ITAPETINGA: FORROZEIRO EDGAR MÃO BRANCA COMEMORA MAIS UM ANO DE VIDA

Um dos maiores nome do forró do Norte/Nordeste faz aniversário nesta terça-feira (14). Edigar Evangelista dos Anjos, Mão Branca comemora mais um ano de vida. A data é lembrada por fãs, familiares e  por grandes cantores do segmento.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em palco, pessoas a tocarem instrumentos musicais e guitarra

Nascido na região do Lodo das Jegas (região de “Mata Fria”), zona rural de Macarani, Mão Branca sempre compôs musicas que retratam a lida e o sentimento do homem do campo.

Mão Branca participou de movimento estudantil e grupos de teatro, além de trabalhar em emissora de rádio. Ganhou o apelido que hoje é seu nome artístico graças ao vitiligo que lhe afeta as mãos.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Mão Branca atuou como Deputado Federal e também foi candidato a prefeito pela cidade de Itapetinga e nas últimas eleições foi candidato a vice no município de Vitória da Conquista, onde reside atualmente. O ‘Fala Livre’ parabeniza o artista e deseja toda felicidade do mundo.

 

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: NOTÍCIA FALSA SOBRE CONTRATAÇÃO DE 2.500 FUNCIONÁRIOS PARA UMA FÁBRICA CALÇADISTA, SERIA PARA DESVIAR A ATENÇÃO DA SOCIEDADE SOBRE DENÚNCIAS FEITAS PELO VEREADOR ROMILDO TEIXEIRA

Uma informação com características de ‘FAKE NEWS’ circulou nas Redes Sociais nesta semana, dando conta que uma empresa calçadista na cidade de Itapetinga, poderia contratar 2.500 funcionários.

De posse dessa informação falsa, os representantes da empresa emitiram imediatamente uma nota desmentido o blog.

Em uma conversa por telefone com o Radialista Edílson Lima, o Diretor Geral da empresa, Dr. Flávio, declarou que nunca existiu essa informação.

“Eu tomei conhecimento dessa informação. Eu estava na nossa unidade do Sergipe  e orientei na verdade o nosso gerente de Recursos Humanos pra colocar, não é verdadeiro. Nós estamos só começando o ano agora né, entendendo como vai a expectativa, mas no momento nós não temos esse plano, infelizmente né, seria ótimo, mas não temos esse plano. Então é um boato que circulou, totalmente infundado. Do mesmo jeito que nós não temos planos para uma admissão assim em massa como essa, nós também não temos para demissão. Estamos começando o ano com bastante cautela, aí que nós vamos ver o que vamos fazer né, mas em princípio tanto para demissão como um plano para admissão. Então vamos seguir a nossa rotina, mantendo uma quantidade de empregos aí, assim como no Ceará, Rio Grande do Sul, a parte de desenvolvimento; então só mantendo a manutenção do quadro, sem nenhuma expectativa de tirar ninguém, assim como nesse momento também de não colocar”, disse Dr. Flávio Bento, Diretor da fábrica.

Por tanto, o blogueiro faltou com a verdade, e dessa vez, segundo informação, teve a participação de um vereador da base do prefeito.

Notícia falsa seria para desviar a atenção da população

De acordo denúncia feita anonimamente a redação do ‘Fala Livre’, o responsável pela informação falsa, na verdade queria provocar uma cortina de fumaça e desviar a atenção da sociedade e tentar tirar o foco das recentes denúncias feitas pelo vereador Romildo Teixeira (PSL) sobre licitações envolvendo uma PANIFICADORA do bairro primavera, e um HOSPITAL fechado há vários anos.

Tentando provocar uma cortina de fumaça para cobrir possíveis denuncias no legislativo, o blogueiro, que é ligado ao prefeito, acabou criando uma falsa expectativa na população, que já sofre com a falta de emprego, amplamente prometido pelo prefeito.

