ITAPETINGA: PREFEITURA FAZ TESTE EM MORADORES DO LAR LAURA CARVALHO, 31 IDOSOS TESTAM POSITIVOS PARA COVID-19

Câmara de Armamar encerra sede e outros serviços | Notícias de Viseu

Nesta quinta-feira, 25, a prefeitura de Itapetinga realizou testes rápidos nos moradores e funcionários do Lar Laura Carvalho. 32 dos 80 testados tiveram resultado positivo para Covid-19 (31 idosos e 1 funcionário).

Por isso, a partir desta sexta, a prefeitura recomendou a suspensão das visitas e orientou sobre medidas de segurança para os funcionários do abrigo. Os casos positivos deverão ficar em uma ala isolada de onde não poderão sair. As atividades devem ser realizadas em área específica, afastada dos demais moradores até serem considerados curados.

A prefeitura disponibilizará, ainda, EPIs para os cuidadores e passou orientações sobre a utilização dos equipamentos.

A Vigilância Epidemiológica manterá os pacientes do Lar Laura Carvalho em monitoramento. Os pacientes encontram-se, em sua maioria, assintomáticos ou com sintomas leves.

Ascon/prefeitura

FALTA ESTRATÉGIA: SEM NOVAS MEDIDAS DE COMBATE AO COVID-19, SOBE PARA 174 O NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS EM ITAPETINGA

Itapetinga, no interior do estado, diagnosticou mais 39 casos da doença somente nesta quinta-feira (25) e agora os casos confirmados sobe para 174. De acordo com o boletim divulgado, 277 são monitorados, 41 suspeitos, ativos 129 e 7 óbitos.

Há ainda vários casos de pessoas sintomáticas que precisam de testagem rápida, situação que pode elevar ainda mais os números que já assustam  a população.  Vale lembrar que diante de todos esses números, o município continua com Hospital de Campanha sem funcionar.

Com o alto número de casos confirmados no município, o senhor prefeito Rodrigo Hagge e o secretário de saúde Hugo Cunha, ainda não tiveram a delicadeza de emitir uma nota pública. 

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: MEIAS VERDADES E MEIAS MENTIRAS; COM TANTOS CASOS INTERMEDIÁRIOS DO CORONAVÍRUS, PREFEITO DISSE QUE HOSPITAL DE CAMPANHA ESTAVA À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO PARA CASOS DA COVID-19, MAS UNIDADE AINDA SE ENCONTRA FECHADA

É contraditória a declaração feita pelo prefeito Rodrigo Hagge (MDB) a rádio Brasil FM de Vitória da Conquista, sobre o funcionamento do Hospital de Campanha no município de Itapetinga..  

“Equipando toda uma unidade básica de saúde, FOI RECENTEMENTE INAUGURADA por nossa administraçãoFazendo toda rede embutida de oxigênio, de vácuo, de ar comprimido, mobiliário novo, respiradores e estamos aí com 22 leitos à disposição da população de Itapetinga para casos leves e intermediários de Coronavírus,” disse o prefeito.

A nossa reportagem esteve na manhã desta quinta-feira (25)  a convite do vereador Romildo Teixeira (PDT) que também é Presidente da Comissão de Saúde Câmara, e constatou que o local está fechado, e de acordo informação, nunca entrou um paciente no local, mesmo com tantos casos ‘leves e intermediário’ de Covid-19 no município. Apenas um segurança estava presente na área interna da unidade.

Ao indagar o segurança se existia a presença de médicos, enfermeiras e técnicos no local, o mesmo disse que NÃO. A reportagem também não visualizou no local a ambulância que foi adquirida pela prefeitura no valor de R$ 80 mil reais para transportar pacientes para o hospital.

Na porta do Hospital de Campanha que estava FECHADO, o blog Fala Livre registrou em vídeo a indignação do vereador Romildo e os questionamentos do Radialista Fred Reis. Acompanhe o vídeo:

De acordo o vereador Romildo Teixeira, essa é a terceira vez que ele comparece no local, e não encontra o equipamento que custou caro ao bolso do contribuinte aberta.

Lembrando que os casos confirmados da covid-19 pipocam na cidade, e o município já registra 174 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Se o Hospital de Campanha é só pra atender casos leves e intermediários, como disse o prefeito, porque à população continua sendo levada para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o HCR/FJS? 

