MORRE KOCÓ, FUNDADOR DA BANDA LORDÃO

 

O músico Clóvis Figueiredo Leite, Kocó, faleceu na tarde desta segunda-feira (19), em um hospital de Salvador, aos 72 anos. Fundador da Banda Lordão, ele fez história à frente do grupo por mais de 50 anos.

Nascido no Rio de Janeiro e radicado na Bahia desde a década de 1960, Kocó chegou em Itabuna em 1972. Ele deixa a esposa, Sônia Leite, e o filho Marcus Vinícius. O casal também teve o filho Clóvis Leite Júnior, que faleceu em 2009.

Já homenageado com o título de cidadão itabunense e com a Comenda Firmino Alves, Kocó recebeu, em setembro de 2023, a Comenda 2 de Julho, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia. Na época, ele disse que a homenagem havia aumentado sua vontade de viver.

ESCOLAS ESTADUAIS PREPARAM ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES PARA INÍCIO DO ANO LETIVO, NESTA SEGUNDA-FEIRA (19)

A rede estadual de ensino inicia o ano letivo 2024 nesta segunda-feira (19) para mais de 650 mil estudantes. As 1.082 escolas e 674 anexos finalizam os preparativos para o acolhimento a toda comunidade escolar. Nesta sexta-feira (16), a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, participou de um encontro com as equipes técnicas e pedagógicas do Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuípe de Baixo e do Colégio da Polícia Militar (CPM), em Ilhéus. No município, a secretaria também verificou o andamento das obras no Colégio Estadual de Salobrinho e do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) do Chocolate Nelson Schaun.

A secretária Adélia falou que a rede estadual de ensino está pronta, com toda estrutura e logística, para receber a comunidade escolar. “No ano passado, fizemos tantas coisas novas, colhemos resultados, mas vamos avançar ainda mais e apoiar o estudante para que ele possa ser mais fortalecido para que saiba o que quer ser no mundo. Estamos todos estimulados e é esta a mensagem que trago, de muita expectativa para que possamos seguir juntos, qualificando e fortacendo a educação pública da Bahia, com o compromisso que o nosso governo tem”, afirmou.

No Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuípe de Baixo, que passou por modernização, a comunidade escolar celebra a reforma e o fortalecimento da Educação Escolar Indígena. A coordenadora pedagógica Marcinéia Tupinambá falou sobre a importância do diálogo com a SEC, sobretudo, no que diz respeito à gestão da aprendizagem. “A gente tem a expectativa de melhorar a aprendizagem dos estudantes, fazendo o diagnóstico para ver o perfil e traçar metas para melhorar a aprendizagem. Este apoio da SEC é importante para adaptar o currículo e as formações e, assim, dar conta da aprendizagem e se relacionar com os princípios da Educação Escolar Indígena. O Estado nunca teve coordenador pedagógico antes e isso sempre foi uma busca do movimento. É uma conquista muito grande e vai facilitar bastante a parte pedagógica. Tanto que a jornada pedagógica deste ano já foi diferente, quando a gente focou diretamente nisso”, afirmou.

No CPM de Ilhéus, a merendeira Ilza Flávia Santana disse que os cardápios já estão organizados. “Já temos a dispensa bem abastecida para fazer coisas gostosas e nutritivas para os estudantes. Eles adoram tudo. Aqui eles tomam café da manhã quando chegam, lancham, almoçam e ainda fazem um lanche da tarde, antes de voltarem para casa. Tudo é feito com muito carinho”, comentou.

ESTÃO DEFINIDOS OS PARTICIPANTES DO FESTIVAL DE TALENTOS DE MÚSICA 2024

Já estão definidos os participantes do Festival de Música de Itapetinga 2024. Na última sexta-feira, 02, a Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia se reuniu com os selecionados que disputarão o Troféu Maestro Dino Gandra.

Ao todo foram 58 inscritos. Uma comissão selecionou 44 vozes (32 para a categoria geral e 12 para a categoria Kids). Os candidatos se apresentarão nos dias 09 e 16 de março, na Concha Acústica. No dia 23 acontecerá a grande final, com os cantores mais bem avaliados pelo corpo de jurados.

Todas as apresentações serão acompanhadas pela Banda Talentos, montada exclusivamente para o festival. Os participantes terão a oportunidade de ensaiar o repertório com a banda na semana que antecede suas apresentações. O grupo já fez fotos publicitárias. A prefeitura já organizou toda a estrutura de sonorização, iluminação, estúdio e camarim, além de premiações. Tudo para proporcionar a cantores e plateia um grande show de arte e cultura.

