CONHECIDO COM ‘TERROR DO INSS’, IDOSO COMPLETA 123 ANOS: ‘SATISFAÇÃO’, DIZ NETA

O aposentado Andrelino Vieira da Silva completou 123 anos no último sábado (3) na cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás. Conhecido como “Terror do INSS”, o idoso viralizou recentemente nas redes sociais.

“Ele está bem, está tudo ótimo. (…) É uma satisfação muito grande, por ele estar mais 1 ano com a gente assim, todo mundo junto”, disse a neta Janaína Lemes de Souza ao g1.

Os documentos mostram que Andrelino nasceu no dia 3 de fevereiro de 1901, em Firminópolis. Durante a vida, ele teve sete filhos (cinco vivos), 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto.

O sucesso nas redes sociais veio após o aniversário de 121 anos, que teve um bolo decorado com a placa “O terror do INSS”. Após a fama, Andrelino passou a ser reconhecido na rua e até receber pedidos para tirar fotos.

“Dependendo do lugar, o pessoal até reconhece ele. Alguns pedem para tirar foto e ele tira. Quando a gente fala, ele diz para a gente: ‘Vocês inventam cada coisa’”, disse a neta.

Já o INSS garantiu que não está aterrorizado. “O senhor não é o terror do INSS. O senhor é uma bênção para o INSS. Desejamos ao senhor Andrelino muitos mais anos de vida”, diz uma placa que o idoso recebeu do governo federal.

Fonte/CB

ITAPETINGA: CARNAVAL DO ITC, A MELHOR OPÇÃO PARA A FOLIA. VENHA!!!

Tudo pronto para o MAIOR CARNAVAL da Região. É o Carnaval do ITC mantendo a tradição. Várias atrações musicais, piscina, comidas, bebidas e tudo isso com muita segurança em um clima de confraternização.

A festa é feita para o associado, mas cada associado pode levar um convidado de outra cidade, tirando o seu passaporte ao custo de apenas R$ 50,00 (cinquenta reais) para os três dias de festa: 11, 12 e 13 de fevereiro.

No Carnaval do ITC você irá curtir atrações como:

Domingo 11/02, 13h: Elvis e Banda – 15h: Mandacarut’s
Segunda-Feira 12/02, 13h: Suzy a Top – 15h: Banda Axé 4
Terça-Feira 13/02, 15h: Os Magnatas

E mais uma bela fanfarra para animação todos os dias.

Carnaval do ITC, tudo pronto, esperando você.

ITC – Uma Nova História!

ITAPETINGA: VEM AÍ! 5ª EDIÇÃO DO PROJETO PAZ NA ESTRADA DA SIBI…

A Segunda Igreja Batista de Itapetinga (SIBI) estará promovendo a 5ª Edição do PPE (Projeto Paz na Estrada), nos dias 09 e 10 de fevereiro (sexta-feira e sábado). Diferente das edições anteriores em que as abordagens a veículos ocorreu no entorno do Trevo do Parque da Lagoa/BA-263, este ano estará acontecendo no Posto da PRE (Polícia Rodoviária Estadual) na Rodovia Itapetinga/Itambé BA-263, na altura do KM 5.

O Projeto Paz na Estrada consiste numa abordagem Psicossocioeducativa e Espiritual, trabalho realizado em parceria com os órgãos integrados de segurança pública (Polícia Rodoviária, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e COMUTRAN), além da participação de equipe da Secretaria Municipal de Saúde, ACSA Consultoria e Grupo de Resgate Anjos do Asfalto.

Aproveitando o fluxo de veículos na Rodovia BA-263 com destino ao litoral e extremo sul baiano em período de carnaval, a SIBI realiza um trabalho extremamente educativo e muito importante, pois além de distribuir material impresso com dicas e informações relevantes, faz a doação de água mineral aos passageiros de cada veículo, bem como distribui brindes personalizados.

Em dois de atividade o projeto alcança números expressivos: 16 a 18 mil abordagens entre pessoas e veículos; Distribuição de 8 mil garrafas de água mineral; 20 mil folders e adesivos personalizados.
A SIBI envolve um efetivo de aproximadamente 80 pessoas (membros e congregados). A Mensagem de Salvação ganhará o mundo através do material impresso que viajará pelos quatro cantos do país e até de outros países…
“Esse é um projeto que primeiro nasceu no coração de Deus, a igreja abraçou e o colocou em prática. O nosso maior objetivo é conscientizar motoristas e passageiros com uma mensagem de fácil compreensão, além de abençoá-los em nome de Jesus”, disse Pastor Odinei Ferreira.

