FEVEREIRO ROXO E LARANJA: CAMPANHA ALERTA E PROMOVE A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOENÇAS CRÔNICAS

No segundo mês do ano as cores roxa e laranja ganham destaque com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e combate de algumas doenças crônicas. As duas cores têm o significado especial de informar e elucidar sobre doenças de incidências notáveis que acometem a população: leucemia, que é representada pela cor laranja, e, lupus, fibromialgia e mal de Alzheimer, representadas pela cor roxa.

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

Tratamento: A cura de doenças como a leucemia depende da doação de medula óssea e a chance de compatibilidade é, em média, de uma em 100 mil. Ampliar o número de doadores aumenta a possibilidade de se encontrar medulas compatíveis.

Bruno Nogueira Almeida (Coordenador de Planejamento da Atenção Primária à Saúde / Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga). Entrevistado do Programa 12 em Ponto (Rádio Fascinação).

Para falar sobre a temática convidamos para o programa 12 em Ponto na Rádio Fascinação AM nesta terça-feira, 06/02, o enfermeiro Bruno Nogueira Almeida – Coordenador de Planejamento da Atenção Primária à Saúde em Itapetinga. O jovem é Bacharel em Enfermagem (Enfermeiro de Formação), Pós Graduando em Gestão em Saúde.

Bruno já atuou em Unidade de Saúde da Família, onde desenvolveu um trabalho de muita afinidade com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje coordena o planejamento da Atenção Primária à Saúde, realizando um trabalho de excelência ao lado de outros membros da equipe da Saúde.

Durante a entrevista Bruno falou com muita propriedade sobre o tema, interagiu com os ouvintes, dirimiu as dúvidas e falou do quanto a Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga tem trabalhado em toda rede visando humanizar ainda mais o atendimento e ofertar cada vez mais serviços de qualidade à população.

      Foto: O competente Wagner Ribeiro, o pioneiro Márcio Mácrio Santos, Sizinio Neto, Bruno Nogueira e Lieska.

“Numa reunião com a secretária de Saúde ela falou algo que me marcou: Essa é uma marca de Rosânia Rabelo, a humanização do paciente, fazer com que a gente atenda o paciente de maneira que ele (a) não sofra, foi uma fala dela; O paciente não pode ficar perambulando dentro da Rede Municipal de Saúde sem o devido atendimento. Ela tem essa capacidade de articulação de integrar o serviço, de fazer esse desenho da Rede de Atenção à Saúde Municipal, articulando o serviço da Atenção Básica com a Atenção Especializada, como também a Central de Marcação de Consultas e Encaminhamento para as Especialidades; Ela conseguiu agregar a equipe e houve ordenamento no serviço”, pontuou Bruno Nogueira.

Editor/ Sizinio Neto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *