GOVERNO FEDERAL DEVE DECIDIR NESTA QUARTA-FEIRA SOBRE RETOMADA DO HORÁRIO DE VERÃO

O Ministério de Minas e Energia (MME) anuncia, nesta quarta-feira (16), a decisão final do governo Lula sobre o retorno ou não do horário de verão ainda em 2024.

Segundo a gestão, a medida é avaliada como forma de reduzir os impactos da seca extrema no sistema de energia. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defende a implementação do horário de verão, mas tem adotado tom cauteloso nas últimas semanas.

Segundo o site Metrópoles, um estudo apresentado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou a retomada.

Fonte/BN

MAIS DE 10 MIL PESSOAS CURTIRAM UM DIA DAS CRIANÇAS ESPECIAL NO PARQUE DA LAGOA

Pelo terceiro ano consecutivo, a prefeitura de Itapetinga monta uma super programação para o Dia das Crianças. No Parque da Lagoa, mais de 50 brinquedos foram instalados. Cerca de 10 mil pessoas estiveram no local aproveitando o pula-pula, escorrega, futebol de sabão, pebolim humano, banho de espuma, giro maluco além da maior piscina itinerante da Bahia com capacidade de 175 mil litros de água. Todos os ingredientes necessários para um dia especial e cheio de boas lembranças.

A animação chegou em seu ápice com os palhaços Pirulito e Paçoca. Teve música, diversão, brincadeira. Teve alegria e a leveza que devem compor todos os dias das crianças. Foi, sem dúvida, um momento para que nossos pequenos vivessem a infância com tudo o que têm direito.

Segundo o prefeito Rodrigo Hagge, quando o projeto surgiu, em 2021, a ideia era proporcionar às nossas crianças um momento de lazer e diversão especialmente àquelas que dificilmente teriam acesso a alguns brinquedos oferecidos na Lagoa. Com a realização da primeira edição, no entanto, a equipe percebeu que o projeto ia além. “De acordo com o ECA, o direito de brincar é um direito fundamental das crianças e adolescentes. A criança desenvolve as suas habilidades de coordenação, autonomia e socialização através das brincadeiras. Ela vai se tornando independente à medida que aprende a correr, pular, brincar em uma equipe, ganhar ou perder. Nesses três anos, a gente pode perceber que mais do que um momento feliz, a gente tem proporcionado a essas crianças, um momento de desenvolvimento e aprendizagem, uma oportunidade de desenvolver uma infância mais segura e um futuro mais promissor. E poder realziar isso nos deixa muito gratos”, disse Rodrigo.

CHEGADA DO ATAKAREJO EM ITAPETINGA IMPULSIONA A ECONOMIA, COM PREVISÃO DE INAUGURAÇÃO PARA DEZEMBRO.

Itapetinga, no Sudoeste da Bahia, reconhecida por sua atividade comercial forte, vive um momento muito especial, pois tem um gestor visionário que acreditou no seu potencial, preparando a cidade para os grandes investimentos, recebendo mais impulso econômico com a chegada da rede Atakadão Atakarejo, um modelo de comércio em crescimento no Brasil, ampliando o acesso a produtos atacadistas, beneficiando os moradores de Itapetinga e de cidades vizinhas do Médio Sudoeste.

A nova unidade, que já em construção no bairro Morumbi, numa localidade privilegiada (antiga AABB), no cruzamento das Avenidas Luiz Viana Filho com a Avenida das Palameiras, trouxe uma beleza indescritível para a localidade com seu prédio imponente, de construção moderna, rápida, valorizando ainda mais esse pedacinho de Itapetinga.

Com a chegada do Atakarejo, Itapetinga impulsionou a geração de emprego e renda desde a compra do terreno em área nobre com alto valor de mercado, geração de empregos diretos e indiretos ainda no processo de construção, onde dezenas de pais de família, profissionais da construção civil estavam desempregados e foram alocados.

Somente no processo de construção do prédio e instalação do mesmo, houve seleção de vagas para diversos profissionais (pedreiros, encarregados, mestre de obras, ajudantes, encanadores, eletricistas, pintores, engenheiros e arquitetos ou projetistas, além de outros prestadores de serviços nas áreas de informática, serralheria, internet, segurança privada, vigilância eletrônica, designers gráfico e de interiores e tantos outros.

