COVID-19: ITAPETINGA REGISTRA MAIS UMA MORTE POR CORONAVÍRUS, A CIDADE TEM 39 ÓBITOS E 1341 CASOS CONFIRMADOS DA DOENÇA

Itapetinga, interior da Bahia, registra nesta segunda-feira (24), mais um óbito em decorrência da Covid-19. A vítima desta vez, um homem, de 72 anos, começou a apresentar sintomas como tosse, desconforto respiratório e baixa saturação. No dia 20 de julho, três dias após o início dos sintomas, ele foi internado no Hospital das Clínicas de Conquista. Neste domingo, 23 de agosto, o quadro se agravou e ele não resistiu.

Lembrando que desde o início da semana passada o município vem registrando uma morte por dia na cidade.

De acordo o boletim epidemiológico atualizado, a cidade somatiza 1341 casos confirmados, 1018 recuperados, 284 ativos, 508 monitorados e 39 óbitos.

Por Wagner Ribeiro/

com informações da Ascom PMI

DOC MOSTRA BOLSONARO DIZENDO A AMBIENTALISTA AL GORE QUE QUER EXPLORAR AMAZÔNIA

Doc mostra Bolsonaro dizendo a ambientalista Al Gore que quer explorar Amazônia

O documentário “O Fórum”, que mostra os bastidores do Fórum Econônico Mundial, em Davos (2019), estreou na última quinta-feira (20) e uma cena chama a atenção: uma conversa entre o presidente Jair Bolsonaro com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos durante o governo Clinton, Al Gore, sobre a exploração da floresta amazônica. 

Durante o diálogo, o estadunidense revela que estão profundamente preocupados com a situação do desmatamento da Amazônia. E prossegue: “Lamento trazer essa questão em uma reunião informal, mas é algo que me toca profundamente”. 

Em resposta, o presidente brasileiro afirma que a floresta “não pode ser esquecida” e que, devido à quantidade de riquezas, tem a intenção em “explorá-la junto com os Estados Unidos”. Então Al Gore rebate: “Eu não entendi muito o que você quis dizer”. 

Al Gore é conhecido pelo trabalho em prol do meio ambiente. Em 1993, escreveu “A Terra em Balanço”, em que fala sobre o aquecimento global e, inclusive, cita a luta do seringueiro acreano Chico Mendes, assassinado em 1988. Leia mais...

[…]

GOVERNADOR RUI COSTA ENTREGA OBRAS EM ITORORÓ NESTA TERÇA-FEIRA (25)

Nesta terça-feira (25), o governador Rui Costa visita o município de Itororó, no sudoeste baiano. A programação tem início às 9h, com a entrega da obra de pavimentação em paralelepípedo e drenagem superficial das ruas Heliodório Oliveira dos Santos, Rui Barbosa e Padre João Luz, no distrito de Itati, e João Alves Oliveira, ZA e ZC, 26 De Abril, Elpídio Vieira e TV Elpídio Vieira, na sede da cidade.

Rui participa da inauguração das obras de construção e reforma, respectivamente, das escolas de Ensino Fundamental Julieta Pontes Viana e Oscar Brasil e também da Sala de Raio X na Fundação Hospital e Maternidade de Itororó. Um veículo tipo micro-ônibus será entregue para transporte de passageiros.

Não haverá evento, nem será permitido aglomeração de pessoas nos atos oficiais com a presença do governador em respeito ao decreto estadual nº 19.586, de 27 de março de 2020.

Fonte/Pimenta

CONQUISTA: VÍDEO MOSTRA MOMENTO QUE SARGENTO É ASSASSINATO A TIROS NA URBIS 5

*RESUMO da OCORRÊNCIA: Por volta da 05h30 a Cicom determinou o deslocamento da Fox 7804 para atender uma ocorrência de latrocínio. O Fato ocorreu na Rua 15, Urbis V. No local, constatou-se a veracidade dos fatos.

A vítima, trata-se do SGT PM Antônio Carlos Porto Santana. Ele foi alvejado com um disparo de arma de fogo na região das costa.

O SAMU esteve no local e constatou a morte. Também foi levado um veículo Strada verde escura de propriedade do SGT, não há informações de autoria do crime. Os familiares não souberam informar demais dados do veículo. Veja vídeo:

https://youtu.be/ppf8rnjBSuc

Fonte/Rodrigo Ferraz

ITAPETINGA: NESTA QUINTA-FEIRA (20) O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO BAHIA, JERÔNIMO RODRIGUES SERÁ ENTREVISTADO NO PROGRAMA ESPAÇO LIVRE DA RÁDIO CIDADE FM

Secretário Jerônimo Rodrigues | educação

O secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, será o entrevistado do programa ‘ESPAÇO LIVRE’ desta quinta-feira (20/8).

Na pauta, o secretário vai falar sobre o desafio de lidar com o setor educacional num momento crítico frente à pandemia do novo coronavírus, Vale Estudantil e os protocolos de um possível retorno às aulas ainda este ano.

Espaço Livre vai ao ar às 12:00 na rádio Cidade FM, 94,3. PARTICIPE.

Por Wagner Ribeiro

EM TEMPOS DE FLEXIBILIZAÇÃO, ITAPETINGA REGISTRA 35 ÓBITOS PELO NOVO CORONAVÍRUS E 1231 CASOS CONFIRMADOS

Itapetinga confirmou nesta quarta-feira (19), mais um óbitos do novo coronavírus, totalizando 35 mortes pela doença. 

