ITAPETINGA RECEBE PRÊMIO DE CIDADE EMPREENDEDORA AO FOMENTAR ATIVIDADE RURAL E APOIAR PEQUENOS PRODUTORES

A prefeitura de Itapetinga segue se destacando em toda Bahia. Na noite desta terça-feira, 23, o município recebeu mais um prêmio em reconhecimento ao trabalho na busca de melhorias para a sua população. Na Chácara Baluarte, em Salvador, Itapetinga foi premiada por sua atuação na categoria Empreendedorismo Rural.

A XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconheceu a importância do trabalho do município na busca de soluções e melhorias nos processos produtivos do campo. Desde o início da gestão, a administração tem estado ao lado dos pequenos produtores, oferecendo curso de capacitação, levando novas tecnologias e inovações ao meio rural, destinando espaços para venda dos produtos cultivados, agregando valor a eles e apresentando, como o projeto vencedor destacou, “bases agroecológicas como motor do desenvolvimento”.

“Tudo o que fazemos em prol dos pequenos negócios e do desenvolvimento local tem o potencial de trazer benefícios para a sociedade como um todo. O trabalho da prefeitura no meio rural, em especial com os pequenos produtores, tem sido o de contribuir para um cenário mais próspero e inclusivo. Itapetinga já mostrou seu potencial desenvolvimentista nos mais diversos setores e isso pode ser comprovado nos dados do CAGED, por exemplo. Agora, nossa cidade mostra para toda a Bahia o potencial do nosso pequeno produtor. Isso é, sem dúvida, um orgulho para nós, a demonstração de que estamos no caminho certo, construindo a terra de desenvolvimento que podemos ser e com a qual sempre sonhamos”, disse o prefeito Rodrigo Hagge, após receber o prêmio.

MULHER TEM CRISE DE RISO DURANTE ASSALTO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Uma mulher teve uma reação inusitada durante um assalto na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A situação aconteceu no último domingo (23). A vítima estava em uma farmácia no bairro Patagônia quando foi surpreendida por um suspeito que anunciou o assalto.

Ao ser rendida, a mulher teve uma crise de riso. Um vídeo que circula na internet mostra o atendente da farmácia entregando bens do estabelecimento ao suspeito, enquanto a mulher ri. Policiais militares da 78ª Companhia Independe de Polícia Militar foram acionados para averiguar a denúncia de roubo.

Os policiais constataram fato e realizaram buscas em toda a região, mas o autor do crime não foi localizado. A vítima foi orientada a registrar a ocorrência junto à Polícia Civil.

SAAE ANUNCIA NOVAS TUBULAÇÕES CHEGANDO PARA RESOLVER PROBLEMA NA AVENIDA GILBERTO MORAIS

No último programa da Rádio Fascinação de Itapetinga, apresentado por Valdomiro Mota e Cesar Soares, o Diretor do SAAE, Dr. Ailton Ferraz, trouxe excelentes notícias para os moradores das Vilas. Ele anunciou que o problema recorrente na tubulação da avenida Gilberto Morais, que tantos transtornos tem causado, está prestes a ser resolvido.

Segundo Dr. Ailton Ferraz, a solução está a caminho na forma de uma carreta de tubos, com 1.600 metros de extensão de tubos de 200mm. Esses materiais estão previstos para chegar ainda esta semana, trazendo consigo a esperança de uma solução duradoura para a comunidade.

“A previsão é de que as obras comecem em maio, e estamos estimando um prazo de execução de 60 dias para finalização”, afirmou o diretor durante a entrevista. Ele também ressaltou a preocupação constante da equipe do SAAE quando a rede sofre rompimentos, e agora, com essa iniciativa, a intenção é levar tranquilidade para todos os moradores, cumprindo o papel de servidor público.

EDUARDO HAGGE CELEBRA 70 ANOS DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ITAPETINGA

Nesse domingo, 21 de abril, Eduardo Hagge teve a honra de participar, a convite do pastor Aristóteles Salgado, da solenidade de 70º aniversário da Igreja Assembleia de Deus em Itapetinga. Foi um momento marcante de adoração, louvor e celebração dos princípios familiares que norteiam a comunidade.