A inauguração desse mega empreendimento está prevista para acontecer no mês de aniversário da cidade (em dezembro). As vagas abrangerão setores como atendimento, logística, segurança, limpeza e administração, contribuindo para a geração de emprego e renda. São milhões de reais injetados na economia do município desde que o Atakarejo escolheu Itapetinga para instalar mais uma de suas unidades.

“Tivemos a preocupação de promover o protagonismo da nossa cidade como modelo para a região, pois trata-se de uma cidade polo no nosso território, com grande potencial para atrair novos investidores, por isso o Atakarejo escolheu Itapetinga”, enfatizou Rodrigo Hagge (MDB) – Prefeito do município.

Registro Fotográfico: Fábio Nogueira com uso de Drone 8K.

RODRIGO HAGGE, UM PREFEITO QUE ENTROU PRA HISTÓRIA, ESSE TEM REPRESENTATIVIDADE!

Em 2016, Rodrigo Hagge foi eleito prefeito de Itapetinga pelo MDB, com apenas 27 anos, sendo o gestor mais jovem a comandar uma prefeitura no interior da Bahia. Rodrigo enfrentou na época, dois candidatos, obtendo quase 20 mil votos (19.827), 56,96% dos votos válidos.

Neto de uma grande liderança política, Sr. Michel Hagge, que foi prefeito por três mandatos, deixando seu nome na história política de Itapetinga, além de ter contribuído com o estado como deputado estadual por dois mandatos, mas também foi vereador do município, um grande exemplo a ser seguido, um grande líder, um ex-gestor que ama Itapetinga como ama sua filha Virgínia Hagge (In-memorian).

Filho de uma política respeitada e admirada por todos, a qual foi vereadora e presidente da Câmara, além de um mandato de deputada estadual, presidiu muitas comissões importantes na Assembleia Legislativa da Bahia, além de desempenhar funções no escalão no governo. Com DNA político, veio de berço, aprendeu a lidar com a política ainda na infância, vendo e acompanhando seu avô Michel Hagge e sua mãe Virgínia Hagge.

O primeiro mandato (2017 a 2020) foi desafiador, pois recebeu a prefeitura em situação de calamidade, com escolas interditadas pelo Ministério Público, obras embargadas, outras paralisadas, fechamento da Matinha, o problema do lixo urbano, entre outros, mas Rodrigo Hagge ama desafios, ainda que sejam grandes, pois cresceu politicamente apanhando, sendo caluniado, perseguido, criticado injustamente, nada disso tirou seu foco, seu objetivo, conseguiu concluir o primeiro mandato com grande êxito, com muitas conquistas para Itapetinga.

A população o aprovou, o credenciou para o seu segundo mandato, tendo colocado seu nome para apreciação, sendo reeleito, ampliando ainda mais sua votação, pois é um político agregador de pessoas, tornou-se um líder político nato, aprendeu a ouvir os mais experientes como seu avô Michel Hagge, sua avó Iracema, firmou grandes parcerias com lideranças políticas e conseguiu um grande feito em 2024.

Finalizando seu segundo mandato em 31 de dezembro de 2024, conseguiu fazer um sucessor, feito que somente ele experimentou, nunca um prefeito de dois mandatos consecutivos conseguiu fazer um sucessor, e Rodrigo conseguiu. De 19.827 votos no primeiro mandato, para 23.639 votos no segundo, Rodrigo venceu quatro candidatos com uma votação jamais vista em Itapetinga.

Para sucessão, o candidato tinha que ter DNA político, por isso Rodrigo Hagge escolheu Eduardo Hagge (seu tio), que por mais de 30 anos desempenhou papel importante e cargo de destaque na iniciativa privada, além de ser fiel ao seu partido (MDB) por mais de 40 anos, o qual esperou o momento certo para aceitar esse desafio.

