ENCONTRO ‘MULHERES EMPODERADAS’ REÚNE LIDERANÇAS FEMININAS EM ITAPETINGA

No dia 25 de março, às 9h, a Câmara de Vereadores de Itapetinga, Sudoeste Baiano, será palco do encontro “Mulheres Empoderadas”. Um evento gratuito que promete inspirar, conectar e fortalecer vozes femininas.

Focado em empoderamento feminino, liderança e conexão, reunirá mulheres que estão redefinindo caminhos, superando barreiras e inspirando o futuro, e será destinado a todas a mulheres. Mulheres essas que fazem nossa sociedade pujante.

A ação é uma iniciativa do vereador Anderson da Nova (União Brasil) reforçando o compromisso da cidade com a valorização e o protagonismo feminino.

Mulheres empoderadas são aquelas que reconhecem o seu valor e não permitem que estereótipos e expectativas sociais limitem os seus sonhos. Pois o empoderamento feminino aumenta a consciência de que a mulher é uma pessoa com direitos e deveres, não sendo propriedade de ninguém. Isso ajuda a reduzir a violência de gênero, os conflitos e abusos.

O convite para participar do encontro é para toda a nossa comunidade a fim de prestigiar esse evento tão importante para nossa cidade e região.

Serão palestrantes:
• Zezé Hagge, Secretária de Desenvolvimento Social de Itapetinga/BA;
• Sheila Lemos, Prefeita de Vitória da Conquista/BA;
• Monalisa Tavares, Prefeita de Ibicaraí/BA;
• Dra. Solange Anatólio, Promotora de Justiça:
• Marcelle Moraes, Vereadora em Salvador/BA;
• Profª Mara Rúbia, Presidente do União Brasil Mulher/Itapetinga/BA;
• Marluzia Mota, Servidora Pública Municipal;
• Pra. Josecleia de Abreu, Igreja Quadrangular – Urbis.

UMA SEMANA DE BOAS NOTÍCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE ITAPETINGA

A Azaleia abriu processo de contratação e, em 2025, completará a equipe com mais 1.100 novos funcionários. Já a JBS está terminando sua nova etapa de ampliação que permitirá ao frigorífico abater 750 bois por dia. Fonte: ASCOM/PMI

Nesta quinta-feira, o prefeito Eduardo Hagge recebeu em seu gabinete Eliana, gerente de RH e Pedro José Luís Piovesan, diretor executivo da Vulcabrás/Azaleia. Além de falar sobre o potencial produtivo, marcas atendidas e toda a estrutura já estabelecida na fábrica, o sr. Pedro Luís falou ainda sobre a nova etapa de expansão da empresa.

De acordo com o diretor, além do processo de ampliação da estrutura física da fábrica e construção de novos galpões, a empresa já abriu processo de contratação e, em 2025, completará a equipe com mais 1100 novos funcionários. Isso significa aumento na produção da unidade do município, além, claro, de mais gente empregada, fomento para a nossa economia e renda para mais de mil famílias itapetinguenses.

Na sexta, 28, o prefeito recebeu o gerente da JBS, Ivon, para também boas notícias. Além de falar sobre a conclusão da nova etapa de ampliação que permitirá ao frigorífico abater 750 bois por dia, o gerente explicou que a expansão abrirá oportunidade de exportação de carne diretamente da nossa unidade.

Para o prefeito Eduardo Hagge, as notícias não poderiam ser melhores. “Começar o ano com notícias de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda para a nossa gente, nos enche de orgulho e aumenta a nossa disposição para o trabalho que, acreditamos, fará de Itapetinga a cidade pujante que ela pode ser, referência em toda a região, que ofereça vida cada vez mais digna para a sua gente”, comemorou o prefeito.

TERROR: CORPO ENCONTRADO NESTA SEGUNDA -FEIRA PELA POLÍCIA É DO JOVEM SEQUESTRADO NA MADRUGADA DO ÚLTIMO SÁBADO EM ITAPETINGA

O corpo do homem identificado por Fábio Marreco, de 36 anos, vítima de um sequestro na madrugada de sábado, 01, em Itapetinga, foi localizado na tarde desta segunda-feira, numa pedreira, segundo fontes policiais. De acordo com as primeiras informações, o corpo está esquartejado. O crime foi praticado por criminosos, que invadiram a residência de Fábio e o levaram à força. Todos estavam encapuzados.

Desde então a vítima estava sendo procurada. Familiares registraram o Boletim de Ocorrência e a Polícia Militar realizava buscas para encontrar Fábio.

A Polícia Civil de Itapetinga também investiga o crime e recebeu uma informação de que criminosos que estariam envolvidos no sequestro estavam na Vila Suzano.

Ao chegarem aí local, nesse domingo, 2, as forças de segurança foram recebidas a tiros, houve confronto e um criminoso morreu após ser baleado.

