ITAPETINGA: MORRE SEU ARI DO BAIRRO SÃO FRANCISCO DE ASSIS AOS 75 ANOS

É com profundo sentimento de pesar que comunicamos o falecimento de Arivaldo da Silva Santos, morador antigo do bairro São Francisco de Assis.

Seu Ari, como era conhecido carinhosamente por todos tinha 75 anos e  vinha se tratando após sofrer uma queda da própria altura em sua residência. Ele chegou a ficar internado por algumas semanas, teve alta, e estava se recuperando em casa, mas seu quadro de saúde piorou nos últimos dias, e ele não resistiu e veio a óbito nessa tarde de quarta-feira (01).

Ari deixa esposa dona Nalva e os filhos Arivaldo Santos Filho, gerente da Duarte Equipamentos e Aricelma, Backing Vocal da banda do forrozeiro Mão Branca, além dos netos João Gabriel, Ana Caroline e Ariadne.

O corpo está sendo velado na igreja Assembleia de Deus, bairro São Francisco de Assis. O sepultamento será às 14:00h no cemitério Central, bairro Camacan.

Nesta hora de profundo pesar, externamos aos seus familiares e amigos nossos sentimentos, rogando a Deus que conforte a todos que privaram de sua amizade.

Por Wagner Ribeiro

PREFEITOS E VEREADORES ELEITOS EM 2024 TOMAM POSSE NESTA QUARTA-FEIRA (1º)

Os prefeitos e vereadores eleitos em outubro de 2024 assumem seus cargos nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025. Segundo dados da página de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao todo serão empossados 5.543 prefeitos, 5.543 vice-prefeitos e 58.072 vereadores, que cumprirão mandatos de quatro anos.

Do total de 5.543 prefeitos e vice-prefeitos que tomam posse, 2.466 foram candidatos reeleitos e os demais (3.077) estão no primeiro mandato como chefe do poder Executivo local.

Nesta segunda-feira (30), a base de dados do TSE registrava outros 14 municípios com o resultado da eleição sub judice e outras três com status de anulada. Em nota à Agência Brasil, o TSE afirma que “estes dados são atualizados diariamente e podem mudar a depender do resultado processual e da publicação das atualizações.”

EDUARDO HAGGE, ALÉCIO CHAVES E VEREADORES ELEITOS TOMARAM POSSE NESTA QUARTA-FEIRA

O prefeito eleito de Itapetinga, Eduardo Hagge (MDB), tomou posse na manhã desta quarta-feira (1º) para seu mandato à frente da prefeitura. Com ele, também foi empossado Alécio Chaves, vice-prefeito eleito na capital da Pecuária, além dos 15 vereadores que vão comandar o Legislativo municipal pelos próximos quatro anos.

A cerimônia foi realizada em dois momentos: O primeiro ato aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães, sede da Câmara Municipal, e o segundo no Paço Municipal, região Central da cidade.

Na Câmara Municipal, o governo de Eduardo Hagge tem ampla maioria, e o seu partido,  o MDB, conquistou 6 cadeiras. Além disso, partidos que compuseram a chapa de Eduardo, também conquistaram vagas na Câmara. Eduardo Hagge tem 63 anos e é médico veterinário. Ele é filho do ex-prefeito Michel Hagge e tio do ex-prefeito Rodrigo Hagge.

Por Wagner Ribeiro

GERALDO TRINDADE FOI ENTREVISTADO NO PROGRAMA DE OLHO NA SEMANA E REVELOU TUDO SOBRE A POLÍTICA DE ITAPETINGA, BASTIDORES DE CAMPANHA, PESQUISAS FAKES E REAIS, FUTURO DE ITAPETINGA E MUITO MAIS

O renomado secretário de Educação de Itapetinga da atual gestão, já nomeado secretário de Governo da próxima gestão, Geraldo Trindade, atendeu ao convite da direção do Programa De Olho na Semana, programa jornalístico semanal que ocorre todos os sábados, das 7h às 10h, pela Rádio Vida Nova FM 104.9, no último dia 28, onde teve a oportunidade de abordar diversos assuntos, incluindo gestão pública, política local, gestão Eduardo Hagge, temas relevantes, entre outros assuntos.

