EM CARTA AO STF, JUÍZES EUROPEUS DEFENDEM A ANULAÇÃO DOS PROCESSOS CONTRA LULA

Em carta aberta ao Supremo Tribunal Federal (STF), três ex-presidentes de cortes superiores europeias defendem anulação dos processos contra o ex-presidente Lula. A carta é assinado por Tomás Quadra-Salcedo, ex presidente do Conselho de Estado da Espanha de 1985 a 1991 e ex-ministro da Justiça do país, Franco Gallo, que presidiu a Corte Constitucional da Itália em 2013, e Giuseppe Tesauro, que comandou o mesmo tribunal superior em 2014.

No texto, os magistrados afirmam que as revelações do site The Intercept Brasil, feitas em parceria com outros veículos de imprensa, “reforçam a natureza política da acusação contra Lula”.

Eles afirmam ainda que “enquanto o ex-presidente Lula não tiver sua inocência e sua liberdade plena restabelecida, a justiça brasileira não recuperará credibilidade”.

Leia a íntegra da carta:

Aos colegas magistrados do Supremo Tribunal Federal

Como ex-presidentes de Cortes Superiores de Justiça, gostaríamos de chamar à reflexão os nossos colegas magistrados do Supremo Tribunal Federal e, mais amplamente, a opinião pública deste país para os vícios dos processos iniciados contra Lula.

Como já foi mencionado por muitos colegas, brasileiros e de outros países do mundo, as revelações do jornalista Glenn Greenwald e sua equipe do site de informações The Intercept, em parceria com os jornais Folha de S. Paulo e El País, a revista Veja e outras mídias, reforçaram a natureza política da acusação contra Lula. Elas também confirmaram aos olhos do mundo, como sempre foi afirmado por Lula e seus advogados, o caráter tendencioso do ex-juiz Moro e do ministério público, e, como resultado, a ausência de um julgamento justo e independente contra o ex-presidente.

Essas revelações confirmaram que a Operação Lava Jato, sob o pretexto de combater a corrupção, se transformou em um partido político, contribuindo para a destituição de Dilma Rousseff em 2016, bem como para a perseguição política contra ao ex-presidente Lula. Essa perseguição funcionou, pois permitiu a eleição de Jair Bolsonaro para a presidência da República.

ITAPETINGA: TRÊS ANOS DA GESTÃO RODRIGO HAGGE E TRÊS SECRETÁRIOS JÁ PASSARAM PELA SAÚDE E AS FILAS DO CDM AINDA PERMANECEM

  No começo da noite desta segunda-feira, as filas já estavam enormes

Através de uma leitora do Blog ‘Fala Livre’, a nossa reportagem recebeu a informação que as filas do CDM começaram a se formar ainda no final da tarde desta segunda-feira (21). Até parece matéria repetida’, mas não é, o que se repete nessa administração, é a falta de comprometimento para acabar com fila da morte”.

A imagem pode conter: texto

Se o prefeito Rodrigo Hagge quisesse acabar com essas filas, certamente já teria.  Só bastava uma ‘CANETADA’, assinando e sancionando o projeto do vereador Diga Diga, que consiste em qualquer cidadão marcar seus exames via internet, no conforto de casa, mas o prefeito preferiu VETAR.

Chegando ao final do terceiro ano de mandato, a gestão RR já trocou de secretário 3 vezes e o problema continua maltratando a população. O que será que está faltando: competência? boa vontade? compromisso ou sensibilidade ao próximo?

O mais impressionante de tudo isso, é saber que a maioria das pessoas que passam a noite no relento, sem banheiro e sem nenhuma estrutura, são idosos de 60, 70 e até 80 anos. É lamentável que o Estatuto do Idoso não está sendo levado em consideração.

Certamente a população também se lembra da promessa do vereador Tarugão, que acabaria com as filas do CDM. “E eu garanto aqui, nós iremos acabar com as filas do CDM ainda este mês”, disse Tarugão. Essa promessa foi no início do ano, mais precisamente em abril, ou seja, mais de seis meses já se passaram. Pelo visto, é mais uma promessa falsa.

Por Wagner Ribeiro

ITORORÓ: RADIALISTA RUBINHO CORDEIRO VISITA FEIRA DO LOTEAMENTO

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, riscas, criança e ar livre

No último domingo (20), o radialista Rubinho Cordeiro visitou a feira do loteamento e foi bem recebido pelos feirantes e moradores do local.