 Um homem de 70 anos começou a apresentar sintomas como febre, tosse, dor de garganta, fraqueza e dor muscular.

No dia 29 de julho ele deu entrada na UPA e, em seguida, transferido para o Hospital Ernesto Simões, em Salvador.

O paciente era diabético, hipertenso e fumante.

Já são 300 casos ativos, 896 recuperados, 515 monitorados, 1231 casos confirmados e 35 óbitos

Os dados foram divulgados pela prefeitura, através do boletim epidemiológico atualizado diariamente.

Com esses dados, o município de Itapetinga ultrapassa o número de mortes da cidade de Eunápolis, que tem 34 óbitos, sendo que a população da cidade do extremo Sul do estado é de 113 mil habitantes.   

Por Wagner Ribeiro

DEPOIS DA HIDROXICLOROQUINA, PORTO SEGURO REGISTRA 34 ÓBITOS PELA COVID-19

A hidroxicloroquina parece não ser tão eficaz como defendem algumas pessoas, entre elas a médica Raíssa Soares, que faz parte do Comitê de Combate a Covid-19 em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. Porto registra um total de 41 óbitos em decorrência do novo coronavírus, sendo que 34 foram registrados após o envio do medicamento ao município.

Segundo a Secretaria de Saúde Municipal, nas últimas 24 horas, foram registrados mais três óbitos em decorrência do novo coronavírus em Porto Seguro, que no dia 3 de julho recebeu 40 mil doses de hidroxicloroquina do Ministério da Saúde. O medicamento foi enviado depois de um apelo da médica Raíssa Soares.

Lotada na rede municipal de saúde, a médica Raíssa Soares acredita que o medicamento tem se mostrado eficaz, se tomado na fase inicial da doença. Para ela, o remédio acaba com a carga viral antes mesmo dos pulmões inflamarem. Mas a Organização Mundial de Saúde afirma que o medicamento não é eficaz e ainda pode agravar o estado de saúde do paciente.

Número de mortos em Porto Seguro é maior que o registrado na vizinha Eunápolis, que registra 34 óbitos em decorrência da Covid-19. Eunápolis tem 2.161 casos da doença e 1.539 curados.

Porto Seguro tem 2.148 casos confirmados de novo coronavírus, sendo 1.920 estão curadas da doença, 179 estão em isolamento, 35 aguardando resultado de exame e oito internados.

MUNICÍPIO DE ITAPETINGA CONFIRMA A 34ª MORTE POR COVID-19 E REGISTRA MAIS 70 NOVOS CASOS DA DOENÇA; AGORA SÃO 1205 PESSOAS COM O VÍRUS

A Prefeitura de Itapetinga, por meio da Secretaria da Saúde, registrou nesta terça-feira (18) 1205 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia.

Das notificações positivas, 860 estão recuperados, 311 casos ativos e 535 estão monitorados. O município tem 34 mortes decorrentes da Covid-19.

Nesta terça-feira, foi confirmado mais um óbitos, sendo de uma mulher de 72 anos que havia começado a apresentar sintomas gripais. A dor epigástrica e a tosse se intensificaram e ela foi internada na unidade de retaguarda montada no Residencial 12 de Dezembro.

Ela era diabética e hipertensa e não resistiu à doença.

Por Wagner Ribeiro

ITAPETINGA: CORPO CARBONIZADO É ENCONTRADO PRÓXIMO A LADEIRA DA ‘PEROBA’

.

Um corpo de um homem foi encontrado na Zona Rural, próximo a Ladeira da Peroba, na BA 263 entre Itororó e Itapetinga na manhã desta terça feira, 18.

A equipe de perícia técnica se deslocou para o local e encontrou o corpo com aparência de tortura.

Ao lado do corpo foi encontrada uma carteira de trabalho em nome de Ivan Batista Mota, morador da Vila Isabel em Itapetinga, mas, não há confirmação até o momento se o corpo carbonizado é de Ivan.

O fato segue em investigação. Com Informacões do Blog Itororó Já

MORRE MÉDICO BAIANO ELSIMAR COUTINHO, AOS 90 ANOS

MORRE O MÉDICO BAIANO ELSIMAR COUTINHO, AOS 90 ANOS

Uma das maiores referências em planejamento familiar do país, o médico baiano Elsimar Metzker Coutinho, que estava internado com covid-19 desde 20 de julho, não resistiu à doença e morreu nesta segunda-feira (17).

Inicialmente, ele deu entrada no Hospital Aliança, em Salvador, mas foi encaminhado para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Cientista pioneiro no desenvolvimento de anticoncepcionais femininos e na fabricação de implantes hormonais, Elsimar tinha 90 anos e deixa esposa, Tereza Coutinho, filhos e netos. Elsimar chegou a fazer hemodiálise e traqueostomia, e estava sob os cuidados do Dr. Roberto Kalil Filho.

Formado nos cursos de Farmácia e Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), o médico tinha mais de meio século de carreira em pesquisa. Fundador do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), no bairro da Federação, ele era autoridade mundial em tratamentos de infertilidade provocada por endometriose e miomatose.

Quando estudante, Elsimar chegou a estudar nos EUA ao lado de George Corner, descobridor do hormônio feminino progesterona. Com informações do Correio24h.