Por Wagner Ribeiro

TRAGÉDIA: GÊMEAS DE 26 DIAS MORREM APÓS ATAQUE DE CACHORRO NA CIDADE DE PIRIPÁ, CENTRO SUL DA BAHIA

Uma tragédia foi registrada em Piripá, nesta terça-feira (23).

O cachorro da família invadiu a casa, atacou e matou duas gêmeas recém-nascidas, a informação foi confirmada no Blog do Sena pelo prefeito da cidade.

Ao ouvir o barulho, a mãe correu para socorrer as bebês. Uma já estava morta e a outra foi socorrida para o Hospital Municipal, morrendo na sequência. Anne e Analú, que tinham 26 dias de nascidas chegaram ser socorridas por uma amiga da família que é técnica em enfermagem e prestou os primeiros socorros. Todos os procedimentos médicos possíveis foram realizados, mas infelizmente elas não resistiram.

A mãe ficou em estado de choque.

ITAPETINGA: CASOS CONFIRMADOS CHEGAM A 132; PREFEITO E SECRETÁRIO AINDA NÃO EXPLICARAM O RÁPIDO CRESCIMENTO DA COVID-19 EM TÃO POUCO TEMPO

SURTO: É Caracterizado pelo rápido alastramento de uma doença contagiosa em uma região. É justamente a situação atual do município Itapetinga, onde os números de pessoas confirmadas para Covid-19 vêm aumentando todos os dias.

Essa rápida expansão em pouco tempo, acontece por falta de medidas eficazes e planejamento nas ações de combate ao vírus. Com isso, as medidas flexibilizadas passam uma falsa sensação de normalidade.

De acordo o boletim divulgado nesta terça-feira (23), Itapetinga já tem 132 casos confirmados da covid-19, monitorados são 277,  90 casos ativos e 7 óbitos.

Com o aumento diário da doença, o gabinete de crises terá que tomar medidas mais enérgicas como: aumentar o números de profissionais da Vigilância Epidemiológica, para fazer um atendimento mais rápido ao cidadão que esteja com os sintomas, campanhas educativas em massa, tanto em plataformas digitais, como em carros de som e emissoras de rádios, ou até mesmo toque de recolher por um determinado período. 

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: COM POUCAS MEDIDAS DE COMBATE AO COVID-19, RITMO DO CRESCIMENTO DO VÍRUS NÃO ALTERA; AGORA SÃO 126 CASOS CONFIRMADOS DO NOVO CORONAVÍRUS

O número de pacientes infectados pelo novo coronavírus (covid-19) subiu de 113 para 126, entre ontem e hoje, informou o novo boletim epidemiológico desta segunda-feira (22). Foram 13 novos casos em menos de 24 horas.

Até agora o município de Itapetinga tem 32 pessoas recuperadas, 87 casos ativos, 7 óbitos e o número de pacientes monitorados subiu para 284.

Na cidade de Itapetinga, os casos confirmados só aumentam, e na mesma proporção a preocupação de quem tem alguma comorbidades, pois as ações de combate ao vírus se mantem muito abaixo do esperado para uma cidade que recebeu vários recursos do governo.

Depois que Itapetinga começou registrar todos os dias casos confirmados da Covide-19, o secretário de saúde Hugo Cunha, não quis mais saber de coletivas, muito menos aparições relâmpagos do prefeito. 

Por Wagner Ribeiro 

COM MAIS CINCO CASOS REGISTRADOS NESTE SÁBADO, ITAPETINGA CHEGA A 111 PESSOAS CONFIRMADAS PELA COVID-19; GESTORES SE CALAM

Mais cinco casos de Covid-19 foram confirmados em Itapetinga, segundo o boletim da Prefeitura, divulgado neste sábado (20). Agora, a cidade já soma 111 casos confirmados da doença no total. O boletim também contou com algumas alterações e mais detalhes, em relação aos informes anteriores.

Os casos monitorados subiram para 228 e os ativos saíram de 67 para 72. A população acompanha preocupada o aumento dos números que crescem  todos os dias no município.

Em menos de um mês a cidade saiu da situação de REFERÊNCIA, amplamente divulgado pelo prefeito, quando o município tinha 2 óbitos e 10 casos confirmados, para um surto local.

Vale lembrar que a equipe de Vigilância Epidemiológica não está conseguindo visitar e acompanhar uma grande quantidade de pessoas que estão com sintomas em casa esperando atendimento.

