda-feira.

Veja abaixo o novo decreto na íntegra:

A partir desta segunda, 20, o comércio volta a funcionar até às 18h. Supermercados, feiras livres, açougues e padarias podem realizar o atendimento ao público até às 20h.

Academias de ginástica podem funcionar, respeitando as regras de segurança já estabelecidas em documentos anteriores, até às 18h, exclusivamente com atividades individuais.

Restaurantes e lanchonetes poderão permanecer abertos de segunda a sexta, até às 18h. A partir deste horário, apenas será permitido o sistema de delivery. No final de semana, os estabelecimentos devem ficar fechados servindo apenas através das modalidades de drive thru e delivery, até às 18h, restringindo ao delivery a partir de então até às 23:59h.

Bares e similares, inclusive clubes e associações atléticas limitarão seu funcionamento ao sistema de drive thru e delivery até às 18h e a partir deste horário até às 23:59h será permitido apenas o delivery.

O novo decreto mantém o toque de recolher, agora, a partir das 21h.

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA TEM 22 NOVOS CASOS DA COVID-19, AGORA SÃO 594 CASOS CONFIRMADOS DA DOENÇA

A Prefeitura de Itapetinga divulgou novo boletim nesta quarta-feira (15) sobre a situação do novo coronavírus na cidade. Nas últimas 24 horas foram registrados 22 novos casos da doença. Agora são 594 confirmados.

Pelo novo boletim, 374  estão recuperados; 649 monitorados e 20 óbitos. O número de descartados também subiu e chegou a 1097. Mesmo com o toque de recolher e medidas restritas no centro comercial e no bairros, os números continuam disparados.

Enquanto o prefeito continuar com sua política ‘mesquinha’ de segurar o dinheiro do povo, que veio para combater a pandemia, e não comprar testes rápidos para uma testagem gradativa, infelizmente os números devem continuar subindo.

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: JOVEM DESORIENTADA FOI VISTA SEM ROUPAS ANDANDO NA BA-263 PRÓXIMO A REGIÃO DA FAZENDA PALOMAR

O blog ‘Fala Livre’ foi informado que no começo da tarde desta quarta-feira (16) uma jovem foi vista na rodovia que liga os municípios de Itapetinga/Itororó, mais precisamente na região da fazenda Palomar.

Ela estava visivelmente desorientada e andando no acostamento da BA-263, sem roupas. Moradores da fazenda, informaram a reportagem que deram roupas e comida para ela, e permaneceu no local, tentando pedir ajuda para conduzi-la de volta para cidade.

A jovem disse que mora em um abrigo de Itapetinga, mas não soube informar o endereço. De acordo os moradores, depois que se alimentou, a jovem retornou para Itapetinga, da mesma forma que chegou, ou seja, andando, porém, vestida.

Por Wagner Ribeiro