ITAPETINGA: ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS EDITAIS DA PNAB (LEI ALDIR BLANC)

A Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia torna público que já estão abertas as inscrições para os editais da PNAB-Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc.

São três editais:

003/2024 – FOMENTO À CULTURA

004/2024 – PONTOS DE CULTURA E CULTURA VIVA

005/2024 – SUBSÍDIOS E MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS E ORGANIZAÇÕES CULTURAIS

As inscrições estarão abertas entre os dias 01/11 a 18/11 de 2024 e podem ser feitas pelo e-mail: culturadeitapetinga@gmail.com ou presencialmente, na Assessoria de Políticas Culturais (Museu de Itapetinga), conforme os editais.

Os editais e respectivos anexos também estão disponíveis no Site Oficial da Prefeitura Municipal de Itapetinga, acessando: https://itapetinga.ba.gov.br ou podem ser solicitadas via e-mail: culturadeitapetinga@gmail.com

Confira abaixo os primeiros passos para efetivar sua inscrição:

SUSPEITOS DE ASSASSINATO DE EX-ATOR MIRIM DA GLOBO SÃO IDENTIFICADOS: “MORTO POR ENGANO”

As investigações sobre o assassinato de João Rebello, ex-ator mirim da Globo e DJ, ocorrido na última quinta-feira (24) em Trancoso, na Bahia, apontam para um crime motivado por engano. O delegado responsável pelo caso, Wendel Ferreira, confirmou que a polícia já identificou dois suspeitos, cujos nomes não foram divulgados. A hipótese é reforçada por testemunhas que relataram que Rebello foi vítima de tiros à queima-roupa enquanto estava dentro de seu carro.

Em nota publicada no sábado (26), a Polícia Civil da Bahia descartou qualquer envolvimento de Rebello com atividades criminosas. Na sexta-feira (25), a polícia localizou uma motocicleta que teria sido utilizada pelos suspeitos na execução do crime. “As investigações apontam que ele realmente foi morto por engano”, afirmou o delegado Ferreira.

Desabafo da família

Maria Rebello, mãe de João, compartilhou nas redes sociais sua dor e revelou detalhes emocionantes sobre o contexto do crime, mencionando que o filho foi confundido por “dois bandidos com nome de anjo”. O velório do ex-ator ocorreu no domingo (27), coincidindo com o mesmo dia em que a família também lembra a morte do irmão de Maria, o diretor Jorge Fernando, morto há cinco anos.

Em respeito ao luto, Maria Carol, irmã de João, fez um apelo nas redes sociais para que fossem evitadas especulações e fake news sobre o caso. “Meu irmão era uma pessoa de luz. Ele era um cara honesto, era um cara discreto. Por favor, respeitem a nossa dor”, declarou.

CONTA DE LUZ FICARÁ MAIS BARATA EM NOVEMBRO; ENTENDA

Após dois meses no nível vermelho, a bandeira tarifária para novembro será amarela, com cobrança extra de R$ 1,885 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reduziu a bandeira tarifária.

Em outubro, a bandeira estava no nível vermelho patamar 2, a mais cara de todas, com a cobrança de R$ 7,877 por 100 kWh. Desde agosto de 2021 que a tarifa mais alta não era acionada.

Fatores na redução da conta de luz

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram a redução da bandeira tarifária para amarela foi a melhoria nas condições de geração de energia no país.A agência reguladora, no entanto, informou que a previsão de chuvas e de vazões nas regiões das hidrelétricas continua abaixo da média, o que justifica o acionamento da bandeira tarifária para cobrir os custos da geração termelétrica para atender às necessidades dos consumidores.

Uma sequência de bandeiras verdes, sem a cobrança de tarifas extras, foi iniciada em abril de 2022. A série foi interrompida em julho deste ano, com a bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha patamar 1, em setembro. Com as ondas de calor e as fortes secas no início do segundo semestre, a Aneel acionou a bandeira vermelha patamar 2 em outubro.

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos de R$ 1,885 (bandeira amarela), R$ 4,463 (bandeira vermelha patamar 1) e R$ 7,877 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. De setembro de 2021 a 15 de abril de 2022, vigorou uma bandeira de escassez hídrica de R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.