Durante a visita, o Radialista conversou com os moradores sobre a realidade vivida por cada um e os problemas enfrentados na região.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e ar livre

Rubinho Cordeiro, trabalha para ser o nome das oposições em Itororó. “Estamos visitando o maior Bairro de Itororó. Todos os prefeitos trabalharam aqui… mais é preciso fazer muito mais por esse Bairro, é preciso pensar uma nova maneira de trabalhar por uma Itororó melhor,”disse Cordeiro.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e ar livre

Fonte/Ascom

ITAPETINGA: “AMBULANTE PERSEGUIDO PELA PREFEITURA MERECE ESTÁTUA NA ALAMEDA, SÍMBOLO DA SUA RESISTÊNCIA”, DIZ EX-VEREADOR GILSON DE JESUS

A Prefeitura de Itapetinga tenta a todo custo retirar os abulantes das ruas da cidade, mas as ações de fiscalização são seletivas e de perseguição as pessoas que mais precisam. Diversos são os atos de perseguição a quem tem no comércio ambulante sua única fonte de renda.

São vários relatos da população que presenciam as ações da GM apreendendo mercadorias e os carrinhos dos trabalhadores. “Eu presenciei um guarda tentando tomar uma caixinha de morangos do vendedor, achei um absurdo, pois aquele cidadão não estava prejudicando ninguém, apenas tentando ganhar seu pão. Uma clara demonstração de que a Prefeitura persegue esses trabalhadores”, disse um transeunte.

Nesta perseguição desumana, praticamente o prefeito tira dos vendedores sua forma de subsistência, já que nesta gestão não foi criado um ponto de emprego. Um dos ambulantes mais perseguidos, João do Milho, já teve 3 carrinhos apreendidos pelos guardas. Inclusive em uma postagem no grupo de Whatsapp, o ex-vereador e Presidente do PC do B, Gilson de Jesus disse que o vendedor merece uma estátua na Alameda, símbolo da sua resistência.

A postura da prefeitura em perseguir os trabalhadores tem causado indignação aos Itapetinguenses. O ambulante João de Deus, vendia seu milho próximo a alameda, depois passou a comercializar verduras, foi perseguido e teve seu carrinho apreendido várias vezes, agora vive de vender caixinhas de morango pela ruas, mesmo assim continua sendo perseguido pelo prefeito. Veja essa imagem!

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e ar livre

O olhar apreensivo e talvez preocupado de João, revela A VIDA DE UM TRABALHADOR VIVENDO COMO SE ESTIVESSE VENDENDO ALGO ILÍCITO.  

Por Wagner Ribeiro

ELEIÇÃO: ÉDEM VALADARES E ELEM COUTINHO DISPUTAM A PRESIDÊNCIA DO PT ESTADUAL

O 7º Congresso Estadual do PT representa a etapa de discussões do partido onde se debatem e aprovam teses de cunho político e administrativo que servem de contribuições aos conteúdos dos governos petistas.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, multidão

Nesta etapa os 400 delegados e delegadas eleitos em todas as regiões do Estado, elegem o Presidente Estadual da Sigla. Dois nomes disputam o comando do PT Baiano: Édem Valadares e Elem Coutinho.

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo André Lula da Silva, pessoas a sorrir

Representando o Médio Sudoeste está presente no Congresso o Presidente eleito do PT de Itapetinga André Dantas. O Governador Rui Costa, o Senador Jaques Wagner o Deputado Rosenberg Pinto e as bancadas estadual e federal , além de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças do partido marcam presença neste evento, o qual começou ontem e está previsto para encerrar na tarde deste domingo (20). O evento acontece na na Faculdade Federal de Arquitetura de Salvador, UFBA.