A igreja Assembleia de Deus, uma das mais tradicionais e influentes de Itapetinga, completou sete décadas de história, fé e serviço à comunidade. A solenidade reuniu membros da igreja, lideranças locais e amigos para celebrar essa trajetória de fé e comprometimento.

Durante a cerimônia, Eduardo Hagge destacou a importância da igreja na vida da comunidade, não apenas como um espaço de adoração, mas também como um pilar de apoio e preservação dos valores familiares. “É inspirador ver uma comunidade tão unida e comprometida com os princípios que fortalecem as famílias, e a sociedade como um todo”, ressaltou.

Agradecemos ao pastor Aristóteles Salgado pelo convite e por proporcionar essa oportunidade de comunhão e celebração. Que Deus continue abençoando à igreja e todos os seus membros.

O SAAE DE ITAPETINGA ADQUIRIU MAIS UM CONJ. MOTOBOMBA, QUE VAI AMPLIAR A OFERTA DE ÁGUA PARA 12 BAIRROS!

O SAAE de Itapetinga continua investindo em equipamentos novos com a finalidade de melhorar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos aos seus usuários.

Após instalar vários conjuntos de motobombas na sede e distritos, o SAAE recebeu no dia 18/04/24, um conjunto motobomba de 40CV que será utilizado no 2° recalque da Estação de Tratamento de Água localizado no bairro primavera, o que melhorará significativamente a oferta de água tratada, para os bairros Primavera, Clodoaldo Costa, Urbis, Vitória Régia, Quintas do Sul, Américo Nogueira, Quintas do Morumbi, Recanto da Colina, Morumbi, parte do Bairro Camacã e residenciais Turmalina e Pedra Branca.

“Nesses 04 anos, já adquirimos mais de 10 conj. motobomba, para finalidades diversas”, informou o Diretor do SAAE, Eng. Airton Ferraz.

“Nossa intenção será sempre, realizar políticas públicas de qualidade e continuaremos adquirindo novos equipamentos para ampliar os nossos serviços e consequentemente, melhorar a qualidade de vida da nossa população”, concluiu o Diretor Eng. Airton Ferraz.

Juntos estamos antecipando o futuro!

No SAAE de Itapetinga o trabalho bem feito não para.

ITAPETINGA: NA ESTEIRA DO QUE VEM ACONTECENDO NOS ÚLTIMOS ANOS, O MUNICÍPIO ABRE, AINDA MAIS, VAGAS DE EMPREGO

Após ser destaque em 2023 em geração de empregos formais, Itapetinga continua em 2024 nesse mesmo ritmo, disponibilizando inúmeras vagas de emprego. Isso é muito bem demonstrado na atual busca pela indústria local, sobretudo na Azaleia, de novos trabalhadores para seus quadros de funcionários.

É notório que Itapetinga atingiu o patamar de sucesso econômico. Diferentemente de um passado não tão distante, quando perdíamos postos de trabalhos e o fechamento de portas em nossa atividade econômica era uma realidade dolorosa.

Na contramão de nosso estado, a “Capital da Pecuária” é uma das poucas cidades da Bahia que podem se orgulhar de seus dados positivos em geração de emprego e renda, ficando à frente, inclusive, de vários municípios importantes. Veja quadro abaixo.

Mais de 600 vagas disponíveis na indústria
A Vulcabras/Azaleia de Itapetinga está disponibilizando 600 vagas para operador de calçados, indicação para ex-funcionários e jovem aprendiz. A Friboi/JBS também está oferecendo vagas para Jovem Aprendiz. Os currículos já estão sendo aceitos no setor pessoal das empresas e ainda há muitas vagas em aberto. Veja publicações em redes sociais abaixo.

Liderança da Região Sudoeste
Itapetinga tem ofertado uma grande quantidade de oportunidades de trabalho e, nesta administração, sobretudo após o pico da terrível pandemia do Coronavírus, vem liderando a Região Sudoeste nos dados de emprego. Ano passado, por exemplo, o saldo positivo foi de mais de 540 vagas, conforme informação divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, referentes ao fechamento do ano de 2023 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Em 2022 foram quase 400.