Com Jesus na vida e Prudência no Trânsito, É Paz na Estrada!

Sizinio Neto
Ascom PPE 2024
Whatsapp (77) 98818-9065 ou (77) 98122-7229
E-mail: reportersizinio@gmail.com

LUTO EM ITAPETINGA: CORPO DE DONA ANGELA MENEZES SANTOS YAMAUCHI ESTÁ SENDO VELADO NA PAX PERFEIÇÃO

O corpo de Angela Menezes Santos Yamauchi está sendo velado no Cerimonial Pax Perfeição, na av. Cinquentenário, Camacan.

De acordo informações de familiares, a idosa de 77 anos não resistiu após ser diagnosticada com hemorragia interna. Dona Angela deixa esposo, o comerciante Seichi Yamauchi, filhos, netos e bisnetos.

O sepultamento ocorrerá neste sábado (3), ás 17:00h, no Cemitério Parque da Eternidade.

“Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim viverá, ainda que morra; e quem vive acreditando em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?’” – João 11:25-26.

Por Wagner Ribeiro

 

ITAPETINGA: MORRE ANGELA MENEZES SANTOS AOS 77 ANOS

É com profundo sentimento de pesar que comunicamos o falecimento de Angela Menezes Santos, aos 77 anos.

No início da tarde desta sexta-feira (2), a idosa passou mal, foi levada para Unida de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu.

‘A sua morte nos pegou de surpresa e a levou de nós repentinamente. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que lhe ilumine e lhe dê paz, e que Deus dê conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade’.

Dona Angela deixa esposo Seichi Yamauchi e quatro filhos; Maurício, Sunao, Ju e Sayuri, netos e bisnetos.

A família ainda não divulgou local e horário do velório e sepultamento.

Deixamos os nossos mais sinceros sentimentos de pesar aos amigos e parentes.

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: ÚLTIMO RELATÓRIO DO CAGED 2023 MOSTRA A CIDADE NA VANGUARDA DA CRIAÇÃO DE EMPREGO E ATRAÇÃO DE GRANDES EMPRESAS

Polo regional, a cidade figurou à frente de importantes cidades da Bahia.

Mais uma vez, a Capital da Pecuária, tem motivos de sobra para comemorar. Os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), sob responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que em 2023 Itapetinga foi destaque no estado em criação de empregos formais.

Itapetinga registrou um saldo positivo de 545 novas contratações. Ficando à frente de várias importantes cidades da Bahia.

Esses números refletem a locomotiva de desenvolvimento em que se tornou Itapetinga. especialmente em atividades econômicas estratégicas como comércio, indústria, serviços e construção civil.

A gestão municipal tem dado sua significativa parcela de contribuição implementado um ambiente de negócio positivo para atração de investimentos privados.

Fonte: PodCast 1080

CACIQUE QUE SOBREVIVEU A ATAQUE RELATA MOMENTO EM QUE IRMÃ FOI MORTA E ACUSA AÇÃO DE POLICIAIS

Sobrevivente do ataque que matou a irmã Maria de Fátima Muniz de Andrade, o cacique Nailton Pataxó declarou que a ação teve a presença de policiais sem farda. Em um vídeo, o indígena narrou o momento em que a irmã e ele foram baleados.

O fato ocorreu no dia 21 de janeiro na zona rural de Potiraguá, no Médio Sudoeste baiano. Nailton, que se recupera dos disparos, apontou os locais no abdômen em que foi atingido e descreveu os últimos momentos em que esteve do lado da irmã.

“Os fazendeiros chegaram escoltados porque chegaram umas 15 viaturas e, junto com os fazendeiros, chegaram mais cinco na frente. Aí fazendeiro já chegou gritando: ‘sai, sai’ e já foi disparando a arma. Outro já foi com um pedaço de pau, agredindo e vindo e foi um tumulto muito grande. E eu preocupado porque eu pedindo ao comandante que ele tinha condições de evitar que acontecesse um massacre. Aí Nega [Nega Pataxó] atravessou na minha frente e aí já foi baleada. Aí eu fui pra pegar pra não deixar ela cair, aí eu fui baleado também. Aí caímos juntos, um no outro. E mesmo assim, eu falava com o comandante: ‘comandante, tire a gente daqui, leve a gente pro hospital’. Não fomos correspondidos. E aí outro gritou: ‘acaba de matar’. Aí me deu uma paulada forte. Aí a minha irmã, sentada junto de mim, com a mão na barriga, falou: ‘meu fogo tá ficando curto. Não estou conseguindo respirar. Eu sei que eu não vou resistir’. Foram as últimas palavras que ela contou”, narrou o cacique.  