Primeiro vamos falar do nosso entrevistado: Geraldo Trindade Júnior: Formação: Doutor em Zootecnia / Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente / Especialista em Gestão Educacional / Zootecnista.

Experiência Profissional: Técnico em Fiscalização Federal do MAPA desde 1985 / Professor Adjunto da UESB – Itapetinga desde 2006 / Ex-Diretor da EMARC-IT / Secretário de Educação de Itapetinga na gestão de Dr. José Otávio Curvelo (2001-2004); Também na gestão de Rodrigo Hagge em dois períodos (2017-2022) e (2024).     

Geraldo Trindade se tornou o gestor da educação com mais experiência na pasta do município, viajando por vários estados participando de Fóruns, Conferências, Treinamentos, ora pra defender a educação de Itapetinga, ora para aprimorar os conhecimentos, mas a verdade é que ele fez história na educação, promovendo verdadeiras transformações, revolucionando o jeito de administrar uma pasta tão importante como a educação, sendo um secretário de pulso firme, competente, gestor nato, acessível, dinâmico e visionário.

Na entrevista com Jai, na FM Vida Nova 104.9 (Programa de olho na Semana), a primeira pergunta ao entrevistado foi com relação aos resultados das urnas em 06 de outubro com a eleição de Eduardo Hagge que obteve 20.393 votos.

Jai – Você que acompanhou o processo de perto, estava no olho do furacão, que lições você traz do resultado das eleições em Itapetinga?

Geraldo responde: “O resultado das eleições em 06 de outubro demonstra que Itapetinga tomou a decisão correta. A forma como os adversários de Eduardo conduziram o processo eleitoral, acredita-se que seria a forma como iriam conduzir a prefeitura de Itapetinga (seria um desastre) em caso de vitória, pois mostraram seus métodos durante a campanha. Os adversários usaram da estratégia da mentira, espalhando pesquisas falsas, tentando ludibriar o eleitor.

A notícia de que houve virada nos últimos 15 dias, não é verdade, pois a candidata de oposição esteve na frente das pesquisas até o mês de abril. Em maio, houve empate técnico e de lá para cá, Eduardo se manteve à frente. A nossa pesquisa divulgada foi o resultado das urnas, estávamos trabalhando em cima de dados oficiais, de fontes seguras, de institutos sérios, por isso não fomos iludidos, sabíamos do cenário que estava em campo”, pontuou Geraldo Trindade.

“Vejo com bons olhos o que está ocorrendo antes mesmo da posse de Eduardo Hagge e Alécio Chaves, pois é a primeira vez que presenciei um gestor promover reunião antes da posse, com a equipe de secretários para nivelar informações, pois existem alguns secretários que nunca exerceram cargo público antes, e tiveram a oportunidade de conhecer a forma de pensar do gestor, os desafios de cada pasta a partir de 1º de janeiro, conhecer sobre gastos públicos, licitação, como é que a equipe deve se conduzir, inter-relação entre os secretários, cenário político administrativo, entre outros”, disse Geraldo.

“É impressionante o crescimento de Eduardo como gestor que veio da iniciativa privada, agregar tanto conhecimento da máquina pública, buscando aprender, ouvir os mais experientes, por isso eu afirmava antes mesmo da campanha que Eduardo será um gestor muito melhor do que Rodrigo, pois Rodrigo é muito mais político do que gestor, Eduardo está aprendendo a política com uma facilidade muito grande, mas é um gestor na essência, e Itapetinga precisa de hoje de gestor também”, pontuou Geraldo Trindade.

“Viemos de um prefeito que foi reeleito e conseguiu o feito de eleger um sucessor, o que já está registrado na história política de Itapetinga, e entendemos que se a vitória de Eduardo Hagge fosse de apenas 1 voto de frente, já seria um fato relevante, histórico”, disse Geraldo.