Mais empregos
Segundo o próprio CAGED, Itapetinga apresentou saldo positivo na criação de vagas formais em quase todos os meses de 2023. Os números refletem a locomotiva de desenvolvimento em que se transformou nossa cidade. Especialmente em atividades econômicas estratégicas, como a indústria de transformação, comércio, serviços, construção civil e agropecuária.

Um município com forte mercado de trabalho é atrativo para novos negócios e empreendedores, o que leva ao aumento da atividade econômica e geração de receita por meio de novos clientes, fornecedores e investidores. Um ciclo constante e positivo.

Condições ao investimento
A gestão municipal tem dado sua significativa parcela de contribuição, implementado um ambiente de negócio positivo para atração de investimentos privados.

A administração do município sempre entendeu que a empregabilidade é essencial para que nossa população trilhe o caminho da prosperidade e da dignidade. É visível os esforços do prefeito Rodrigo Hagge, e toda sua equipe, para tornar Itapetinga em um município, ainda mais, atraente para as empresas que desejam aqui investir.

Quando o município oferece serviços eficientes e processos ágeis, como é o caso de nossa cidade, empresas e investidores podem tirar os projetos mais rápido do papel e novos empreendedores são motivados a investir aqui.

Protagonista econômica regional, Itapetinga, tem se mostrado uma cidade organizada. Demonstrando confiabilidade, com excelente infraestrutura e comprometimento com as as decisões de progresso adotadas, fornecendo segurança ao empreendedor, com garantia de retorno seguro.

É indiscutível que tais ações, refletindo bons índices, representam um caminho adequado no rumo de um desenvolvimento ainda maior para a nossa cidade. Geração de emprego e renda se traduz como um dos pilares para a melhoria da qualidade de vida de uma comunidade. E é pensando nessa qualidade de vida que estamos percebendo uma administração municipal sem medir esforços para obter conquistas nesse sentido.

ITAPETINGA: RADIALISTA AMARAL JR É DESLIGADO DA RÁDIO FM CIDADE; ENTENDA

Não é de hoje que o ex-vereador e radialista Amaral Júnior vem fazendo comentários ásperos e contundentes sobre a política de Itapetinga. 

Um dos pontos das suas críticas sempre foi o tom desagregador do grupo de oposição, liderado pela cúpula do PT local.

Amaral pode ter sido demitido por ter emitido sua opinião, quando disse em seu programa matinal da rádio Cidade FM, que, “a campanha havia polarizado entre Cida Moura e Eduardo Hagge”, sem citar o candidato do PT, João de Deus.

O radialista já tinha decidido que sua aposentaria seria no dia 28 de junho, contudo a direção da rádio antecipou sua saída.

Veja abaixo o texto:

Meu muito obrigado ao @deputadorosemberg pelos quase 4 anos de convivência na @cidadefmitapetinga .

Hoje, ao encerrar o programa Cidade Aberta que apresentava de segunda a sexta a partir das 7 horas, fui informado que a emissora não mais necessitaria dos meus serviços profissionais, embora já havia anunciado a minha aposentadoria programada para 28 de junho, porém, a emissora resolveu antecipar após o comentário político que fiz que a campanha havia polarizado entre Cida Moura e Eduardo Hagge, em seguida lendo a mensagem da vereadora vereadora Sibele que afirmava que Joao de Deus será candidato pelo PT , acrescentei que além dessas pessoas existem mais duas outras candidaturas Alfredo Cabral de Assis pelo PMN e Adilson Marques pelo Solidariedade .
Contudo, a minha opinião pessoal que a campanha polarizou entre PSB e MDB.
No estado democrático de direito todos têm a condição de emitir suas opiniões, desde que elas não fiquem no anonimato.
Mas entendo a posição da emissora.
Ficam registrados meus sinceros agradecimentos ao deputado Rosemberg Pinto e acredito que devo ter correspondido com ele nos programas que apresentei ao longo destes 4 anos na rádio Cidade FM 94,3.
Agradeço aos ouvintes e espero que compreendam a minha saída sumária da emissora sem ter tido a oportunidade de despedir-me daqueles(as) que me acompanham ao longo desses 33 anos de profissão.
Grande abraço.

