SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA DIA D VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA NAS UNIDADES DE SAÚDE (UBSs)….

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal na cidade, a SECRETARIA DE SAÚDE de Itapetinga implementou o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em cada UBS (Unidade Básica de Saúde). De acordo com o cronograma da SMS, todas as unidades vão participar do Dia D, começando ontem pela UBS do Clodoaldo Costa e Otávio Camões, seguida da UBS da Escosane.

Nesta quarta-feira, 08, a mobilização ocorreu na UBS das Casas Populares e na Unidade José Luna, onde a Caravana da Alegria fantasiada de super heróis, saiu às ruas com carro de som convidando as pessoas que compõem os grupos prioritários, bem como divulgando a ação da Campanha. No Posto José Luna, a ornamentação do ambiente chamou a atenção de quem adentrou a unidade hoje, com o tema da Disney, cada espaço foi decorado com muito bom gosto, bonecos em tamanhos reais caracterizados, muitos balões, kits de doce, balas, pirulitos, tudo para atrair as crianças e também os adultos, principalmente os idosos que amaram a decoração.

Com a Caravana da Alegria do José Luna nas ruas, logo despertou a atenção de quem se deparava com os personagens fantasiados em cima dos veículos. “Eu acheio muito interessante, pois essa turma passou por aqui e me levou a descobrir do que se tratava, era a turma da Vacina da Gripe nos convidando a participar do Dia D, eu fui ao José Luna e já me vacinei”, disse o Sr. Ivan Alves dos Santos, 68 anos, morador da Nova Itapetinga.

O intuito da campanha é vacinar os grupos prioritários (confira abaixo quais são). A imunização tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza.

Lembrando que é necessário levar o documento de identificação com  foto e cartão de Vacinas. Pacientes acamados ou sem condição de mobilidade que estão inseridos nos chamados grupos prioritários estão sendo vacinados em domicípio com auxílio das equipes de cada UBS. Vale ressaltar que a Coordenação da APS (Atenção Primária à Saúde) está acompanhando as ações em todas as Unidades de Saúde da Família.

 intuito é promover, além do alcance das metas de cobertura vacinal do município, a adesão  ao calendário de vacinação por meio do fornecimento dos vínculos e relações entre as equipes de saúde da família, mães com suas crianças e família, idosos e demais indivíduos que residem no território. Na oportunidade serão ofertadas as demais vacinas disponibilizadas na rotina de imunização e conforme o Calendário Nacional de Imunização.

CRONOGRAMA DO DIA D DE VACINAÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO

DATA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

07/05/2024

USF Clodoaldo Costa / USF Otávio Camões e USF Ecosane

08/05/2024

USF Nova Itapetinga / USF José Luna e USF Casas Populares

09/05/2024

USF Vila Rosa / USF Vila Isabel e Clínica da Família Roberto Santos

14/05/2024

USF Povoado de Palmares / USF Idalécio Andrade e USF Quintas do Sul

15/05/2024

USF Dr. Arnaldo Teixeira (12 de dezembro) e USF Orfísia Andrade

16/05/2024

USF Dr. Guilherme Dias

21/05/2024

Clínica da Família Dr. Rodolfo Schettini / USF Povoado de Palmares

A LUTA CONTRA A EPIDEMIA DA DESINFORMAÇÃO

Nos momentos de crise, a solidariedade entre nações é um feixe de esperança. No entanto, essa luz é muitas vezes ofuscada pela sombra insidiosa das fake news, que se propagam como um vírus, minando a confiança e distorcendo a realidade. O recente episódio envolvendo a oferta de ajuda do Uruguai ao Brasil em meio às devastadoras enchentes no Rio Grande do Sul é um exemplo gritante da irresponsabilidade da disseminação de informações falsas por alguns setores da imprensa.

Poderíamos estar debatendo sobre ajuda humanitária às vítimas das cheias, mas faz-se necessário destacar que o Brasil não recusou a generosa oferta de auxílio do Uruguai. Pelo contrário, um helicóptero uruguaio está em operação no estado, fornecendo suporte inestimável às equipes de resgate. Contudo, desinformações infundadas sugeriram o contrário, insinuando uma rejeição injusta e desrespeitosa, por parte o governo federal.

