ELEIÇÕES 2024: PRAZO DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA SE ENCERRA NO PRÓXIMO SÁBADO

Encerra-se no próximo sábado (6) o prazo para filiação partidária para quem pretende concorrer aos cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito nas eleições municipais deste ano. Essa data-limite é fixada pela legislação eleitoral e corresponde ao prazo de seis meses que antecede o primeiro turno do pleito, marcado para 6 de outubro.

O dia 6 de abril também é a data final para que a pessoa que pretende se candidatar nas eleições deste ano esteja com domicílio eleitoral no município em que deseja concorrer.

A filiação partidária é condição essencial para garantir a elegibilidade da candidata ou do candidato e está prevista no Artigo 14 da Constituição Federal. A legislação brasileira não permite a candidatura avulsa, sem a candidata ou o candidato estar vinculado a um partido político.

A legislação também define outros critérios de elegibilidade. O candidata ou o candidato deve, por exemplo, ter nacionalidade brasileira, possuir alistamento eleitoral e domicílio na região de candidatura, e estar no pleno exercício dos direitos políticos – podendo a pessoa votar e ser votada. Deve ter, ainda, a idade mínima para poder concorrer ao cargo pretendido.

QUEM PODE SE FILIAR

Pode se filiar a um partido a eleitora ou o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos políticos. Para isso, é preciso estar com o título eleitoral regularizado.

O ato de filiação deve ser feito com a própria legenda de interesse. Caso queira confirmar se obteve êxito no procedimento, é possível emitir uma certidão, que informa a existência ou não de filiação partidária.

O dia 6 de abril é também a data-limite para o registro de estatutos de partidos políticos e federações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que possam participar das eleições de 2024.

Um dia antes, na sexta-feira (5), termina a chamada janela partidária, período em que vereadoras e vereadores podem trocar de legenda sem que percam o mandato. A janela partidária teve início para as eleições deste ano em 7 de março.

Fonte/Pimenta

FUGITIVOS DE MOSSORÓ SÃO PRESOS EM MARABÁ, NO PARÁ; RELEMBRE O CASO

no Rio Grande do Norte, foram recapturados pelas forças de segurança nesta quinta-feira (4). Uma fonte da Polícia Federal confirmou ao Diário do Nordeste que a dupla foi presa em Marabá, no Pará. O Ministério da Justiça e Segurança Pública também confirmou a prisão. No início da semana, um suspeito de ajudar na fuga foi preso em Fortaleza.

As buscas pelos criminosos chegaram a 50 dias nessa quarta (3) e chegaram a ultrapassar gastos de R$ 2 milhões. Estiveram envolvidos na operação mais de 600 agentes de segurança, entre policiais militares, civis, federais, penais e rodoviários federais, além da Força Nacional. Leia mais…

[…]

SAAE E GUARDA MUNICIPAL FIRMAM PARCERIA

O SAAE e a Guarda Municipal de Itapetinga (Pelotão Ambiental) firmaram um termo de parceria onde relevantes serviços serão prestados mutuamente.

O ato foi realizado hoje, 04/04/24 (quinta feira) no escritório central do SAAE com as presenças do Comandante da Guarda Municipal Sr Roberto Caetano Santos e do comandante do Pelotão Ambiental Sr Gean Rocha, além do Diretor da Autarquia Engenheiro Airton Ferraz.

A Guarda Municipal de Itapetinga é uma das mais organizadas da Bahia com serviços de vigilância e monitoramento com uso de câmeras modernas, além de rondas em viaturas com equipes devidamente treinadas. Este serviço será estendido aos espaços físicos do SAAE, incluindo Captação, Estações de Tratamento de Água de Itapetinga e povoado de Palmares.

-“É extremamente importante contarmos com o serviço de excelência que a Guarda Municipal presta em nossa cidade e distritos. Precisamos evitar ações de vândalos, principalmente no período noturno. Zelar pelo patrimônio público é nossa obrigação”. Declarou o diretor Airton Ferraz.

