STAR WARS DAY: CELEBRANDO O FUTURO COMANDANTE DA GALÁXIA

No universo dos fãs de Star Wars, o dia 4 de maio é mais do que apenas uma marca no calendário; é um momento sagrado de reverência e celebração ao épico galáctico criado por George Lucas. Desde a sua estreia nas telonas na década de 70, Star Wars transcendeu as barreiras do cinema para se tornar um fenômeno cultural global, cativando uma legião de seguidores apaixonados em todo o mundo.

O nascimento do Star Wars Day, celebrado em 4 de maio, surgiu de um simples trocadilho entre a emblemática frase “May the Force Be With You” e a data em inglês, “May the fourth”. A similaridade fonética entre as duas levou os fãs a adotarem esse dia como uma ocasião especial para se reunirem, maratonar filmes da saga, participar de eventos temáticos e expressar seu amor pela franquia de maneiras criativas e diversas.

Apesar de 4 de maio ser amplamente reconhecido como o dia oficial de comemoração de Star Wars, aqui no nosso universo Galáctico Pedra Branca, o grande evento está marcado para o dia 5 de maio, conhecido como o “Day After”. Nesse dia, a partir das 10 horas, a bordo da nave Gabirabão, está previsto o pré-lançamento da pré-candidatura à prefeito do guerreiro local, Eduardo Hagge, que a gente pode carinhosamente chamar de nosso Han Solo. O evento contará com a presença de outros personagens icônicos, como os cavaleiros Jedi, Obi-Wan “KEYS” Nob e o jovem e atual comandante da nave Luke “Hagge” Skywalker.

O convite tá feito: se você deseja fazer parte dessa grande Aliança para impedir a volta da tirania, está convidado a participar dessa jornada épica. A nave Gabirabão tem espaço para todos os entusiastas ou não de Star Wars, que estarão unidos em prol de uma causa maior.

Em suma, o Star Wars Day e os eventos que o cercam não são apenas celebrações de uma franquia cinematográfica; são manifestações de amor à comunidade e compromisso com todos passageiros e tripulantes do planeta Pedra Branca, unindo fãs de todas as idades e origens na galáxia que vivemos. Que a Força esteja com todos aqueles que embarcarem nessa jornada. Aguardamos vocês amanhã, as 10 horas, na nave Gabirabão.

Princesa Leia não vai comparecer. Como todo fã de Star Wars sabe: ela está morta.

SAAE ENCAMINHOU SERVIDORES PARA EXAMES MEDICOS PERIÓDICOS

O SAAE de Itapetinga através do setor de Recursos Humanos, encaminhou todos os seus servidores para atendimentos e exames médicos, atendendo a legislação trabalhista, visando a prevenção ou diagnóstico precoce de danos causados à saúde por agentes agressivos presentes no ambiente de trabalho.

Os atendimentos foram feitos nos dias 26 e 27/04 por profissionais da MEGSEG Consultoria em Segurança do Trabalho,Saúde Ocupacional e Meio Ambiente que com precisão, eficiência e logística, atenderam a dezenas de servidores no período programado. O SAAE agradece ao empenho da Auxiliar Administrativa Katiane Tavares, Joseane Vieira (tecnica), Mayra Fonseca e Jeanderson Albuquerque (fonoaudiologia) e Dr Fernando Silveira (clinico).

Foram realizados exames de Audiometria, Consulta Ocupacional, Raio X, Laboratório, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, Acuidade Visual e -Espirometria.

Ao final dos atendimentos, a equipe médica parabenizou pessoalmente o Diretor do SAAE Engenheiro Airton Ferraz e o chefe do setor de Recursos Humanos Denison Moreira pela condução dos trabalhos, boa relação e bom trato com os servidores. Segundo Dr. Fernando Silveira, foram unânimes em admitir estarem felizes no ambiente de trabalho, um dos critérios essenciais para a boa relação entre os colegas e a eficiência na realização das atribuições. Concluiu o médico.

O Diretor do SAAE Engenheiro Airton Ferraz agradeceu a equipe da MEDSEG e reconheceu a dedicação e o empenho dos servidores que vestem a camisa da autarquia SAAE, por isso admite que vale a pena investir na assinatura de convênios,parcerias com médicos, odontólogos, psicólogos, além de honrar todos os compromissos firmados, visando melhorar ainda mais a qualidade de vida de todo o quadro. Concluiu Dr Airton.

MULHER DADA COMO MORTA POR FAMILIARES ‘RESSUSCITA’ APÓS CHEGADA DO RABECÃO EM SALVADOR

Uma equipe do rabecão levou um susto na hora de remover o corpo de uma idosa numa casa ao lado de um supermercado no bairro do Nordeste de Amaralina. Quando chegaram, os funcionários responsáveis pelo transporte da concha deram de cara com a mulher viva, sendo atendida pelo Samu. Milagre? Não! Descaso.