A disseminação desenfreada de boatos e mentiras não apenas mina a cooperação internacional, mas também coloca vidas em risco. Em um momento em que centenas de pessoas estão desaparecidas e milhares enfrentam condições precárias devido às enchentes, é inaceitável que a verdade seja distorcida em prol de agendas obscuras ou sensacionalistas.

Diante desse cenário, a regulamentação da internet emerge como uma medida crucial para combater a propagação de falsas notícias. No entanto, é importante salientar que tal regulamentação não constitui censura, mas sim um compromisso com a verdade e a integridade informativa. Ao estabelecer diretrizes claras e responsabilizar os disseminadores de desinformação, podemos proteger a sociedade contra os danos causados ​​pela disseminação de boatos maliciosos.

Além disso, é fundamental que a imprensa assuma sua responsabilidade ética de verificar informações antes de divulgá-las e de retratar com precisão os eventos, especialmente em momentos críticos como o atual. A confiança pública na mídia é um pilar da democracia e deve ser preservada a todo custo.

É inadmissível boatos que apontam, por exemplo, a ausência de Janja no Sul do país por ter que ir ao show da Madonna. Gente repugnante que ao invés de buscar soluções para os desabrigados pelas enchentes, preferem espalhar mentiras como a que Lula disse que iria ao RGS para torcer para Grêmio e Internacional.

Lula deveria ter ido andar de jet sky, fazer motociata ou dizer que não é coveiro. Talvez assim, fosse agradar alguns sem noção.

À medida que enfrentamos as consequências devastadoras das enchentes no Rio Grande do Sul, é hora de nos unirmos contra uma epidemia que ameaça a coesão social e a segurança pública: a epidemia de desinformação. Somente juntos, com um compromisso renovado com a verdade, responsabilidade, determinação e solidariedade, nos ergueremos diante das adversidades, confiantes de que, juntos, podemos transformar desafios em oportunidades e construir um amanhã mais luminoso para todos.

Texto/Marco Correia

GOVERNO NÃO RECUSOU AJUDA DO URUGUAI: HELICÓPTERO DO PAÍS AJUDA NAS OPERAÇÕES DE RESGATE DO RS

O governo brasileiro não recusou a oferta de ajuda feita pelo Uruguai para as operações de socorro às vítimas das cheias no Rio Grande do Sul.

Um helicóptero emprestado pelo país vizinho e amigo está em operação no estado, aparelho de grande valia para o auxílio dos socorristas. O Brasil é grato ao Uruguai pelo pronto-auxílio.

São falsas, portanto, as notícias de que o Brasil teria desprezado ajuda do Uruguai ou qualquer outro país. Todas as ofertas de auxílio são bem-vindas, serão analisadas conforme a adequação às urgências e serão bem recebidas.

Juntamente com o helicóptero, o Uruguai também ofereceu um modelo específico de avião. Neste caso, a avaliação técnica foi a de que o aparelho, em razão de suas características, não seria adequado para o tipo de operação exigida e a infraestrutura aeroportuária disponível.

Considerando ainda que já há no Rio Grande do Sul avião em operação da frota brasileira com a mesma funcionalidade do ofertado, a conclusão foi a de que não havia necessidade desse tipo de aeronave.

Fonte/Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

PM É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR MENINA DE 12 ANOS DURANTE OPERAÇÃO

Um agente da Polícia Militar (PM) foi preso, na noite dessa segunda-feira (6/5), durante patrulhamento realizado no bairro Ferradura Mirim, em Bauru, no interior de São Paulo. Ele é suspeito por estupro de vulnerável contra uma menina de 12 anos no dia 28 de abril.

Segundo o boletim de ocorrência, policiais entraram na casa da vítima e disseram para a mãe dela que estariam atrás de meninos que fugiram durante uma ação da equipe pela região.Ao entrar na residência, em frente à menina, à mãe dela, dona da residência, e do marido da mulher, o suspeito teria perguntado: “Quer morrer todo mundo agora?”.O PM, então, teria separado a vítima dos adultos que estavam na casa e levado a menina para o quarto do casal, que foi revistado, enquanto a garota aguardava.