Com o nome de Eduardo Hagge na campanha para sucessão, Rodrigo não teve dúvida que fez a escolha acertada. Eduardo Hagge e o grupo político buscaram um nome para ser o vice, e o escolhido foi o de Alécio Chaves, nome leve, conhecido e de credibilidade.

Rodrigo Hagge conseguiu o grande feito, elegeu seu tio Eduardo Hagge, com o apoio dos seus avós Michel Hagge e Iracema, as Nações Gabiraba e Saruê, apoiadores e a comunidade que aprovou o seu trabalho. Eduardo Hagge obteve 20.393 votos em 06 de outubro de 2024.

Por isso, Rodrigo Hagge entra pra história política de Itapetinga, como o único prefeito reeleito que conseguiu fazer um sucessor! Parabéns, Rodrigo Hagge, pela competência, amadurecimento político e aprendizado administrativo!

CONQUISTA: TENENTE DA PM É ALVO DE NOVA FASE DA ‘OPERAÇÃO RECICLAGEM’

Um tenente da Polícia Militar foi alvo nesta sexta-feira, dia 11, de nova fase da ‘Operação Reciclagem’, deflagrada de forma conjunta pelo Ministério Público da Bahia, Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Polícia Militar em Vitória da Conquista.

A ação decorre de elementos de prova colhidos na primeira fase, realizada em 29 de maio último, no curso da investigação do homicídio do catador de material reciclável José Messias Souza Silva, morto em 6 de agosto de 2020 em via pública, enquanto trabalhava.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência do oficial e na sede da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Foram apreendidos celular, documentos, arma e munições.

A ação integrada foi promovida pelos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do MPBA, pela Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria Geral da SSP e pela Corregedoria da Polícia Militar do Estado da Bahia.

Fonte/Sudoeste Digital

TARIFA DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERMUNICIPAL TEM AUMENTO DE 6,84% NA BAHIA

 passagens intermunicipais vão aumentar a partir desta quinta

O valor das tarifas praticadas no transporte intermunicipal rodoviário da Bahia vai ter aumento de 6,84%, informou nesta quarta-feira a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), responsável  pelo sistema.

Os valores reajustados já passam a valer a partir dessa quinta (10), acrescentou a Agerba. 

O aumento aconteceu depois de mais de 1 ano do último reajuste, que aconteceu em 16 de agosto de 2023.

ITAPETINGA RECEBE NOVA PISTA DE SKATE

A prefeitura de Itapetinga entregou, oficialmente, nesta quarta-feira, 09, um skatepark. Instalada no Parque Poliesportivo da Lagoa, a pista é um espaço destinado aos praticantes de skate, BMX e patins. Um ambiente para diversão e atividade física.

O skatepark de Itapetinga é composto por elementos como bowls, corrimãos, escadas, lombadas, curvas e rampas desenhadas para proporcionar velocidade e uma variedade de manobras. Tudo em um cenário incrível, com nosso maior cartão postal ao fundo.

Presente na entrega, o prefeito Rodrigo Hagge falou sobre sua alegria de concretizar um sonho. Desde o início da gestão, ele vem buscando alternativas para a construção do espaço que fomente mais uma modalidade esportiva. “A gente tem buscado diversificar as modalidades para levar os benefícios do esporte para o maior número de pessoas possível. Aqui no Parque da Lagoa a gente já viu disputa de canoagem, futsal, futevôlei, vôlei, beach tênis, basquete, handebol, capoeira, jiu jitsu… agora a gente vai somar a nossa lista de modalidades o skate, BMX, patins”, disse o prefeito ao destacar que irá encerrar o seu mandato com muito trabalho e muito legado para nosso município.

“O esporte promove inclusão e transformação social. Hoje a gente entrega mais um equipamento que, muito mais do que um ambiente para prática esportiva, é ferramenta de transformação. Ver esses meninos e meninas envolvidos com a atividade aqui hoje nos enche de alegria e de sensação de mais uma missão cumprida, mais um passo para transformar a nossa sociedade”, concluiu o prefeito.