HOSPITAL CRISTO REDENTOR: REFERÊNCIA EM CIRURGIAS PARA ATENDER À DEMANDA DE ITAPETINGA E REGIÃO

O Hospital Cristo Redentor tem se destacado como um centro de referência em cirurgias para atender à crescente demanda de Itapetinga e região. Somente em julho foram realizadas 331 cirurgias, enquanto agosto e setembro somaram 419 e 360 procedimentos, respectivamente.

Entre os perfis atendidos estão cirurgias gerais, eletivas e de urgência, além de ortopédicas. Os procedimentos abrangem desde correções de hérnia, histerectomias e colpoperineoplastias até colecistectomias, vasectomias, laqueaduras tubárias, correções de hidrocele, varicocele e hemorróidectomias.

Para acesso às cirurgias, os pacientes devem procurar a central de regulação de seu município para cadastramento no programa de cirurgias eletivas. O ambulatório do hospital também está disponível para consultas, oferecendo orientações e encaminhamentos necessários.

ITAPETINGA: JORGE DA KOMBI MORRE AOS 65 ANOS

É com profundo pesar que informamos o falecimento de Jorge Manassés Araújo Silveira. Jorge estava internado na UTI do Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga, e faleceu aos 65 anos de idade, na madrugada desta quinta-feira, 24 de outubro. Jorge era um antigo morador da Praça da Bandeira, no Centro da cidade. Ele era conhecido por trabalhar no transporte escolar e deixou uma marca significativa em nossa comunidade.

Jorge deixa esposa e filhos. O corpo será velado no Cerimonial Pax Perfeição, o sepultamento será sexta-feira (25) às 13:00h, no Cemitério Central.

Neste momento de dor e silêncio, nos solidarizamos com a família e amigos que tiveram o privilégio de conviver ao lado de Jorge.

Fonte/ Itapetinga 24 horas

SOFRENDO DE DEMÊNCIA, MAGUILA VIVIA EM CLÍNICA DESDE 2017

Conhecido como Maguila, o ex-pugilista brasileiro José Adílson Rodrigues dos Santos, morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, vítima de uma encefalopatia traumática crônica (ETC), doença incurável, que teria sido ocasionada pelos golpes sofridos em sua cabeça durante as lutas.

A última aparição pública do boxeador foi em julho, quando ele publicou uma foto ao lado de sua mulher, Iran Pinheiro, com que tinha relacionamento há mais de 41 anos. Na ocasião, Maguila apareceu no instituto que leva seu nome e que realiza trabalhos com jovens periféricos de São Paulo, há 15 anos.

Maguila sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilista, diagnosticada em 2013. A doença, considerada neurodegenerativa e irreversível, era decorrente dos golpes na cabeça que o pugilista recebeu ao longo da carreira no boxe.

Outros grandes atletas brasileiros também foram cometidos pela mesma doença, como o também pugilista e campeão mundial Éder Jofre e o zagueiro Bellini, campeão da Copa do Mundo de 1958 com a Seleção Brasileira.

INICIATIVA BRILHANTE: ALUNO DA UESB EXIBE FILME INOVADOR EM ITAPETINGA

No último dia 22 de outubro de 2024, o Auditório de  Educação, Campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Itapetinga, foi palco de uma noite memorável. José Carlos Silva, aluno dedicado e visionário, apresentou seu filme como produtor, roterista e ator, em uma exibição que não apenas entreteve, mas também instigou reflexões profundas sobre a realidade que nos cerca, através da narrativa cinematográfica do Filme: *Condenados em Fuga.* 

Sob a coordenação da Profa. Dra. Elzana Kátia Lima Mattos Ferreira, e com o apoio fundamental dos professores Prof. Dr. Robson Aldrin Lima Mattos e Prof. Dr. Anderson de Carvalho Pereira. 

A sessão teve a participação entusiástica de discentes, docentes, funcionários e colaboradores, transformando o auditório em um espaço de diálogo e aprendizado. As vozes se uniram em aplausos, celebrando a coragem de um aluno dedicado que ousou sonhar e criar.

