MEDICAMENTOS FICARÃO MAIS CAROS A PARTIR DE ABRIL

A partir de abril, os preços dos medicamentos devem sofrer um aumento, podendo chegar a até 4,5%, conforme projeção do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos) e da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), seguindo as diretrizes de reajuste anual.

Conforme a legislação vigente, o reajuste ocorre anualmente no início de abril, com o percentual sendo determinado pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), órgão vinculado à Anvisa, levando em consideração a inflação acumulada e outros indicadores do setor. No ano de 2023, o reajuste anual foi de 5,6%.

Segundo o Sindusfarma, “conforme a lei, o ajuste anual de preços estabelecido pelo governo pode ser implementado este ano, a partir de 31 de março, em cerca de 10 mil apresentações de medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro”.

No entanto, o reajuste não é necessariamente automático ou imediato. O setor argumenta que a competição entre as empresas auxilia na regulação dos preços, dado que o mesmo princípio ativo é comercializado por diversos fabricantes e vendedores.

Fonte/G1

ITAPETINGA: PDT PROMOVE REUNIÃO COM PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR

A Executiva do PDT de Itapetinga promoveu, nesta quarta-feira (27/3), uma reunião com os membros do partido no município.

O encontro serviu para discutir a atual conjuntura política municipal, além de esclarecer dúvidas dos pré-candidatos a vereador da sigla.

Durante o encontro, o presidente municipal do partido, o engenheiro Gustavo David destacou o fortalecimento do partido na cidade, com a chegada dos vereadores Alex Dutra (Lekão), Juscelino Gomes e Neto Ferraz.

Nomes qualificados de diferentes setores da sociedade itapetinguense aderiram a legenda nesta nova fase, como Alan Bittencourt (Alanzão), Alex Cigano, Ana Maria Barreto, Day Queridinha, Danilo Caboclo, Esdras Júnior, Flávio Ferraz, José Reinan, Moisés Cabeça Branca, Nita do RH, Rose Ribeiro, Zai e Zenaide Novaes.

O PDT de Itapetinga conta com três ex-presidentes da Câmara Municipal em suas fileiras: Gama Sobrinho, Jacy Almeida e Juraci Nunes.

Importante partido da base do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), o PDT já confirmou apoio à pré-candidatura a prefeito do médico veterinário Eduardo Hagge (MDB).

Com um projeto sólido para Itapetinga, valorizando setores como juventude e mulheres, o PDT apresenta nomes leves e qualificados para o próximo pleito eleitoral na cidade.

Conheça a nova composição partidária do PDT de Itapetinga:
Gustavo David – Presidente
Juraci Nunes – Vice
Flávio Ferraz – Secretário
Juscelino Gomes – Tesoureiro
Gama Sobrinho – Membro

NÚMERO DE MORTES POR DENGUE NA BAHIA CHEGA A 22; VITÓRIA DA CONQUISTA LIDERA O NÚMERO DE CASOS DE MORTES

O número de mortes por dengue na Bahia subiu para 22 nesta quarta-feira (27). A nova morte pela doença foi registrada em Vitória da Conquista, no Centro Sul Baiano. Com cinco óbitos e 12.304 casos prováveis, a cidade lidera o número de casos e mortes no estado.

Os óbitos foram em: Vitória da Conquista (5), Jacaraci (4), Piripá (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Juazeiro (1) e Santo Estêvão (1).

Por conta da sistuação, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu recomendações urgentes para que o município intensifique suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, amplie o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados, para garantir assistência aos pacientes com suspeita de dengue.

Um ofício também foi direcionado à Prefeitura sugerindo imediata instalação de unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e referenciamento para unidade hospitalar, quando necessário.Segundo a Prefeitura de Vitória da Conqusita, o atendimento no feriadão da Semana Santa e no domingo de Páscoa está garantido. Os horários foram ampliados para que as unidades possam dar suporte no acolhimento de paciente com suspeita de dengue e síndromes gripais. A depender da demanda, as unidades funcionarão até às 22h, mas as fichas serão feitas até às 20h.

Segundo a Sesab, Vitória da Conquista possui mais que o dobro do número de casos de Salvador (5.092) e quase quatro vezes mais o número de notificações de Feira de Santana (3.270).

Fonte/Correio da Bahia

NOVAS UNIDADES REFORMADAS. NOVOS AVANÇOS PARA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Nesta terça-feira, 26/03, foi mais um dia de avanços e comemorações para a educação municipal. Pela manhã, a Escola Primeiros Passos foi entregue à comunidade toda reformada, com cores vivas, paredes mais alegres, espaço mais arejado e ambiente muito mais propício à educação.

A escola também ganhou sala de AEE. Agora, todas as escolas da Vila Riachão e Vila Rosa possuem atendimento especializado para crianças e adolescentes que necessitem de qualquer tipo de atenção específica. “Isso faz com que a gente possa atender esses nossos alunos especiais em sua integralidade, dentro da própria unidade escolar e sem nenhuma interrupção, da pré-escola ao fundamental II”, explicou o coordenador pedagógico, Manoel Neto.

“Antes, a gente precisava encaminhá-los para o CAEE, centro construído pela atual gestão para acolher esses alunos no contraturno escolar. Agora, o atendimento especializado acontece dentro da escola, de forma completamente integrada ao ensino regular, oferecendo maior qualidade no serviço e mais conforto para as famílias”, concluiu o coordenador.

À tarde, foi a vez dos alunos do Nair Jandiroba celebrarem a escola reformada e ampliada. A unidade foi completamente adaptada para receber a modalidade cívico militar. Uma nova quadra foi construída para abarcar da melhor forma o esporte dentro da escola. Os resultados do atendimento de qualidade já podem ser notados no dia a dia da sala de aula.

Mais uma unidade escolar será entregue para a população em breve. Na próxima semana, os alunos do Esther Ferraz receberão uma escola novinha como incentivo para um ano letivo ainda mais produtivo.

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE ITAPETINGA EMITE NOTA DE REPÚDIO DIANTE DE ACUSAÇÕES DE ABUSO SEXUAL

Na noite de terça-feira, 26 de março, os moradores de Itapetinga foram surpreendidos com uma notícia devastadora: um suposto abuso sexual praticado por um professor de Teatro veio à tona. As vítimas, supostamente adolescentes, teriam sido submetidas a essa terrível experiência. O assunto rapidamente se espalhou pelas redes sociais, especialmente nos grupos de WhatsApp, gerando um verdadeiro debate na comunidade.

Na tarde desta quarta-feira, 27 de março, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) emitiu uma nota de repúdio diante de acusações de abuso sexual supostamente ocorrido em Itapetinga. Esse órgão é responsável por deliberar e controlar as políticas relacionadas à infância e adolescência na cidade de Itapetinga.

A reportagem do Itapetinga 24 horas está atenta, e se houver novidades, manteremos todos informados.

 

Fonte/Itapetinga 24 Horas

SERVIDORES DO SAAE RECEBERAM CESTA DA SEMANA SANTA

O SAAE de Itapetinga contemplou nesta quarta feira, 27/03, todos servidores da autarquia com uma farta cesta típica em alusão a Semana Santa, uma tradição dos dias que antecedem a Páscoa e celebra a ressurreição de Jesus, uma manifestação da sua divindade para os fieis. É a hora de reconstruir a própria fé e abrir a mente e o coração para Deus.

Como é de costume, o Diretor do SAAE Engenheiro Airton Ferraz contempla todo o quadro de servidores com cestas em datas comemorativas durante todo o ano.

“Nossos servidores são merecedores de serem sempre lembrados, pelo afinco e dedicação no desempenho das suas funções”. Concluiu Dr. Airton.

 

ITAPETINGA: GERALDO TRINDADE REASSUME SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA

De volta ao grupo do prefeito Rodrigo Hagge, o professor Geraldo Trindade (MDB) reassumirá o cargo de Secretário Municipal de Educação, na próxima segunda-feira, primeiro dia do mês de abril.

O atual secretário da pasta, Luciano Almeida, deixará o cargo ainda nesta semana, para reassumir sua cadeira no legislativo municipal, por força da Lei Eleitoral, e deverá disputar novo mandato de vereador, nas eleições de outubro próximo.

O suplente de vereador Carlão de Palmares, que substituiu Luciano durante o seu afastamento, deixa a câmara e tentará eleição para vereador, representando aquele distrito.

ITAPETINGA: WEMERSON MAIA, ASSESSOR DE ALÉCIO CHAVES, TAMBÉM PEDE EXONERAÇÃO DO NTE-8

Wemerson Maia, assessor direto do ex-diretor do Núcleo Territorial de Educação Alécio Chaves, também acaba de pedir exoneração do cargo e, segundo informações seguras, estará assumindo a assessoria do futuro secretário municipal de educação Geraldo Trindade, no início de abril.

A saída de Wemerson configura mais uma baixa no grupo das oposições, que segue numa guerra sem fim e com indefinição de quem será o seu candidato a prefeito.

ITAPETINGA: FINAL DO FESTIVAL DE TALENTOS DE MÚSICA LOTOU A CONCHA ACÚSTICA

A Grande Final do Festival de Talentos de Música de Itapetinga 2024 – Troféu Maestro Dino Gandra, realizado pela Prefeitura Municipal de Itapetinga, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, aconteceu no sábado, 23/03, com a Concha Acústica lotada pelos itapetinguenses que apreciam a boa música em um ambiente confortável, descontraído e cheio de animação.

As torcidas se organizaram e cada participante mostrou o seu talento para o público e sob a avaliação técnica de um corpo de jurados altamente capacitado. Leia mais…

[…]

BOLSONARO PERMANECEU DOIS DIAS NA EMBAIXADA DA HUNGRIA EM BUSCA DE ASILO POLÍTICO, REVELA NYT

Quatro dias depois da Polícia Federal (PF) confiscar o passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e prender dois de seus ex-assessores sob acusações de que haviam planejado um golpe de Estado, Bolsonaro estava na entrada da Embaixada da Hungria no Brasil, esperando para entrar, de acordo com imagens da câmera de segurança da embaixada, obtidas pelo The New York Times.

O Times analisou imagens de três dias de quatro câmeras na Embaixada da Hungria, mostrando que Bolsonaro chegou na noite de segunda-feira, 12 de fevereiro, e partiu na tarde de quarta-feira, 14 de fevereiro. O ex-presidente pareceu ficar na embaixada durante os dois dias seguintes, mostrou a filmagem, acompanhado por dois seguranças e servido pelo embaixador húngaro e por membros da equipe.

Bolsonaro, alvo de diversas investigações criminais , não pode ser preso em uma embaixada estrangeira que o acolhe, porque está legalmente fora do alcance das autoridades nacionais.

A estadia na embaixada sugere que o ex-presidente estava a tentar alavancar a sua amizade com um colega líder de extrema direita , o primeiro-ministro Viktor Orban da Hungria, numa tentativa de escapar ao sistema de justiça brasileiro enquanto enfrenta investigações criminais no seu país.

Fonte/BN