Fonte: Ascom/PMI

EDUARDO HAGGE E ALÉCIO CHAVES AGRADECEM AOS MUNÍCIPES PELA VITÓRIA

Valeu a pena todo cansaço, toda batalha, cada aprendizado, o amadurecimento, todo trabalho, toda preocupação, o envolvimento da família que teve papel importantíssimo para ambos os candidatos.

Eduardo Hagge – prefeito (MDB) e Alécio Chaves – vice (PSB) eleitos no último domingo, 06/10, pela Coligação Por Amor a Itapetinga, enfrentaram uma verdadeira maratona de seis meses intensos de pré e campanha que começaram em abril de 2024 após a escolha dos nomes.

Trabalharam intensamente visitando quase todos os bairros, residenciais, loteamentos, empresas, instituições, ONGs, realizaram corpo a corpo na sede, distrito e povoado, caminhadas, carreatas, Giro 15, entrevistas aos programas de rádio, Podcast, rádio e tvweb, bate papo com a comunidade, falaram das propostas, apresentaram o plano de governo, participaram de debates promovidos pelo Rotary, Maçonaria, CDL e TV Catolé, reuniões e encontros com a coordenação geral, comissões e subcomissões, subiram e desceram ladeiras, enfrentaram o sol escaldante, dias de chuva, frio, calor, ouviram muitos relatos da população, alguns agradáveis e inesquecíveis, outros nem tanto, muitas histórias políticas da era Michel Hagge que governou Itapetinga por três mandatos, fez a filha Virgínia Hagge (vereadora e deputada estadual), fez um neto prefeito (Rodrigo Hagge que foi reeleito em 2020), e agora tem seu filho Eduardo Hagge, prefeito de Itapetinga, eleito pelo povo, pela Nação Gabiraba, Nação Saruê, pela população.

Valeu a pena todo cansaço, toda batalha, cada aprendizado, o amadurecimento, todo trabalho, toda preocupação, o envolvimento da família que teve papel importantíssimo para ambos os candidatos, as mulheres guerreiras Dona Zezé Hagge e Eliene Chaves (Liu), Duduzinho como foi apelidado nessa campanha, um menino que apesar da idade da adolescência (16 anos), cresceu muito, tem características e sangue do velho Gabiraba com todo respeito, tem persuasão, tem maturidade, fala com ousadia, sem medo, sem preconceito, com inteligência, controlou com sabedoria, ensinou, aprendeu, corrigiu, soube ouvir os mais experientes, respeitou a todos, agregou pessoas, interagiu com eleitores e apoiadores durante toda campanha,  sempre com humildade e pés no chão.

A campanha envolveu muita gente, muitas cabeças pensantes, a coordenação geral com pessoas íntegras, inteligentes e determinadas, as comissões e subcomissões, o grupo criado por Tiago Bottino chamado de “Somos Todos Tiozão” com mais de mil participantes, grupo este que movimentou as redes sociais, que fez bonito, que ajudou os candidatos, os profissionais de mídia e imprensa em geral, seguidores, apoiadores, eleitores de todas as idades, intercessores, colaboradores, cada criança, adolescente, jovem, adulto, idoso, ancião, cada família representada, foi uma campanha linda, descente, levada a sério, vitoriosa, honrosa, quantas coisas boas ela nos ensinou, quantos aprendizados, quantas experiências, valeu Itapetinga!

Os candidatos Eduardo Hagge e Alécio Chaves foram escolhidos pelo povo nas urnas de maneira democrática, sem atropelo, de livre e espontânea vontade, com mais de 20 mil votos (20.393). A partir de 1º de janeiro de 2025, o prefeito Eduardo e o vice Alécio serão os gestores de Itapetinga para aqueles que votaram neles e também para os que não votaram, pois ambos têm grande missão que é administrar uma cidade como Itapetinga, a sede, o distrito Bandeira do Colônia e o Povoado de Palmares, além da zona rural.

