DENGUE NA BAHIA: 38 CIDADES DECRETAM EPIDEMIA DA DOENÇA

A Bahia registrou, de 1º de janeiro a 17 de fevereiro de 2024, 8.674 casos de dengue, um incremento de 21,7% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Segundo informações da secretaria estadual da Saúde, são três óbitos confirmados, sendo dois residentes de Jacaraci e um de Piripá.

Atualmente, 38 municípios se encontram em epidemia. São eles: Anagé, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barro Alto, Belo Campo, Bonito, Brejões, Canarana, Caturama, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibipitanga, Ibitiara, Igaporã, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Iuiú, Jaborandi, Jacaraci, Lajedão, Macaúbas, Manoel Vitorino, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Novo Horizonte, Piripá, Presidente Jânio Quadros, Quixabeira, Serrolândia, Tanque Novo, Uruçuca e Vitória da Conquista.

Outras 19 localidades são consideradas “áreas de alerta”.

LUTO: MORRE AOS 86 ANOS, SEU ITA

Com profundo pesar que comunicamos o falecimento do senhor Itabajara Ribeiro, conhecido carinhosamente como Ita do Hotel, um dos moradores mais antigos do bairro São Francisco de Assis.

Seu Ita tinha 86 anos e era uma figura bastante querida e respeitada na comunidade. O idoso era filho do seu Clero Pedreira, família tradicional da cidade. Ele deixa esposa, dois netos, quatro bisnetos e a filha Cristiane, (Cris do SAC).

O corpo está sendo velado no Cerimonial Pax Perfeição, e sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira (23) às 11h no Cemitério Central, bairro Camacan.

 Expressamos nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos do senhor Ita.

Por Wagner Ribeiro

SOBE PARA CINCO O NÚMERO DE MORTOS EM GRAVE ACIDENTE COM ÔNIBUS DA NOVO HORIZONTE

Um ônibus da empresa Novo Horizonte tombou no trecho da ponte do Rio Pardo, na divisa com a cidade de Potiraguá, resultando em um terrível acidente que infelizmente ceifou a vida de cinco pessoas. Entre as vítimas fatais, encontra-se uma criança..

As equipes de resgate, incluindo o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar, GCM e profissionais da Secretaria de Saúde de Potiraguá, estão no local desde o ocorrido, prestando socorro às vítimas e investigando as causas desse trágico acidente.

Segundo informações obtidas pelo Blog do Edyy, o ônibus estava sendo utilizado para uma excursão e transportava cerca de 40 passageiros que saiu da cidade de Barra do Choça com destino a Porto Seguro, quando o fato aconteceu.

Este não é o primeiro incidente grave a ocorrer neste local. Em 2011, um ônibus da mesma empresa tombou na mesma ponte e deixou vítimas fatais.

COMO SABER SE É RESFRIADO COMUM, GRIPE, DENGUE OU COVID-19?

O termo virose é utilizado pela comunidade médica para definir as doenças causadas por vírus. As viroses respiratórias, que são infecções no sistema respiratório, costumam apresentar sintomas similares. Portanto, resfriados comuns, gripe, dengue e Covid-19 podem ser confundidos em alguns momentos.

De acordo com médico infectologista e professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) Robson Reis, o paciente com um resfriado comum apresenta coriza, congestão nasal, pode ter dores na cabeça e no corpo e também pode ter febre. No entanto, o que vai diferenciar esse quadro de uma gripe é a intensidade dos sintomas.

O paciente com gripe apresenta, praticamente, os mesmos sintomas. “No entanto, geralmente, esse paciente tem uma febre alta, acima de 38,5 °C, e esse paciente não consegue manter as atividades habituais, ele fica mais prostrado”, explica o médico.

 “O paciente com Covid pode apresentar tanto um quadro semelhante ao resfriado comum, como ele pode apresentar um quadro também, mais parecido com o quadro de influenza, ou seja, mais sintomático, mais intenso”, ressaltando que o quadro de Covid-’9, assim como o da gripe, pode apresentar sintomas gastrointestinais.