Com o aumento desenfreado dos números da Covide-19, a população já sentiu que a situação está descontrolada. Por isso é fundamental:

*Lavar sempre as mão com água e sabão e usar o álcool gel

*Evitar locais de grande aglomeração

*Manter o distanciamento, no mínimo de 1/5 (um metro e meio)

*Evite apertos de mãos e cumprimentos no rosto.

*Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

*Usar constantemente a máscara 

Por Wagner Ribeiro

COM MAIS CINCO CASOS REGISTRADOS NESTE SÁBADO, ITAPETINGA CHEGA A 111 PESSOAS CONFIRMADAS PELA COVID-19; E OS GESTORES SE CALAM

Mais cinco casos de Covid-19 foram confirmados em Itapetinga, segundo o boletim da Prefeitura, divulgado neste sábado (20). Agora, a cidade já soma 111 casos confirmados da doença no total. O boletim também contou com algumas alterações e mais detalhes, em relação aos informes anteriores.

Os casos monitorados subiram para 228 e os ativos saíram de 67 para 72. A população acompanha preocupada o aumento dos números que crescem  todos os dias no município.

Em menos de um mês a cidade saiu da situação de REFERÊNCIA, amplamente divulgado pelo prefeito, quando o município tinha 2 óbitos e 10 casos confirmados, para um surto local.

Vale lembrar que a equipe de Vigilância Epidemiológica não está conseguindo visitar e acompanhar uma grande quantidade de pessoas que estão com sintomas em casa esperando atendimento.

Com o aumento desenfreado dos números da Covide-19, a população já sentiu que a situação está descontrolada. Por isso é fundamental:

*Lavar sempre as mão com água e sabão e usar o álcool gel

*Evitar locais de grande aglomeração

*Manter o distanciamento, no mínimo de 1/5 (um metro e meio)

*Evite apertos de mãos e cumprimentos no rosto.

*Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

*Usar constantemente a máscara 

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: EM VÍDEO VEREADOR ROMILDO TEIXEIRA DENUNCIA QUE HOSPITAL DE CAMPANHA PERMANECE FECHADO

Em Itapetinga os números do novo Coronavírus chegaram a 100 casos confirmados, saltando de 31 para 100 em dez dias. No dia 08 de junho, a cidade registrou 31 pessoas com a doença, e de lá até agora (quinta-feira 18), os casos confirmados pularam para 100, ou seja, em apenas dez dias, um acréscimo de 69 pessoas positivadas.

Mesmo com tantos casos aparecendo todos os dias, as ações do governo continuam desanimadoras e a abaixo do que preconiza as autoridades de saúde. O que está faltando de fato é planejamento, visto que os recursos de combate a covid-19 chegaram e estão a disposição do prefeito.

Uma das ações de combate e tratamento da doença é o hospital de campanha, que ainda está fechado, e os pacientes continuam sendo transferidos para cidade de Vitória da Conquista.

No início deste mês, o prefeito Rodrigo Hagge concedeu uma entrevista a rádio Brasil FM de Vitória da Conquista, e disse o seguinte: “…fazendo toda rede embutida de oxigênio, de vácuo, de ar comprimido, mobiliário novo, respiradores e estamos aí com 22 leitos à disposição da população de Itapetinga para casos leves e intermediários de Coronavírus.”

O vereador e Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Romildo Teixeira, esteve nesta sexta-feira (19), no Hospital de Campanha para saber se a unidade estava pronta para atendimento. Acompanhe no vídeo, o que diz o vereador Teixeira:   

Por Wagner Ribeiro

ALERTA: ITAPETINGA REGISTRA A MARCA DE 100 CASOS CONFIRMADOS DA COVID-19

Também subiu para 220 o número de pessoas monitoradas, 13 suspeitos, 327 descartados, 32 recuperados e 7 óbitos.

Nesta quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde apresentou os números do novo boletim epidemiológico da pandemia do Coronavírus em Itapetinga, interior do estado.

Com a contaminação comunitária, e o possível aparecimento de mais casos registrados no Drive Thru, a curva ascendente de pessoas confirmadas pela Covid-19, só vem aumentando a cada dia.

Com os resultados de hoje, Itapetinga chega à marca de 100 casos confirmados da Covid-19. Somente nesta quinta-feira, foram registrados mais oitos casos confirmados.

Por Wagner Ribeiro