A explicação é a seguinte: os parentes acreditavam que a idosa passou mal e não resistiu e, então, acionaram o serviço 190 (polícia). Por sua vez, a Polícia Civil “deu mole”: um delegado da 28ª DP ordenou que agentes fossem à residência confirmar o óbito, para, em seguida, acionarem o Departamento de Polícia Técnica para a remoção, se fosse o caso, se …. porque os policiais apenas ligaram para o DPT.

“Eu não mandei vocês irem lá? Querem me ferrar, porra!”, disse a autoridade revoltada – e com toda razão.

ITAPETINGA: MORRE BIDA GABRIELLI AOS 69 ANOS

Com profundo sentimento de pesar que comunicamos o falecimento de João Gabrielli Sobrinho. Bidão como era carinhosamente conhecido tinha 69 anos, e há tempo enfrentava problemas cardíacos.

De acordo informações de familiares, Bida foi encontrado sem vida no início da tarde desta segunda-feira (29) em sua residência.

Ele era muito conhecido na cidade e irmão do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de vereadores Marcos Gabrielle. Bidão deixa os filhos Joan, Rafaela, Willian, Jamile, Lucélia e Suzana Gabrielli.

“Neste momento de profunda tristeza, desejo que a família encontre conforto e força para enfrentar essa perda. Meus sentimentos e pêsames.

O corpo será velado na Pax Perfeição a parti das 19:00h e o sepultamento ocorrerá às 09:00h desta terça-feira (30).

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: CORRENTE DE ESPERANÇA PELA PRONTA RECUPERAÇÃO DO RADIALISTA JEREMIAS PEREIRA

Na manhã de sábado, 27 de abril, a região sudoeste foi surpreendida com uma notícia triste: Jeremias Pereira, um querido e conceituado radialista de Itapetinga, encontrava-se internado na Sala de Choque do hospital Cristo Redentor, Fundação José Silveira. O motivo? terias sido Fortes dores no peito.

Jeremias, conhecido por sua dedicação à profissão e seu espírito solidário, sempre esteve presente nos momentos mais importantes da cidade. Seja nas transmissões radiofônicas ou nas ações sociais.

Familiares e amigos se unem em oração e solidariedade, formando uma corrente de esperança pela pronta recuperação de Jeremias. Nas redes sociais, mensagens de apoio e carinho inundam os perfis, mostrando o quanto ele é querido por todos.

A Sala de Choque do hospital Cristo Redentor é um local onde a vida se equilibra entre a esperança e a luta. 

Jeremias, você não está sozinho. A cidade inteira está ao seu lado, enviando energias positivas e desejando sua pronta recuperação. Que a força da solidariedade e o poder da fé o envolvam, trazendo alívio e cura.

Desejo a Jeremias uma recuperação rápida e plena. Que ele possa em breve retomar suas atividades e continuar sendo uma inspiração para todos nós.

Fonte/Itapetinga24horas

SÃO JOÃO DE ITAPETINGA É CONSIDERADO UMA DAS MELHORES FESTAS DA BAHIA

Itapetinga voltou a ser destaque para todo o estado. Nesta quinta-feira, 25, no shopping Salvador, o município recebeu homenagem como o realizador de uma das melhores festas juninas baianas.

Em um evento que celebrou os 10 anos do Site São João da Bahia, Itapetinga foi premiada pela estrutura, organização, segurança e, principalmente, animação promovidas durante sua festa.

O Sr. Manoel Costa representou seu filho, o prefeito Rodrigo Hagge, na premiação e falou sobre sua alegria em participar de um evento em reconhecimento à tradição e cultura nordestinas.

De Itapetinga, o prefeito disse sentir-se honrado com a homenagem. “Em 2017, quando assumimos pela primeira vez, sabíamos da necessidade de resgatarmos o nosso São João. Mais do que uma celebração, as festas juninas são, para Itapetinga, tradição, cultura e, principalmente, fomento à economia. De acordo com a CDL, o São João está entre as três datas de maior movimentação no comércio local. Já realizamos 6 grandiosas festas e, agora, estamos preparando mais quatro dias de um evento lindo, digno desta homenagem e da grandeza da nossa gente e da nossa cultura”, afirmou o prefeito ao dizer que em breve divulgará a grade do São João de Itapetinga 2024.

Fonte/Ascom/PMI_

APESAR DOS ESFORÇOS DA GESTÃO MUNICIPAL PARA VALORIZAR O TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO, A APLB SINDICATO MARCA MAIS UMA PARALISAÇÃO PARA AMANHÃ, 25/04. SERIA ESSE MAIS UM ATO POLÍTICO?

