APÓS CONFLITO COM MORTE E FERIDOS NA REGIÃO, PATAXÓS PEDEM MAIS SEGURANÇA E COBRAM JUSTIÇA

Caciques pataxós hã hã hãe se reuniram na Aldeia Caramuru Paraguassú, em Pau Brasil, para debater sobre o conflito agrário que resultou no assassinato Maria de Fátima Muniz. a Nega Pataxó e ferimentos em outros indígenas numa fazenda em Potiraguá, entre eles o Cacique Nailton Pataxó. O Cacique Manoel Muniz lembrou o histórico de lutas pela posse das terras e disse que é preciso estabelecer a paz na região.

O Cacique Manoel afirma que  diante do clima de intranquilidade da região “é preciso que as autoridades se mobilizem para evitar mais violência e novas mortes. Nós estamos lutando por nossos direitos, porque essa é a terra dos nossos ancestrais. Essa é uma guerra que não interessa a ninguém e a gente só quer viver em paz”.

Além de lideranças indígenas, o encontro contou com a presença de representantes de direitos humanos, órgãos municipais e estaduais e a Defensoria Pública Estadual. A promotora Aline Muller disse que no momento a prioridade é evitar que o conflito se amplie. “Estamos aqui para saber o que efetivamente aconteceu durante o conflito, ouvir as demandas dos indígenas, estabelecendo um diálogo entre a comunidade e as autoridades, que tem responsabilidade de garantir a segurança nessa área, já que o clima é de muita tensão.

Emocionada, Tainá Muniz, filha de Nega Pataxo, lembrou que antes de ser assassinada, a mãe foi espancada e pediu Justiça para que essa morte não fique impune. “É  impossível descrever a dor que nossa família está sentindo. Minha mãe foi assassinada não só com um tiro, mas foi brutalmente torturada. Não é apenas uma indígena, mas uma mulher e tem que valer a Lei Maria da Penha”. “Essa morte não pude ficar impune. Minha mãe foi uma grande guerreira e não vamos desistir dessa luta”.

O Governo Federal e o Governo do Estado criaram um grupo de mediação do conflito e ações que garantam a segurança na área. Em conversa com o presidente Lula, o governador Jerónimo Rodrigues garantiu o apoio do Ministério dos Povos Indígenas e uma apuração rigorosa do homicídio e dos casos de violência, com a punição dos responsáveis.

ITAPETINGA: EX-PRESIDENTE DA CÂMARA, GAMA SOBRINHO DECLARA APOIO AO GRUPO DE RODRIGO HAGGE

O ex-presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, Gama Sobrinho (PDT) declarou, nesta sexta-feira (26/01), apoio ao grupo liderado pelo prefeito Rodrigo Hagge (MDB).

Ex-vereador por cinco mandatos da Capital da Pecuária, Gama presidiu o Legislativo Municipal por duas oportunidades, além de ter ocupado o cargo de Secretário de Administração.

O ex-vereador selou sua ida para o grupo emedebista após analisar o cenário político atual e reconhecer a figura de Rodrigo Hagge, como o maior líder político no município.

Profundo conhecedor de Itapetinga, o pedetista histórico poderá somar conhecimento e experiência ao grupo de Rodrigo Hagge. Em sua Gestão como presidente da Câmara foi discutida a atual Lei Orgânica Municipal.

SUSPEITA DE LIDERAR INVASÃO À TERRA INDÍGENA, FILHA DE EX-DEPUTADO BAIANO VAI SER OUVIDA PELA POLÍCIA

A empresária Dida Souza, filha do ex-deputado baiano Osvaldo Souza, é apontada pela polícia como uma das responsáveis de ter organizado o ataque de ruralistas contra a comunidade indígena da etnia Pataxó Hã Hã Hãi, no último domingo (21), em Potiraguá, cidade da região Sul da Bahia. A investida culminou na morte de Maria de Fátima Muniz de Andrade, conhecida como Nega Pataxó.

De acordo com a investigação, Dida Sousa teria organizado o movimento através de um aplicativo de troca de mensagens. Os fazendeiros queriam recuperar uma área conhecida como Fazenda Inhuma, que foi ocupada pelos indígenas no último sábado (20).