A INTOLERÂNCIA POLÍTICA: UM OBSTÁCULO À DEMOCRACIA E À AMIZADE

Nos últimos anos, tenho testemunhado um aumento preocupante na polarização política em todo o mundo, e esse fenômeno não é diferente em lugares como Itapetinga. O preocupante é a maneira como essa polarização tem minado as relações pessoais e até mesmo destruído amizades de longa data.

Na chamada esquerda itapetinguense, ou progressistas como alguns preferem ser chamados, essa polarização, agora entre pares, tem sido alarmante e não tem, em nada, se diferenciado das práticas de exclusão e intolerância aos diferentes. Em um cenário onde amigos compartilhavam ideais políticos e militavam juntos por uma mesma causa, as eleições municipais de Itapetinga se tornaram o palco de divisões profundas e inimizades motivadas por escolhas pontuais entre integrantes da esquerda.

O discurso de ódio, alimentado pela intolerância política, tem se infiltrado nas interações sociais chamadas progressistas, transformando diferenças de opinião em motivos para desavenças e até mesmo rompimento de amizades. O respeito e a tolerância, que deveriam ser os pilares das relações humanas, tanto defendido pelos progressistas, têm sido substituídos pela hostilidade e pela recusa em aceitar democraticamente as escolhas individuais.

É importante ressaltar que defender, assumir ou mudar de opinião política, mesmo que pontualmente, não deve ser motivo para encerrar amizades. A diversidade de ideias é fundamental para o funcionamento saudável de uma sociedade democrática. Ao cortar laços de amizade por causa de preferências políticas, estamos comprometendo não apenas as relações pessoais, mas também os princípios básicos da democracia e fazer isso, é sim uma prática antidemocrática que não condiz com os princípios progressistas.

É especialmente irônico que aqueles que se consideram baluartes da democracia e defensores da esquerda em Itapetinga estejam replicando comportamentos que tanto criticaram na direita conservadora. Ao isolar pessoas, antes consideradas camaradas e companheiros, por diferenças de opinião, estão agindo de forma autoritária e anti-democrática. Na prática, estão se assemelhando àquilo que tanto condenaram. Pura hipocrisia. Não há outro adjetivo para tal atitude.

Na década de 1960, o ator e compositor Mário Lago, comunista histórico, dizia que “a esquerda só se une na cadeia”. A frase de Lago nunca foi tão atual. Passados os anos de ditadura, de golpe e tentativas de golpe a frase nunca esteve tão viva: a esquerda livre continua desunida e parece não ter aprendido nada. Fernando Pessoa dizia “tenho em mim todos os sonhos do mundo”. Em meios a exclusões que observo, sou um sonhador e espero que isso, assim como a epidemia “passe logo”. A vacina é ter a compreensão que a diversidade de ideias é uma força e não uma fraqueza. Devemos aprender a conviver com as diferenças, debater de forma civilizada e respeitar as escolhas individuais. Somente assim poderemos construir uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva, onde as amizades não sejam abaladas por questões políticas passageiras. Aonde você estava há 20 anos? Quem apoiou? Quem defendeu? Com quem trabalhou? Pergunte-se. Faça a autocrítica.

Em um momento de turbulências, é importante lembrarmos que a paz, o respeito e a união são valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e justa.

Ninguém. Ninguém detém o monopólio da verdade absoluta, como nos ensina o filósofo francês Michel Foucault. Ao reconhecermos a falibilidade de nossas próprias convicções e abraçarmos a diversidade de pensamento, abrimos espaço para o diálogo, o entendimento mútuo e, por fim, para a reconciliação.

