ITAPETINGA: PREFEITO DETERMINA FECHAMENTO DO COMÉRCIO A PARTIR DO DIA 24

O prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) assinou, neste domingo (22), mais um decreto que suspende, por tempo determinado, o atendimento ao público em todo o comércio varejista e atacadista e locais de prestação de serviço a partir desta terça-feira (24).

No decreto publicado no Diário Oficial do Município, o alcaide determina barreira sanitária organizada pela SMS, em colaboração com autoridades policiais nas rodovias: Itapetinga/Itororó; Itapetinga/Macarani; Itapetinga/Itambé.

O decreto determina ainda a suspensão imediata do funcionamento, no período de 24 de março a 05 de abril de 2020, do atendimento presencial ao público nos seguintes estabelecimentos. Veja abaixo:

A imagem pode conter: texto

Para garantir que os serviços essenciais continuem sendo oferecidos à população, as medidas não se aplicam as suspensões dos seguintes atendimentos. Veja abaixo: 

Resultado de imagem para CORONA VÍRUS+IMAGENS

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: EM TEMPOS DE PANDEMIA, INTERNAUTA REGISTRA EM VÍDEO AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS EM EVENTO RELIGIOSO NO QUINTAS DO MORUMBI

Contrariando o que preconiza as autoridades de saúde e o novo decreto do prefeito Rodrigo Hagge sobre evitar aglomerações e o convívio social, uma igreja realizou na noite desta sexta-feira (20) uma reunião com a participação de fieis, membros da comunidade e convidados de outras cidades.

Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra uma grande concentração de pessoas em uma igreja na localidade conhecida como Pracinha do Forró do Candeeiro, bairro Quintas do Morumbi. Veja Vídeo:

De acordo informação, o evento começou ás 19:30h e contou com a participação de um pastor de São Paulo, local onde foi registrado o maior número de casos confirmados do novo coronavírus/Covid-19, inclusive com 9 mortes registradas até o momento no estado.

Por coincidência, o episódio ocorre justamente na mesma noite em que a Secretaria de Saúde faz um comunicado através do prefeito, do primeiro caso não confirmado do Covid-19 em Itapetinga.

Segundo relatou alguns moradores da localidade, a Secretaria de Saúde acompanhado da GM esteve no local para conversar com o responsável, mas o religioso não interrompeu o evento.

Lembrando que a partir deste sábado (21) os estabelecimentos que não obedecerem o decreto serão multados, processados ou poderá ter alvará confiscado por colocarem a vida de terceiros em risco.

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: POPULAÇÃO SE AGLOMERA EM PORTA DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, automóvel e ar livre

Alguns moradores de Itapetinga desobedeceram recomendações das autoridades sanitárias que impedem aglomerações e filas por conta do coronavirus. Nesta manhã de sexta-feira (20) a nossa reportagem registrou uma grande concertação de pessoas em filas nas portas das agências bancárias e casas lotéricas, ato que vem sendo evitado pelas pessoas na maioria das cidades.

De acordo informação, as filas se formaram nas portas dos bancos porque a FEBRABAN, ( Federação Brasileira de Bancos) determinou que o atendimento ao público fosse feito  de forma escalonado, ou seja, só entra nas dependências dos bancos grupos de 10 pessoas por vez. Porém na parte externa também existia o risco por conta de proximidade das pessoas. Além do desconforto de permanecer em uma fila exposto ao sol escaldante, o cidadão também ficou vulnerável a uma possível contaminação.   

Por Wagner Ribeiro

REMÉDIO USADO CONTRA MALÁRIA SERÁ TESTADO PARA TRATAR COVID-19 NOS EUA

Estrutura do novo coronavírus COVID-19

Enquanto a COVID-19, doença causada pelo coronavírus, se espalha ao redor do mundo, cientistas publicam resultados preliminares de suas pesquisas a respeito de medicações que podem ajudar a tratar os pacientes. Um medicamento passou a chamar a atenção nesta quinta-feira (19), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que a FDA, agência equivalente a Anvisa, teria aprovado o seu uso para o tratamento da doença país: a hidroxicloroquina.

A hidroxicloroquina é um medicamento antigo, utilizado para tratar a malária desde 1944 – ou seja, há 76 anos. A droga também é utilizada para ajudar pacientes com artrites reumatoides. Ela se junta agora a outros tratamentos experimentais como interferon, lopinavir/ritonavir (usados para combater infecções pelo HIV) e remdesivir.

Em todos os casos, não se trata de uma droga definitiva, mas que estão mostrando resultados promissores. O medicamento foi citado, inclusive, pelo Dr. João Prats, infectologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, que conversou com o Gizmodo Brasil na semana passada.

“A gente não tem nenhum trabalho científico publicado sobre os efeitos de drogas A ou B em seres humanos a respeito do coronavírus. Uma das drogas que pode ter um efeito interessante é o Interferon, mas veja, tem cientista testando Interferon, tem gente tentando Cloroquina, tem gente tentando Lopinavir que é um remédio do HIV, tem o Remdesivir que parece bastante promissor. Não tem nada conclusivo, a recomendação atual é que não se use nenhum tratamento desses ainda, só em protocolo de pesquisa”, disse.

Trump disse durante a coletiva de imprensa que a droga antimalária seria disponibilizada “quase que imediatamente” e que ela “foi aprovada pela FDA”. No entanto, a CNBC aponta que diversos jornais americanos noticiaram que a agência americana não tinha aprovado a hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus no país. Nesta quarta-feira (18), a Bayer anunciou uma doação do medicamento para os EUA. Leia mais…

[…]

ALIANÇA PELO BRASIL SÓ TEM 267 ASSINATURAS VÁLIDAS NO NORDESTE

 

Novo partido de Bolsonaro, Aliança pelo Brasil, revelou-se um verdadeiro fiasco. Com menos de 2% das assinaturas necessárias para se oficializar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e com algumas irregularidades constatadas, o partido bolsonarista só conseguiu validar 267 assinaturas em todo os nove Estados do Nordeste.

A imagem pode conter: 3 pessoas, ar livre

Em mais de 60% dos Estados, em seis dos nove da região, nenhuma assinatura foi validada pelo TSE. Não há nada na Bahia, no Ceará, em Pernambuco, no Piauí, no Rio Grande do Norte e em Sergipe.

O partido apenas tem assinaturas em 13 das 27 unidades federativas do país.

Fonte/247

GUARDA MUNICIPAL MATA COMPANHEIRA E DEPOIS COMETE SUICÍDIO EM POÇÕES

Um homem matou a companheira e depois cometeu suicídio dentro de uma casa no Loteamento Santa Cecília, em Poções. O caso foi registrado no início da tarde desta quinta-feira (12). 

A Polícia Militar chegou até o imóvel, onde estavam os dois, depois que vizinhos ouviram disparos de arma de fogo.

A mulher foi identificada como Rosemary Mendes, professora da rede municipal, e o homem pelo prenome de Mário era guarda civil da cidade.

Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista.

A Polícia Civil vai investigar a motivação da tragédia.

Fonte/Blog Marcos Frham

ITAPETINGA: REFORMA DA PREFEITURA NO PARQUE LAGOA MAL COMEÇOU E PISO DA PISTA JÁ APRESENTOU PROBLEMAS

A Prefeitura de Itapetinga iniciou no começo desta semana o reassentamento de bloquetes na pista de Cooper do Parque da Lagoa.

A imagem pode conter: ar livreOs trabalhos de revitalização do parque começaram no ano passado e está sendo feito por uma empresa que venceu a licitação, porém a população que trafega ou faz atividades físicas no local, questiona a capacidade da construtora, pois nem um simples piso não consegue colocar de forma regular.

A imagem pode conter: ar livre

A pavimentação do local estava desnivelada e os bloquetes estavam soltos, colocando em risco o tráfego de pessoas. Foi preciso retirar todo material e depois recomeçar a correção do nivelamento com areia.

De acordo algumas pessoas que passaram pelo local, no início da colocação dos bloquetes perceberam o serviço mal-executado. “Quando eu passei pelo local, logo observei aquelas falhas. Imediatamente denunciei ao Radialista Wagner Ribeiro e blog ‘Fala Livre'”, disse o cidadão.  

Nenhuma descrição de foto disponível.

Transitando pelo local, percebemos um exemplo claro de descaso e desperdício para com o dinheiro público. Uma gestão que não proporcionou uma obra significativa para população, infelizmente não consegue nem realizar uma simples reforma sem que problemas sejam detectado. 

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: MUSEU DE ARTES E CIÊNCIAS É ABANDONADO PELA PREFEITURA, PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE FOI FECHADO NOVAMENTE

A imagem pode conter: 1 pessoa, interiores

O patrimônio cultural é um conjunto de bens que representa a memória e a identidade dos diferentes grupos formados por uma sociedade. 

Por isso, ela é uma indispensável política pública e deve estar presente nos planos de qualquer governo. Mas para gestão do Prefeito Rodrigo Hagge (MDB) a palavra CULTURA não é representada e não tem a importância que deveria ter.

Um dos locais voltados à cultura que mais precisam da atenção do município está abandonado, o Museu. Fundado em 11 de novembro de 1969, teve seu primeiro acervo formado por uma coleção de estátuas decorativas doada pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e uma coleção de animais empalhados vinda do Museu daquele estado. Leia mais…

[…]

CRIANÇA DE 5 ANOS É MORTA A TIROS NO LUGAR DO PADRASTO EM BARREIRAS

Uma criança de 5 anos foi morta, na tarde do último domingo (08), com quatro tiros em frente a um bar na Rua Peru, no bairro Barreiras I, na cidade de Barreiras, oeste da Bahia. 

Dois homens chegaram em uma moto para executar um homem, que seria o padrasto da criança. O suposto alvo conseguiu correr, e a criança, que estava com a mãe, foi atingida com dois tiros na cabeça e dois no braço. Ela não resistiu e veio à óbito. 

A menina foi identificada como Anny Heloísa de Oliveira Alves. A mãe dela passou mal e precisou ser socorrida pelo SAMU. Após o crime, policiais conseguiram localizar um dos suspeitos do crime e foi levado para a delegacia. 

A Polícia Civil vai investigar a autoria do crime, que pode ter sido motivado por vingança. O assassino seria um desafeto do padrasto da criança.

A criança será enterrada nesta segunda-feira (09). 

Fonte/BN

ITORORÓ: PRÉ-CANDIDATURA DO RADIALISTA RUBINHO CORDEIRO RECEBE APOIO DE DAVIDSON MAGALHÃES E ANTÔNIO BRITO

O radialista Rubinho Cordeiro, pré-candidato a prefeito de Itororó pelo PCdoB e pré-candidatos a vereador, que acompanham Cordeiro, estiveram em uma reunião com o secretário de estado, Davidson Magalhães e o deputado federal Antônio Brito, que assumiram publicamente em apoiar o radialista rumo à prefeitura municipal.

Rubinho faz um trabalho politico independente e tem crescido muito na aceitação popular dos Itororoenses. Pessoa muito querida na cidade e que tem feito um trabalho social há muito tempo em Itororó, Rubinho recebe um grande apoio político de dois grandes políticos da Bahia: Davidson Magalhães e o Antônio Brito.

Ascom/PC do B de Itororó