ITAPETINGA: RADIALISTA AMARAL JÚNIOR VOLTA A SE COLOCAR COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO

Nesta manhã, o radialista Amaral Júnior disse em seu programa de rádio que segue pré-candidato a prefeito de Itapetinga pelo PT.

O ex-vereador comentou que havia retirado seu nome para apoiar a candidatura da ex-primeira dama Cida Moura, caso ela fosse candidata pelo Partido dos Trabalhadores. Como a ex-primeira-dama foi para o PSD, Amaral continua pré-candidato pelo PT.

Agora com a filiação do pré-candidato e ex-emedebista João de Deus no partido, o PT passa a ter dois pré-candidatos a prefeito.

Amaral disse ainda que tem quase 15 anos de partido e não abre mão do direito a uma disputa interna. Mesmo diante das dificuldades, o radialista não declinou do convite do deputado Rosemberg Pinto para disputar as eleições de 2020, ficando em segundo lugar na disputa.

Por Wagner Ribeiro

PREFEITO DE ITAPETINGA RODRIGO HAGGE (MDB) DURANTE ALMOÇO COM OS PROFISSIONAIS DA IMPRENSA ANUNCIA SEU PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO, EDUARDO HAGGE (O TIOZÃO)

Neste sábado, 23, durante um delicioso almoço com os profissionais da imprensa (rádios, blogs, sites, portais de notícias, youtubers, influenciadores digitais, redatores, jornalistas e profissionais de mídia) no Parque de Exposições,  o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) aproveitou o ensejo para agradecer a todos os presentes e anunciar seu pré-candidato a prefeito pelo MDB, o médico veterinário Eduardo Hagge (O Tiozão) que acompanhado da esposa D. Zezé e seu filho Dudu falou emocionado durante seu discurso.

Na oportunidade o prefeito Rodrigo Hagge agradeceu aos profissionais de comunicação pela parceria com seu governo nesses quase oito anos de mandatos (eleição e reeleição), por considerá-los verdadeiros porta-vozes da comunidade, um excelente elo entre o poder público e a população. Leia mais…

[…]

TRÊS SUSPEITOS DE MATA MARIELLE SÃO PRESOS PELA POLÍCIA FEDERAL

Três suspeitos de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, além da tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves, foram presos preventivamente na manhã deste domingo (24).

A prisão ocorreu durante a operação Murder, da Polícia Federal (PF), que ocorre em conjunto com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e do Ministério Público (MP) do Rio de Janeiro.

Foram presos Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Chiquinho Brazão, deputado federal do Rio de Janeiro, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe de Polícia Civil do Rio.

A PF informou que ainda estão sendo cumpridos outros 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, todos na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

A operação conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem como alvos os autores intelectuais do assassinato que chocou o país. Também são apurados os crimes de organização criminosa e obstrução de justiça.

NOTA DE FALECIMENTO: MORRE O SARGENTO DA PM GERSON MACEDO

Faleceu no final da manhã dessa sexta-feira (22), o Sargento RR da Polícia Militar Gerson Macedo filho. Ele realizava tratamento oncológico no Hospital Samur, em Conquista.

O Sargento Macedo trabalhou durante muitos anos na 8a CIPM de Itapetinga, tendo atuado em várias cidades da região.
Morador da Nova Itapetinga, ele deixou esposa e filhos.

Sgt Macedo é irmão do Cabo da Polícia Militar Gildo Oliveira.

Nossos pêsames!

Fonte/Itapetinga Agora

SAAE COMEMORA DIA MUNDIAL DA ÁGUA – 2024

O SAAE de Itapetinga comemorou na manhã dessa sexta, 22 de março o Dia Mundial da Água servindo um delicioso café a todos os servidores, secretários municipais, vereadores e imprensa local.
O café foi servido no escritório central e reuniu cerca de 150 pessoas além das presenças ilustres do Sr Michel Hagge e Sra Iracema Hagge.

O Diretor do SAAE Engenheiro Airton Ferraz agradeceu a presença de todos, disse da felicidade de ter uma equipe aguerrida e competente responsável pelas conquistas da autarquia com índices que colocam Itapetinga hoje como a cidade mais saneada do Sudoeste da Bahia em rede de água e rede coletora de esgoto. Pediu o empenho de todos no cuidado, no trato, no uso e na economia da água ,mostrando a frase estampada na camiseta que temos no planeta apenas 1% de água doce para 08 bilhões de habitantes.
Dr Airton finalizou saudando de forma honrosa ao sr Michel Hagge, o velho gabiraba, classificando-o de ” lenda viva” ,pelos relevantes serviços prestados e obras realizadas a frente da cidade de Itapetinga.

ROBINHO É PRESO EM SANTOS POR ESTUPRO COLETIVO NA ITÁLIA

Ex-atacante da Seleção Brasileira, Robson de Souza, o Robinho, foi preso pela Polícia Federal em Santos, nesta quinta-feira (21). Ele é condenado por estupro coletivo na Itália e vai cumprir a pena de 9 anos no Brasil. O caso foi em 2013, em Milão, e a vítima é uma jovem albanesa.

A informação da prisão foi confirmada pela CNN com o advogado de Robinho, José Eduardo Alckmin. O ex-jogador de 40 anos deixou o condomínio onde mora no Guarujá e foi para sede da PF, no centro de Santos, em um carro descaracterizado. Veja no vídeo abaixo:

Depois de chegar à PF, Robinho deixou a delegacia deitado em um carro prata e seguiu para o Instituto Médico Legal (IML), onde fará exame de corpo de delito. Na sequência, segue para audiência de custódia antes de ser encaminhado ao sistema prisional.

A prisão veio após a Justiça Federal de Santos expedir um mandado depois de ser notificada sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça. Na véspera, o STJ aprovou o cumprimento imediato da pena de Robinho no Brasil.

Leia nota da PF em Santos

Na noite desta quinta-feira, 21/3, a Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão emitido pela 5ª Vara Federal de Santos, em desfavor de Robson de Souza.

O preso passará por exame no IML, por audiência de custódia e será encaminhado ao sistema prisional.

As informações se restringem à nota.

STF negou pedido de habeas corpus

Pouco antes da detenção, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido de habeas corpus da defesa de Robinho e manteve a autorização para que o ex-jogador seja preso.

“Considerados os fundamentos expostos a longo deste voto, não se vislumbra violação, pelo Superior Tribunal de Justiça, de normas constitucionais, legais ou de tratados internacionais, caracterizadora de coação ilegal ou violência contra a liberdade de locomoção do paciente”

Ministro Luiz Fux, do STF, ao negar o pedido de habeas corpus

A Justiça Federal de Santos expediu, na tarde desta quinta-feira (21), o mandado de prisão para o ex-jogador Robinho, condenado por estupro coletivo na Itália. O documento é assinado pelo juiz Mateus Castelo Branco Firmino da Silva.

Próximos passos após a prisão de Robinho

A reportagem apurou o cronograma que deve ser seguido após o mandado de prisão contra Robinho ter sido expedido.

  • O ex-jogador foi preso ainda nesta quinta-feira, em Santos
  • Na sequência, ele segue para o exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML)
  • Depois, Robinho volta para a sede da Polícia Federal, no centro de Santos, e é autuado
  • A audiência de custódia deve ser na tarde desta sexta-feira (22)
  • Após a audiência, Robinho seria dirigido ao centro de detenção, para ser preso

STJ comunicou Justiça de Santos horas antes

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) expediu nesta quinta-feira (21) o comunicado para a Justiça Federal de Santos sobre a decisão que determinou a prisão imediata do ex-jogador de futebol Robson de Souza, o Robinho.

O documento foi assinado pela presidente da Corte, ministra Maria Thereza de Assis Moura.

A prisão de Robinho foi autorizada pelo STJ na quarta-feira (20). O tribunal validou a sentença italiana que o condenou a nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo.

O julgamento de Robinho

O ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro contra uma mulher albanesa em uma boate de Milão, na Itália, cometido em 2013. A sentença definitiva saiu nove anos depois, em janeiro de 2022, pela mais alta instância da Justiça italiana.

O pedido de homologação da sentença italiana foi feito porque o Brasil não extradita seus cidadãos para cumprir penas no exterior.

A análise do pedido de homologação foi feita pela Corte Especial do STJ, colegiado formado pelos quinze ministros com mais tempo de atuação no tribunal. Não participaram do julgamento a presidente da Corte, Maria Thereza, e o ministro João Otávio de Noronha.

A ministra Nancy Andrighi esteve presente na sessão, mas não participou da votação porque não conseguiu acompanhar as sustentações orais das partes.

O STJ não julgou novamente Robinho pelo crime de estupro. A análise sobre a homologação da sentença avaliou se a decisão estrangeira cumpriu requisitos estabelecidos na legislação brasileira e se foram observadas as devidas regras do processo, como ter sido proferida por autoridade competente, por exemplo.

A condenação de Robinho na Itália

Robinho foi condenado pelo crime de estupro coletivo contra uma mulher albanesa em uma boate de Milão, na Itália, em 2013. A sentença definitiva saiu nove anos depois, em janeiro de 2022, pela mais alta instância da Justiça italiana.

Um mandado de prisão internacional foi emitido quase um mês depois, em 16 de fevereiro. A acusação utilizou áudio gravado a partir de uma escuta instalada em um carro, que flagrou uma conversa entre Robinho e seus amigos, o que possibilitou confirmar a versão da vítima sobre o estupro coletivo.

ITAPETINGA: CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL COMEÇA DIA14/4

O Campeonato Municipal de Futebol de Itapetinga 2024 começa dia 14/4 (domingo) no Estádio Primaverão. O atual campeão, o Bahia do Bandeira, enfrenta, às 15 horas, o Grêmio da Nova Itapetinga em partida válida pelo Grupo A. Já pelo Grupo B, às 13 horas, o Flamengo da Vila Isabel joga contra o estreante Getsêmani.

No domingo subsequente (21/4), pelo Grupo A, o E10 recebe o Cometa, às 13 horas. No segundo jogo, às 15 horas, Independente estreia diante do Americano.

Em reunião com os clubes participantes, a diretoria da LADI sorteou os grupos e a tabela do Campeonato Municipal na noite desta quinta-feira (21/3), com a presença dos representantes do Bahia, E10, Flamengo da Vila Isabel, Getsêmani e Grêmio da Nova Itapetinga.

A premiação será de R$ 20 mil reais: R$ 15 mil reais para o campeão, e R$ 5 mil para o vice-campeão.

O troféu de campeão será uma homenagem ao bicampeão do Intermunicipal pela Seleção de Itapetinga, Wellington Soares ‘Burreguinho’. Já o troféu de vice-campeão irá homenagear a desportista Darlene Dantas (Gazinha).

A grande final será realizada no dia 9/6, às 15 horas com portões abertos.

O Campeonato Municipal é uma realização da Liga Amadorista dos Desportos de Itapetinga – LADI e Prefeitura de Itapetinga, através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer.

CÂMARA APROVA FIM DA “SAIDINHA” EM FERIADOS

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (20), o projeto de lei que limita a “saidinha” de presos. O texto vai à sanção presidencial.

O projeto já havia sido aprovado pelos deputados em outubro do ano passado, mas, ao passar pelo Senado, o texto sofreu alterações e, por este motivo, precisou retornar para a Câmara.

O texto foi aprovado em votação simbólica pelos deputados, quando não há registro individual de votos. Isso acontece quando há acordo para a votação do projeto e o consenso entre os parlamentares é grande. Leia mais…

[…]

PREFEITA BAIANA INOVA E PASSA A DORMIR COM OS MORADORES DA CIDADE; ENTENDA

A prefeita da cidade de Aporá, no leste da Bahia, adotou uma estratégia, no mínimo, inusitada, em sua gestão. Em vídeo publicado em sua rede social, Carine de Ataíde conta que deu início ao “Dormindo na Casa do Povo”, onde a gestora faz exatamente o que o nome diz: vai até a casa de aporaenses para dormir na casa deles, sem aviso prévio.

De acordo com a gestora, essa seria uma forma de entender as necessidades da população local. No vídeo, ela mostra o caminho feito até a casa de Dona Júlia e Seu Manoel: “Vou dormir aqui, viu, dona Júlia?”, diz a prefeita, que foi diz ter sido muito bem recebida pela família, onde, na oportunidade, pôde conversar e jogar dominó.

Às 6h do dia seguinte, membros de sua equipe foram até a residência e levaram um farto café da manhã e mantimentos. No local, Carine falou sobre como estava feliz de ter passado a noite ali: “eu quis conhecer a realidade de vida de vocês, dormir e acordar com vocês”.

Ainda em sua página no Instagram, os internautas comentaram a novidade. Alguns aprovaram e acreditam que o método pode ser muito eficaz: “Que ideia legal prefeita. Para viver e saber o que o outro passa, só vivenciado o outro”, postou uma seguidora, enquanto outro ainda elogiou: “São essas histórias que nos motivam a continuar. O verdadeiro político precisa gostar de gente”.

Já outros, colocaram na conta de ações eleitoreiras, já que estamos há menos de sete meses das eleições municipais. “ Interessante! Ano de eleições tem um poder de transformar as pessoas”, escreveu um internauta. “Ano de eleição é ano mágico”, comentou um usuário da plataforma. Mas também houve quem ponderasse: “Parabéns Carine Ataíde pelo ato… era para ter feito isso os anos anteriores”.

BNews tentou falar com prefeita para entender melhor essa proposta e saber como tal atitude pode melhorar a vida dos aporaenses, mas a gestora não respondeu ao nosso contato. O espaço segue aberto.