Após assembleia realizada ontem, 23/04, a APLB Sindicato – Itapetinga, que representa os profissionais da educação, decidiu pela paralisação das suas atividades por 24 horas no dia de amanhã, 25/04, em uma aparente manifestação pacífica por melhores condições de trabalho. Apesar disso, parece evidente que vinculado às essas ações, exista um claro viés político em questão.

Embora exista uma gestão municipal aberta às negociações e sempre sensível às demandas da categoria, a APLB Sindicato tem se mostrado aversa à postura da administração, muitas vezes deflagrando paralisações sem fundamento, aparentemente movidas por razões de cunho político e partidário. Esse tipo de conduta pode provocar enormes prejuízos para a educação do município e à situação dos nossos estudantes, que são os maiores afetados negativamente em tais manifestações políticas.

É importante ressaltar que o prefeito Rodrigo Hagge, por meio da Secretaria Municipal de Educação, já concedeu reajustes significativo à classe dos professores, que a prefeitura concordou em reajustar o piso de 2024 (3,62%) e conceder, ainda em 2024, a diferença de (10,78%) que ficou de 2023, totalizando reajuste anual de 14,40% para a recomposição salarial da categoria. Isso, apesar das dificuldades econômicas enfrentadas e com pronto aceite das reivindicações pelo gestor. Há, ainda, de se notar que cidades maiores da nossa região, como Vitória da Conquista e Itabuna, ignoraram as perdas de anos anteriores e deram apenas reajustes de um pouco mais de 3,5%, enquanto Itapetinga foi mais além.

Foram dispostos investimentos em reformas, ampliações de unidades, climatização das escolas, bem como na disponibilização de materiais modernos e muito mais, mas parece que nada é suficiente para satisfazer as demandas do sindicato, numa agenda política que vira as costas para a educação das nossas crianças, atingindo milhares delas.

O SAAE DE ITAPETINGA ESTÁ EXECUTANDO A TODO VAPOR A REDE DE ABASTECIMENTO DO BAIRRO NOVA ESPERANÇA!

Continua a todo vapor os serviços do SAAE no bairro Nova Esperança, onde está sendo implantada cerca de 2.400 m de rede de de abastecimento água, esta ação visa atender a um antigo anseio dos moradores.

O Diretor Eng. Airton Ferraz, vem priorizando esses serviços, disponibilizando equipamentos e equipes de encanadores que trabalham diariamente no local, para tornar realidade a grande expectativa dos moradores de terem suas ligações devidamente legalizadas ainda este semestre.

Esse investimento no Nova Esperança faz parte do projeto do SAAE, de universalizar o abastecimento de água e eliminar as ligações clandestinas e é sempre bom lembrar que as ligações clandestinas, conhecidas como “gatos de agua” , é furto segundo o artigo 155 do código penal Brasileiro,sujeito a pena de reclusão de 01 a 04 anos e multa de até 50% do salário vigente, pontuou o diretor.

A nossa meta é deixar Itapetinga com 100 % de redes regulares de distribuição de água, concluiu Dr Airton Ferraz.

Juntos estamos antecipando o futuro!

No SAAE de Itapetinga o trabalho bem feito não para.

13º DO INSS: PAGAMENTO COMEÇA NESTA QUARTA; VEJA CALENDÁRIO

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a antecipação do décimo terceiro salário nesta quarta-feira (24/4). Até 8 de maio, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela, que será paga conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Os primeiros a receber serão os beneficiários com NIS com o final 1.

A antecipação do décimo terceiro do INSS alcançará a 33,6 milhões de pessoas e vai gerar movimentação de cerca de R$ 33,6 bilhões em abril. Terão direito ao abono pessoas que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentados, pensão por morte, e auxílio-reclusão.

Na caso de cessação programada do benefício antes de 31 de dezembro de 2024, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário. Geralmente, o abono é pago no segundo semestre de cada ano, mas o governo costuma antecipar o pagamento para estimular a economia.

  • Antecipação de 13º do INSS faz girar R$ 67 bi na economia
  • Governo antecipa pagamento de 13º para aposentados e pensionistas do INSS

O pagamento será feito em duas parcelas. A primeira corresponderá a 50% sobre o valor do benefício no mês de abril e a segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios da competência do mês de maio.

“Pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, e beneficiário de Renda Mensal Vitalícia, não recebem o abono anual”, explica o INSS.