“Como a luz da lua que toca as águas serenas, o trabalho de José Carlos ilumina o caminho da criatividade e do conhecimento”, disse a professora Elzana Mattos, destacando a importância da iniciativa. Destaco a dedicação dos monitores: Lucineide Silva, Uelingtom Freire Paiva, Thainara Pereira P. Prates, Érica da Paixão Silva, Lílian Aparecida de Oliveira da disciplina “Mídias e Educação” sob minha tutela foi crucial, e nossa gratidão se estende a todos que contribuíram para essa realização: Profa. Dra. Cristina Silva dos Santos, atual diretora do DCHEL, e o Coordenador do Colegiado de Pedagogia, o Prof. Dr. Elson de Souza Lemos. 

A exibição foi mais do que um simples evento; foi uma ode à inovação, um convite à reflexão sobre o papel das mídias na  educação e um testemunho de que a arte pode, sim, transformar vidas. Em uma atmosfera carregada de emoção e aprendizado, o filme de José Carlos se tornou um marco na trajetória acadêmica da UESB, inspirando todos os presentes a se engajar na construção de um futuro mais consciente e criativo.

Assim, o Campus de Itapetinga, vibrou com a certeza de que a educação e a arte caminham lado a lado, e que iniciativas como a de José Carlos Silva são as sementes que florescem em um amanhã mais brilhante. 

(Texto)Profa. Dra. Elzana Kátia Lima Mattos Ferreira  

(Fotos e videos)

José Carlos Silva

Luh flores 

Itapetinga, 23 de outubro de 2024.

O filme foi produzido apos ser contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo em Itapetinga.

Leia a matéria do lançamento no  auditório do Colégio modelo

Fonte: Itapetinga Acontece

NOVIDADE NA COMUNICAÇÃO: VITÓRIA DA CONQUISTA TERÁ NOVA EMISSORA DE RÁDIO EM FREQUÊNCIA MODULADA

Vitória da Conquista em breve contará com uma nova emissora de rádio em Frequência Modulada. No momento, os equipamentos estão sendo instalados em um imóvel localizado no Candeias, onde ficará o estúdio.

Na manhã desta terça-feira (22), a equipe do BLOG DO ANDERSON visitou o local no Cruzeiro, onde a torre de transmissão está sendo montada com a maestria de Moisés Carlos Oliveira Cajaíba.

Embora o nome da emissora ainda não tenha sido divulgado, a FM que deve entrar em fase experimental nos próximos dias é 92,5 MHz. Fique atento para mais novidades!

Fonte/Blog do Anderson

CONTAS DO SAAE DE ITAPETINGA 2023, FORAM APROVADAS PELO 4° ANO CONSECUTIVO SEM MULTAS PELO TCM/BA

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, em sessão realizada no dia 04/09/2024, deu parecer prévio pela aprovação das contas do SAAE de Itapetinga exercício 2023, de responsabilidade do Engenheiro Airton Ferraz atual diretor da Autarquia.
As contas foram aprovadas SEM APLICAÇÃO DE NENHUMA MULTA PELO 4° ANO CONSECUTIVO.
Mesmo tendo uma das menores tarifas de água do Brasil, em 2023 houve mais investimentos em obras de extensão de redes de água e esgotamento sanitário, reforma de estruturas, da frota e aquisição de novas motos, equipamentos e materiais para manutenção das redes de água e esgoto, além de manter rigorosamente em dia, pagamentos de fornecedores e servidores.

Uma gestão transparente com investimentos de relevância, tendo contas aprovadas sem multas, é sem dúvida, um exemplo a ser seguido por todos os gestores de órgãos públicos em todas as esferas.
O SAAE foi tri no futebol em 2022 e tetra na aprovação das contas em 2023!

Vamos avançar muito mais!

No SAAE de Itapetinga, o trabalho bem feito não para!

Juntos estamos antecipando o futuro!

“A NOVA ESPERANÇA DE ITAPETINGA: O HERÓI QUE NÃO PODE PARAR”

Lá atrás, quando iniciei meus artigos, fazíamos referências do processo eleitoral à saga Star Wars. Incorporamos Han Solo, Darth Vader, Luke Skywalker e outros ao cotidiano de Itapetinga. Falávamos de heróis, traições, vilões… parecia mesmo que esperávamos uma Guerra nas Estrelas. A batalha veio. É bem verdade que, nessa guerra, não faltaram heróis e vilões. Muito menos traição… Bem, essa já era esperada! O Chewbacca tinha até uma pesquisa no fundo da nave… acho que era a tal “Ameaça Fantasma” mas, como em todo bom trailer de cinema, o bem venceu o mal. O trono não foi tomado, como arquitetou Darth “Frango” Vader. Eduardo “Obi-Wan Kenobi” Hagge derrotou o Sith, e o nome do herói que ecoa na galáxia política de Itapetinga e região é Rodrigo Hagge, nosso Luke Skywalker.