“Itapetinga sempre foi um importante celeiro de artistas e é a nossa função oferecer oportunidades para que eles possam apresentar todo o seu talento. O Festival é uma grande vitrine, através da qual os nossos artistas podem ser projetados para toda a região e buscarem alçar voos cada vez mais altos”, disse o secretário Luciano Almeida ao desejar boa sorte aos participantes.

Conheça os concorrentes:
Hanna Pinheiro
Sailon Oliveira

Elisa Santos Aluap

Rick Luiz

Caio Santana

Alef Letto

João Xavier

Jack Cruz

Cláudio Carvalho

Ray Cardoso

Juliana Nobre

Tailane Bitencourt

Eutímio

Juli Fernandes

Renata Santos
Oni Bomfim
Aléxia Senna
Resgatados P/ Resgatar
Lucas Queiroz
Heidy De Paula
Maiana Brito
Beto Love
Ana Maria
Acsa Santana
Billy Gil
Nina Callegaro
Naiane Oliveira
Zenildo Do Social
Iago Materrazzo
Mundo Véi
Kamila Amorim

Categoria Kids
Yanne Fernandes
Deivid Rocha
Jujú Novais
Levita Cecília
Gael
Kamylle Heline
Anna Luiza
Henzo Gabryel
Yanni Trancoso
Luiz Otávio Ruas
Karen Pinheiro
Valentinna

ITAPETINGA: EX-VEREADORA ZENAIDE NOVAIS INGRESSA NO PDT

A ex-vereadora Zenaide Novais ingressou, nesta quinta-feira (15/2), no Partido Democrático Trabalhista – PDT. A sua filiação foi abonada pelo presidente da sigla, o engenheiro civil e secretário de Infraestrutura, Gustavo David.

O ato contou com a participação do cientista político Flávio Ferraz, membro da Executiva do partido. Com a filiação da ex-vereadora, o PDT engrossa suas fileiras, demonstrando ser um dos partidos que mais cresce em Itapetinga. Zenaide Novais é empresária e pedagoga, possui forte representatividade entre o público feminino.

PRATES DIZ QUE CONTROLE DA REFINARIA DE MATARIPE DEVE SER RETOMADO NO 1º SEMESTRE

Petrobras deve finalizar o retorno da Refinaria Landulpho Alves – Mataripe (RLAM), na Bahia, à estatal brasileira até o fim deste semestre, afirmou o presidente da estatal, Jean Paul Prates, em publicação no X (ex-Twitter) nesta terça-feira, 13.

A recuperação de Mataripe deve acontecer com ajuda do fundo Mubadala, com quem a Petrobras tem “trabalhado há meses” para desenhar o retorno da refinaria, diz Prates. Ele esteve em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para se reunir com o presidente executivo do fundo árabe, Waleed Al Mokarrab Al Muhairi. Leia mais…

[…]

ITAPETINGA: PARA GLÓRIA DE DEUS, PROJETO PAZ NA ESTRADA 5ª EDIÇÃO FOI UM SUCESSO!

Depois de três anos sem execução em decorrência da pandemia do COVID-19, o Projeto Paz na Estrada (SIBI – Segunda Igreja Batista de Itapetinga) foi realizado com êxito nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2024, na BA-263, na altura do KM 5, na Sede do Posto do 1º Pelotão de Policiamento Rodoviário de Itapetinga (que pertence à 1ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna).

Essa edição teve algumas mudanças, uma delas foi o circuito do evento, que nas edições anteriores desde 2017 era realizado o projeto no entorno do Trevo do Parque da Lagoa. Este ano aconteceu na sede da PRE após decisão da Diretoria Executiva que em contato com o comando do 1º Pelotão Rodoviário, na pessoa do Capitão PM David Moura Ribeiro, firmou parceria de cooperação. O apoio do Capitão PM David Ribeiro foi de fundamental importância, pois colocou a logística da sede do pelotão a disposição do projeto.

Os trabalhos envolvendo o projeto acontecem antes, durante e depois de sua execução, pois são necessários reuniões de equipes, treinamento de pessoal, divisão de responsabilidades, aquisição de equipamentos e material didático, preparação de logística, planejamento geral, tudo muito bem pensado para o êxito do PPE.

O Projeto Paz na Estrada consiste numa abordagem psicosocioeducativa e também espiritual, despertando no motorista e passageiros a fé a prudência no trânsito para uma viagem tranquila que possibilite a todos chegar ao seu destino sem acidente e/ou intercorrências. O projeto nasceu primeiro no coração de Deus, depois tirado do papel para sua execução com o apoio incondicional da igreja (SIBI – Segunda Igreja Batista) que abraçou a ideia e o colocou em prática.

O professor Erasmo Silva foi o precursor desse projeto, foi quem teve a ideia iluminada do Paz na Estrada e compartilhou com o pastor Odinei Ferreira, um pastor visionário, que compartilhou com a igreja e o PPE ganhou forma e aos poucos a ideia tornou-se uma realidade. Longe de qualquer vaidade, Erasmo Silva simplesmente não gosta de abordar esse assunto, pois entende que Deus está no negócio, que tudo é para Deus, tudo pertence ao Senhor.

Dada sua habilidade e experiência, tem estado à frente do Projeto Paz na Estrada como Diretor Executivo, mas tem procurado substituto, pois o trabalho é prazeroso, mas também requer foco, coragem, atitude e comprometimento. “Nascemos para amar e servir, essa é a proposta do projeto, despertar nas pessoas a consciência, a fé e a prudência para um trânsito sem acidentes”, enfatizou Erasmo.

O Pastor Odinei Ferreira é outra figura de destaque, uma pessoa muito agradável, é um dos homens mais simples que conhecemos, um verdadeiro servo, um pastor diferenciado, muito habilidoso, inteligente, estudioso em todos os termos, que presidindo a SIBI há 17 anos, tem trabalhado vários projetos investindo nos ministérios e departamentos, no crescimento dos irmãos não apenas no intelecto, mas também no espiritual.

Ele foi à Jacobina produzir o material gráfico (literatura), ficou por lá até quinta-feira à noite e chegou na madrugada de sexta-feira, 09/02, mas às 06h da manhã, antes do começo do trabalho do PPE, ele chegou ao circuito com todo material produzido. Participou do projeto nos dois dias, sem reclamar de cansaço, orando, supervisionando, apoiando, trabalhando, incentivando, recepcionando as autoridades, atendendo algumas pessoas que pararam no circuito para conhecer o projeto.

“Somos uma Igreja que ama e serve, praticamos o amor com serviço, por tanto, todos amam esse projeto, trabalham com amor, se envolvem, ensinam, aprendem, encorajam, compartilham suas experiências e ajudam centenas de de outras pessoas”, disse Odinei.

O Paz na Estrada trabalha em parceria com todos os órgãos de Segurança Pública do município: Polícia Rodoviária Estadual (PRE 1ª CIPRV / 1º Pelotão Rodoviário de Itapetinga); Polícia Civil (21ª COORPIN); 8ª CIPM – Polícia Militar; Guarda Civil Municipal e COMUTRAN, além de outras instituições. A SIBI e alguns empresários locais são os mantenedores do projeto, mas este ano foi realizado com a reserva que havia em caixa, pois não havia sido executado no período da pandemia.

Agradecimentos

A Deus, a todo os agentes envolvidos, membros e congregados da SIBI, a Imprensa local e regional, a ACSA Consultoria na pessoa de Jeovan Souza, Secretaria Municipal de Meio Ambiente na pessoa do secretário Fábio Viana, aos colaboradores, aos que trabalharam nos bastidores, aos intercessores, a todos que direta ou indiretamente atuaram no Paz na Estrada 2024.

Empregamos um efetivo de aproximadamente 80 pessoas, as quais trabalharam ininterruptamente havendo revezamento: Aquisição de café da manhã, almoço nos dois dias, limpeza do ambiente e circuito do projeto, mão de obra geral, corpo de mídia, intercessão, recepção, quantitativo, financeiro, coordenação, entre outro.

Balanço Geral: Em dois dias de projeto, o Paz na Estrada alcançou números expressivos. 14 mil veículos passaram pelas barreiras em direção ao litoral baiano e sentido contrário; Mais de 42 mil pessoas abordadas receberam o material do PPE; Mais de 8 mil garrafas de água mineral gelada foram distribuídas aos motoristas e passageiros.

Números Exatos do PPE 2024: Veículos (ônibus, caminhões, utilitários, de passeio e motocicletas Abordados: 14.020 / Pessoas Abordadas: 42.060 / Garrafas de Água Mineral de 200 e 500ml: 8.640.

                     Com Jesus na vida e Prudência no Trânsito, É Paz nas Estradas!

ALAN BITTENCOURT É O MAIS NOVO INTEGRANTE DO PDT DE ITAPETINGA

O empresário e servidor público Alan Bittencourt filiou-se, nesta quinta-feira (08/02), ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Itapetinga.

A ficha foi abonada pelo cientista político Flávio Ferraz, membro da legenda no município. Alanzão, como é mais conhecido é um dos nomes mais conceituados do município na área da Gastronomia, além de se destacar na juventude da igreja católica e na área social.