Segundo o delegado Roberto Junior, da Delegacia Regional de Polícia de Interior (Dirpin) da região Sudoeste/Sul da Bahia, que está à frente das investigações, nenhum dos integrantes do grupo de fazendeiros se apresentou à polícia para prestar esclarecimentos.

Além de Dida, o grupo dos fazendeiros, autointitulado de “Invasão Zero”, também seria liderado pelo empresário baiano, Luiz Uaquim. O bando foi criado em abril do ano passado na Bahia e ganhou força por conta dos desdobramentos da CPI do MST, que ocorreu no segundo semestre na Câmara. Naquele momento, o grupo afirmava ter mais de 10 mil fazendeiros baianos e já se organizava para atuar em outros Estados.

Uma reportagem do jornal O Globo diz que o envolvimento da empresária baiana com o grupo causou surpresa, pois não há registros de que ela tenha atuado contra algum indígena. No entanto, o “Invasão Zero” ganhou força e se popularizou entre parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Por isso, Dida e Luiz Uaquim, por serem administradores do grupo de WhatsApp, foram convocados a prestar esclarecimentos depois dos ataques aos indígenas Pataxós ocorrido no último domingo (21). Os depoimentos devem acontecer nos próximos dias.

Fonte/BNews

ITAPETINGA: NOVA REDE DE ÁGUA ATENDE AGRICULTORES DA AGROVILA

A prefeitura de Itapetinga concluiu nesta semana a extensão de rede de água para os moradores da Agrovila. Agora, mais de 300 famílias serão beneficiadas com as novas instalações feitas pelo SAAE, que levarão água de forma constante e legalizada às casas e plantações do grupo.

A agricultura familiar tem recebido uma atenção especial da atual gestão. Além dos cursos de capacitação contínuos, em parceria com o Senar e o SRI, a prefeitura destinou e organizou um lugar específico na Central de Abastecimento para a comercialização dos seus produtos, doou um trator para a otimização do trabalho, ensinou sobre compostagem, formas econômicas de produção e maneiras de agregar valor aos produtos e, agora, leva água de boa qualidade para a Agrovila.

Ao todo, foram 1000 m de extensão de rede, mais de 60 novas ligações que beneficiarão os pequenos agricultores, além, claro, de fomentar a geração de emprego e renda. O projeto se estende e, na próxima etapa, mais 90 ligações serão feitas, totalizando 150 casas atendidas.

A meta é não deixar nenhuma casa sem ligação de água. É mais conforto e vida digna para a comunidade. É o fim da necessidade de buscar água através de carro pipa ou perder a plantação em decorrência da falta de irrigação.

ITAPETINGA: PARTIDO PSB DECLARA APOIO AO GOVERNO DO PREFEITO RODRIGO

Nesta quinta-feira (25), o líder Socialista Fred Reis anunciou que o PSB está apoiando a gestão do prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB).

O anúncio foi feito no programa “Bom Dia Vita” apresentado por Marco Correia e Marivaldo Neves na Rádio Vida Nova FM.

Em 2020, a legenda obteve pop 2.020 votos na eleição da chapa proporcional em Itapetinga e elegeu o vereador e primeiro secretário da Casa Legislativa Gegê do Bandeira, que faz parte da base do prefeito Rodrigo Hagge na Câmara Municipal de Itapetinga.

O PSB de Itapetinga conta com importantes quadros na política local, como a presidente Keila Reis, o empresário Marco Correia, o presidente do Sinditatiba Val, dentre outros nomes.

A Nível Estadual e Federal, o partido faz parte da base de apoio dos Governos Jerônimo e Lula.

Na Bahia, o PSB é liderado pela deputada federal Lídice da Matta, que já viabilizou importantes emendas parlamentares para a cidade.

 

SAIBA QUEM SÃO OS EMPRESÁRIOS BAIANOS POR TRÁS DO GRUPO ‘INVASÃO ZERO’

grupo “Movimento Invasão Zero” é tido pela Polícia Civil da Bahia como principal suspeito de ter mobilizado o ataque de ruralistas contra indígenas da etnia Pataxó Hã Hã Hãi, no último domingo (21), no município de Potiraguá, no Sul da Bahia. A ação resultou na morte da liderança Maria de Fátima Muniz de Andrade, conhecida como Nega Pataxó, e deixou cinco feridos.

