ITAPETINGA: HOJE É O ANIVERSÁRIO DO RADIALISTA AMARILDO SILVA

Essa é uma data especial para os familiares e amigos de Amarildo Silva, pois nesta quarta-feira (16), ele completa mais um ano de vida. Amarildo, mais conhecido por Bigodinho, é Radialista e já apresentou programas em várias emissoras da cidade.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir

Nesta data,  Amarildo recebe as felicitações da esposa Ione, filha Amanda e dos colegas Radialistas.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas, mesa e ar livre

Desejamos que este dia contenha toda alegria que você merece. Que não falte a paz, a saúde e o amor. Lute por tudo aquilo em que acredita e nunca desista de perseguir seus sonhos.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, planta e ar livre

Por Wagner Ribeiro

GLOBO RECONHECE QUE STF MUDARÁ DECISÃO SOBRE SEGUNDA INSTÂNCIA E LULA SERÁ SOLTO

Ministros ouvidos pelo jornal afirmam que a tendência é o plenário permitir que os condenados fiquem em liberdade por mais tempo, enquanto recorrem da sentença. 

Se isso acontecer, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será libertado.  De acordo com a avaliação do Globo, o mais provável é que o julgamento comece na quinta-feira e seja concluído na outra semana, dia 23, quarta-feira. 

Não está definido se a decisão será pelo início do cumprimento da pena a partir de confirmada a condenação pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), ou se os réus terão o direito de recorrer em liberdade até o STF analisar o último recurso da defesa. Nas duas possibilidades, Lula poderá ser libertado. Isso porque o STJ ainda não julgou o último recurso do ex-presidente contra a condenação no caso do tríplex, pelo qual foi preso em 2018.  

O ambiente no STF é favorável a fazer valer as garantias constitucionais e impor limites aos excessos cometidos por procuradores e juízes na Operação Lava Jato.   

Outro processo a ser julgado no STF, ainda em outubro, que atinge irregularidades cometidas pela Lava Jato, é a tese sobre a ordem de manifestações de réus delatores e delatados. O STF já decidiu que os delatados devem se defender por último. Este entendimento pode anular a condenação de Lula no processo sobre o sítio em Atibaia (SP).  

Também deve ocorrer em outubro o julgamento de um recurso da defesa de Lula na Segunda Turma que questiona a idoneidade do ex-juiz Sergio Moro. Há sinais de que a maioria desse colegiado concordaria com a defesa, o que levaria à anulação da condenação no processo do tríplex.

Fonte/247

AÇÃO DA PF NA CASA DO PRESIDENTE DO PSL DESMORALIZA DE VEZ SÉRGIO MORO

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, entrou na guerra intestina do PSL ao autorizar busca e apreensão na casa do deputado Luciano Bivar –presidente nacional da sigla e desafeto público de Jair Bolsonaro.

Bolsonaro quer controlar o partido e o fundo eleitoral de R$ 352 milhões, mas Bivar e congressistas resistem à ideia do clã presidencial comandar o PSL.

Pois bem, a pretexto de investigar Bivar sobre o uso de candidaturas laranjas pelo partido, na eleição de 2018, Moro assentiu a Polícia Federal na disputa política do PSL –a pedido dos Bolsonaro.

“É um absurdo completo. Esse inquérito está se arrastando há muito tempo, tudo foi esclarecido, não havia necessidade alguma dessa busca e apreensão. O delegado está fazendo uma pescaria para encontrar alguma coisa”, protestou o advogado de Luciano Bivar, Ademar Rigueira, em declaração ao portal G1.

A polícia política de Moro atende aos caprichos do presidente da República e, necessariamente, terá reflexos na Câmara e no Senado.

A busca e apreensão da manhã de hoje, autorizada pelo Ministro da Justiça, deverá antecipar a implosão do PSL no Congresso Nacional.

A Operação Guinhol, segundo a PF, seria um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Fonte/BE

LUTO: MORRE EM ITAPETINGA VILMAR OLIVEIRA SANTOS, CONHECIDO POR CAPU

Vilmar Oliveira Santos, conhecido por “Capu”, faleceu na tarde desta segunda-feira (14), em sua residência. Ele tinha 71 anos e já alguns dias vinha passando por graves problemas de saúde. 

Ele era morador do bairro Clodoaldo Costa, na rua Hélio Costa, onde seu corpo está sendo velado. Capu deixa esposa; filhos; netos; bisnetos e muitos amigos. Pescador, Capu por muitos anos vendeu peixe na Central de Abastecimento.

Fonte/Cidade Acontece

ITAPETINGA: INTERNADO NO HOSPITAL DE BASE DE CONQUISTA, JUAREZ PAIVA NECESSITA DE SANGUE COM URGÊNCIA

Nenhuma descrição de foto disponível.

Internado no Hospital de Base de Vitória da Conquista desde o mês passado, Juarez Freire Paiva, de 46 anos está necessitando mais uma vez urgentemente de doação de sangue.

De acordo familiares, ele já tomou algumas bolsas de sangue, e o estoque do hospital praticamente zerou. Doadores devem se dirigir ao Hemoba de Itapetinga, ao lado do hospital Cristo Redentor e informar ao órgão que a doação é para o paciente Juarez Freire. A tipagem do sangue é O POSITIVO (O+).

Por Wagner Ribeiro 

LAVA JATO ENTRA NA MIRA DO SUPREMO

O Supremo Tribunal Federal (STF) prepara uma série de julgamentos relacionados à Lava Jato com potencial para contrariar os interesses de procuradores e mudar o rumo de investigações em curso no País. Mais do que impor eventuais derrotas para a operação, trata-se de garantir “a vitória da Constituição”, na definição de um ministro da Corte.

Até novembro, o STF deve analisar o mérito de ações que discutem a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, um dos pilares da Lava Jato e defendida pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro. O plenário do tribunal também deverá firmar o entendimento sobre o compartilhamento de dados fiscais e bancários de órgãos como a Receita e o antigo Coaf sem autorização judicial, além de definir critérios sobre a anulação de condenações nos casos em que réus delatados não tiveram assegurado o direito de falar depois de réus delatores. Leia mais…

[…]

“UM SONHO REALIZADO DE ALGUÉM QUE DEDICOU A VIDA A CUIDAR DO PRÓXIMO” DIZ GOVERNADOR SOBRE CANONIZAÇÃO DE IRMÃ DULCE

O governador da Bahia, Rui Costa, acompanhou diretamente da Praça São Pedro, no Vaticano, a cerimônia em que Irmã Dulce foi reconhecida como santa pela igreja católica, neste domingo (13).

“É a celebração que realizou o sonho de milhares de baianos, nordestinos e brasileiros, com a canonização de Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres. Agora aguardamos a nossa missa, no próximo domingo, em Salvador. É um sonho realizado, o reconhecimento de alguém que dedicou a vida a cuidar do próximo”, afirmou Rui.

ITAPETINGA: RAIO-X DE ÚLTIMA GERAÇÃO É ENTREGUE NO HOSPITAL CRISTO REDENTOR, UMA CONQUISTA DO VEREADOR DIGA DIGA, ATRAVÉS DO MANDATO DO DEPUTADO ROSEMBERG PINTO

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Atendendo a solicitação do vereador Diga Diga, o líder do governo na Assembléia, deputado Rosemberg Pinto (PT), a secretária de Relações Institucionais do Estado da Bahia, a Itapetinguense Cibele Carvalho, e também com empenho do Dr. Silvio Macedo, conseguiram um equipamento de RAIO-X DIGITAL de última geração para o Hospital Cristo Redentor/FJS, que irá suprir a grande demanda desse serviço, e beneficiar a população de Itapetinga e região.

A cerimonia de entrega aconteceu nas dependências do HCR e contou as presenças de André Dantas, representando o deputado Rosemberg, Dr. Silvio Macedo, e da ex-presidente do PT local, Sibele Nery.

O aparelho é um dos mais avançados do mercado e está no valor de mais de meio milhão de reais. O ex-prefeito José Carlos Moura, que por motivos particulares não pode estar presente, ressaltou o empenho do deputado petista.

Por Wagner Ribeiro 

ITAPETINGA: SECRETÁRIO DANYLO PATÊS É EXONERADO; BLOG ‘FALA LIVRE’ JÁ HAVIA ANTECIPADO EM MATÉRIA NO MÊS PASSADO

Há pouco mais de um mês o Blog ‘FALA LIVRE’ recebeu a informação que movimentou o grupo político do prefeito Rodrigo Hagge (MDB). De acordo conversa que foi vazada nos corredores, a exoneração do secretário de saúde Danylo Patês já estaria na mesa do prefeito, porém com a divulgação da informação através do nosso blog, o prefeito recuou. Veja matéria abaixo publicada no dia 06/09/2019:

No final da manhã desta quinta-feira (05) surgiu uma informação que movimentou o grupo político do prefeito Rodrigo Hagge (MDB). De acordo conversa que foi vazada nos bastidores, a exoneração do secretário de saúde Danylo Patês estaria sendo cogitada pelo prefeito, e o anúncio seria feito logo após o retorno da sua viagem a Brasília.

Nesta quinta-feira (10) aconteceu o que já havíamos divulgado no mês passado, a exoneração do secretario Patês, responsável pela saúde do município. Segundo informações, a saída do secretario Danilo seria para tratamento de saúde.

A maneira que o prefeito usa para exonerar seus secretários é um tanto quanto peculiar e diferente, sempre utilizando a velha tática do afastamento por motivos tratamento de saúde . Todos se lembram que a ex-secretária Liergi Bonfim, foi afastada também pelo mesmo motivo. O prefeito vem sofrendo fortes golpes de desgaste e rejeição por parte da população, por isso neste momento ele tenta minimizar a situação fazendo essa substituição.

A imagem pode conter: texto

Em menos de 3 anos de gestão, esse é o terceiro secretário de saúde exonerado do governo RR. Para o lugar do secretário Danylo Patês, o prefeito nomeou o também Farmacêutico, Hugo Cunha Souza que era responsável pela Coordenação da Assistência Farmacêutica. A exoneração do secretário Danylo Patês e a nomeação do seu substituto estão publicadas no Diário Oficial do município desta quinta-feira.

Nenhuma descrição de foto disponível.

O novo secretário de saúde assume a pasta com a missão de tentar resolver alguns problemas crônicos, como: abastecer as farmácias do município,  realizar exames com demandas reprimidas, acabar com as longas filas do CDM e ainda o quesito que eu considero fundamental, não permitir que vereador frequente a Central de Marcação de chinelo, mochila nas costas e de bermuda para furar filas e beneficiar os seus. 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, planta e ar livre

No mais, desejar ao novo secretário, boa sorte e discernimento para realizar uma gestão humanizada e respeitosa com os usuários do SUS.

Por Wagner Ribeiro

BOLSONARO VAI SANCIONAR SALÁRIO MÍNIMO SEM AUMENTO REAL

Coração de pedra, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai sancionar o novo valor do salário mínimo de 2020 sem aumento real.

O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (9) o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que prevê o salário mínimo de R$ 1.040.

A pedido de Bolsonaro, os congressistas rejeitaram um destaque estabelecendo correção real do mínimo.

Pelo texto aprovado hoje, o salário mínimo de R$ 998 terá apenas a atualização inflacionária.

O reajuste de R$ 42 no salário mínimo, para a partir de 1º de janeiro de 2020, não dá nem para comprar um botijão de gás de 13 kg.

Além de arrebentar a política de valorização do salário mínimo, Bolsonaro ainda detém o título de “Presidente do Desemprego”.