Uma das hipóteses levantadas para o crime é que Fábio teria feito uma denúncia que próximo a sua casa existia um ponto de venda de drogas.

RELEMBRE – Na madrugada de sábado (1º), um caso de sequestro chocou os moradores do bairro Vila Riachão, em Itapetinga, Bahia. Fábio Marreco dos Santos, 36 anos, funcionário da empresa Vulcabrás, foi surpreendido em sua residência por três homens armados e encapuzados, que invadiram o local, renderam a vítima e a levaram consigo. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro de Fábio ou os motivos do crime.

De acordo com relatos de colegas e amigos, Fábio é natural de Itororó, mas residia em Itapetinga devido ao trabalho. Conhecido por seu comportamento tranquilo, ele não tinha envolvimento com drogas ou consumo de bebidas alcoólicas, o que aumenta o mistério em torno do sequestro. “Ele era uma pessoa muito tranquila, dedicada ao trabalho. Não consigo imaginar o que pode ter acontecido”, afirmou um colega da Vulcabrás, que preferiu não se identificar.

A Polícia Civil de Itapetinga assumiu as investigações e busca pistas que possam levar à localização de Fábio e à identificação dos criminosos. Guarnições da Polícia Militar realizaram buscas na região, mas ainda não obtiveram sucesso. As autoridades suspeitam que o crime possa ter sido planejado, já que os invasores agiram de forma rápida e coordenada. Enquanto a polícia trabalha para desvendar o caso, familiares e amigos de Fábio aguardam ansiosamente por notícias.

Fonte/Sudoeste Digital 

JOVEM É SEQUESTRADO EM ITAPETINGA APÓS TER CASA INVADIDA

O jovem FÁBIO MARRECO, 36 anos, funcionário da empresa Vulcabrás se encontrava em sua residência no bairro Vila Riachão quando teve a residência invadida por 03 elementos armados e encapuzados na madrugada desse sábado (01)
Os bandidos pegaram Fábio e o levaram consigo.
Fábio é natural de Itororó, mas Residia em Itapetinga onde trabalhava na Empresa Vulcabrás . Segundo colegas e amigos Fábio não usava drogas e nem consumia bebida alcoólica.

Fonte: Itapetinga Agora

SAAE DE ITAPETINGA REALIZA SUBSTITUIÇÃO DAS CAMADAS FILTRANTES NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Visando melhorar ainda mais a qualidade no tratamento e a eficiência na purificação da agua distribuída a população, o SAAE deu início quinta feira dia 27/02/25 a troca dos leitos filtrantes na Estação de Tratamento de Água.

A substituição envolveu a remoção dos materiais desgastados e a reposição com novos elementos filtrantes que seguem uma granulometria pré definida em 06 camadas para retenção de impurezas e sedimentos.
Todo o material utilizado foi adquirido pela primeira vez de uma indústria especializada na fabricação.

O SAAE está investindo cerca de 400.000 (quatrocentos mil reais) na troca dos leitos filtrantes,pois além dos materiais adquiridos,toda uma logística envolve uso de caçambas,retroescavadeira e mão de obra.
Os leitos filtrantes são importantes porque permitem tratar a água e remover contaminantes,o que é fundamental para a saúde e o meio ambiente.

O SAAE reforça seu compromisso com a melhora contínua dos serviços prestados,assegurando um abastecimento confiável e dentro dos padrões de potabilidade exigidos.
Água tratada,saúde garantida!

No SAAE de Itapetinga o trabalho bem feito não para.

Fonte/Arcanjo Notícias

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ITAPETINGA ANTECIPA PAGAMENTO DO SALÁRIO DO MÊS DE FEVEREIRO

A Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, na gestão de Alécio Chaves, efetua o pagamento antecipado do salário do mês de fevereiro aos servidores da pasta no dia de hoje (27/02).

Com recursos próprios, e oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), estão sendo pagos os servidores efetivos e contratados.

A administração atual do secretário Alécio Chaves, e do prefeito Eduardo Hagge, tem mantido um compromisso diferenciado com o servidor da educação municipal, demonstrando valorização aos homens e mulheres que fazem da educação de Itapetinga destaque.

É o “cuidar de quem cuida de gente” impulsionando, ainda mais, o desenvolvimento da educação prestada em nosso município.

O salário deste mês de fevereiro antecipado hoje, antes do grande “Feriado de Carnaval”, trará segurança e conforto aos trabalhadores contemplados.

PREFEITO VISITA CEOQ E TRAÇA NOVOS PLANOS PARA A SAÚDE

Na última segunda-feira, 24, o prefeito Eduardo Hagge, acompanhado pela primeira dama, Zezé Hagge, e a secretária de saúde, Myllena Orrico, visitou o CEOQ. Além de estreitar laços com médicos e toda a clínica, a visita teve como objetivo, conhecer de perto as dependências que hoje recebem médicos residentes que vêm à Itapetinga se especializarem em oftalmologia.