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo André Lula da Silva, pessoas a sorrir, pessoas em pé

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas sentadas

Fonte/André Dantas (assessoria)

TJ-BAHIA DERRUBA LIMINAR E RESTABELECE UMA ÚNICA INSPEÇÃO VEICULAR POR ANO NA BAHIA

TJ-BA derruba liminar e restabelece uma única inspeção veicular por ano na Bahia

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Gesivaldo Britto, cassou a liminar que obrigava o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a realizar duas inspeções veiculares por ano. Com esta decisão, a inspeção veicular será realizada apenas uma vez. O pedido de suspensão foi feito pela Procuradoria do Detran-BA contra a ação movida pela Associação dos Organismos de Inspeção na Bahia (ABO). A realização de duas inspeções ao ano estava garantida na liminar do juízo da 8º Vara da Fazenda Pública de Salvador, a pedido da ABO. Leia mais…

[…]

SÁBADO SERÁ O DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Neste sábado (19), será realizado em todo o país o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. 
Postos de saúde estarão abertos para receber os interessados em se proteger contra o sarampo ou que não tenham tomado todas as doses. O “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais.
Fonte/MS

BOLSONARO ARTICULA COLOCAR EDUARDO NA LIDERANÇA DO PSL NA CÂMARA

Bolsonaro - Eduardo

Uma articulação entre os deputados ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) no PSL tenta colocar o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), como líder da legenda na Câmara dos Deputados, segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. O próprio Bolsonaro está envolvido diretamente na operação, um novo capítulo na guerra interna do partido.

De acordo com a coluna, os deputados estão colhendo assinaturas para que Eduardo assuma o posto, atualmente ocupado por Delegado Waldir (PSL-GO), que teria que ser derrubado. Ele lideraria os deputados federais do PSL até dezembro, quando então, se aprovado para o cargo de embaixador em Washington, se mudaria para os Estados Unidos.

Ainda conforme a publicação, dois parlamentares que estão insatisfeitos com a movimentação disseram à coluna que um dos deputados que esteve com Bolsonaro chegou a gravar o presidente.

Na suposta conversa gravada, ouvida por oito deputados, ele teria pedido a um parlamentar para assinar a lista com o argumento de que o líder define mais de cem cargos e influencia na distribuição de recursos do fundo partidário.

Faltariam algumas assinaturas para Waldir ser destituído. A abordagem feita por Bolsonaro está sendo encarada como uma ameaça, conforme a colunista.

Fonte/BE

SSP INVESTIGA ‘VERACIDADE’ DE ATENTADO CONTRA DEPUTADO E POLICIAIS EM SALVADOR

Fotos e vídeos nas redes sociais relatando um atentado ao deputado estadual Soldado Prisco, que faz parte da Aspra, e outros dois policiais tomaram conta das redes sociais desde a noita desta terça-feira (15). Após a repercussão do caso, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que está investigando a veracidade do caso.

“A Secretaria da Segurança Pública investiga a veracidade da ocorrência que aconteceu, na madrugada desta quarta-feira (16), envolvendo um veículo e integrantes da Aspra. O veículo passa por perícia e as pessoas presentes no caso serão ouvidas”, diz a nota divulgada pelo órgão, na manhã desta quarta.

Prisco estaria com outros policiais quando o carro foi alvejado, no bairro de Nazaré, no centro da cidade.Nas imagens que circulam, é possível ver um carro com várias marcas de tiros. Em outro vídeo, Prisco aparece chorando. Ao CORREIO, a assessoria da Aspra informou que ninguém foi atingido pelos disparos. O deputado está internado no Hospital Santa Izabel e os policiais que estavam com ele foram levados ao Hospital da Bahia.  A assessoria do Hospital da Bahia informou que os policiais foram atendidos, passam bem e já tiveram alta. 

As sedes da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares e seus Familiares (Aspra), que ficam na capital e no interior do estado, foram interditadas na manhã desta quarta. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a interdição é fruto de uma decisão judicial. A associação lidera o movimento de policiais que decretaram greve no último dia 8.

A operação de hoje pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), com apoio da SSP. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão. Além da interdição e da busca e apreensão de documentos, computadores e dinheiro, também foi determinado o bloqueio das contas da entidade. Vinte promotores de Justiça participam da ação.

Segundo informações da SSP, 14 policiais que estavam na sede da Aspra foram conduzidos para a Corregedoria, onde vão prestar esclarecimentos. Na sede da associação, foram apreendidas armas, munições, R$ 5 mil em espécie e munições dentro de um Corolla. As armas vão ser analisadas e, não havendo irregularidade, serão liberadas.

Ainda de acordo com a SSP, a decisão da Justiça atende a pedido formulado pelo MP, que sustentou que “a entidade tem realizado assembleias incitando movimento paredista da classe dos policiais, afrontando o artigo 142 da Constituição Federal, e causando grave risco à segurança pública e à coletividade”. 

A operação acontece em Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. 

Fonte/CB