Por fim, os pacientes com dengue terão sintomas mais distintos: a febre costuma ser alta, acima de 38,5 °C, ocorrendo de forma abrupta; dor no corpo; dor de cabeça (especialmente ao redor dos olhos); e dor nas articulações. Além disso, a partir do quinto dia, o paciente com dengue pode apresentar manchas avermelhadas pelo corpo, geralmente, associadas à coceira.

“O diagnóstico diferencial não é fácil, por isso que, ao qualquer sinal e sintoma dessas patologias, é importante procurar um serviço de saúde para que profissional médico possa realizar o manejo diagnóstico e terapêutico adequado”, pontua.

Tratamento

Boa parte das viroses, sejam elas gastrointestinais ou respiratórias, são tratadas com hidratação, repouso e medicações sintomáticas. No entanto, existem tratamentos específicos para alguns desses quadros, como é o caso da gripe, que pode ser medicado por um profissional de saúde com Tamiflu. O paciente com Covid, por exemplo, também pode ser medicado com os antivirais ou outras medicações.

“O perigo de acabar confundindo essas viroses é não realizar o manejo terapêutico adequado”, afirma Robson. O paciente com dengue, por exemplo, não precisa ficar isolado, como é o caso do paciente com Covid-19.

Alguns medicamentos também não são recomendados para algumas viroses. “Anti-inflamatórios corticoides não são indicados para pacientes com dengue, podendo agravar esses quadros, aumentando o risco de sangramento”, explica o médico infectologista.

Fonte/Correio

SENADO APROVA PROJETO QUE PROÍBE ‘SAIDINHA’ DE PRESOS EM FERIADOS; TEXTO VAI À CÂMARA

O projeto-base foi aprovado com votos de 62 senadores. Apenas dois senadores votaram contra – Cid Gomes (PSB-CE) e Rogério Carvalho (PT-SE) – e o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA) se absteve. Posteriormente, foram rejeitados destaques apresentados ao texto. Apesar do apoio expressivo ao projeto, o governo acabou sendo derrotado na articulação sobre a proposição, já que não queria a mudança na legislação que regula a “saidinha”

A saída temporária é concedida pela Justiça como forma de ressocialização dos presos e manutenção de vínculo deles com o mundo fora do sistema prisional. Atualmente, a legislação permite o benefício a presos do regime semiaberto que já tenham cumprido o mínimo de um sexto da pena, se for primário, e um quarto, se for reincidente. Além disso, é preciso apresentar comportamento adequado.

O projeto 2253/22, de autoria do deputado Federal Pedro Paulo (MDB/RJ), propõe alterar a Lei de Execução Penal para acabar com o benefício começou a ser discutido pelo Senado em 2013. A proposta foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública do Senado em 6 de fevereiro.

Na ocasião, o relator da matéria, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), acolheu uma emenda do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) para que o benefício seja aplicado a presos em regime semiaberto que tenham atividades educacionais externas, como conclusão dos ensinos médio e superior e cursos profissionalizantes, se forem cumpridos os requisitos legais.

A mudança proposta por Moro, no entanto, não se estenderia para quem cometeu crimes hediondos ou com grave ameaça. Atualmente, o benefício é negado apenas a quem pratica crime hediondo. A emenda acatada também pretende manter a saída temporária, mas com aplicação restrita aos presos em regime semiaberto que frequentem curso supletivo profissionalizante ou de instrução do ensino médio, ou superior, mas nesse caso, “o tempo de saída será o necessário para o cumprimento das atividades discentes”.

O texto aprovado pelos senadores também determina a necessidade de um “exame criminológico” para que um preso tenha direito à progressão de regime. Para isso ocorrer, por exemplo, seus antecedentes e o resultado do exame criminológico devem indicar que o preso irá “ajustar-se, com autodisciplina, baixa periculosidade, e senso de responsabilidade, ao novo regime”. Atualmente, a legislação não faz menção específica ao exame criminológico nem a indícios de baixa periculosidade.

