ITAPETINGA: HOSPITAL CRISTO REDENTOR, MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA

50 Anos do Hospital Cristo Redentor, meio século de História.

No final da década de 60, após Itapetinga sair da sua primeira Crise Econômica da Pecuária de Corte, e sob interferência do governo Federal, cria-se a Região Agropastoril do Médio Rio Pardo, implantando se a Pecuária Mista.

 

Aqui Também instalou-se a Fábrica de Leite Glória do Nordeste/SA e o Banco do Nordeste.
Neste cenário econômico em 1970, um médico chamado Aguinaldo Aguiar, com grande visão social e de Saúde Pública, preocupado com a situação de gestantes de Alto Risco que não tinham assistência do Funrural e INAMPS e que eram transferidas para as Santas Casas de Itambé e Conquista, cria com Terreno doado pelo saudoso José Vaz Espinheira, a Pedra Fundamental, da atual Santa Casa de Misericórdia de Itapetinga.

Com o passar do tempo e a criação do Sistema Único de Saúde e seus fatores desafiadores como: Falta de reajuste na Tabela de Procedimentos, Diminuição do Número de AIH’S (Autorização de Internamento Hospitalar), Municipalização da Saúde; as Santas Casas iniciam um processo de declínio econômico e sucateamento de suas estruturas.

No ano de 2013, sob intermédio de Leonardo Matos, o Saudoso Arnaldo Teixeira e a intenção do Deputado Federal Antônio Brito em manter o Cristo Redentor funcionando, o Hospital Filantrópico passa a ser administrado pela Fundação José Silveira.

Perde-se então seu título de Filantropia, mantendo se apenas o nome fantasia de Hospital Cristo Redentor.

Dr.Marcelo Gomes
Médico Urologista

CORONAVÍRUS: 3 ÓBITOS FORAM CONFIRMADOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (06) ELEVANDO PARA 15 O NÚMERO DE PESSOAS MORTAS PELA COVID-19; A SECRETARIA DE SAÚDE REGISTROU AINDA UM AUMENTO DOS CASOS CONFIRMADOS, AGORA SÃO 460

A Secretaria Municipal da Saúde de Itapetinga, Sudoeste da Bahia recebeu nesta segunda-feira (06) a confirmação de mais 3 óbitos em decorrência do coronavírus na cidade, entre eles, duas mulheres e um homem.  

De acordo o boletim epidemiológico divulgado hoje, duas mulheres de 72 e 52 anos apresentaram sintomas como febre, dor de garganta, coriza e, ambas, tinham dificuldade respiratória. Uma deu entrada na UPA, no dia 02, com diabetes e doença cardíaca crônica e faleceu no mesmo dia. A outra paciente foi para o Hospital Cristo Redentor no dia 30 e também faleceu no dia da internação.

Além das duas pacientes, um homem de 94 anos, com doença de base respiratória crônica, foi internado no dia 1º no HCR e veio a óbito no dia 02. Com essas três vítimas, o número de mortes pela covid-19 sobe para 15.

O número de caso novos de Covid-19 voltou a disparar nas últimas 24 horas. De ontem pra hoje, foram 22 novos casos, fazendo o número sair de 438 para 460.

Por Wagner Ribeiro/Inf.Ascom

OS NÚMEROS DO CORONAVÍRUS CONTINUAM SUBINDO EM ITAPETINGA; AGORA SÃO 438 CASOS CONFIRMADOS E NESTE DOMINGO MAIS UMA MORTE FOI CONFIRMADA PELA SECRETARIA DE SAÚDE

Há quase dois meses, todos os dias o município de Itapetinga vem registrando casos confirmados da Covid-19. Itapetinga continua sendo a cidade do médio Território Sudoeste com maior contágio. Já são 438 pessoas contaminadas pelo vírus. Com os números atualizado deste domingo ( 05), a Secretaria de Saúde confirmou mais um óbito no município. 

Um senhor de 77 anos deu entrada na Upa no dia 26, com Glasgow 3 (uma escala usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais em um paciente. O índice é baseado em uma escala de pontos que vai de 3 a 15 e avalia a abertura ocular, a resposta motora e a verbal).

No dia 27 ele foi encaminhado para a unidade de retaguarda onde os médicos buscaram estabiliza-lo. No entanto, no dia 01 ele veio a óbito. A equipe da vigilância havia colhido material e, no domingo, a secretaria de saúde recebeu o resultado positivo para covid.

Nesta semana, duas itapetinguenses tiveram alta da UTI em Vitória da Conquista e passam, em meio a tanta tensão e tristeza, mensagens de esperança e fé de que juntos venceremos esse difícil momento. O município agora tem 12 óbitos, 332 casos ativos, 512 monitorados e 94 casos recuperados.

Por Wagner Ribeiro/informação Ascom

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONFIRMA MAIS 20 NOVOS CASOS DA COVID-19, ITAPETINGA TEM AGORA 404 CASOS CONFIRMADOS

Os Casos confirmados continuam em curva ascendente no município de Itapetinga, interior do estado. Somente nesta terça-feira foram notificados pela secretaria de saúde 20 novos casos do novo coronavírus.