“Observe como Eduardo Hagge conseguiu montar seu secretariado, sem crise, sem brigas, disputas acirradas, e acertar no padrão técnico dessa equipe como reflexo do próprio gestor”, Geraldo Trindade.

Geraldo falou sobre sua brilhante passagem pela pasta da Educação: “Já são 11 anos de atuação como secretário da Educação, um marco na minha vida, com o sentimento de realização pessoal muito grande, pois ao longo dessa caminhada, passamos por muitas experiências, muito aprendizado, muitos embates, agregamos muitos valores, pessoas, conseguimos estreitar a relação com o sindicato da categoria, com os professores e servidores da educação”.

Geraldo Trindade descreve: Itapetinga hoje é um referencial na educação, avançamos muito, conseguimos oferecer a melhor merenda escolar da região; o maior reajuste do estado em 2024 foi o de Itapetinga; o único município da Bahia a obter um caminhão frigorífico pra distribuir merenda escolar; oferecer às escolas do campo as mesmas condições das escolas da zona urbana, incluindo internet de qualidade via satélite, mobiliário ergonômico, com salas de multimeios;

O único município da região com dois laboratórios de robótica instalados; o único município da região a possuir internet via satélite em todas as escolas rurais, escolas rurais com ar condicionado; o único da região com estruturas como o CAEE (Centro de Atendimento de Educação Especializado), criação de 26 Salas de Atendimento Educacional Especializado em apenas em oito anos;

Não existe na região nenhuma creche particular com a estrutura das que existem no município hoje em todos os requisitos; criação do SAV (Serviço de Atendimento à Vida) com quatro psicólogas para atender o alunado da rede; o único município da Bahia que ofereceu Mestrado com recurso próprio para os professores (500 mil reais via UESB);

Itapetinga conseguiu o licenciamento do Google For Education, implantação da Matrícula 100% Informatizada, acabando comas filas gigantescas e muito mais, pagamento em dia dos efetivos e contratados, entre outras conquistas”, disse Geraldo Trindade.

Sobre a nova estrutura da Secretaria de Governo: A Secretaria de Governo terá um novo formato. Haverá um Secretário e um Chefe de Gabinete com atribuições distintas. A Secretaria de Governo funcionará na antiga instalação da Secretaria de Educação no bairro Clodoaldo Costa.

A Chefe de Gabinete será a professora Ieda Xavier que atuou também na Educação juntamente com Geraldo. Ieda Exercerá seu papel junto ao prefeito Eduardo, ligada à Secretaria de Governo.

A ASCOM funcionará dentro da Secretaria de Governo para uma melhor dinâmica na informação oficial dos atos do governo. A Subprefeitura de Bandeira do Colônia (projeto que vai ser encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação) também estará dentro da respectiva secretaria. A Secretaria terá um papel de apoio entre o gestor, secretarias e autarquias, a Relação Institucional (é responsável por articular as relações entre o município e outras instituições, como governos estaduais, federais e organizações da sociedade civil, estabelecendo canais de comunicação, acompanhamento, formulação e implementação de políticas públicas relevantes para o município), relação com a imprensa, com a Câmara de Vereadores, entre outras atribuições. Reportagem: Sizinio Neto

ITAPETINGA: FORTE CHUVA DERRUBA PARTE DA ESTRUTURA MONTADA NA PRAÇA DAIRY WALLEY

No início da noite desta segunda-feira(30), fortes ventos e chuva causaram o desabamento parcial da estrutura que foi montada na Praça Dairy Walley para a cerimônia de posse do prefeito Eduardo Hagge e do vice Alécio Chaves, no centro da cidade.

Não há informações sobre pessoas feridas. A transmissão de posse está marcada para o dia 1º de janeiro, ás 11:00h da manhã no Paço Municipal.