A proposta, que agora será avaliada pelos deputados, também estabelece três novas situações em que a Justiça pode determinar a fiscalização por meio de tornozeleira eletrônica: livramento condicional; execução da pena nos regimes aberto e semiaberto; restrição de direitos relativa à proibição de frequentar lugares específicos. Hoje, a tornozeleira eletrônica pode ser utilizada para monitoramento das saídas temporárias do regime semiaberto e durante a prisão domiciliar.

CHUVAS DEIXAM MAIS DE 3800 PESSOAS DESALOJADAS E SEIS MORTOS NA BAHIA

Um total de 3.811 pessoas estão desalojadas em toda a Bahia em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado desde janeiro, é o que aponta o balanço mais recente da Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec). Em quase dois meses, seis pessoas morreram vítimas das consequências das chuvas.

Além dos milhares de baianos desalojados, pessoas impossibilitadas temporariamente de ficar em seus imóveis, outras 202 vítimas estão desabrigadas após perderem seus imóveis em decorrência de alagamentos, deslizamentos ou desabamentos.

Segundo o Decreto Estadual nº 22.617, publicado em 02 de fevereiro, a Sudec contabilizou 21 municípios baianos em situação de emergência por conta dos altos níveis pluviométricos. Entre os municípios, 30 já decretaram alerta de emergência. A maioria dos municípios afetados está localizado na região centro-sul/sul do estado, como Maiquinique, Santa Luzia, Valença e Ilhéus.

Ainda nesta terça-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta laranja para a maior parte do estado, incluindo toda a região sul, sudoeste e centro-oeste e norte da Bahia. A região norte, na divisa com o estado do Alagoas, ainda se encontra em alerta amarelo.

Fonte/Bahia Notícias

PREFEITO RODRIGO HAGGE PARTICIPA DA ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO 2024

Na manhã desta terça-feira, 20, o prefeito Rodrigo Hagge participou da cerimônia de abertura do ano legislativo. No plenário da Câmara de Vereadores, Rodrigo cumpriu a determinação de remeter uma mensagem anual com um síntese do que foi realizado no ano de 2023 e dos planos para o ano recém-iniciado.

De acordo com o prefeito, mais do que respeitar a exigência legal, ele aproveita a “feliz oportunidade para manter um diálogo respeitoso, permanente e produtivo, como entendo que deva ser a relação entre os dois Poderes, para o bem de nossa cidade e de toda a nossa gente”.

Lembrando que esta seria a última vez – “neste ciclo”, ressaltou – que participaria daquela cerimônia como prefeito municipal, antes de entregar o cargo no próximo dia 01 de janeiro, Rodrigo Hagge pediu licença para, além de analisar o ano que passou, fazer uma avaliação criteriosa do que foi feito nos últimos sete anos.

“Itapetinga hoje é, sem dúvidas, muito diferente do que a que encontramos em 2017. Se lá atrás nós falávamos da necessidade de organizar a administração pública, hoje a gente fala, sem falsa modéstia que, mais do recuperar finanças, nós recuperamos a autoestima da nossa população e o orgulho de sermos itapetinguenses. Se antes, vivíamos em uma cidade que retrocedia e sequer tinha confiabilidade para celebrar convênios, hoje a gente estufa o peito para falarmos de um município que só avança e se destaca”, disse o prefeito.

Após elencar as ações do governo e todas as transformações pela qual Itapetinga passou durante as suas gestões, Rodrigo disse que os planos para 2024 seguem o que foi traçado ainda em 2016, quando decidiu trabalhar por Itapetinga: “Fazer desta uma cidade próspera, excelente em infraestrutura; com educação que dê às nossas crianças e jovens a oportunidade de sonharem mais alto; com uma saúde humanizada e que se aproxime do povo. Uma cidade bem desenvolvida economicamente, que cresça de forma sustentável e com meio ambiente equilibrado, que ofereça esporte e lazer de qualidade; com uma administração que dê atenção a quem mais precise dos nossos cuidados e, principalmente, uma cidade com gente feliz e orgulhosa ocupando todos os seus espaços de direito”, concluiu, Rodrigo Hagge.

