ABSURDO: SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAPETINGA DESOBEDECE O PRÓPRIO DECRETO DO GESTOR E MANTÉM POSTOS DE SAÚDE FECHADOS POR DOIS DIAS

A prefeitura de Itapetinga, Sudoeste da Bahia, conseguiu realizar um fato inédito e totalmente descabido quando emitiu o decreto municipal, datado de 11/06/20. O decreto tinha como finalidade suspender as atividades comerciais da tarde do dia 13 ao dia 16 de junho.

Porém, apenas os estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, como farmácias, serviços de saúde, postos de combustível e lojas de gêneros alimentícios poderiam manter o atendimento ao público. Só quê, para quem procurou atendimento nos postos de saúde nesta segunda (15) e terça-feira (16) deu com a “cara na porta”. Veja o decreto:

 

“Eu fui no PSF do bairro primavera e não encontrei atendimento, estava tudo fechado. Pra mim, posto de saúde é serviço essencial, por isso fui procurar atendimento”, disse a moradora.

Em um áudio que circula nos grupos de whatsapp, um senhor lamenta a falta de atendimento. “Hoje eu peguei meu neto, coloquei no carro e levei no posto Arnaldo Teixeira, que fica no Residencial 12 de Dezembro, cheguei lá tudo fechado, não tinha ninguém, somente o vigia, que não soube orientar nada “ciotado,” não tá na alçada dele, voltei, passei na Secretaria de Saúde, a mesma coisa, você não encontra ninguém”, relatou o cidadão que levou seu neto para a uma unidade de saúde para fazer um teste do coronavírus.

“Eu fui hoje no PSF Orfísia Andrade, no São Francisco, para medir minha temperatura, e o local estava fechado”, destacou outro cidadão morador do Ponto Certo.

Lembrando que no decreto municipal apenas os estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, como farmácias, serviços de saúde, postos de combustível e lojas de gêneros alimentícios poderiam manter o atendimento ao público.

Se o serviço de saúde é essencial, a pergunta é: porque os PSFs ficaram fechados nesta segunda e terça-feira? Tudo indica que a própria prefeitura DESOBEDECEU o decreto do GESTOR MUNICIPAL. Se a prefeitura desobedece o próprio decreto, o que será do nosso povo!

Por Wagner Ribeiro

3 thoughts on “ABSURDO: SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAPETINGA DESOBEDECE O PRÓPRIO DECRETO DO GESTOR E MANTÉM POSTOS DE SAÚDE FECHADOS POR DOIS DIAS”

  1. Essa cidade virou uma piada! A administração, não dar a menor satisfação a comunidade. Eu quero que o prefeito mostre os lotes de terras que foram feito as permutas com o Sr. Marcos Brasil, porque onde ele vem loteando e construindo ( Marcos), só lugares privilegiados, locais que deveriam construir praças para que as crianças dos bairros tenham áreas de lazer. Tem local que tem construção com um poster de distribuição de energia dentro da área construída nas proximidades da escola adventista do Quintas do Morumbi. Itapetinga virou casa de Joana… Lamentável!!!

  2. Deve ter cidade sido porque trabalharam no domingo, nos testes rápidos .Provável que as pessoas que trabalhou no domingo seja dos postos de saúde, e provável que esteja em observação uma vez que estão direto na linha de frente da covid. Ao meu ver estão faltando funcionários da área de saúde, se antes da pandemia estava faltando imagine agora com esse vírus , toda a vez que o profissional fazer o trabalho direto do combate ao covid, logo depois precisa afastar do serviço para ficar em observação ao menos por sete dias, fora que funcionários que tem idade e comorbidade precisa afastar desse serviço de ficar na linha de frente do covid 19.

  3. A população não pode, não deve de maneira nenhuma, desobedecer o decreto, as normas recomendadas, pelo o seu próprio bem e de todos, use máscara corretamente e não no queixo e nem na testa ou na cabeça, passe álcool em gel ou álcool 70 nas mãos, não saía de casa principalmente para lugares com aglomeração, não faça festa confraternização em suas casas convidando pessoas, lave as mãos corretamente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.