Em suas páginas pessoais no Instagram, Eduardo Hagge e Alécio Chaves fizeram questão de agradecer primeiramente a Deus por tudo, pelo resultado nas urnas, pela saúde, pela participação e apoio da família, pelos apoiadores, eleitores e a comunidade em geral, por cada voto, por cada pessoa que vestiu a camisa da campanha, pelas manifestação de carinho, pelas mensagens recebidas, por cada oração, pelo incentivo, pelo apoio de Rodrigo Hagge – prefeito de Itapetinga (pelo empenho e dedicação), pelo apoio de Paulo Souto, ex-governador da Bahia, ACM Neto, liderança política e ex-prefeito de Salvador, deputado Pedro Tavares, a todos os agentes envolvidos que abraçaram a campanha, aos que permaneceram nos bastidores, mas que trabalharam intensamente com garra e determinação, ao Sr. Michel Hagge (o maior líder político da história de Itapetinga, homem íntegro, sinônimo de caráter moral) que aos 97 anos, comparecia aos eventos sempre acompanhado da esposa D. Iracema Hagge, ex-primeira-dama do município, Sr. Zildo Carvalho, aos 97 anos de muita disposição, grande liderança política de respeito e admiração, enfim, a todos que acreditaram na candidatura, nos nomes e na campanha de Eduardo e Alécio Por Amor a Itapetinga.

ITAPETINGA: MORRE O RADIALISTA HERNANDO CARDOSO, AOS 63 ANOS

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Hernando Cardoso de Queiroz, radialista e cronista esportivo nascido em Vitória da Conquista e radicado em Itapetinga, onde deixou sua marca na comunicação de rádio.

Em Itapetinga, onde tudo começou, passou por todas as emissoras ocupando quase todas as funções, de apresentador, produtor, repórter esportivo, âncora de jornalismo, diretor, produtor, atuando no sertanejo, moda de viola, outros segmentos, ajudou muita gente a chegar ao rádio, abrindo oportunidade, tendo paciência de ensinar, preparar, corrigir, sempre com muita humildade.

Ele também teve passagens por emissoras em Aracaju. Hernando faleceu neste sábado (5), aos 63 anos, e sua paixão pelo esporte e talento como comunicador farão falta a todos que o conheceram. O “olho vivo do rádio”, como era conhecido, enfrentava problemas renais crônicos.

O corpo do radialista está em Vitória da Conquista e será transladado para Itapetinga nas próximas horas.

O velório acontecerá no Cerimonial Pax Perfeição.

Neste momento de dor, expressamos nossos sentimentos ao irmão de Hernando, Queiroz, do Portal AZ News, e a todos os seus familiares e amigos. Que encontrem conforto nas memórias e no legado que ele deixou.

 

 

ITAPETINGA: PESQUISA MOSTRA EDUARDO HAGGE NA LIDERANÇA


Uma nova pesquisa eleitoral realizada entre os dias 25 e 26 de setembro de 2024, registrada sob o número BA-04142/2024, revela o cenário atual da corrida pela prefeitura de Itapetinga, na Bahia. O levantamento, que ouviu 1020 eleitores, apresenta uma margem de erro de 3,04% e nível de confiança de 95%.

Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados respondem sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Eduardo Hagge lidera com 34,41% das intenções de voto, seguido de perto por Cida Moura, que registra 30,20%. O terceiro nome, Alfredo Cabral, aparece com apenas 1,67%. Vale destacar que a pesquisa espontânea reflete a lembrança imediata dos eleitores, sem interferências de nomes previamente sugeridos.

Já na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados, Eduardo Hagge amplia sua vantagem, alcançando 46,08% das intenções de voto. Cida Moura aparece com 36,76%, enquanto Alfredo Cabral mantém uma posição discreta, com 2,45%.

A divulgação desses números, realizada em 02 de outubro de 2024, já começa a moldar o debate eleitoral na reta final da campanha, que deve se intensificar nas próximas semanas.

Margem de erro e confiança

Com uma margem de erro de 3,04%, os resultados ainda permitem variações dentro de um intervalo razoável, mas confirmam uma tendência de liderança consolidada de Eduardo Hagge, que aparece à frente em ambas as modalidades de pesquisa.

Os eleitores de Itapetinga, portanto, se mostram divididos entre duas candidaturas fortes, enquanto Alfredo Cabral não conseguiu ainda conquistar um percentual significativo de apoiadores.

Fonte/Políticos do Sul da Bahia

WhatsApp