Acompanhe trechos da mensagem do prefeito:

Educação: No ano passado, todos os lugares do pódio da Anicon (maior evento de cultura pop da região) foram ocupados por alunos da rede pública municipal de Itapetinga. Nossos projetos de robótica foram aplaudidos por toda a região. Teve pódio, também, no concurso cultural da Sicoob: dois dos nossos alunos tiveram seus desenhos e redações premiados em uma seleção na qual participaram escolas públicas e particulares de cidades como Vitória da Conquista, Poções e Tremendal. (…) investimos em estrutura física (todas as nossas unidades passaram por algum tipo de intervenção), aumentamos nossa frota de transporte escolar, garantimos uma merenda balanceada com acompanhamento de nutricionista, oferecemos cursos de mestrado e capacitação para professores, reforço escolar para alunos, aulas multifuncionais para maior inclusão e uma base pedagógica extremamente forte e organizada. Os resultados já são palpáveis e quantificados, inclusive, pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação. Em 2023, Itapetinga teve média superior à estadual, em todas as turmas avaliadas. Isso significa que nossos alunos estão mais preparados, com uma educação básica que lhes permite sonhar mais alto e serem muito mais.

Infraestrutura: . Por dois anos recebemos o título de cidade excelente no setor. E não foi à toa. A prefeitura de Itapetinga pavimentou mais de 130 mil m² de ruas e avenidas, evitando poeira e lama e ofertando maior trafegabilidade a todos. Só no ano passado, foram mais de 5000 m² de pavimentação na Vila Érika. Até o final de 2024 serão mais de 200 mil m² de pavimentação em asfalto ou paralelo. Uma cidade com mais conforto, comodidade e melhor mobilidade urbana promove vida melhor para sua população. E dar vida digna para nossa gente é, sem dúvida, no nosso maior objetivo, a nossa grande obra.

Transporte: Foram mais de 30 estradas com patrolamento e manutenção constantes. Isso, sem falar na recuperação da estrada de Palmares, da ponte da Piabanha e do Cavalo Preto, que voltou a ser destruída pela ação das águas no último sábado. (…) Quando o problema foi falta de chuva, a gente abasteceu com água aviões que apagaram incêndio em toda a região, demonstrando a consolidação de Itapetinga como importante polo regional.

Saúde: Humanizamos ainda mais o atendimento, nos aproximamos da população e, aos poucos, fomos dirimindo a demanda reprimida. Na atenção especializada, foram realizados cerca de 70 mil procedimentos. Na policlínica municipal, foram mais de 11 mil atendimentos divididos nas mais de 23 especialidades, algumas delas, oferecidas pela primeira vez na nossa gestão. O centro de fisioterapia atendeu mais de 1200 pacientes. A gente levou atendimento especializado também para Bandeira do Colônia. Em agosto, inauguramos no distrito uma clínica da família com diversas especialidades e atendimento com horário estendido, além de um centro completo de fisioterapia.

Desenvolvimento Econômico: Para os agricultores familiares, oferecemos rotineiramente suporte técnico em psicultura, olericultura, mecanização agrícola e instruções sobre preparo de solo e diversificação de culturas hortifrúti. Em parceria com o Senar e o Sindicato Rural, oferecemos cursos como o de construção de viveiro de mudas, operador de escavadeira e produção de pitaya, fruta extremamente valorizada atualmente. Para a melhor comercialização dos seus produtos, construímos 31 novos boxes na Central de Abastecimento oferecendo melhores condições de trabalho para os feirantes e maior comodidade aos consumidores. Com o Sebrae, fizemos treinamento de vendas, participamos de cursos de empreendedorismo e sobre marketing digital mostrando novos caminhos e oferecendo novas oportunidades aos microempreendedores.