Após a abordagem policial, a mãe da jovem disse que a filha alegou que havia sangue e que passou a sentir fortes dores na região da pelve. A estudante passou por exame de corpo de delito. O juízo da 4ª Vara Criminal expediu mandato de prisão em regime fechado, cumprido na noite dessa segunda contra o suspeito pelo estupro. O PM preso foi escoltado até o presídio militar Romão Gomes, na zona norte da capital paulista.

Fonte/Bahia Notícias

ITAPETINGA: VEREADOR VALQUIRÃO PRESTIGIOU LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATURA DE EDUARDO HAGGE

No último domingo (05) o vereador Valquírio Lima (MDB) prestigiou o grande lançamento da pré-candidatura à prefeitura de Itapetinga, de Eduardo Hagge.

O evento aconteceu no Gabirabão eventos, e contou com a presença de filiados, amigos e simpatizantes. Uma multidão tomou cada canto do espaço para abraçar o Tiozão.  Valquirão chegou no espaço com sua caravana, ladeado por dezenas de apoiadores a sua pré-candidatura.

Com experiência de três mandatos no legislativo, Valquirão disse que o movimento de domingo é um momento importante, que mostra a força de um grupo [Gabiraba] que diz muito sobre o sentimento de um povo.  “Vamos trabalhar para continuar mantendo nossa cidade na rota do crescimento”, comentou.

Com muita receptividade do público e discursos de apoio a pré-candidatura do “Tiozão”, o evento foi prestigiado pelo dep. estadual, Pedro Tavares; ex-prefeito de Itororó; ex-vice prefeito de Itapetinga Alécio Chaves, ex-prefeito Michel, presidentes de partidos e o prefeito Rodrigo Hagge.

Por Wagner Ribeiro

 

 

EDITORIAL: O PERIGO DO NEGACIONISMO CLIMÁTICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS DEVASTADORA

Editorial: Por Marco Correia

Nos últimos anos, temos testemunhado uma preocupante tendência de negação da realidade climática por parte de certos setores da sociedade. O negacionismo climático, alimentado por interesses políticos e econômicos, coloca em risco não apenas o futuro do nosso planeta, mas também a vida e o bem-estar de milhões de pessoas.

As causas do negacionismo climático são complexas, mas muitas vezes estão enraizadas em interesses financeiros de indústrias poluentes que buscam perpetuar seus lucros às custas do meio ambiente e da saúde pública. A disseminação de desinformação e a manipulação de dados científicos são ferramentas comuns utilizadas por esses grupos para semear dúvidas sobre a realidade das mudanças climáticas. Leia mais…

[…]

PORTELA: UMA VOZ ATIVA E DETERMINADA NO LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE EDUARDO HAGGE

No evento de lançamento da pré-candidatura a prefeito de Itapetinga por Eduardo Hagge, realizado no espaço Gabirabão, uma presença se destacou entre a multidão: Portela, uma mulher de múltiplos talentos e causas.

Portela, além de ser uma respeitada jornalista e ativista cultural, é uma defensora incansável dos direitos das mulheres. Sua chegada ao Gabirabão foi marcada por um entusiasmo contagiante, acompanhada por sua militância e seguida pelo olhar atento de todos os presentes.

Sua presença não foi apenas simbólica; foi um lembrete poderoso do papel fundamental que as mulheres desempenham na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Como vice-presidenta do MDB local, Portela traz consigo não apenas experiência e liderança, mas também uma visão progressista e inclusiva para a política municipal.

Ao se juntar à multidão no Gabirabão, Portela reafirmou seu compromisso com a causa pública e sua determinação em contribuir para o progresso de Itapetinga. Sua voz, representando não apenas suas próprias convicções, mas também as aspirações de tantas outras mulheres, ecoou pelo espaço, inspirando todos os presentes.

O lançamento da pré-candidatura de Eduardo Hagge foi mais do que um evento político; foi uma celebração da diversidade e do engajamento cívico. E Portela, com sua presença marcante e vibrante, foi uma peça fundamental nesse momento histórico. Estamos ansiosos para ver como ela continuará a fazer a diferença em nossa comunidade.

ELEIÇÕES 2024: ‘VOU APOIAR QUEM ME APOIOU’; DISPARA JERÔNIMO SOBRE CAMPANHA DESTE ANO

A aposta do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), é bastante otimista para as eleições 2024. O chefe de Estado está confiante que os partidos de esquerda ganharão a maioria das prefeituras dos municípios baianos.

Em entrevista a imprensa baiana, Jerônimo assegurou que a prioridade do governo será com pré-candidatos da base aliada. “Tem gente que ta no partido de base e não me acompanhou, fez campanha contra à esse projeto. Eu tenho dito sempre que quem não me acompanhou naquele momento queria [espoliar] meu coro, queria ver a gente morto, queria o Lula não voltar e Jerônimo não continuar”, disse Rodrigues que ainda completou dizendo: “Nós temos partidos de base, eu respeitarei e aguardarei o movimento, todo mundo sabe, não tem esconderijo pra isso, eu não fico escondendo em cima de um muro dizendo que tanto faz, não é tanto faz.

Eu acompanhei aqueles que me acompanharam”, afirmou. Em Brumado, o pré-candidato a Prefeito, Guilherme Bonfim (PT), segue confiante no apoio de Jerônimo nos próximos dias. Em suas redes sociais, Guilherme afirmou que a Base do Partido dos Trabalhadores (PT) poderá vir à Brumado em um evento que definirá o apoio do chefe do Estado ao pleito municipal.

ITAPETINGA: LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE EDUARDO HAGGE LOTA ESPAÇO DO GABIRABÃO EVENTOS

SAURÊS E GABIRABAS MOVIMENTARAM O LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE EDUARDO HAGGE

 

 

Sucesso de público e muito entusiasmo, assim foi o grande ato de lançamento da pré-candidatura de Eduardo Hagge à prefeitura de Itapetinga.

O evento aconteceu no Gabirabão, uma antiga casa de shows, que leva o ‘agnome’ do seu pai, o ex-prefeito da cidade, Sr Michel Hagge, na manhã deste domingo (05/05). O local ficou pequeno por conta da presença de simpatizantes, políticos regionais, vereadores da base e da população.

Com muita receptividade do público e discursos de apoio a pré-candidatura do “Tiozão”, o evento foi prestigiado pelo dep. estadual, Pedro Tavares; ex-prefeito de Itororó, Dr. Adalto Almeida; ex-vice prefeito de Itapetinga Alécio Chaves, ex-prefeito Michel, presidentes de partidos e o prefeito Rodrigo Hagge. Mesmo debaixo de chuva forte, centenas de pessoas continuaram no espaço com muito entusiasmo e alegria.

Com o local totalmente lotado, o público ouviu das lideranças palavras de motivação. Nos discursos, destaque para as palavras do ex-vereador e ex-vice-prefeito o Sr Zildo Carvalho, que essa semana completou 97 anos de idade. Com mais de 60 anos de vida pública, seu Zildo disse que apoia Eduardo Hagge, porque ama Itapetinga. “Eu sou filho de Itapetinga, moro em Itapetinga, amo Itapetinga, e por isso estou com Eduardo.”, declarou.

O grande movimento deste domingo marcou a força que tem tomado a pré-candidatura de Eduardo Hagge (MDB).

“Quero agradecer a todos pela confiança e dizer que tenho certeza que vamos fazer muito mais por Itapetinga”, finalizou

Por Wagner Ribeiro

PARENTES PROCURAM NOTÍCIAS DE BAIANA QUE MORA EM CIDADE ATINGIDA POR CHUVAS NO RS

Familiares de uma baiana, natural de Castro Alves, no Recôncavo procuram informações sobre ela há três dias. Lívia Rebouças de Jesus mora em Santa Clara do Sul, interior gaúcho, há cerca de dez anos. O município está entre os mais atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Segundo o G1, uma irmã de Lívia, identificada como Mirla Rebouças, disse que acompanha os acontecimentos no Rio Grande do Sul, pela imprensa, já que não tem contato com a parente nos últimos dias. Lívia Rebouças mora com o marido, Jonas Vanderpool, e o filho do casal, Ibini Vanderpool.

O governo do Rio Grande do Sul já contabiliza 56 óbitos devido às chuvas. Outras 74 pessoas estão desaparecidas e 107 feridas.

Neste sábado, um casal de jovens, moradores de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RS) fez contato com familiares depois de cinco dias.