O nome de Alanzão engrossa as fileiras do PDT, um dos maiores partidos da cidade, que faz parte da base de apoio do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), e é presidido pelo engenheiro civil e secretário de Infraestrutura, Gustavo David.

COMÉRCIO DE ITAPETINGA NÃO FUNCIONARÁ NA SEGUNDA E TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Itapetinga e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Itapetinga e Itororó, seguindo o disposto na Convenção Trabalhista, FIRMAM acordo para troca/substituição do feriado do dia do comerciário 21/10/2024, e do dia da Cidade (12/12/2024) pela segunda e terça-feira de Carnaval de 2024 (12 e 13/02/2024).

FEVEREIRO ROXO E LARANJA: CAMPANHA ALERTA E PROMOVE A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOENÇAS CRÔNICAS

No segundo mês do ano as cores roxa e laranja ganham destaque com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e combate de algumas doenças crônicas. As duas cores têm o significado especial de informar e elucidar sobre doenças de incidências notáveis que acometem a população: leucemia, que é representada pela cor laranja, e, lupus, fibromialgia e mal de Alzheimer, representadas pela cor roxa.

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

Tratamento: A cura de doenças como a leucemia depende da doação de medula óssea e a chance de compatibilidade é, em média, de uma em 100 mil. Ampliar o número de doadores aumenta a possibilidade de se encontrar medulas compatíveis.

Bruno Nogueira Almeida (Coordenador de Planejamento da Atenção Primária à Saúde / Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga). Entrevistado do Programa 12 em Ponto (Rádio Fascinação).

Para falar sobre a temática convidamos para o programa 12 em Ponto na Rádio Fascinação AM nesta terça-feira, 06/02, o enfermeiro Bruno Nogueira Almeida – Coordenador de Planejamento da Atenção Primária à Saúde em Itapetinga. O jovem é Bacharel em Enfermagem (Enfermeiro de Formação), Pós Graduando em Gestão em Saúde.

Bruno já atuou em Unidade de Saúde da Família, onde desenvolveu um trabalho de muita afinidade com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje coordena o planejamento da Atenção Primária à Saúde, realizando um trabalho de excelência ao lado de outros membros da equipe da Saúde.

Durante a entrevista Bruno falou com muita propriedade sobre o tema, interagiu com os ouvintes, dirimiu as dúvidas e falou do quanto a Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga tem trabalhado em toda rede visando humanizar ainda mais o atendimento e ofertar cada vez mais serviços de qualidade à população.

      Foto: O competente Wagner Ribeiro, o pioneiro Márcio Mácrio Santos, Sizinio Neto, Bruno Nogueira e Lieska.

“Numa reunião com a secretária de Saúde ela falou algo que me marcou: Essa é uma marca de Rosânia Rabelo, a humanização do paciente, fazer com que a gente atenda o paciente de maneira que ele (a) não sofra, foi uma fala dela; O paciente não pode ficar perambulando dentro da Rede Municipal de Saúde sem o devido atendimento. Ela tem essa capacidade de articulação de integrar o serviço, de fazer esse desenho da Rede de Atenção à Saúde Municipal, articulando o serviço da Atenção Básica com a Atenção Especializada, como também a Central de Marcação de Consultas e Encaminhamento para as Especialidades; Ela conseguiu agregar a equipe e houve ordenamento no serviço”, pontuou Bruno Nogueira.

Editor/ Sizinio Neto

RANCHO R3 RECOMPENSARÁ EM R$ 4.000,00 A QUEM FORNECER INFORMAÇÕES QUE LEVEM A RECUPERAR TRÊS ÉGUAS SUMIDAS DE SUAS INSTALAÇÕES

Éguas de extrema qualidade sumiram do Rancho R3. Funcionários da propriedade perceberam que Preta 06, Gasa 162 e Castanha 52 não circulavam mais entre a criação do rancho, e, prontamente, tomaram as devidas providências.

O desaparecimento aconteceu sem que, ainda, se tenha qualquer indício de como procedeu.

No entanto, os proprietários da fazenda, dos animais, instituíram uma recompensa de R$4.000,00 para quem der informações consistentes que acabem conduzindo à recuperação das três éguas.

Caso você tenha informações do paradeiro das éguas aqui citadas, entre em contato conosco aqui no site, ou com nosso programa Podcast 1080 na Rádio Fascinação AM (de segunda a sexta, das 19h às 21h) pelo Telezap (77) 3261-2610.

Confira as imagens das éguas desaparecidas abaixo: