Áudios obtidos pela Polícia Federal mostram o agente baiano Wladimir Soares, investigado e preso preventivamente por suspeita de participação de uma trama para matar o presidente Lula, citando a existência de um grupo armado que iria prender ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e, se necessário, “matar todo mundo”.
O policial federal ainda disse que iria defender o ex-presidente Jair Bolsonaro – ele ainda estava na liderança do Executivo qando houve a gravação – com um poder de fogo elevado. “A gente estava preparado para isso, inclusive. Para ir prender o Alexandre de Moraes. Eu ia estar na equipe, ia botar para f**** nesse f*****, mas não é assim”, disse o baiano.
Inicialmente, Wladimir foi preso por suspeita de entregar informações sobre Lula para servidores de Bolsonaro, mas, segundo os investigadores, já é possível afirmar que ele integrava a organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado em 2022.”A gente estava pronto, só que aí o presidente… Esperávamos só o ok do presidente, uma canetada para a gente agir. Só que o presidente deu para trás”, afirmou o PF em um áudio.
O conteúdo foi obtido por meio da investigação, que apreendeu celulares do agente, mas não houve a confirmação de com quem o policial estava conversando. As informações foram divulgadas pelo Jornal Nacional na noite de quarta-feira (14).
Wladimir Matos Soares é natural de Salvador e agente há 22 anos. Ele trabalhou no setor de inteligência Secretaria da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e na Polícia Federal, na capital baiana, antes de ser transferido para Brasília. Em 2022, quando houve o planejamento, era assessor especial da Presidência da República.
Fonte/Correio da Bahia