ITAPETINGA: RODRIGO, ALÉCIO E EDUARDO CONVIDAM TODOS PARA ATO DE FILIAÇÕES NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA

O ato de filiação do ex-vice prefeito de Itapetinga Alécio Chaves ao PSB acontecerá nesta quinta-feira (4) na Câmara de Vereadores, a partir das 19h.

O evento deverá contar com a participação de importantes lideranças políticas da cidade.  A convocação foi feita pelo prefeito Rodrigo, o pré-candidato a prefeito Eduardo Hagge e o próprio Alécio Chaves.

Novas adesões em apoio ao grupo do prefeito estão sendo aguardadas no evento.

Por Wagner Ribeiro

A CHEGADA DE ALÉCIO CHAVES: UMA JOGADA DE MESTRE NA POLÍTICA DE ITAPETINGA – O IMPÉRIO CONTRA-ATACA

No universo da política de Itapetinga, uma nova luz brilha no horizonte. Na manhã do dia 02 de abril, uma reunião estratégica na Sede do PSB na capital baiana selou um momento fundamental para o futuro do município. Sob a liderança do habilidoso Prefeito Rodrigo Hagge, o encontro marcou a chegada do Professor Alécio Chaves à base de apoio, com sua filiação ao PSB de Itapetinga e a oficialização da adesão do partido ao Grupo liderado pelo prefeito.

Neste jogo político, cada movimento é uma peça fundamental no tabuleiro. A entrada de Alécio Chaves representa mais do que uma simples adição à coalisão liderada por Hagge. É uma jogada de mestre, digna das sagas épicas da trilogia “Guerra nas Estrelas”, onde heróis se unem para enfrentar desafios imensuráveis.

Assim como na saga cinematográfica, onde o Império contra-ataca após a retirada de alguns desertores, a chegada de Alécio Chaves é a resposta definitiva. Sua entrada não apenas preenche lacunas, mas também fortalece os alicerces da aliança, trazendo consigo uma vasta experiência e conhecimento.

Alécio Chaves não é um novato no cenário político de Itapetinga. Com um currículo sólido, que inclui passagens como Secretário Municipal de Educação, Vice-prefeito e prefeito interino por 70 dias, além de sua atuação recente como Diretor do Núcleo Territorial de Educação, ele traz consigo um arsenal de habilidades e expertise na gestão pública.

Sua filiação ao PSB marca uma nova fase na política local, onde a união de forças se torna essencial para enfrentar os desafios que se apresentam. A coalisão liderada por Rodrigo Hagge, nosso Luke Skywalker, demonstra não apenas astúcia estratégica, mas também um compromisso com o progresso e o bem-estar de Itapetinga.

À medida que nos preparamos para as batalhas políticas que estão por vir, é reconfortante saber que temos líderes capazes e visionários como Michel Hagge, Rodrigo e Eduardo Hagge e agora, Alécio Chaves guiando-nos pelo caminho. Que esta aliança seja um símbolo de esperança e prosperidade para o povo de Itapetinga, enquanto marchamos juntos em direção a um futuro mais promissor e luminoso.

A batalha ainda não terminou. Alécio e a militância histórica do PSB somam-se agora como tripulantes dessa nave que, em breve, estarão sob o comando de Eduardo “Han Solo” Hagge. É esperar pra ver.
E QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ!

Marco Correia
Advogado

ITAPETINGA: PROFESSOR ALÉCIO CHAVES SE FILIA AO PSB E PASSA A COMPOR BASE DO PREFEITO RODRIGO HAGGE

Na manhâ desta terca-feira (2) o ex-vice prefeito e ex-diretor do NTE-8, professor Alécio Chaves se filiou ao PSB, (Parido Socialista Brasileiro).

O ato aconteceu no gabinete da deputada Lídice da Mata na Capital do estado e contou com a presença do prefeito Rodrigo Hagge, deputado Pedro Tavares, professor Geraldo Trindade; Keylla Reis, presidente da sigla local; Fred Reis, assessor da deputada Lídice e Wemerson Maia, recém empossado na secretaria de educação.