Durante o embate, além de Nega Pataxó, que não resistiu, o cacique Nailton foi atingido por disparo de arma de fogo. Um ruralista, que não teve o nome divulgado pela Secretaria da Segurança Pública, foi atingido por flecha. Eles foram levados à unidade hospitalar que fica a 20 quilômetros do local do confronto.

Segundo o delegado do caso, Roberto Junior, os suspeitos estão sendo identificados e serão intimados.

“A partir de hoje estamos intimando suspeitos. Já identificamos que uma pistola abandonada no local pertence a um produtor rural da cidade, que já foi intimado. Vamos identificar essas pessoas e vamos intimar um a um. Além de termos instaurado inquéritos para apurar homicídio e tentativas de homicídio, estamos apurando também outros crimes, como o de associação criminosa por parte dos fazendeiros que estavam armados”, disse ao portal g1.

MOVIMENTO INVASÃO ZERO

O “Invasão Zero” é um grupo que surgiu em abril de 2023 no interior da Bahia. Liderado pelos empresários baianos Luiz Uaquim e Dida Souza, o movimento ganhou força na esteira das discussões da CPI do MST, já no segundo semestre, quando se articulou com líderes bolsonaristas da Frente Parlamentar Agropecuária, sobretudo o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), que presidiu a comissão.

A Frente Parlamentar Invasão Zero foi anunciada tendo como líderes os deputados federais Luciano Zucco (PL-RS), Ricardo Salles (PL-SP), Magda Mofatto (Patriota-GO), Caroline de Toni (PL-SC), Messias Donato (Republicanos-ES), Capitão Alden (PL-BA), Marcos Pollon (PL-MS) e Pedro Lupion (PP-RR).

ITAPETINGA: EX-CANDIDATA A VEREADORA FRANCINE MARTINS DECLARA APOIO AO GRUPO DO PREFEITO RODRIGO HAGGE

Mais um nome relevante na política local manifesta apoio ao grupo do atual prefeito. A semana começa com a informação que movimenta os bastidores político. A ex-assessora e ex-candidata a vereadora pelo PT, Francine Martins declara apoio ao prefeito Rodrigo Hagge (MDB).

Nesta segunda-feira (22) o prefeito publicou em suas redes sociais uma foto ao lado de Francine, com a seguinte mensagem: “A administração municipal da cidade de Itapetinga recebeu hoje um novo reforço. A jovem empresária Francine Martins chega como mais um nome capaz de unir forças tanto no trabalho da administração quanto no grupo político liderado pelo prefeito Rodrigo Hagge.

Francine já foi candidata a vereadora de Itapetinga. Com anos de militância política, ela conquistou estreita relação com movimentos sociais e tem bom trânsito entre grupos jovens.
A empreendedora chega acrescentando experiência, iniciativa e garra. É mais uma força jovem, feminina e potente no grupo situacionista. Seja bem vinda, minha amiga!”

A jovem empresária foi candidata a vereadora e bem avaliada pelos eleitores no último pleito, onde obteve 392 votos e está como Suplente.

Francine tem um alinhamento muito forte com o público jovem e capacidade de unir forças, tanto no trabalho da administração quanto no grupo político liderado pelo atual gestor.

 

Por Wagner Ribeiro

 

MATERNIDADE DO HOSPITAL CRISTO REDENTOR REALIZA MAIS DE 340 PARTOS NO ÚLTIMO SEMESTRE

A equipe multidisciplinar que atua na obstetrícia do Hospital Cristo Redentor, unidade de saúde que oferece assistência em benefício da população de Itapetinga e de outros 13 municípios da região, iniciou o ano especialmente motivada pelas realizações de 2023.

Nos últimos 6 meses foram mais de 340 nascimentos assistidos pelos profissionais que, imbuídos do propósito de realizar a melhor assistência, receberam um reconhecimento especial como reflexo da sua entrega:

“Agradeço a assistência de excelência prestada à minha irmã Cristiane Rocha de Amorim. Vocês cuidaram muito bem dela no pré e pós-operatório. Meus agradecimentos aos médicos Roberval, Marcelo Gomes, Erick e Roberto Lessa, aos enfermeiros Leandro Amaral, Bruna Schettine e Ramona Cordeiro. E à toda a equipe do centro cirúrgico. O meu sentimento é de alegria e gratidão. Alegria por receber na família mais um integrante. Gratidão por tudo que vocês fizeram por Cristiane e a filha dela”, contou Efigênia.