Nailton Muniz disse que diversos agentes participaram dando suporte aos fazendeiros, que seriam pertencentes ao grupo “Invasão zero”. Logo após os ataques, dois acusados foram presos, um deles um policial militar reformado.

Um laudo de microcomparação balística identificou que o disparo que vitimou Maria Fátima Muniz de Andrade foi deflagrado pela arma do filho de um fazendeiro da região. O jovem, de 20 anos, foi quem atirou com um revólver calibre 38. Os dois seguem detidos.

Segundo a Polícia Civil baiana, o caso da morte da indígena passou a ser investigado pela Polícia Federal (PF).

Fonte/BN

ITAPETINGA: JERÔNIMO TENTA MONTAR MESA DE NEGOCIAÇÃO PARA ENCERRAR CONFLITO

Segundo informou o site “Bahia Noticias“, o governador Jerônimo Rodrigues disse que tenta montar uma mesa de negociação para pôr fim aos conflitos entre indígenas e proprietários de terras em Potiraguá, no Médio Sudoeste baiano. No dia 21 de janeiro, Maria de Fátima Muniz de Andrade, conhecida como Nega Pataxó, foi baleada e não resistiu aos ferimentos.

“O governo já fez algumas ações. O Ministério dos Povos Indígenas também. E mais alguma coisa que vai acontecer nos próximos dias. Estamos tentando também uma mesa negociação com os empresários da região para que não se extrapole os limites da Constituição”, disse o governador durante conversa com a imprensa neste domingo (28), na Festa de Senhor do Bonfim de Mata de São João.

O petista também afirmou que conta com a ajuda do governo federal para acelerar o processo de regulamentação fundiária daquela região. “Eu espero agora que a gente possa, junto com o presidente Lula e ao ministério, avançar no processo de regulação fundiária. Saber onde é que é terra indígena, onde é que não é, e então pacificar o ambiente. A Bahia não merece isso. E nós não vamos permitir, nem de um lado, nem de outro, que a justiça seja feita com as próprias mãos”, afirmou o Jerônimo.

O SAAE DE ITAPETINGA REALIZOU COM SUCESSO, LICITAÇÃO DE MAIS UM CARRO 0KM

O SAAE realizou no dia 12/01/2024, com sucesso, o processo licitatório para aquisição de mais 01 carro, Fiat Strada, endurance, 1.3, flex, ano 2024, para dar mais conforto, segurança e comodidade aos servidores, além da economia praticidade e eficiência nos serviços a serem realizados.

Na oportunidade, o Diretor Eng Airton Ferraz, anunciou que a previsão de entrega do veículo, será até o final do mês de fevereiro/2024.

“Estamos reequipando o SAAE, com aquisições de equipamentos e a nossa intenção é comprar veículos novos em substituição aos que têm mais tempo de uso, renovando gradativamente a nossa frota, para que nossos servidores retribuam em mais trabalho qualificado para a nossa população.” concluiu o Eng. Airton Ferraz.

No SAAE de Itapetinga, o trabalho bem feito não para.

GASOLINA, DIESEL E BOTIJÃO DE GÁS SOBEM NESTA QUINTA (1º) COM NOVO ICMS

A partir da próxima quinta-feira, 1º de fevereiro, os preços da gasolina, do diesel e do botijão de gás ficarão mais caros. O aumento vai acontecer com o início da vigência de novas alíquotas do ICMS aprovadas pelos governos estaduais em outubro.

Segundo a pesquisa de preços da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o preço médio do produto no país passaria de R$ 5,56 para R$ 5,71 por litro. O ICMS da gasolina subirá R$ 0,15, para R$ 1,37 por litro.

No diesel, a alta será de R$ 0,12, para R$ 1,06 por litro. Com isso, o diesel vai novamente para acima de R$ 6 por litro.

Já o gás de cozinha teve um aumento de R$ 0,16 em relação ao vigente atualmente. O botijão de 13 quilos, em média, subiria de R$ 100,98 para R$ 103,6.