Guiados pelo CEO do Centro, o médico Jivago Queiroz, a Gerente Operacional Amanda Cunha e a Gerente da Unidade de Itapetinga Elisângela Brito, a equipe da administração municipal conheceu, também, a unidade CEOQ matriz, a Central de Marcação, todos os seus aparelhos, funções e como eles também são destinados ao atendimento SUS.

Fundado há mais de 20 anos, o centro vem prestando serviço especializado de oftalmologia, atendendo, a população com o que há de mais moderno na área. Há algum tempo, implantou o Programa de Residência Médica para o município que, em 2025, contará com 6 residentes e 4 estagiários.

Durante a reunião, Dr. Jivago Queiroz falou sobre o desenvolvimento da clínica e os trabalhos realizados em parceria com a prefeitura municipal. Junto com o prefeito, debateu projetos futuros para Itapetinga seguir avançando em saúde.

Fonte: Ascom/PMI

PREFEITURA DE ITAPETINGA ENGAJADA NA CAMPANHA LEÃO AMIGO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: VEJA COMO PARTICIPAR

Na manhã desta terça-feira, 25, reuniram-se no Ministério Público, para o lançamento da campanha Leão Amigo da Criança e do Adolescente, além dos representantes do poder judiciário, o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, a secretária de Desenvolvimento Social, Zezé Hagge, o prefeito Eduardo Hagge e contabilistas de Itapetinga e região.

A Campanha tem como principal objetivo mobilizar contribuintes (pessoas físicas ou jurídicas) a destinarem parte do seu imposto de renda para o financiamento de projetos e programas locais de amparo a crianças, adolescentes ou idosos.

Após a regularização do Fundo da Infância e Adolescência, junto à Receita Federal, o órgão ficou apto a arrecadar recursos e transferi-los para órgãos do município. Quatro instituições já estão cadastradas pelo conselho: Apae, Ipam, Associação Nossa Senhora das Dores e Equoterapia Manuela. No ano passado, elas já foram beneficiadas com a campanha e já receberam o repasse dos valores.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, Washington Maciel, para contribuir é muito fácil. Os contabilistas já estão instruídos, o sistema já indica as opções de valores e entidades beneficiadas. Então, ao fazerem a declaração completa, basta dizer do interesse de fazer a destinação e escolher para onde o valor será destinado. “Lembrando que é destinação e não doação. Não haverá acréscimo nenhum no pagamento. O valor destinado será restituído pelo governo federal integralmente”, explicou Washington.

Presente na reunião, a secretária de Desenvolvimento Social, Zezé Hagge, falou da importância da campanha e conclamou a todos a se unirem em benefício das nossas crianças e adolescentes. “Vamos juntos, em uma só voz, buscar cuidar dessas crianças para que os projetos cheguem até elas, para que elas tenham um futuro lindo, um futuro promissor, um futuro digno, principalmente para aquelas crianças em estado de vulnerabilidade social”, disse a secretária.

Durante a reunião, o prefeito Eduardo Hagge colocou todo o equipamento público municipal a disposição da campanha, reafirmando o compromisso e o cuidado com o povo. “Uma cidade que se preocupa com a criança e o adolescente certamente terá um futuro mais promissor e é nisso que acreditamos”, garantiu o prefeito.

ITARANTIENSE ADRIANO WIRZ É INDICADO PARA O PRÊMIO BRASILEIRO NOTÁVEL 2025 DO JORNAL BRAZILIAN TIMES

Adriano Wirz, apresentador do Programa Brasil 360 Graus, foi indicado pela categoria Rádio e TV ao prêmio “Brasileiro Notável 2025”, promovido pelo jornal Brazilian Times, considerado um dos mais importantes veículos de comunicação direcionado aos brasileiros nos Estados Unidos .
A premiação, cujo nome original em inglês é Notable Brazilian Award, visa homenagear anualmente indivíduos que contribuem significativamente em suas áreas, seja na política, no jornalismo, na música, empreendedorismo, religião, literatura, nas artes, nos negócios ou em qualquer outro setor.
As indicações são feitas pela comunidade Brasileira nos EUA, o apresentador do Brasil 360 Graus se destacou pela sua audiência no pais Norte Americano.
Sem data marcada ainda para acontecer, o evento será realizado na cidade de Nova York e, além das homenagens, contará com apresentações artísticas e uma exposição da comunidade brasileira, destacando a cultura, as conquistas e o impacto dos brasileiros no exterior.
Após a +fase de indicação o processo segue para a fase de votação onde a própria comunidade e os internautas decidirão os indicados que serão premiados.