O relato emocionado da familiar é mais um combustível diante do compromisso vivenciado diariamente:

“Nosso hospital dispõe de uma equipe de anestesiologia com escala completa, prestando serviços todos os dias da semana, 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados. Realizamos atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas, urgências e emergências”, declarou Hérick Pereira Dias, coordenador do serviço de anestesiologia da unidade.

BEBÊ PREMATURO MORRE EM HOSPITAL E CORPO É ENCONTRADO EM ATERRO SANITÁRIO NA BAHIA

Um bebê prematuro foi jogado no lixo após morrer em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. O recém-nascido era prematuro e nasceu com dificuldades respiratórias, segundo a prefeitura da cidade.

O caso aconteceu na sexta-feira (19), na Casa de Parto do Hospital Municipal Nossa Senhora da Natividade, e a prefeitura de Santo Amaro se manifestou sobre o caso neste domingo (21). Em nota divulgada nas redes sociais, a prefeitura informou que a gestante deu entrada na unidade de saúde em avançado trabalho de parto prematuro, com, 29 semanas de gestação.

O bebê nasceu de parto normal, com 1,2kg e com dificuldades respiratórias. “A Secretaria de Saúde, por meio do hospital, seu corpo técnico e administrativo, não poupou esforços para salvaguardar a vida do RN, contanndo, inclusive, com o apoio de uma ambulância avançada do Samu-192 Metropolitano e do Graer – Grupamento aéreo da Polícia Militar da Bahia – para garantir a remoção em tempo ágil e oportuno para maternidade de alto risco, tudo acompanhado e cientificado à genitora”, diz a nota da prefeitura.

Após cerca de cinco horas para tentar estabilizar e ressuscitar, o recém-nascido morreu. Segundo a prefeitura, o serviço funerário foi acionado, mas “houve um lamentável equívoco, resultando no descarte acidental do corpo”. O corpo do bebê só foi encontrando no aterro sanitário de São Francisco do Conde, segundo a Polícia Civil.

A prefeitura informou que uma força tarefa foi montada para encontrar o corpo do bebê. Os profissionais envolvidos na situação foram afastados temporariamente e uma sindicância foi instaurada para apurar as responsabilidades.

Segundo a Polícia Civil, a 1ª Delegacia Territorial (DT/ Santo Amaro) expediu as guias para remoção e exame pericial, após a localização do corpo de um bebê, encontrado no aterro. “A mãe da criança foi ouvida e outras oitivas serão realizadas para apurar as circunstâncias do fato”, diz nota da polícia.

FAZENDEIROS SÃO PRESOS SUSPEITOS DE MATAR INDÍGENA DA ETNIA PATAXÓ POR CAUSA DE DISPUTA DE TERRAS

Itapetinga: Dois fazendeiros foram presos em flagrante suspeitos de matar a tiros uma indígena da etnia pataxó e da tentativa de homicídio contra um cacique neste domingo (21), na zona rural do município de Itapetinga, no sudoeste do estado.

A indígena que morreu foi identificada como Maria Fátima Muniz de Andrade e o cacique baleado como Nailton Muniz Pataxó. Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas informou que vai enviar uma comissão ao local na segunda-feira (22).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a situação aconteceu durante a ação de um grupo intitulado Movimento Invasão Zero.

Segundo informações a situação aconteceu por causa de disputa de terras entre indígenas e fazendeiros.

Ainda de acordo com a apuração, a fazenda estaria sendo ocupada por indígenas e neste domingo (21), cerca de 200 fazendeiros da região invadiram o local afirmando que a fazenda não pertence aos indígenas.

Um conflito começou e tiros foram disparados. Maria Fátima foi atingida e não resistiu aos ferimentos. A idade dela não foi detalhada. Quatro armas de fogo encontradas com os fazendeiros foram apreendidas e encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O caso é investigado pela delegacia de Itapetinga e acompanhado pela Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste-Sul). A Secretaria da Segurança Pública determinou o reforço, por tempo indeterminado, do patrulhamento ostensivo na região.

Fonte/G1,

com imagem do G4tv