Que possamos, então, cultivar a empatia, o diálogo respeitoso e a compreensão mútua, mesmo diante de nossas divergências políticas. Somente através da união e do respeito mútuo poderemos superar as barreiras que nos separam e construir um futuro onde a amizade e o entendimento prevaleçam sobre o ódio e a intolerância. Que cada um de nós se comprometa a ser um agente de paz e reconciliação em nossas comunidades, em nossas tribos, fortalecendo os laços que nos unem como seres humanos, independente do lado da rua que estivermos naquele instante.

E pra quem acha que acha que uma opção pontual vai nos desviar dos nossos propósitos, fica o ensinamento do saudoso poeta Thiago de Mello:
“NÃO TENHO UM NOVO CAMINHO A PERCORRER E SIM UM NOVO JEITO DE CAMINHAR.”

Fiquem com Papai do céu e beijos no coração.

Marco Correia
Advogado

LUTO EM ITAPETINGA: MORRE MARCELO CARVALHO AOS 43 ANOS

Com profundo sentimento de pesar que comunicamos o falecimento Marcelo Carvalho da RK balanceamentos.

Segundo informões de pessoas próximas, Marcelinho sofreu um principio de infarto nesta sexta-feira (5), foi hospitalizado e entubado, mas infelizmente não resistiu e veio a óbito na manhã deste sábado.

Marcelo tinha 43 e deixa esposa, Ana Claudia, e três filhos, um deles em memória. Ele era bastante conhecido no ‘Ponto Certo’, local onde tinha uma empresa, especializada em Alinhamento e Balanceamento, Av. Vitória da Conquista, centro.

A família ainda não divulgou o horário do velório e sepultamento.

“Que nesse momento de tristeza e luto haja paz, conforto, coragem e amor. Nossos sentimentos.”

Não temos palavras para expressar nosso pesar e tristeza. Que vocês encontrem paz, conforto e o amor que precisam nos próximos dias.

PRÉ-CAMPANHA AQUECIDA: EDUARDO HAGGE REÚNE NOVOS APOIADORES

Ato de filiação do professor Alécio Chaves ao PSB vira evento grandioso e empolga militância na noite desta quinta-feira (4) na Câmara de Vereadores. O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Hagge, pré-candidato Eduardo Hagge e do dep, estadual Pedro Tavares. Com o espaço totalmente lotado, a plateia ouviu das lideranças palavras de motivação.

A pré-campanha tem sido agitada nos últimos dias em Itapetinga. Ao chegar ao fim da chamada “janela eleitoral” (período em que se encerram as filiações partidárias), a cidade já começa a entender como se formará a campanha deste ano.

Nesta quinta-feira, 04, mais um grande movimento marcou a força que tem tomado a pré-candidatura de Eduardo Hagge (MDB). Na Câmara de Vereadores, um evento de filiação do PSB registrou mais uma aliança feita pelo grupo emedebista. O apoio do ex-vice prefeito, Alécio Chaves, agora filiado ao Partido Socialista Brasileiro, agrega mais um nome de representatividade na política municipal à campanha de Eduardo.
De acordo com Alécio Chaves, se juntar ao grupo emedebista foi uma honra por reconhecer o espírito de liderança do atual prefeito Rodrigo Hagge, “que transmite segurança e confiança” e pela união, seriedade e alegria sempre presentes.

“A minha perspectiva é construir uma cidade melhor com objetivo e visão de futuro. Uma visão de futuro onde caibam todas as pessoas. E foi isso que me motivou a vir para cá. Este é um grupo de serviço por uma cidade de todos”, disse Alécio Chaves.

Ao dar boas vindas a Alécio, o pré-candidato Eduardo Hagge falou da sua satisfação em ver de volta uma política na qual homens de bem se unem em prol da construção de uma cidade mais desenvolvida e próspera. De acordo a Eduardo, muitas pessoas o questionam sobre sair do que seria a sua “zona de conforto” para enfrentar uma eleição.

“Eu nunca me senti tão seguro e à vontade como tenho me sentido nesta caminhada. Acredito que agora eu esteja entrando na minha verdadeira zona de conforto. Agora, estou junto do povo – e ao lado de importantes líderes – em um grande projeto de futuro para Itapetinga”, encerrou Eduardo Hagge.