Por Wagner Ribeiro 

ITAPETINGA: PM IRIS MORAES COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA

E neste sábado 11 de janeiro quem completa mais um ano de vida é o Sd Iris Pereira de Moraes, muito conhecido e querido pela população. Nós do blog ‘Fala Livre’ parabenizamos por esta data tão importante.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir

Desejamos a você Moraes, um Feliz e abençoado aniversário, muitos anos de vida, paz, felicidade, saúde e prosperidade. Que você alcance sempre seus objetivos e que Deus te proteja e ilumine seus caminhos.  As felicitações também são dos familiares e amigos. Parabéns

A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, closeup

Por Wagner Ribeiro 

JURACI NUNES: RODRIGO HAGGE, O ‘MIDAS’ DO NOSSO TEMPO

A imagem pode conter: Juraci Nunes Nunes, sentado

Obra que relata a prosperidade econômica de famílias que se ascendem ao poder, onde não só o clã familiar muda de padrão de vida, e de resto todos que estão no entorno do governo, virou best-seller, livro de cabeceira entre aqueles que se interessam pelo combate a esse mal que está nas entranhas da administração pública brasileira e mundial, a corrupção. Os seus autores nos permitem entender como funcionam os grandes e complexos esquemas de corrupção que viraram regra nas administrações públicas em todos os níveis de governo.

Segundo eles, essa perversa marca patrimonialista de governança, está no centro desse mal que destrói o tecido social do País, atingindo de forma mais violenta e severa os milhões de irmãos brasileiros desassistidos pelo poder público, e tem como alguns dos seus perversos efeitos a falta de medicamentos na rede pública de saúde, as mortes silenciosas ocorridas nos hospitais, baixo nível de empregabilidade que leva famílias ao desespero, tendo a corrupção no centro de tudo.

Nesse sistema, aumentam-se privilégios, governa-se para poucos e aprofundam-se as desigualdades sociais, sendo que os seus atores, sem nenhum escrúpulo e parcimônia, ao confundir o público com o privado, amealham riquezas, formam invejáveis patrimônios particulares, em detrimento do empobrecimento do restante da população; qualquer semelhança com Itapetinga é mera coincidência.
Neste quesito, por essas bandas, a luz amarela começa a piscar, coisas estranhas estão acontecendo, e que precisa despertar um olhar mais atento dos órgãos de controle e fiscalização do Estado Brasileiro, como Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Tribunal de Contas do Município.

Enquanto vultosa arrecadação que abarrota os cofres do município todo mês, que atinge a estratosférica soma de 140 milhões anuais, e que desaparece no sumidouro da incompetência, a sociedade assiste os serviços públicos se precarizando a cada dia, ao tempo que o prefeito e seus convivas se labuzam nas benesses que o poder pode oferecer.

Aos poucos a Itapetinga das grandes conquistas de gestores visionários, que projetavam a cidade para muito além do seu tempo, vai dando lugar a uma cidade governada por uma casta familiar, que não nos permitem enxergar o horizonte, que se nos apresenta cada vez mais sombrio.

Cenário que nos garantem a afirmar que, ao contrário do alardeado bom gestor, de um líder a altura da pujança de Itapetinga no cenário regional e nacional, os deuses da politica revelou para todos nós, como num passe de mágica, um laureado produtor rural, criador de cavalos de puro sangue, de genética apurada, atividades que o excêntrico e promissor produtor desenvolve em seu luxuoso Haras, localizado às margens do Rio Pardo, onde sempre é encontrado nos finais de semana e nos feriados prolongados cavalgando garbosamente e fazendo mimos em seu cachorrinhos de raça apurada adquiridos a peso de ouro.

Não é à toa que o galante prefeito de Itapetinga vem sendo chamado, e com justiça, de o Midas do nosso tempo. Midas é um personagem da mitologia grega, rei da Frígia, cujo principal mito atribuído a ele, era o fato de transformar em ouro tudo o que tocava.
Sorte não é para todos!

Por Juraci Nunes de Oliveira, Advogado e Radialista.

ITAPETINGA: RADIALISTA E ASSESSOR PARLAMENTAR JEREMIAS PEREIRA COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, comida e interiores

As felicitações nesta sexta-feira (10) são para o Radialista e Assessor Parlamentar Jeremias Pereira. Pereira já foi secretário municipal e é um dos apresentadores do programa ‘A hora da verdade’ da rádio Jornal AM.

A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir

A esposa Cerlane e as filhas Júlia e Sofia comemoram juntas essa data especial. A redação do ‘Fala Livre’ parabeniza o Radialista e Pastor Jeremias, por mais um ano de vida, desejando muita saúde, paz e felicidades.

Por Wagner Ribeiro

BOLSONARO EXCLUI 1 MILHÃO DE FAMÍLIAS DO BOLSA FAMÍLIA

Em um ano, o governo de Jair Bolsonaro excluiu do programa Bolsa Família um milhão de famílias. No primeiro semestre de 2019 eram 14,3 milhões de famílias, número que caiu para 13,5 milhões em setembro. A expulsão dessas famílias ocorreu no mesmo período em que a situação econômica do país caminhou ainda mais para trás e a vulnerabilidade social aumentou.

“Em 2019 voltamos ao patamar de nove anos atrás, de 2010. Só que hoje a economia vai mal, o desemprego é o dobro do que era há 9 anos, com muita precarização. Nesse cenário, um milhão de famílias que se enquadram nos requisitos do programa estão fora, tentando entrar, mas o programa está congelado”, afirma a ex-ministra do Desenvolvimento Social no governo de Dilma Rousseff (PT), a economista Tereza Campello. Leia mais…

[…]

ITAPETINGA: POPULAÇÃO ABANDONADA PELA GESTÃO SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA ADMINISTRAÇÃO SEM PLANEJAMENTO

As fortes chuvas que caíram na última segunda-feira (06) alagou ruas, invadiu casas e obstruiu diversas vias dos bairros na cidade de Itapetinga. A chuva causou diversos alagamentos e deixou várias famílias ilhadas; em algumas casas a água atingiu altura até metade das paredes, levando lama para dentro das residências.

Com a situação, muitos moradores tiveram que descartar diversos móveis e outros eletrodomésticos. Nesta época do ano é comum a ocorrência de chuvas torrenciais que provocam enxurradas e inundações, e pela falta de manutenção e abandono das vias, essas águas acabam invadindo as casas e dando prejuízos a praticamente quem já vive com tão pouco.

A nossa redação recebeu vários vídeos mostrando como ficou algumas ruas e ainda o momento em que uma casa foi invadida pela correnteza na Vila Riachão. No vídeo o cidadão mostra o sufoco da moradora para tentar conter a água. O homem que gravou todo episódio, chama a atenção do prefeito Rodrigo Hagge, que prometeu em campanha pavimentar todas ruas. “Olha o povão ai prefeito pedindo Socorro, a água invadiu a casa da mulher aqui”, disse. Veja:

A pesar da rua ser pavimentada, as ‘bocas de lobos’ estão todas entupidas, não permitindo que a água dê vazão.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Lembrando que o gestão RR não conseguiu realizar nenhuma de várias promessas que fez no período de campanha. Por conta disso aquele “AFFAIR” que existia entre o prefeito Rodrigo e a população, acabou, e mesmo quem o apoiou, já está decepcionado.

O prefeito Rodrigo Hagge, mesmo com seu secretariado composto por pessoas na sua maioria jovens, chega no seu quarto ano de governo extremamente FADIGADO.

Por Wagner Ribeiro  

 

ITAPETINGA: ROBERTO SOM FOI TRANSFERIDO PARA CONQUISTA DEPOIS DE SOFRER ACIDENTE MOTOCICLÍSTICO NA RODOVIA ITAPETINGA MACARANI

Por volta das 10:00h deste sábado o comerciante e proprietário de um estúdio de gravação Roberto Luiz, mais conhecido por Roberto Som, sofreu um grave acidente na BA-270, rodovia que liga os municípios de Itapetinga a Macarani, Sudoeste do estado.

A imagem pode conter: mota, ar livre e natureza

Roberto conduzia sua moto Suzuki e teria desviado de um buraco na pista, se desequilibrou e caiu, sofrendo várias escoriações pelo corpo, inclusive batendo forte com a cabeça no asfalto, porém ficou consciente o tempo todo.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e ar livre

De acordo informações de pessoas que trafegavam pelo local, o autônomo reclamava de muita dor. Roberto foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para Unidade Hospitalar e posteriormente transferido para o Hospital de Vitória da Conquista com suspeita de Traumatismo Craniano. 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, sapatos, ar livre e natureza

Roberto é muito conhecido por ser um dos expoente de sonorização nas festas de rua em Itapetinga na década de 90, e também produtor de jingles.

No momento do fechamento da matéria, o Blog ‘Fala Livre’ recebeu informações de familiares dando conta que Roberto Som já passou por uma bateria de exames e está estável se recuperando. 

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: PREFEITO E VEREADORES AINDA NÃO EXPLICARAM A POPULAÇÃO DETALHES SOBRE PERMUTA DE TERRENOS DO MUNICÍPIO COM EMPRESÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A câmara municipal de Itapetinga, Sudoeste da Bahia, aprovou no ano passado um projeto de lei que autorizou o executivo uma permuta, junto a um empresário do ramo da construção civil.

A PERMUTA – proposta pela Prefeitura – foi no sentido de passar um terreno do município para um empresário da cidade, em troca de uma área de terra em frente à Vulcabrás Azaléia, onde seria “construído” um suposto Polo Industrial Municipal.

O projeto passou pela Câmara em 2019 e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, deixando várias perguntas sem respostas. Por exemplo: qual o valor do terreno do empresário? quantos terrenos do município foram disponibilizados nesta permuta, valores e localidade (valores, quantidade e locais)?

Questionados sobre os valores de avaliação dos imóveis no programa a Hora da Verdade, nenhum vereador ligou para esclarecer. Durante o programa exibido nesta quinta-feira (02), o Radialista e apresentador Roberto Alves lançou um desafio; se um vereador ligasse e respondesse todos os questionamentos com documentos, ele deixaria de apresentar o programa imediatamente.

Os moradores do Residencial Rio Catolé, também querem saber dos vereadores, porque eles aprovaram um projeto que transformou uma área que seria uma praça em um glomerado de casas.

Os moradores afirmam que quando adquiriram suas residências nessa localidade nas mãos da empresa NG Engenharia, foi dito a eles que o local seria uma PRAÇA, como mostra a planta. 

Depois de pedir explicações aos vereadores e a prefeitura, sem resposta, a comunidade Residencial Catolé resolveu ingressar na justiça e o Ministério Público já notificou a Prefeitura de Itapetinga. Enquanto a prefeitura não se posiciona, o empresário segue construído em vários terrenos, principalmente na Vila Érica.

Por Wagner Ribeiro

 

SEM AUMENTO REAL: SALÁRIO MÍNIMO É DE R$ 1.039 A PARTIR DE HOJE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) definiu nesta terça-feira (31) que o salário mínimo será de R$ 1.039 a partir de 1º de janeiro de 2020. Pela segunda vez consecutiva, o atual presidente não concede aumento real para os trabalhadores brasileiros.

O reajuste de 4,1% apenas corrige a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O atual mínimo é de R$ 998.

O novo salário mínimo de R$ 1039, sem aumento real, se soma à precarização do trabalho desde a reforma trabalhista em novembro de 2017.

É cada vez mais raro no Brasil de Jair e Paulo Guedes o trabalho com carteira assinada.

Por outro lado, há uma crescente uberização da mão de obra e informalidade. São pessoas que não conseguiram recolocação no mercado recessivo e fazem do bico seu meio de subsistência.

Além disso, é bom frisar, 70% das vagas abertas –e comemoradas pelo governo– são intermitentes.

O governo Bolsonaro não é transparente com os números, mas, cruzando dados oficiais do IBGE, estima-se em 77 milhões de pessoas desempregadas, desocupadas e desalentadas para uma população economicamente ativa de 159,5 milhões de pessoas no País.

O Brasil é a nação com o maior número de desocupados no mundo, se consideramos as métricas da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Portanto, o mínimo de R$ 1.039, mesmo sem aumento real, é para inglês ver. Poucos receberão formalmente essa ninharia nesses tempos de precarização e de Bolsonaro.

É nesse dramático quadro que entramos em 2020, infelizmente.

Fonte/BE