ACIDENTE COM FOGOS DE ARTIFÍCIO DEIXA FERIDOS EM FEIRA AGROPECUÁRIA DE ITAPETINGA

Fogos de artifício

Um acidente com fogos de artifício no encerramento da 52ª Exposição Agropecuária de Itapetinga deixou, pelo menos, 10 feridos na noite de domingo (19). O acidente aconteceu em uma arena onde aconteceria um rodeio.

Em um vídeo que circula na internet, é possível ver uma cruz de fogo que se forma na arena. Em seguida, as imagens mostram que, no momento em que os fogos disparariam para cima, uma das máquinas muda de direção e dispara para a lateral.

Equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), da Polícia Militar, da Guarda Municipal, brigadistas e socorristas foram acionadas.

De acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itapetinga, não houve feridos com gravidade. Apenas uma pessoa foi encaminhada para o hospital com uma suspeita de fratura na perna, mas está recebendo acompanhamento médico.

Uma das maiores da Bahia, a Exposição Agropecuária de Itapetinga começou no dia 10 de maio e foi encerrada no domingo. A direção do evento estima que, neste período, foram movimentados R$ 100 milhões em negócios.

ITAPETINGA: CLOVES SILVA REELEITO DA LADI PARA TRIÊNIO 2025/2027

O radialista Cloves Silva foi reeleito, nesta quinta-feira (16/5), presidente da Liga Amadorista dos Desportos de Itapetinga – LADI para o triênio: 2025/2027.

Atual ocupante do cargo, o dirigente recebeu a maior parte dos votos na eleição (4/5) realizada nesta quinta-feira(16) no Estádio Primaverão. O ex-presidente da Liga, Raimundo Nonato é o vice-presidente da chapa, nomeada ‘Cuidando da nossa maior paixão’, que contou com os votos do Cometa, Ipiranga, Independente e Flamengo.

PREFEITURA DE ITAPETINGA APRESENTA NOVA PROPOSTA DE REAJUSTE DE 14,40% PARA PROFESSORES E COORDENADORES

No dia 19 de abril do corrente ano, a Prefeitura de Itapetinga concordou com reajuste total de 14,40%, em 2024, para os professores e coordenadores municipais divididos em quatro parcelas de 3,6%.

A proposta foi rejeitada pela APLB, que protocolou contraproposta de reajuste dos 14,40%, divididos em SETE PARCELAS, iniciando com 1,8% retroativo a janeiro/2024 e finalizando com 1,8% em outubro/2024.

É com muita satisfação que este site, mais uma vez, informa que a Prefeitura de Itapetinga ratifica a intenção, o esforço e a total boa vontade de alcançar patamar inédito dentre os municípios da região, ATENDENDO A CLASSE DOS PROFESSORES DENTRO DOS LIMITES FINANCEIROS DE 2024.

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação foi autorizada pelo Prefeito Rodrigo Hagge a protocolar, nesta data, uma nova proposta de reajuste de 14,40% para o ano de 2024, divididos, NÃO EM SETE PARCELAS como propôs a APLB, mas EM CINCO PARCELAS, iniciando, como reivindicou a categoria, com 1,8% retroativo a janeiro/2024 e finalizando com 3,6% em outubro/2024. Sendo assim, REAJUSTE de 1,8% retroativo a janeiro; 3,6% em junho; 3,6% em agosto; 1,8% em setembro e 3,6% em outubro/2024.

Itapetinga é diferenciada!

Fonte: ASCOM/PMI

ITAPETINGA: SECRETARIA DE SAÚDE TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE REMODELAMENTO DE FLUXO DA CDM

A Central de Marcação do Município de Itapetinga (CDM) informa à população sobre o remodelamento dos fluxos de acolhimento às demandas referentes ao agendamento de serviços alocados fora do nosso município.

Atualmente a CDM conta com equipe de regulação, que realiza a triagem e acompanhamento dos pacientes e demandas da comunidade, avaliando as necessidades e referenciando essas demandas.
A CDM realiza, diariamente, o agendamento de consultas e procedimentos em nível municipal e intermunicipal, e o setor de transportes proporciona o deslocamento de pacientes agendados pela própria CDM, bem como o de procedimentos agendados por outros meios.

No atual momento, temos em nosso município um grande quantitativo de pacientes em tratamento oncológico sendo assistidos nas cidades de Vitória da Conquista, Itabuna e Salvador, sem qualquer prejuízo no acesso ou manutenção desses tratamentos.

Portanto, não procedem as informações de cancelamento dos agendamentos de consultas e/ou procedimentos, tratando-se, na realidade, de reorientação dos fluxos de encaminhamento dos usuários.

No intuito de melhorar o acesso dos pacientes, e, assim, proporcionar maior conforto e resolutividade, novas pactuações com os municípios na nossa região Sudoeste, entre eles Vitória da Conquistas e Itabuna, organizando ampliação da oferta de serviços em nível municipal, estão sendo tramitadas por meio do novo credenciamento em saúde.

DOS 445 MUNICÍPIOS EM CALAMIDADE NO RS, APENAS 69 PEDIRAM RECURSOS AO GOVERNO FEDERAL

Até este domingo (12), apenas 69 municípios atingidos pelo desastre climático que se abate sobre o Rio Grande do Sul solicitaram o auxílio emergencial do governo federal. Dos 445 que decretaram estado de calamidade pública, 375 não haviam pedido nada.

A informação é do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDF), Wolnei Wolff. Segundo ele, este dinheiro emergencial pode ser usado para compra de água, combustível, itens para cozinhas comunitárias, banheiros químicos e equipagem de abrigos, por exemplo, disponível via Defesa Civil Nacional.

O ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, destacou que as propostas foram simplificadas para que os recursos possam ser destinados rapidamente. “Reforçamos as equipes em 100% da capacidade de analistas na Defesa Civil Nacional para aprovar os planos de forma ágil. É um dinheiro diretamente nas contas das prefeituras, que pode ser usado para vencer parte das adversidades.”

Ele explicou que com o trâmite facilitado pelo governo federal, basta ao município formalizar o pedido por ofício ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). As cidades com até 50 mil pessoas recebem R$ 200 mil. Os municípios na faixa entre 50 mil a 100 mil têm direito a R$ 300 mil. Por fim, cidades com mais de cem mil moradores recebem R$ 500 mil. O sistema da Defesa Civil fica disponível neste link.

Já o secretário da Defesa Civil exemplificou com a situação de municípios que já passaram pela fase de requisitar a ajuda humanitária e entraram na fase de envio dos planos de reconstrução dos municípios. Wolnei Wolf citou a aprovação de um plano para construção de uma ponte de 110 metros entre Lajeado e Arroio do Meio, aprovado neste sábado, com repasse previsto de R$ 6,7 milhões.

O convite aos municípios para buscarem os recursos disponíveis foi enfatizado durante coletiva de imprensa com ministros e autoridades do governo federal, na tarde deste sábado (11), em Porto Alegre (RS). Participaram, além dos representantes do MIDR, o ministro Paulo Pimenta (Secom da Presidência), a ministra Sonia Guajajara (Povos Indígenas), o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, e o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe Proenço. 

Pimenta, inclusive, explicou que já teve conversas com integrantes de centenas de prefeituras nos últimos dias e que as equipes do governo federal têm enfatizado a facilidade e a disponibilidade desses recursos. Ele acredita que haverá um fluxo maior de pedidos a partir da próxima semana. 

Na ocasião, também foram atualizadas ações da força-tarefa integrada por ministérios, governo estadual e municípios para minimizar os problemas e efeitos das chuvas no estado.

Doações chegam ao RS

Um dos pontos focais do governo federal para receber doações para os gaúchos, os Correios informaram neste sábado que já entregaram mais de 1,4 mil toneladas de produtos no Rio Grande do Sul. No início da manhã, uma operação das Forças Armadas com empresários garantiu o envio de 427 toneladas de donativos numa operação que contou com dois cargueiros da Força Aérea em voo direto, além de 19 caminhões, entre carretas do Exército e de empresários voluntários.

A carga passa ainda por escalas em trem entre Anápolis (GO) e Sumaré (SP) pela ferrovia Norte-Sul e embarca num navio no Porto de Santos (SP) para chegar até o Porto de Rio Grande (RS). Juntas, Forças Armadas e Correios receberam mais de 2 mil toneladas de donativos e seguem com as portas abertas para receber doações.

Uma logística similar deve ser replicada nas próximas semanas para outros portos da costa, que servirão de pontos de concentração dos donativos: Manaus, Pecém, Suape, Salvador, Rio de Janeiro/Itaguaí e Imbituba.

Povos Indígenas

Segundo a ministra Sonia Guajajara, foram identificadas nove mil famílias indígenas (cerca de 30 mil pessoas) atingidas pelos efeitos de enchente no Rio Grande do Sul, em 214 comunidades. Por meio de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, nove mil cestas de alimentos serão entregues a esses povos a cada 15 dias. As entregas já tiveram início.

Em parceria com o Ministério das Mulheres, também haverá um trabalho de entrega de kits de higiene pessoal com artigos voltados para a necessidade das mulheres.

GRAVE ACIDENTE É REGISTRADO EM ITAPETINGA NESSA MADRUGADA

Na noite deste sábado (11), durante a Exposição Agropecuária de Itapetinga, um veículo descontrolado causou uma série de colisões em frente ao Parque de Exposições. O incidente deixou nove pessoas feridas, incluindo duas crianças, e vários carros danificados. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi acionado e realizou o socorro das vítimas, que foram encaminhadas para o hospital. As causas do acidente ainda são desconhecidas

Fonte/Blog do Edyy

PRÉ-CANDIDATO JOÃO DEUS PODE PERDER APOIO DO GOVERNADOR. “VOU APOIAR QUEM ME APOIOU” GARANTE JERÔNIMO

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi taxativo ao afirmar que NÃO VAI APOIAR QUEM NÃO VOTOU NELE NAS ELEIÇÕES DE 2022.

A declaração bombástica de Rodrigues foi feita em uma entrevista a imprensa baiana e causou um ‘rebuliço’ em alguns diretórios do interior do estado. No tocante a cidade de Itapetinga, o pré-candidato do PT é o ex-emedebista João de Deus, que na eleição passada fez campanha, pediu votos e apoiou os candidatos ACM NETO (UB) e BOLSONARO (PL).

“Tem gente que tá no partido de base e não me acompanhou, fez campanha contra à esse projeto. Eu tenho dito sempre que quem não me acompanhou naquele momento queria [espoliar] meu coro, queria ver a gente morto, queria o Lula não voltar e Jerônimo não continuar”, declarou Jerônimo.

Se o governador garantir a sua palavra, e todos acreditam que o mandatário do estado garantirá, João de Deus poderá amargar uma baixa significativa de apoio a sua campanha.

Dentro de uma lógica da fala de Rodrigues, sendo cumprido ao ‘pé da letra’ as suas declarações, o apoio do governo seria então declinado as pré-campanhas de Cida Moura (PSD), Alécio Chaves (PSB), Amaral Jr.(PT) e Alfredo Cabral de Assis (PMN), todos de partidos da base, que declararam voto e fizeram campanha em Itapetinga e região para eleição vitoriosa de Jerônimo.

Veja abaixo matéria com as declarações de Jerônimo:

 

ELEIÇÕES 2024: ‘VOU APOIAR QUEM ME APOIOU’; DISPARA JERÔNIMO SOBRE CAMPANHA DESTE ANO

A aposta do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), é bastante otimista para as eleições 2024. O chefe de Estado está confiante que os partidos de esquerda ganharão a maioria das prefeituras dos municípios baianos.

Em entrevista a imprensa baiana, Jerônimo assegurou que a prioridade do governo será com pré-candidatos da base aliada. “Tem gente que ta no partido de base e não me acompanhou, fez campanha contra à esse projeto. Eu tenho dito sempre que quem não me acompanhou naquele momento queria [espoliar] meu coro, queria ver a gente morto, queria o Lula não voltar e Jerônimo não continuar”, disse Rodrigues que ainda completou dizendo: “Nós temos partidos de base, eu respeitarei e aguardarei o movimento, todo mundo sabe, não tem esconderijo pra isso, eu não fico escondendo em cima de um muro dizendo que tanto faz, não é tanto faz.Eu acompanhei aqueles que me acompanharam”, afirmou. Em Brumado, o pré-candidato a Prefeito, Guilherme Bonfim (PT), segue confiante no apoio de Jerônimo nos próximos dias.

Em suas redes sociais, Guilherme afirmou que a Base do Partido dos Trabalhadores (PT) poderá vir à Brumado em um evento que definirá o apoio do chefe do Estado ao pleito municipal.

Por Wagner Ribeiro

COINCIDÊNCIA MACABRA: MULHER MORRE NA MESMA AGÊNCIA BANCÁRIA QUE “TIO PAULO”

Uma mulher sofreu mal súbito e morreu, nesta quarta-feira (8), dentro de uma agência bancária na zona oeste do Rio de Janeiro. A agência seria a mesma em que o cadáver de Paulo Roberto foi levado pela sobrinha Érika Vieira para pegar um empréstimo.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para a remover o cadáver de Maria de Santana, de 60 anos. A vítima estava na agência do Itaú à tarde, quando passou mal e veio a óbito. As informações são do jornal O Dia.

O Itaú se pronunciou sobre o caso. ”O Itaú Unibanco lamenta profundamente o ocorrido e presta sua solidariedade à família. A cliente teve um mal súbito na entrada da agência, então todos os protocolos de emergência foram imediatamente acionados, incluindo socorro médico”. Informou ainda que “Em respeito à vítima, clientes e colaboradores, a unidade permanecerá fechada. Os funcionários foram acolhidos e receberão todo apoio psicológico necessário”.

Os clientes que precisarem de atendimento presencial devem procurar uma unidade nas proximidades ou acessar os canais digitais do Itaú.

TIO PAULO

O cadáver de Paulo Roberto foi levado pela sobrinha Érika Souza Vieira Nunes para a mesma agência bancária em 16 de abril deste ano, para pedir um empréstimo de R$ 17 mil.

“Tio Paulo” já estava morto na cadeira de rodas, e a sobrinha foi presa após acionar a Polícia Civil. O caso foi filmado e publicado nas redes sociais.

Fonte/BN

SIBI (SEGUNDA IGREJA BATISTA DE ITAPETINGA) PROMOVEU CONFERÊNCIA DE FAMÍLIA NO FINAL DE SEMANA.

A Segunda Igreja Batista de Itapetinga, situada na Avenida Gerson de Oliveira, bairro Nova Itapetinga, promoveu no final de semana (dias 03, 04 e 05 de maio – sexta-feira, sábado e domingo), uma Conferência de Família com o Tema: Casais na Essência.

A Conferência foi presidida pelo casal Pastor Diógenes Ebo Sousa e a esposa Pastora Juliana Oliveira Sousa da IBNH (Igreja Batista Novo Horizonte) de Itamaraju-BA, com vasta experiência como Terapeutas de Casais. Ele – Teólogo, Bacharel em Direito, Educador Financeiro, Professor, Escritor, Palestrante, Sexólogo e Terapeuta de Casais. Ela – Pastora, Psicanalista, Hipnóloga,  Bacharela em Enfermagem e Terapeuta de Casais.

A sexta-feira, 03, na abertura do Congresso, o casal trabalhou um tema muito interessante: “Um Milagre na Família de Deus”, com uma mensagem maravilhosa e ministração da Palavra de Deus, dentro do tema, numa linguagem muito clara que contou com a participação dos irmãos de todas as idades.

No sábado, 04, com um número maior de participantes, a programação do Congresso foi voltada para os Casais, com três Temas super interessantes: 1º) – “Casais que não se Comunicam”; 2º) – “Até que as Dívidas nos Separem” e 3º) – “Quem Casa quer Sexo”. Os terapeutas Diógenes e Juliana, muito competentes conduziram os temas com muito bom humor, com conhecimento de causa, aproveitando ao máximo para interagir com os casais através de dinâmicas, alguns mais tímidos, outros nem tanto, mas todos participaram questinando, tirando dúvidas, compartilhando as experiências, aprendendo um pouco mais sobre a vida a dois, sobre o sexo saudável no Casamento, sobre finanças, sobre o poder da comunicação no relacionamento, sobre confiança, lealdade, sobre o verdadeiro amor que une o casal, mergulhando na Palavra de Deus, aprofundando no conhecimento.