Chaves foi vice prefeito em 2012/2016 e assumiu a prefeitura interinamente em 2015 e chega para fortalecer o grupo político do prefeito Rodrigo Hagge.

A tratativa do encontro, foi a chegada de Alécio Chaves para compor com a base do Prefeito Rodrigo Hagge e a filiação ao PSB de Itapetinga. Mais um movimento estratégico e fundamental orquestrada pelo Prefeito Mdebista, que vem dando uma verdadeira de lição de como se constrói uma verdadeira força de coalisão.

A chegada do Professor Alécio Chaves, promove ganhos extraordinários ao cenário das prévias do pleito municipal 2024. Uma verdadeira jogada de mestre do Prefeito Rodrigo Hagge, no tabuleiro da política local.

Veja abaixo a nota do ex-vice prefeito Alécio Chaves:

Por Wagner Ribeiro, com informações de Bahia Alerta

O SAAE DE ITAPETINGA RECEBE MAIS UM VEÍCULO NOVO!

O SAAE de Itapetinga recebeu no último mês de março/2024, mais um FIAT STRADA FREEDON ENDURANCE 1.3, 02 PORTAS, FLEX, ANO 2024, que será utilizado no setor técnico, para dar mais conforto, segurança e comodidade aos servidores, além da economia praticidade e eficiência nos serviços a serem realizados.

Mesmo operando com uma das tarifas mais baratas do Brasil a gestão de Airton Ferraz à frente do SAAE de Itapetinga está conseguindo fazer investimentos importantes, visando otimizar os serviços prestados aos usuários.
Já adquirimos dois veículos e quatro motocicletas nesses últimos 04 anos, informou p diretor do SAAE, Eng. Airton Ferraz.

“O veículo já foi pago, feito o seguro e equipado com revestimento dos bancos em couro, estribos laterais e emborrachado para proteção da caçamba, estamos renovando a nossa frota e cuidando dos veículos mais antigos, para que nossos servidores retribuam em mais trabalho qualificado para a nossa população.” concluiu o Eng. Airton Ferraz.

No SAAE de Itapetinga o trabalho bem feito não pára!

PROJETO MAIS BRASIL OFERECE DIVERSOS CURSOS PARA POPULAÇÃO DE ITAPETINGA E ABRE INSCRIÇÕES NESTA TERÇA-FEIRA (2) NA CÂMARA DE VEREADORES

Desde 2017, o Projeto Mais Brasil tem impactado positivamente o município de Itapetinga, proporcionando oportunidades de crescimento profissional, os cursos que têm como destaque colocar os alunos no mercado de trabalho.

Local das Inscrições: Câmara de Vereadores 8h as 13h.

Inscrições: Xerox do RG ou CPF, 1 quilo de alimento e R$10 (custeio de material didático online)

Aulas aos sábados
Sem mensalidades
Certificado com reconhecimento nacional

Os interessados não precisam se preocupar com mensalidades, não existe mensalidade. Sendo necessário apenas uma única taxa de certificado, com valores entre R$10 a R$70, garantindo um certificado de 40 horas.

Aulas Presenciais aos sábados e Início das aulas este sábado (06)

Cursos e Horários:

✅ Auxiliar de Farmácia e Drogarias: 8h00 às 9h40

✅ Atendimento em Hospitais, Clínicas e Agente de Saúde: 9h45 às 11h25

✅ Auxiliar Administrativo e Informática Básica para Concurso: 11h30 às 13h10

✅ Recepcionista, Vendas e Gerenciamento em Lojas: 13h15 às 14h55

✅ Operador de Caixa, Estoquista, Repositor e Rotinas de Supermercado: 15h00 às 16h40

Idade mínima para participar: 13 anos
Contato via WhatsApp:
(75) 9 9809-5636

SEGUNDA ETAPA DA AMPLIAÇÃO DAS REDES COLETORAS DE ESGOTOS, NO BAIRRO QUINTAS DO SUL

ITAPETINGA-SUDOESTE BAIANO
Demonstrando responsabilidade social e cuidado na aplicação de recursos exclusivamente da receita proveniente das tarifas de água e esgoto, MESMO COM UMA DAS TARIFAS MAIS BARATAS DO BRASIL, o SAAE de Itapetinga continua realizando políticas públicas de qualidade, com a sequência de ampliação de redes de água e esgoto em diversos bairros.