No boletim atualizado, Itapetinga tem agora 404 casos confirmados da covid-19.  64 recuperados, descartados 636 em monitoramento 413, 37 suspeitos e 11 óbitos.

Na manhã desta quarta-feira (01) um idoso que estava internado no hospital de campanha pode ter falecido por complicações em seu quadro de saúde causado pelo vírus.
O idoso que era morador do Lar Laura Carvalho, passou pelo teste rápido, que deu negativo.
A equipe de Vigilância Epidemiológica fez a coleta do material biológico do paciente e enviou para o laboratório Central (Lacen), para realizar o exame padrão. 
Por  Wagner Ribeiro

PREFEITURA DE ITAPETINGA EDITA NOVO DECRETO DETERMINANDO TOQUE DE RECOLHER DAS 19H ÀS 05H; O COMÉRCIO TAMBÉM PASSARÁ POR MUDANÇA NO HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO, DAS 08H ÀS 14H,

São Nicolau: Novo Decreto Municipal contra o Covid-19 determina ...

Nesta terça-feira (30) O prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), publicou na página oficial da prefeitura o novo decreto com medidas mais rígidas a serem cumpridas pela população.

Entre elas, o toque de recolher entre 19:00h e 5h no município, como forma de conter a disseminação da Covid-19. A decisão está relacionada à velocidade com que as pessoas estão sendo contaminadas na cidade.

A medida passará a valer a partir desta quinta-feira (2). Esse já é o décimo segundo decreto emitido pelo prefeito municipal.

Veja o decreto na íntegra.

Toque de recolher

A partir do dia 02 de julho, Itapetinga viverá toque de recolher das 19h às 05h. Ninguém deve sair a não ser em caso de emergência ou nos casos listados para trabalho.

Horário diferenciado

O comércio deverá funcionar em horário reduzido das 08h às 14h. Apenas serviços essenciais como supermercados e farmácias poderão funcionar até às 16h. As feiras livres funcionarão até às 12h. Pensando nos benefícios proporcionados pela atividade física, as academias poderão funcionar, também, até às 16h, mas estão proibidas as atividades coletivas como aulas de dança e ginástica aeróbica. Também foram proibidos os esportes coletivos em logradouros públicos.

Estão fechados

Bares, restaurantes, lanchonetes, clubes, casas de eventos e associações esportivas terão suas atividades suspensas. Apenas o serviço de delivery permanecerá permitido com encerramento às 00h. O drive thru também está suspenso.

Transporte

O transporte público funcionará até às 19h, permanecendo com as medidas de segurança já estipuladas como limite de lotação, disponibilidade de álcool 70% e intensificação na higienização dos carros e terminais.

Protocolo de contingenciamento

A prefeitura irá fazer documento às empresas instaladas no município determinando protocolo de contingenciamento que inclui testagens por amostragem e medidas de segurança nos postos de trabalho e, inclusive, em refeitórios e áreas de convivência.

Penalidades

Quem descumprir o decreto poderá ser multado. Pessoas físicas terão multa de R$ 175,00 e Pessoa Jurídica de R$ 1750,00 que pode ser cobrada em dobro em caso de reincidência.

POR FALHA NA FISCALIZAÇÃO, MUNICÍPIO ELEVA DE 196 PARA 374 OS CASOS CONFIRMADOS DA COVID-19 EM ITAPETINGA

A empresa de linha energética Tabocas, com planta sediada no município de Itapetinga, sudoeste da Bahia, informou nesta segunda-feira (29) que cerca de 300 funcionários foram testados na semana passada.

O resultado saiu na tarde desta segunda-feira (29), destes, 169 deram positivos para o novo coronavírus na empresa. 9 casos foram confirmados pelo pelo município.

Na semana passada a companhia havia registrado 62 casos na cidade vizinha de Macarani. O prefeito Miller Ferraz solicitou da empresa que realizasse imediatamente os testes rápidos, após surgimento de casos na cidade mineira de Bandeira de minas.

Ferraz, recomendou ainda que os dois alojamentos fossem desativados, além disso solicitou que os carros da empresa não fizessem mais paradas na cidade.

Aqui em Itapetinga, os veículos dessa empresa passavam pelas barreiras sem serem parados, por ordem da prefeitura. Com o vai e vem desses funcionários, sem serem fiscalizados nas barreiras, o número de pessoas infectadas quase que alcançou o mesmo número de positivos na cidade em quase 4 meses de pandemia.

Em Macarani, o prefeito Miller fez uma representação ao Ministério Público, porque a empresa cometeu uma espécie de reincidência do problema. Aqui em Itapetinga, a prefeitura suspenderá todas as atividades da empresa por 30 dias. Itapetinga em ritmo de surto, segue agora acelerado com o grande números de casos confirmados. Itapetinga registra neste início de semana 374 casos confirmados e 11 óbitos.

Vale lembrar falta testar os funcionários da empresa SAE tawer que também é do mesmo seguimento. 