No domingo, 05, dia do encerramento, já tinha gosto de quero mais, sendo que a programação da Conferência aconteceu em dois turnos, pela manhã no horário da EBD, cujo Tema foi “Família: Casa de Benção ou de Maldição”? As famílias presentes ficaram maravilhadas com o que aprenderam, a forma como foram ministradas as palestras, utilizando a multimídia (áudio visual), datashow, trechos de filmes, testemunhos, participação dos irmãos com dinâmicas riquíssimas, com resultados altamente positivos.

No domingo à noite, dia 05, no encerramento,  o Tema foi “Jairo e a Solução dos caos na Família”, uma mensagem evangelística que levou a igreja a compreender melhor o Cuidado de Deus com o projeto chamado família. Um belo exemplo de vida deixado por “Jairo” no seu papel de homem e de pai, no relato Bíblico que se encontra no evangelho de Marcos 5:21-24 e Marcos 5:35-43.

“Foi um final de semana de muito aprendizado, de muitos valores, pois tiramos muitas dúvidas em diversas áreas e aprendemos muitas coisas importantes dentro do contexto familiar e também para os casais. Já estamos com gostinho de quero mais, pois foi simplesmente maravilhoso o Congresso”, disse o professor Erasmo Silva.

“Nos sentimos honrados em receber esse casal de Itamaraju (pastor Diógenes e sua esposa também pastora Juliana) que em outros momentos já esteve na SIBI nos ajudando com o seu conhecimento e visão de reino. Foi um final de semana proveitoso, com muitos ensinamentos, com palestras que trabalharam temas diversos da vida cristã, para a família em geral, para as crianças, para os jovens e adolescentes, para os casais, foi uma benção”, disse Pastor Odinei Ferreira de Oliveira.

“Voltar à SIBI é sempre uma grande oportunidade que o Senhor nos proporciona de aprendermos com os irmãos, onde somos recebidos com muito carinho, onde somos acolhidos como membros da família, pela igreja, pelo pastor Odinei, sua esposa Ana Lídia,  pelos irmãos em geral. Foi um final de semana maravilhoso, onde contemplamos o Mover de Deus, ensinamos, aprendemos, abençoamos e fomos abençoados”, enfatizou Pastor Diógenes Sousa.

“Primeiramente queremos agradecer a Deus pela grande oportunidade de voltar à SIBI, é muito prazeroso estar com os irmãos dessa amada igreja, um povo lindo e acolhedor. Nossos sinceros agradecimentos ao pastor Odinei e sua esposa Ana Lídia, a liderança em geral pelo convite e confiança. Vivemos um final de semana simplesmente indescritível, com resultados maravilhosos da parte de Deus, onde os irmãos participaram e gostaram da Conferência de Família”, pontuou Juliana Sousa

Fonte/Itapetinga na Mídia

PROBLEMAS TÉCNICOS CAUSAM ATRASO NA COLETA DO LIXO EM ITAPETINGA

Os moradores de Itapetinga estão enfrentando atrasos na coleta de lixo devido a problemas técnicos com equipamentos essenciais. Segundo relatos do secretário de infraestrutura, Gustavo Davi, o hidráulico da caçamba compactadora de um dos veículos encarregados do serviço estourou, causando interrupções no processo de coleta.

Na madrugada de segunda-feira para terça-feira, o veículo destinado aos bairros Quintas do Sul, Américo Nogueira, Morumbi e Quintas do Morumbi foi afetado pela falha, resultando na não realização do serviço durante esse período.

A situação se repetiu na madrugada seguinte, apesar dos esforços para reparar o equipamento durante o dia anterior.

Hoje, os bairros Nova Itapetinga e as vilas tiveram a coleta iniciada às 6:20 da manhã, com previsão de conclusão até o meio-dia.

É importante ressaltar que, contrariando especulações, não houve atraso devido a questões financeiras ou pendências. O motivo foi exclusivamente uma falha técnica no equipamento, o que levou à utilização do mesmo veículo para a coleta durante o período matutino.

A prefeitura pede compreensão dos moradores e ressalta que medidas estão sendo tomadas para garantir a normalização do serviço o mais rápido possível.