Agora, estamos executando as obras da segunda etapa de extensão das redes de esgotamento sanitário no Bairro Quintas do Sul, acabando assim com um problema antigo de esgoto a céu aberto, que tanto incomoda aos moradores.

Já foi realizado cerca de 300,00 metros de redes coletoras de esgoto na primeira etapa e está prevista a extensão de cerca de 700,00 metros de redes e um interceptor de 650,00 metros.

Estamos executando o que foi planejado para este ano de 2024, já começamos e está prevista a extensão de mais de 4.000 metros de redes de abastecimento de água e cerca de 2.000 metros de redes coletoras/interceptores de esgotos, informou o Diretor do SAAE, Eng. Airton Ferraz

No SAAE de Itapetinga o trabalho bem feito não para.

FONTE: ASCOM/SAAE DE ITAPETINGA

 

UM NOVO RUMO NA EDUCAÇÃO DE ITAPETINGA: O RETORNO DE JEDI

A educação é o alicerce de uma sociedade próspera e inclusiva. Em Itapetinga, vislumbramos um horizonte de esperança e avanço com o retorno do professor Geraldo Trindade à Secretaria Municipal de Educação. Seu histórico de excelência e comprometimento com o ensino o torna uma figura emblemática para liderar esse importante setor.

Com uma vasta formação acadêmica, que inclui doutorado e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, além de sua especialização em Gestão Educacional, Geraldo Trindade traz consigo não apenas conhecimento técnico, mas também uma visão abrangente sobre os desafios e oportunidades na área da educação.

Durante sua gestão anterior, o professor Trindade recebeu elogios e reconhecimento pelo trabalho realizado à frente da Secretaria de Educação. Foi um bravo durante a epidemia de COVID e teve seu trabalho reconhecido e até copiado durante aquele período. Sua dedicação em organizar, desenvolver e manter o Sistema Municipal de Ensino, integrando-o às políticas educacionais nacionais e estaduais, demonstrou um compromisso genuíno com o avanço da qualidade da educação em nossa cidade.

O retorno de Geraldo Trindade ao grupo do prefeito Rodrigo Hagge é um sinal de renovação e esperança para a educação em Itapetinga. Sua liderança trará um novo ânimo, um avanço e um novo rumo para a Secretaria de Educação, com perspectivas de grande ganho para alunos, professores e toda a comunidade.

É importante destacar que as mudanças políticas fazem parte da dinâmica democrática do país. O retorno do professor Trindade ao cargo de Secretário Municipal de Educação representa não apenas uma escolha legítima, mas também uma oportunidade de consolidar e expandir os avanços já conquistados na área educacional.

Além disso, notícias ainda não oficialmente confirmadas, dão conta da chegada de novos colaboradores, como Wemerson Maia, que traz consigo experiência e expertise na área educacional junto ao NTE-8 e fortalece ainda mais a equipe que estará à frente dos desafios e das oportunidades que se apresentam neste final de mandato e na preparação da pasta que estará sob o comando do Tiozão, esperamos.

Portanto, é com otimismo e determinação que saudamos o retorno do professor Geraldo Trindade à Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga. Que seu trabalho e liderança inspirem e transformem positivamente a vida de nossos alunos e de toda a comunidade escolar. Juntos, construiremos um futuro mais promissor e inclusivo para todos.

Parabéns prefeito Rodrigo pela escolha. Ao novo secretário não desejamos boa sorte. Quem tem competência e qualificação não precisa de sorte e lembrando o filme “O Retorno de Jedi”, da série Guerra nas Estrelas: “Que a Força esteja com você”!