Por Wagner Ribeiro  

LUTO: EMPRESÁRIO ANDERSON SCHWANS É A DÉCIMA VÍTIMA DA COVID-19 EM ITAPETINGA

Mais uma morte por Covid-19 foi registrada na manhã desta segunda-feira dia 29, no município. O paciente era um morador de Itapetinga e estava internado em um hospital de Conquista. Anderson Schwanz de 63 anos, era descendente de Alemão, e residia em Itapetinga há 40 anos.

De acordo informação de amigos, Anderson estava com os sintomas da Covid-19 e apresentando dificuldade respiratória, foi hospitalizado e em seguida transferido para uma unidade hospitalar de Vitória da Conquista. O empresário era membro da Primeira Igreja Batista de Itapetinga.

O município soma agora 10 óbitos pela doença. O corpo de Anderson será sepultado nesta tarde de segunda no Cemitério Central, bairro Camacã. O religioso deixa esposa, Ivanilde Silva Schwanz e dois filhos, Anderson Júnior e Andreia Silva Schwanz.

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: MESMO COM 186 CASOS CONFIRMADOS DA COVID-19, HOSPITAL DE CAMPANHA CONTINUA FECHADO, APESAR DO PREFEITO TER DECLARADO EM UMA RÁDIO DE CONQUISTA QUE JÁ TINHA INAUGURADO A UNIDADE

Em vídeo institucional, produzido pela Ascom (Assessoria de Comunicação), a prefeitura de Itapetinga divulgou nas redes sociais e em todas as plataformas digitais, que o Hospital de campanha estaria concluído, com toda estrutura montada para receber os pacientes da Covid-19, com  20 leitos para quadros ‘leves e moderados’. Veja o vídeo:

Na teoria, parece coisa de primeiro mundo, mas na realidade, a unidade não abriu as suas portas e nunca atendeu um só paciente, mesmo com 186 casos confirmados, vários com sintomas ‘leves e intermediários’.

Em uma entrevista na rádio Brasil FM de Vitória da Conquista o prefeito Rodrigo Hagge disse: “Equipando toda uma unidade básica de saúde, FOI RECENTEMENTE INAUGURADA por nossa administração, Fazendo toda rede embutida de oxigênio, de vácuo, de ar comprimido, mobiliário novo, respiradores e estamos aí com 22 leitos à disposição da população de Itapetinga para casos leves e intermediários de Coronavírus.”   

Nesta quinta-feira (25) o vereador Romildo Teixeira, juntamente com os blogs Fala Livre e Bahia Popular estiveram na unidade, e mais uma vez foi constatado que o local estava fechado, e nunca atendeu nenhum paciente. Ao indagar o segurança se existia a presença de médicos, enfermeiras e técnicos no local, o mesmo disse que NÃO.

A reportagem também não visualizou no local a ambulância que foi adquirida pela prefeitura no valor de R$ 80 mil reais para transportar pacientes para o hospital. Em vídeo mostramos a realidade. Veja:

Os programas de rádios e os blogs livres vêm cobrando insistentemente a abertura do hospital, pois os pacientes moderados e até graves estão sendo tratados no HCR/FJS e UPA, e o casos mais avançados estão sendo transferidos para hospitais de Vitória da Conquista, sendo que em Itapetinga tem uma unidade novinha, equipada e que custou muito caro ao bolso do contribuinte.

Pra complementar tudo que a gente vem denunciando, e depois de várias cobranças para abrir a unidade de tratamento da covid, a prefeitura divulgou nesta quinta-feira (26) que estará contratando profissionais para trabalharem no Hospital de campanha. Veja:

Se a unidade estava pronta como disse o prefeito em uma entrevista na rádio de Conquista, então porque só agora estão contratando colaboradores para atuarem na unidade? 

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA REGISTRA NESTA SEXTA-FEIRA (26) MAIS DOIS ÓBITOS PELA COVID-19, AGORA SÃO 9 MORTES

Nesta sexta-feira (26) a prefeitura de Itapetinga, Sudoeste da Bahia, registrou mais 2 mortes por coronavírus.

De acordo o boletim da secretaria de saúde, um senhor de 83 anos, com problemas respiratórios, foi internado no Hospital Cristo Redentor, nesta quinta (25), mesmo dia que teve resultado positivo através de teste rápido. Acamado e com comorbidades, ele não resistiu e veio a óbito.

Também no HCR, uma mulher, de 50 anos, internada com tosse, dor de cabeça e dificuldade respiratória, faleceu nesta sexta. Ela havia tido resultado positivo para a Covid-19.

Com as informações atualizadas, o município agora tem 9 óbitos, 118 caso ativo, 604 descartados, 42 suspeitos, 294 monitorados e 186 casos confirmados.

Os dados divulgados hoje revelam que o município precisa urgentemente mudar as medidas de combate ao coronavírus.

Enquanto os números confirmados crescem absurdamente, o Hospital de Campanha continua fechado. 

Por Wagner Ribeiro/ com informações da Ascom