Meio Ambiente: trabalhamos na recuperação das nossas áreas verdes, plantamos, só em 2023, mais de 500 árvores, fizemos a limpeza constante das margens do Rio Catolé e da área conhecida como Grotão. O nosso Parque da Matinha segue cumprindo o objetivo de ser muito mais do que um expositor de animais, mas um espaço potente de educação, pesquisa e conservação ambiental. No início deste ano, o Parque deu mais um passo para auxiliar na preservação de espécies ao reintroduzir no habitat natural cerca de 90 jabutis nascidos em cativeiro. Nos últimos dias, celebramos ainda mais um convênio de cooperação técnica com a faculdade de Anhanguera, de Itabuna, que nos permitirá oferecer estágio para os alunos de veterinária, além de proporcionar a realização de campanhas de castração de cães e gatos de rua.

Saae: O SAAE de Itapetinga tem buscado ir além, projetando o município para o futuro, oferecendo água de qualidade e saneamento eficiente. Só no ano passado foram 700m de extensão de rede de esgoto e quase 2000m de extensão de rede de água. Em janeiro deste ano, só na Agrovila foram mais de 60 novas ligações que já beneficiam os pequenos agricultores. O projeto se estende e, na próxima etapa, mais 90 ligações serão feitas, totalizando 150 casas atendidas. 

Desenvolvimento Social: Para as famílias em extrema vulnerabilidade social, o Programa de Aquisição de alimentos garantiu qualidade nutricional e ainda fomentou a agricultura familiar. Para os que não tinha uma moradia de qualidade, o programa Meu Lar trouxe conforto e aconchego com reformas completas. Para quem buscava novas formas de complementar a renda, cursos profissionalizantes foram oferecidos nos Cras. Para as futuras mamães, kits natalidade e um ensaio fotográfico para guardarem a lembrança desse momento incrível que deve ser a gestação. Para atender melhor as nossas crianças vítimas de violência: escuta especializada. Para oferecer carinho e cuidado aos nossos idosos, um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos atuante, festa de São João, Baile da Saudade, Cantata de Natal… Para todos, um social mais perto do seu povo, Bolsa Família descentralizado e muito mais assistência.

Esporte e Lazer: Muito além do apoio ao futebol, já bastante disseminado em nosso município (seja nos campeonatos de várzea, nas escolinhas sub-13 ou nos campeonatos femininos) a gente buscou formas de fomentar, também, o vôlei de areia, o basquete 3×3, o caiaque, o karatê, futevolei, o MMT, o motociclismo e tantos outros esportes. E para atingir o maior número de pessoas possível, nós iniciamos um trabalho lindo de inclusão através do desenvolvimento de atividades físicas para PCD’s. Para eles, nós já desenvolvemos campeonatos de basquete e corrida com cadeiras de rodas. Ontem, eles já começaram aulas de arco e flexa e, em breve, novas modalidades serão implantadas para promover saúde e transformar vidas.

Administração e Finanças: A prefeitura sempre primou pelo pagamento da folha salarial em dia e pela valorização do servidor. Neste ano, por exemplo, comemoraremos o 6º ano de implantação do auxílio alimentação que, além de beneficiar o trabalhador, já injetou cerca de R$ 25 milhões no comércio local. Em 2023, para melhor atender o contribuinte, criamos um portal que traz mais agilidade na emissão de documentos, dando acesso a serviços como emissão de certidões e notas fiscais, validação de documentos, emissão de segunda via de IPTU, além de oferecer acesso rápido ao diário oficial e o portal da transparência.

Fonte: Ascom/PMI

IRMÃOS DE 19 E 10 ANOS SÃO MORTOS A TIROS APÓS TEREM CASA INVADIDA NA BAHIA

Dois irmãos foram mortos a tiros depois que tiveram a casa invadida por homens armados na madrugada desta terça-feira (20), na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia.

Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Joelson Divino Moreira Júnior, de 19 anos, e João Victor Santos Moreira, de 10.