De acordo com os organizadores, a equipe que montou a estrutura já foi acionada e deverá restaurar os danos nas primeiras horas de amanhã.  Ainda com o temporal que durou pouco mais de meia hora, várias ruas também ficaram alagadas.

Por Wagner  Ribeiro

DESEMPREGO CAI A 6,1% NO TRIMESTRE TERMINADO EM NOVEBRO E SEGUE NO MENOR PATAMAR DA HISTÓRIA, DIZ IBGE

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,1% no trimestre terminado em novembro, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pelo segundo mês seguido, o país atingiu a menor taxa de desocupação de toda a série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012. No trimestre encerrado em outubro, o percentual foi de 6,2%.

Antes disso, a taxa mais baixa de desempregados no país havia sido registrada em dezembro de 2013 (6,3%).

A queda da taxa em novembro foi de 0,5 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre anterior, terminado em agosto, quando era de 6,6%. No mesmo período do ano passado, a desocupação atingia 7,5% da população em idade de trabalhar (14 anos ou mais). Leia mais…

[…]

AVIÃO SAI DA PISTA E EXPLODE EM AEROPORTO DA COREIA DO SUL; 179 PESSOAS MORRERAM

Uma aeronave transportando 175 passageiros e seis tripulantes saiu da pista, bateu em um muro do Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, e explodiu no domingo (29), noite de sábado no Brasil. Ao todo, 179 pessoas morreram e duas foram resgatadas com vida.

O Boeing 737-800 da Jeju Air havia decolado de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, no sul da Coreia do Sul.

O acidente é o mais mortal já registrado em solo sul-coreano e o pior envolvendo uma companhia aérea local desde 1997, quando a queda de um avião da Korean Air Lines, em Guam, matou mais de 200 pessoas.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap afirma que o incidente ocorreu devido a uma falha no trem de pouso provavelmente causada por uma colisão com pássaros.

Uma emissora de TV local obteve um vídeo que mostra o momento em que a aeronave tenta pousar sem o trem de pouso baixado, ultrapassa a extensão da pista e se choca contra um muro, em alta velocidade, provocando uma explosão.

Pelo menos 80 bombeiros foram enviados para o local do acidente.

Trabalhadores de emergência resgataram duas pessoas vivas, um homem e uma mulher e ambos membros da tripulação. Autoridades de saúde disseram que os sobreviventes estão conscientes e não correm risco de vida.

Segundo a Yonhap, entre os passageiros estão 173 sul-coreanos e dois tailandeses.

Todos os voos no Aeroporto de Muan foram cancelados após o acidente. Além disso, as autoridades informaram que já iniciaram as investigações para apurar o caso.

A Jeju Air pediu desculpas pelo acidente e disse que está adotando todas as medidas necessárias.

O Boeing 737-800 é um avião comercial amplamente utilizado em todo o mundo e considerado extremamente seguro. No Brasil, sua principal operadora é a Gol Linhas Aéreas.

O presidente em exercício Choi Sung-mok, nomeado líder interino do país na sexta-feira (27) depois que o presidente em exercício anterior sofreu impeachment em meio a uma crise política em curso, ordenou que todos os esforços sejam concentrados no resgate, disse seu gabinete.

EM PLENA EXPANSÃO, ATACADISTA MIX MATEUS DEVE CHEGAR A ITAPETINGA EM 2025

O grupo Mateus está em processo de expansão na Bahia, onde já possui 8 lojas, localizadas nas cidades de Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Jacobina, Juazeiro, Conceição do Coité, Vitória da Conquista, Itabuna e Eunápolis, e já anunciou que pretende chegar a outros municípios baianos, inclusive Itapetinga, polo regional atrativo, com economia em pleno crescimento.

De acordo com fonte contatada pelo Sudoeste Hoje, 2025 será determinante para a instalação do novo atacadista na ‘Capital da Pecuária’, que já contava com o Assaí Atacadista e acaba de receber o Atakarejo, inaugurado no último dia 12 de dezembro, com sucesso de vendas.