Sem sombra de dúvida, seu nome reverbera por toda a galáxia itapetinguense e região, ressoando na ALBA, fazendo tremer as bases do Palácio de Ondina e consolidando-se como o líder jovem e dinâmico cuja trajetória política já se firmou como exemplo de competência, dedicação, inovação, eleição, reeleição e sucessão.

Assim como Luke Skywalker, que saiu das areias de Tatooine para mudar os rumos da galáxia, Rodrigo também começou jovem, herdando um legado poderoso, mas precisou trilhar seu próprio caminho para se tornar o líder que Itapetinga precisava. Neto do lendário Michel Hagge, ex-prefeito e referência incontestável da política regional, e filho de Virgínia Hagge, cuja trajetória inspirou muitos como vereadora e deputada estadual, Rodrigo carrega no sangue a vocação para servir e liderar. Sob seu comando, a cidade não apenas sobreviveu, mas floresceu. Com obras, pavimentações, atração de empresas, geração de empregos, valorização dos servidores e uma administração moderna, ele resgatou Itapetinga de uma herança de problemas, recolocando-a nos trilhos do desenvolvimento.

A vitória em 2016 – o início da trilogia – quando conquistou 55,96% dos votos, foi também o início da jornada. À semelhança de um jovem Skywalker, enfrentou os desafios de uma cidade esquecida e entregou o que prometeu: melhorias na infraestrutura, avanços em educação e saúde e uma gestão que não se contentava com promessas vazias. A reeleição em 2020 – O Despertar da Força – com impressionantes 70,31% dos votos, consolidou sua posição como líder. Mesmo durante a tempestade da pandemia, Rodrigo demonstrou firmeza e inteligência, garantindo que a cidade não perdesse o rumo.

Mas, como em toda saga, os desafios não param. Rodrigo provou ser um mestre na arte da articulação política, unindo forças e alianças que transcendiam ideologias. Foi fundamental na campanha de Eduardo Hagge, conquistando o apoio de líderes que antes se opunham e orquestrando uma estratégia que levou à vitória. Sua habilidade política lembra as jogadas astutas de um estrategista rebelde, capaz de transformar o cenário político e trazer novos aliados para a causa. Teve habilidade de incorporar à nave o Mestre Jedi Alécio Chaves, ex-vice-prefeito e figura relevante na oposição, integrando-o ao seu grupo e fortalecendo ainda mais a base política.

Rodrigo não apenas foi habilidoso; ele geriu e inspirou. Revitalizou o orgulho itapetinguense e resgatou o espírito cívico com eventos como o Desfile de 7 de Setembro. Sob sua liderança, a educação foi tratada com seriedade, refletida no crescimento dos índices do IDEB. E o mais recente símbolo de seu compromisso é o hospital maternidade municipal, um tributo ao trabalho dedicado de sua mãe, Virgínia Hagge.

Em dois mandatos, Rodrigo já se tornou parte da história de Itapetinga. Mas ele não pode parar. O futuro clama por um jovem líder que compreende as necessidades do seu povo e compartilha suas vitórias. Tal como Luke Skywalker, que precisou continuar sua luta mesmo após derrotar o Império, Rodrigo também deve seguir adiante. A força que o move não permite que ele se afaste do caminho da política.

Guimarães Rosa já dizia: “O que a vida quer da gente é coragem.” E Rodrigo, como um verdadeiro herói, já mostrou que tem essa coragem. Itapetinga olha para o futuro com esperança renovada, e logo estaremos prontos para seguir novamente ao seu lado, em mais uma jornada rumo ao progresso.

Eu vou ficando por aqui. A trilogia deu certo. A saga continua. A princesa Leia desapareceu e agora é aguardar 2026, pois vem aí A Ascensão Skywalker.

Em breve…