Informações preliminares apontam que os autores do crime chegaram no imóvel em que os irmãos moravam, no bairro Iguape, em um carro. Após cometerem o crime, fugiram.

Dois homens morrem após confronto com policiais militares na Região Metropolitana de Salvador

O caso é investigado na delegacia de Ilhéus. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. Os corpos dos irmãos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) do município.

Fonte/G1

CRIANÇA DE 1 ANO E 8 MESES MORRE AFOGADA EM TANQUE DE CRIAÇÃO DE PEIXES EM EUNÁPOLIS

Uma criança de um ano e oito meses morreu afagada em um tanque de criação de peixes no Assentamento Dois de Julho, na zona rural de Eunápolis, na manhã desta quinta-feira (15). Lyan Carvalho Matos estava aos cuidados da mãe, que realizava as tarefas de casa, por volta das 11h.

Conforme apurou a reportagem do Radar News, ela se distraiu por alguns instantes e não percebeu quando o menino se afastou. Ao notar a ausência do filho, a mãe saiu da residência e avistou a criança na água. Ela entrou no tanque e retirou o menino, que foi levado pela família ao Hospital Regional, mas já chegou sem vida. 

Fonte/Radar News

PIRIPÁ: CIDADE COM 9 MIL HABITANTES TEM O MAIOR ÍNDICE DE DENGUE DA BAHIA

Mesmo com uma população cinco vezes menor do que a capacidade da Arena Fonte Nova, a cidade de Piripá tem o maior coeficiente de incidência de pessoas com dengue da Bahia. O município de 9.152 habitantes é localizado no centro-sul do estado e fica a 120 quilômetros de Vitória da Conquista. Moradores da cidade relatam preocupação com a explosão de casos e com os focos de água parada.

Uma morte pela doença já foi registrada na cidade. Os dois filhos da comerciante Marcilene Ribeiro foram hospitalizados no mês passado por conta da dengue. No ano passado, dois dos três filhos já tinham sofrido com a chikungunya, que também é transmitida pelo mosquito aedes aegypti. “Dessa vez, os meninos de 5 e 11 anos precisaram ficar um dia internados tomando medicação. Ficaram com muita dor no corpo, febre e falta de apetite”, relata.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Piripá possui um coeficiente de incidência de dengue de 7.954,5 a cada 100 mil habitantes. O número é mais do que o dobro do que a taxa de Jacaraci (3.304,2), que aparece em segundo lugar. Ao menos 38 cidades da Bahia estão com surto da doença. “É comum que a gente tenha surtos de dengue na cidade, mas nunca vi nada tão grave como agora”, completa Marcilene

Ribeiro. Moradores revelam que pacientes estão sendo transferidos para outras cidades, uma vez que o Hospital Municipal Maria Pereira Barbosa não está dando conta de atender todos os doentes. A reportagem tentou entrar em contato com a prefeitura de Piripá, mas não obteve retorno. A secretária de Saúde da cidade também foi contatada, mas não respondeu aos questionamentos.

Integrantes do Corpo de Bombeiros foram mobilizados e devem reforçar o combate à doença nesta semana. Carros fumacê também estão sendo utilizados em Piripá. A estratégia consiste na pulverização de inseticida para eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Mesmo assim, moradores se preocupam com o avanço da dengue. Plínio nasceu na cidade e revela quais estratégias têm usado para evitar ser picado pelo mosquito.

“A situação está muito delicada. Estamos usando repelente 24 horas por dia e mesmo assim temos medo”, conta. Sua esposa, Cristiane, fala do medo da proliferação do mosquito. “Aqui perto de casa vemos muitas construções que acumulam água parada. Estamos passando pelo período de chuva”, diz.

A cidade enfrentou algumas das ondas de calor que afetaram diversas regiões de país no ano passado. As altas temperaturas favorecem a proliferação do mosquito vetor da dengue.  No dia 7 deste mês, a prefeitura realizou um ‘mutirão de educação’, em que equipes de saúde passaram nas residências com o objetivo de identificar possíveis focos de dengue.

(Fonte/ CORREIO)