ÁUDIOS MOSTRAM POLICIAL BAIANO DIZENDO PARA ‘MATAR MEIO MUNDO’ E ‘PROTEGER BOLSONARO’

Áudios obtidos pela Polícia Federal mostram o agente baiano Wladimir Soares, investigado e preso preventivamente por suspeita de participação de uma trama para matar o presidente Lula, citando a existência de um grupo armado que iria prender ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e, se necessário, “matar todo mundo”.

O policial federal ainda disse que iria defender o ex-presidente Jair Bolsonaro – ele ainda estava na liderança do Executivo qando houve a gravação – com um poder de fogo elevado. “A gente estava preparado para isso, inclusive. Para ir prender o Alexandre de Moraes. Eu ia estar na equipe, ia botar para f**** nesse f*****, mas não é assim”, disse o baiano. 

Inicialmente, Wladimir foi preso por suspeita de entregar informações sobre Lula para servidores de Bolsonaro, mas, segundo os investigadores, já é possível afirmar que ele integrava a organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado em 2022.”A gente estava pronto, só que aí o presidente… Esperávamos só o ok do presidente, uma canetada para a gente agir. Só que o presidente deu para trás”, afirmou o PF em um áudio.

O conteúdo foi obtido por meio da investigação, que apreendeu celulares do agente, mas não houve a confirmação de com quem o policial estava conversando. As informações foram divulgadas pelo Jornal Nacional na noite de quarta-feira (14). 

Wladimir Matos Soares é natural de Salvador e agente há 22 anos. Ele trabalhou no setor de inteligência Secretaria da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e na Polícia Federal, na capital baiana, antes de ser transferido para Brasília. Em 2022, quando houve o planejamento, era assessor especial da Presidência da República. 

Fonte/Correio da Bahia

COMÉRCIO DE ITAPETININGA CADA DIA MAIS ORGANIZADO

O comércio de Itapetinga tem se mostrado cada vez mais diversificado e fortalecido, refletindo o crescimento econômico e o empenho da Prefeitura Municipal em organizar o centro comercial da cidade. Com ações voltadas para a setorização dos segmentos, a gestão busca melhorar a mobilidade urbana através da Secretaria de Desenvolvimento Económico e  Agricultura, facilitando o acesso de clientes e visitantes, especialmente neste período de grande movimentação.

Com datas importantes no calendário local, como o Dia das Mães, a tradicional Exposição Agropecuária e os festejos de São João, Itapetinga se destaca no Médio Sudoeste da Bahia. A cidade vem consolidando sua posição como um polo comercial competitivo, oferecendo um atendimento de qualidade, preços atrativos e uma ampla variedade de produtos.

Com esse ritmo de crescimento e organização, Itapetinga avança com força, disputando espaço com centros comerciais maiores, como Vitória da Conquista, dentro das suas proporções. A cidade mostra que é possível crescer com planejamento, dedicação e foco na valorização do comércio local.

Emprego e renda: no verde

Itapetinga obteve seu melhor desempenho na geração de emprego e renda, com índice de 0,6727 (em uma escala de 0.6 a 0.8), classificando-se no patamar de “Desenvolvimento Moderado” (acima de 0,6). O município ocupa a 26ª posição na Bahia, à frente de Itabuna (27º), e a 2.063º no ranking nacional. Os dados indicam que a situação econômica local melhorou entre 2019 e 2023, refletindo maior acesso a oportunidades de trabalho e renda.

 

Como opção especial para o Dia das Mães, a Prefeitura de Itapetinga está promovendo a Feira de Artesanato na Alameda Rui Barbosa, no centro da cidade. A feira é uma excelente oportunidade para quem busca presentes personalizados e cheios de significado, valorizando o trabalho dos artesãos locais.

Fonte/Arcanjo Notícias 

HOSPITAL DE OFTALMOLOGIA DA SANTA CASA DE JEQUIÉ AMPLIA ATENDIMENTO COM NOVO PROCEDIMENTO 

O Hospital de Oftalmologia da Santa Casa de Jequié segue avançando na oferta de serviços especializados. Agora, passa a disponibilizar a capsulotomia com YAG Laser, um procedimento seguro, eficaz e não invasivo, indicado para tratar a opacidade que pode surgir atrás da lente implantada na cirurgia de catarata. Essa condição é comum e tende a causar visão embaçada com o passar do tempo.

Entre os principais benefícios do procedimento, está a rápida recuperação, que reduz riscos e proporciona melhora significativa da visão em poucas horas. Por ser um tratamento ambulatorial, não exige internação, permitindo que o paciente retome suas atividades diárias com mais conforto e segurança.​

A implementação do novo serviço reforça o compromisso da Santa Casa de Jequié com a manutenção da excelência no cuidado oftalmológico, ampliando o acesso da população a tecnologias modernas e seguras, sempre aliadas a uma atenção humanizada. “Agradeço à equipe da Santa Casa de Jequié pela educação e carinho com que nos tratam”, afirmou a paciente Olga Ribeiro.

Ascom/FJS

EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE VITÓRIA DA CONQUISTA FOI CANCELADA

O evento é um dos mais tradicionais do interior baiano, reunindo produtores, expositores e visitantes de diversas regiões. Informações preliminares indicam que a falta de apoio financeiro do Governo da Bahia foi decisiva para o cancelamento.

Apesar dos esforços de parlamentares como os deputados estaduais Zé Raimundo (PT) e Fabrício Falcão (PCdoB), e do deputado federal Waldenor Pereira (PT), além do ex-prefeito Quinho, que buscaram viabilizar a realização do evento, as dificuldades financeiras e estruturais prevaleceram.

O cancelamento da Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista em 2025 representa uma perda significativa para o calendário de eventos da cidade e para o setor agropecuário da região.

com informações do Blog de Sena.

PREFEITO DE ITAPETINGA PARTICIPA DE ENCONTRO COM GESTORES DO SUDOESTE BAIANO EM VITÓRIA DA CONQUISTA, PROMOVIDO PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

O prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge (MDB), participou, nesta terça-feira (6/5), de um almoço em Vitória da Conquista, promovido pela Caixa Econômica Federal (CEF). O evento reuniu prefeitos e vice-prefeitos de diversos municípios do Sudoeste Baiano, com o objetivo de debater os primeiros 100 dias de governo e fortalecer a parceria entre as cidades da região para fomentar o desenvolvimento local.

Além de Eduardo Hagge, participaram do encontro o vice-prefeito de Vitória da Conquista, Dr. Aloísio Alan, o prefeito de Itambé, Candinho Araújo (PSD), o prefeito de Caatiba, Dr. Humberto Antunes (PSD), o prefeito de Anagé, Rogério de Zinho (PSD), e a prefeita de Ribeirão do Largo, Zuina Borges (AVANTE).

Em suas redes sociais, o prefeito Eduardo Hagge destacou a importância do encontro para o fortalecimento regional: “Discutimos os rumos do nosso desenvolvimento coletivo e as soluções que cada município precisa para crescer de forma integrada. A Caixa Econômica Federal tem sido uma parceira fundamental nesse processo, e foi com muita união que conseguimos traçar novos caminhos para nossa região”, afirmou.

O encontro reforçou a importância da colaboração entre os gestores municipais e a Caixa Econômica Federal como parceiro estratégico, além de consolidar o compromisso de unir forças para superar os desafios enfrentados e promover, de maneira conjunta, o progresso do Sudoeste Baiano.

ITAPETINGA SE DESTACA MAIS UMA VEZ NA GERAÇÃO DE EMPREGOS E SUPERA IMPORTANTES CIDADES BAIANAS EM MARÇO DE 2025

Mais uma vez, a Capital da Pecuária tem motivos de sobra para comemorar. Dados oficiais divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego, revelam que Itapetinga alcançou um saldo surpreendente de 205 novos postos de trabalho formais no mês de março de 2025.

Esse desempenho expressivo posicionou o município à frente de diversas cidades de grande relevância na Bahia, consolidando-se como uma referência regional em crescimento econômico e geração de oportunidades.

Os números reforçam o momento positivo vivido por Itapetinga, especialmente nos setores estratégicos do comércio, indústria, serviços e construção civil — pilares fundamentais da economia local.

A gestão municipal, liderada pelo prefeito Eduardo Hagge, tem desempenhado um papel decisivo nesse avanço. Com políticas públicas voltadas para a criação de um ambiente favorável aos negócios e à atração de investimentos públicos e privados, a administração vem colhendo os frutos de um trabalho planejado. Vale lembrar que a geração de emprego e renda foi uma das principais bandeiras de Eduardo Hagge durante a campanha eleitoral de 2024.

Nos quadros a seguir, é possível conferir os números detalhados do CAGED e o desempenho de Itapetinga em comparação com outras cidades importantes da Bahia.

www.programapodcast.com.br

COLETA DE LIXO EM TODA CIDADE SERÁ À NOITE A PARTIR DO DIA 05, SEGUNDA-FEIRA

A prefeitura de Itapetinga informa à toda população que, a partir desta segunda-feira, 05, a coleta de lixo volta a ser feita à noite em todo o município. Durante os últimos dias, a administração realizou uma experiência em um setor da cidade, na busca de otimização do serviço e economia das verbas públicas.

No entanto, atendendo à solicitação da população, já acostumada com o horário antigo de coleta, a prefeitura retorna à programação habitual, recolhendo todo lixo a partir das 19h.

A administração municipal solicita aos moradores atenção aos horários para o descarte do seu material para evitar que ele fique por muito tempo na rua, sendo espalhado por animais. A construção de uma cidade mais limpa e organizada depende de todos nós.

Ascom/Prefeitura

ITAPETINGA: COMUTRAN SEGUE FIRME NA RETIRADA DE ANIMAIS SOLTOS EM VIA PÚBLICA

A Comutran (Coordenadoria Municipal de Trânsito) realizou mais uma apreensão de animais em via pública na manhã desta sexta-feira (02). A ação desta vez ocorreu na Av. Catolé, bairro Vila Érica.

A autarquia vem trabalhando diuturnamente para garantir a segurança da população, e o cumprimento da atual legislação. Por isso, faz o trabalho frequente de apreensão de animais de grande porte soltos em via pública. Nesta manhã, a equipe tirou 3 animais que estavam oferecendo perigo aos pedestres e principalmente os condutores de veículos.

Ao fazer a apreensão, a coordenadoria de trânsito encaminha os animais para uma área específica na zona rural. Os donos que quiserem fazer o resgate dos bichos, devem ir à sede da Comutran e pagar uma taxa para a liberação. De acordo a atual legislação municipal, a multa para cada animal apreendido gira em torno de R$ 470,00.

A soltura de animais em ruas, praças e estradas do município, a exemplo dos diversos casos de cavalos que permeiam as margens das rodovias, causam diversos acidentes de trânsito. Por isso, a Comutran segue agindo de forma ágil e eficiente para retirar das ruas esses animais, inclusive atuando nas rodovias, onde não é da sua responsabilidade. Os índices de animais de grande porte nas vias caíram consideravelmente, chegando a perto de zero.

Ao identificar animais soltos, a população pode acionar a coordenadoria, que atende 24h em sistema de plantão, através dos números 156 ou 3261-1474.

Por Wagner Ribeiro

 

HOMEM MORRE APÓS SER ATINGIDO POR RAIO DENTRO DE CASA NA BAHIA

Um homem de 46 anos morreu após ser atingido por um raio dentro de casa na zona rural de Canápolis, no Extremo Oeste baiano,  na noite de quarta-feira (30). A vítima, identificada como Adaildo Antônio da Guarda, morreu no local.

A esposa dele, que não teve a identidade divulgada, também precisou ser socorrida por moradores da região para uma unidade hospitalar. Ela recebeu atendimento e foi liberada. 

Segundo a TV Oeste, afiliada da Rede Bahia na região, o sepultamento de Adaildo será nesta sexta-feira (2), às 8h. 

Chuvas fortes em grande parte do estado 

Os raios fazem parte do alerta amarelo emitido para parte do estado, sobretudo o Nordeste Baiano, Centro Norte Baiano e Região Metropolitana de Salvador, ou laranja, para Centro Sul Baiano, Sul Baiano e parte da RMS, em todo o fim de semana.

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Se houver emergência, é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

TRAGÉDIA: MULHER MORRE DURANTE JULGAMENTO DE ACUSADO DE MATAR SEU FILHO EM GUANAMBI

Uma mulher de 59 anos morreu nas dependências do Fórum Ministro Hermes Lima, em Guanambi, na região sudoeste da Bahia, na tarde desta terça-feira (29), enquanto acontecia uma sessão de júri.

Lourdes Moreira Dias infartou durante o julgamento de Gonçalo Oliveira Costa, acusado de assassinar seu filho Fabiano Moreira Dias, atingido por um disparo de arma de fogo no dia 22 de fevereiro de 2014, na comunidade do Riacho do Capinão, zona rural de Carinhanha, na região sudoeste da Bahia.

Fabiano teve a morte cerebral confirmada no dia 25 de fevereiro, no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Na época, a unidade informou que se formou um coágulo no pescoço de Fabiano e bala estava alojada na cabeça.

Lourdes acompanhando a sessão do júri, quando viu fotos do filho sendo apresentada pelo representante do Ministério Público, momento em que ela passou mal e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados.

A carinhanhense foi atendida no fórum e depois de quase 60 minutos os profissionais conseguiram reanimá-la. Lourdes foi encaminhada ao Hospital Geral de Guanambi (HGG), onde sofreu uma parada e não resistiu.

Quem acompanhava a sessão narrou momento de desespero por parte de parentes, amigos, advogados, promotor e da magistrada. A magistrada interrompeu o julgamento aos prantos.

Moradora da localidade de Madelena, região da Agrovila 16. Lourdes era servidora pública aposentada do Município. A morte dela causou comoção não só no momento da sessão, como também em Carinhanha.

Ao Portal Folha do Vale, um sobrinho de Lourdes afirmou que ela esperou 12 anos pelo julgamento, dizendo que ela tinha tanta esperança de ver o acusado preso. “Foi isso que aconteceu, muita emoção e o coração não suportou”, lamenta.

Fonte/Folha do Vale