A chegada de mais um atacadista em Itapetinga, segundo a fonte, é plenamente viável, pelo potencial econômico da região, que inclui municípios do Sul e Sudoeste baiano e diversas cidades do norte de Minas Gerais, que já têm Itapetinga como um verdadeiro polo regional, a exemplo de Jordânia, Bandeira de Minas, Almenara e Salto da Divisa, dentre outros.

Logo teremos novidades!

DETENTO EM “SAIDINHA” É PRESO ACUSADO DE MATAR FILHA RECÉM-NASCIDA

Um homem e uma mulher, ambos de 26 anos, foram presos em Piracicaba, São Paulo, acusados de matar a própria filha recém-nascida que tinha menos de dois meses.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o homem era um detento do sistema prisional, condenado por tráfico de drogas, e estava no período de saidinha temporária das festividades natalinas.

Os acusados deram entrada na UPA Vila Cristina na noite de Natal declarando que o bebê estava morto. Após os exames, os médicos constataram que a criança tinha diversos hematomas e fraturas pelo corpo.

Com a avaliação médica os policiais foram acionados e o casal foi levado à delegacia e preso em flagrante.

No depoimento, eles declararam que o bebê teria sido morto asfixiado, por acidente, enquanto estava dormindo. No entanto, a Polícia Civil realizou a perícia também na residência do casal e viu indícios do rime.

A Polícia Civil investiga a possibilidade de que o assassinato teria ocorrido após o homem desconfiar que a criança não era sua filha. O casal tem outros dois filhos que estão sob custódia do Conselho Tutelar.

PT SERÁ ENGOLIDO POR PSB E PSOL?

O PT ainda detém a presidência da República, conquistada por Lula contra um desgastado Jair Bolsonaro em 2022, mas vem perdendo espaço para dois outros partidos de esquerda, um moderado e outro radical.

Duas reportagens recentes da Folha de S.Paulo indicam que PSB e PSOL se apresentam como ameaças à hegemonia do PT, que demonstrou fraqueza nas eleições municipais apesar de supostamente estar cercado de aliados reunidos na alegada “frente ampla” da eleição presidencial.

O PSB foi o partido de esquerda que mais elegeu prefeitos neste ano, 312, contra 252 petistas.

A legenda disputou a Prefeitura de São Paulo com a deputada federal Tabata Amaral (SP), enquanto o PT entregou a cabeça de chapa ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), por acordo prévio para a candidatura derrotada de Fernando Haddad ao governo de São Paulo em 2022.

Mais pobres

Reportagem da Folha mostra que o PT perdeu parte considerável de seu eleitorado mais pobre na capital paulista. A análise leva em conta as votações para a Câmara Municipal em regiões de rendimento médio mensal de até 1.407 reais por pessoa.

“Enquanto em 2012 o PT detinha, em média, 29,1% dos votos válidos para vereadores nessas áreas, nas eleições de outubro deste ano o partido chegou a 18,3%, queda de quase 11 pontos percentuais”, diz o jornal.

Esses votos foram, em parte, para candidatos ligados aos evangélicos; e, à esquerda, para o PSOL.

O partido de Guilherme Boulos cresceu em todas as faixas, especialmente na de alta renda (11 pontos percentuais desde 2012). Nos setores mais pobres, o partido foi de 2,2% de média de votos válidos para 8,2%”, diz a Folha.

Novas lideranças

A explicação para a perda de espaço pode estar na dificuldade para renovação no PT, um partido que vive à sombra de Lula há pelo menos uma década.

Acho que na esquerda há uma carência grande de novas lideranças, enquanto prolifera na extrema direita figuras expressivas”, disse à Folha Carlos Siqueira, presidente do PSB que se prepara para passar o comando do partido para João Campos, prefeito reeleito do Recife.

Mesmo diante desse quadro, o PT insistem em dizer que “sai maior de 2024”. A miopia política pode custar caro.