Veja o calendário:

Para quem ganha até um salário mínimo

  • Final do NIS 1: pagamento em 24 de abril
  • Final do NIS 2: pagamento em 25 de abril
  • Final do NIS 3: pagamento em 26 de abril
  • Final do NIS 4: pagamento em 29 de abril
  • Final do NIS 5: pagamento em 30 de abril
  • Final do NIS 6: pagamento em 2 de maio
  • Final do NIS 7: pagamento em 3 de maio
  • Final do NIS 8: pagamento em 6 de maio
  • Final do NIS 9: pagamento em 7 de maio
  • Final do NIS 0: pagamento em 8 de maio
  • Final do NIS 1 e 6: pagamento em 2 de maio
  • Final do NIS 2 e 7: pagamento em 3 de maio
  • Final do NIS 3 e 8: pagamento em 6 de maio
  • Final do NIS 4 e 9: pagamento em 7 de maio
  • Final do NIS 5 e 0: pagamento em 8 de maio

ITAPETINGA: EDILSON LIMA, O DECANO DA COMUNICAÇÃO, COMPLETA 44 ANOS DE RÁDIO

Segundo o dicionário DECANO é o membro mais antigo de uma instituição, categoria, corporação, assembleia etc. No caso do rádio itapetinguense, embora existam radialistas mais antigos que Edilson Lima (Juraci Nunes, por exemplo), o decano da comunicação é Lima exatamente por ele ainda estar em atividade na imprensa falada de Itapetinga.

São 44 anos de rádio, mas ele não iniciou ao microfone. O processo era gradativo e para ser um locutor o pretendente devia passar por vários setores da emissora até adquirir segurança própria e a confiança da direção.

O menino que saiu de Macarani para estudar em Itapetinga foi levado à Rádio Jornal AM pelo seu primo Jota Santos (e aqui este editor registra toda admiração que tem por Jota Santos, esse grande profissional do rádio), e por lá passou por vários cargos desde ofice boy e operador de som, até chegar à sonoplastia e ter as primeiras oportunidades de falar ao microfone.

No estúdio da Rádio Jornal onde iniciou sua trajetória, em 1980. Lima segurando o Troféu de melhor sonoplasta do Ano 1981, recebido das mãos do sócio/proprietário da Emissora, Fernando Pegoraro Barcelos.

No ano de 1984 ele já estava na recém criada Rádio Fascinação AM e foi Edilson Lima quem colocou para rodar o primeiro disco, com a primeira canção na abertura oficial da emissora, em julho de 1984.

Primeira turma da Rádio Fascinação AM, logo após a inauguração da emissora em 1984. Tote, Fernando Moulin, Edilson Lima, Jota Santos, Edilson Santana, Paulo Fernandes, Cris Moreira (Boquinha), Beto Fernandes, Júlio Oliveira, Neide e dona Lourdes.

De lá pra cá passou por alguns programas dentre jornalísticos, esportivos (foi repórter de campo), e musicais, mas foi no programa Sertão Moderno que ele imprimiu a sua inconfundível marca. Seu jeito simples e camaradeiro de se comunicar, com um linguajar acessível ao homem do campo, bem como ao mais culto dos ouvintes. Notícias sobre as novelas globais que estavam em alta, horóscopo, calendário, informações climáticas, piadas (lembramos do saudoso Zé Carlinhos), e muito mais o fizeram ser o diferenciado na apresentação de um programa diversificado em um horário onde tradicionalmente só se tocava música caipira.

Edilson Lima, Luiz Claudio e Jota Santos nos estúdios da Rádio Jornal, no ano de 1982.

Simpatia, carisma, seriedade e amor ao que faz, são características que também o fizeram igualmente bem avaliado e líder de audiência na apresentação do programa Fascinação no Sucesso, que ia ao ar de segunda a sexta, das 17:00h às 19:hs, também na Fascinação AM.

Sua trajetótia de vida e profissianal sempre foi de sucesso, mas à custa de muito esforço e persitência. Criou e educou filhos que hoje estão bem inseridos no contexto do mercado de trabalho. Chegou a ser eleito vice-prefeito da maior cidade do Território Médio Sudoeste da Bahia, a nossa querida Itapetinga, e não se rendeu às benesses do poder, rompendo com aquilo que considerva distoante do propósito pelo qual aceitou concorrer e ofereceu seu nome para disputar aquele cargo.

Carteira de Trabalho assinada em 01 de dezembro de 1980, como sonoplasta. A moeda ofical do Brasil era o Cruzeiro.

Hoje, ao lado de sua esposa e grande parceira Adreane Brito, Lima continua sendo a mesma pessoa e, até hoje, continua tendo o programa de maior audiência do rádio regional, no horário. Eu o chamo de “O Maior Comunicador do Rádio Regional” e lhe rendo esta singela homenagem pelos seus 44 anos de comunicação ininterrupta no rádio itapetinguense.

Que Edilson Lima possa nos acordar por muitos anos ainda ao som do Sertão Moderno, afinal, mesmo com toda essa tecnologia da atualidade ele consegue Ser Tão Moderno e estar tão atualizado com questões que dizem respeito à nossa Nação, ao Estado e, principalmente, ao nosso Município.

Parabéns, meu ilustre DECANO da comunicação, Edilson Lima. Sucesso sempre!

Fonte/ Fala Meu Ilustre