BAHIA: ALIADOS DE ACM NETO EXPRESSAM PREOCUPAÇÃO COM DEBANDADA DE PREFEITOS

Nos bastidores da política baiana, a preocupação começa a tomar forma entre alguns aliados de ACM Neto, secretário geral do União Brasil (UB). O temor crescente é que sua postura possa acelerar a saída de prefeitos do grupo político que ele lidera, impactando significativamente a coesão e a força do partido no estado.

Fontes próximas ao núcleo do UB, que preferiram manter o anonimato, revelaram que a maneira como Neto tem gerenciado suas relações com apoiadores nos municípios tem sido um fator decisivo para essa possível debandada. “A acessibilidade tem sido um problema,” comenta um membro do partido, indicando que a dificuldade de diálogo direto com Neto pode estar afastando lideranças importantes.

Essa situação tem aberto caminho para uma aproximação entre prefeitos anteriormente aliados de ACM Neto e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT). Rodrigues, aproveitando o momento de fragilidade no bloco oposicionista, tem intensificado esforços para atrair essas lideranças, prometendo uma parceria mais integrada e acessível.

Fonte/Políticos do Sul da Bahia

PREFEITO EDUARDO HAGGE RECEBE A IMPRENSA E AVALIA POSITIVAMENTE OS 100 PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO EM COLETIVA

Na tarde desta segunda-feira, 07, o auditório da Coopardo (Praça Augusto de Carvalho) no centro comercial, recebeu a imprensa de Itapetinga e da região para uma coletiva com o prefeito Eduardo Hagge, o vice-prefeito Alécio Chaves e toda equipe de governo. O objetivo da coletiva de imprensa foi para o prefeito avaliar os 100 primeiros dias de gestão. Eduardo Hagge demonstrou controle e amadurecimento político ao se dirigir aos órgãos de imprensa (emissoras de rádio, programas informativos, sites, blogs e portais de notícias, rádio e tv web, blogueiros, radialistas, influenciadores digitais, repórteres, jornalistas, redatores, fotógrafos, webdesigner e criadores de conteúdo digital.

O auditório estava lotado e a expectativa era muito grande, visto que o prefeito e comitiva acabaram de desembarcar da capital trazendo boas notícias para Itapetinga, como, por exemplo, aquisição de equipamentos para a Saúde e Educação. Após abertura oficial pelo cerimonialista Wagner Ribeiro, a palavra foi franqueada ao prefeito Eduardo Hagge, que agradeceu a Deus por tudo, aos membros de imprensa e órgãos representados, aos secretários e servidores públicos, pessoas da comunidade, aos 11 vereadores que compareceram e demais autoridades.

“Esse período de 100 dias do nosso governo, ainda que seja pequeno, foi muito produtivo, temos muito a celebrar. Nesse período, estive pessoalmente visitando todas as secretarias e pude perceber o espírito de equipe, a forma como os servidores estão envolvidos nas ações de cada pasta, o avanço de cada uma, as quais unidas garantem o funcionamento da máquina pública. Itapetinga está se preparando para novas conquistas e desafios, um novo tempo, uma nova história, precisamos avançar”, pontuou Eduardo Hagge.

Na avaliação dos 100 primeiros dias de gestão, o prefeito Eduardo fez um apanhado de todas as secretarias elencando as ações. Na Saúde, falou dos serviços oferecidos à comunidade, da ampliação de ofertas, da qualificação da equipe, da qualidade dos equipamentos, dos projetos que foram cadastrados no PAC do governo federal, da promessa da construção do Hospital Regional e Policlínica Regional na audiência com o governador Jerônimo Rodrigues, aquisição de uma ambulância e equipamentos para o hospital maternidade Virgínia Hagge, um ônibus escolar para a Educação e a promessa de outras obras no município envolvendo várias secretarias. Foi anunciada a construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) no bairro Zito Gomes (antigo Quintas do Sul).

Abordou a Educação e aproveitou o ensejo para convidar a comunidade para entrega da Escola Clero Pedreira que passou por reforma e ampliação e será entregue à comunidade das Vilas e Clerolândia  na próxima quinta-feira, 10, à tarde. Falou da qualidade da Educação de Itapetinga, do empenho do atual secretário Alécio Chaves, sua equipe e a qualificação dos servidores, obras em andamento e outros avanços.

No Social, agradeceu o empenho da primeira dama e secretária Zezé Hagge, sua equipe qualificada, anunciando a elaboração de novos projetos, execução de projetos e programas que trabalham as políticas públicas de ação social no município, avanço do CEFOPI (Centro de Formação Profissional) que já realizou vários cursos, formando cidadãos preparados para o mercado de trabalho, retorno do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) valorizando os idosos do Projeto Conviver de cada CRAS/Território e Núcleos, capacitação do Programa de Aquisição de Alimentos, fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, adesão à Campanha Leão Amigo da Criança e do Adolescente, entre outros.

Eduardo Hagge de forma resumida falou do empenho das Secretarias de Esporte, Departamento de Cultura, SAAE, Guarda Municipal, COMUTRAN, Infraestrutura, Serviços Públicos e Transportes, Meio Ambiente, Defesa Civil, Finanças, Administração, Governo, Planejamento, Ouvidoria, Controladoria em manter a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade, destacando obras de pavimentação asfáltica e de paralelepípedo, retiradas de mais de 5 mil toneladas de lixo e entulho das vias públicas, pavimentação asfáltica de algumas ruas do Américo Nogueira (com previsão de entrega no próximo dia 10), mais de 200 quilômetros de manutenção e patrolamento de estradas vicinais e construção de pontes, garantiu investimento na realização da 18ª edição do Jesus Vida Verão que foi um sucesso, fomento da Lei Aldir Blanc, projeto de reforma administrativa, implantação da rede de esgoto do bairro Nova Esperança através do SAAE, troca de adutora de amianto para PVC da Rua Sizinio Galvão até os Orixás para melhorar o fornecimento de água na Vila Riachão, troca dos filtros da Estação de Tratamento de Água, implantação de moderno sistema de telefonia no SAAE, obras em Bandeira do Colônia e Povoado de Palmares e outras ações.

Quanto ao São João 2025, Eduardo informou que a grade de atrações será anunciada no próximo dia 10. “Depois de sentar na cadeira de gestor público, não tive dúvida de que Itapetinga não poderia andar distante do governo estadual. Eu tive a oportunidade de conhecer o governador em alguns eventos no interior, onde descobri um homem simples, do interior que tem um espírito municipalista, integrado ao interior, com a capacidade muito grande de enxergar a necessidade de cada cidade do nosso estado. A maneira como o governador nos recebeu em Salvador foi muito generosa, mobilizando quase todo secretariado para nos recepcionar. Saímos da audiência com muitas conquistas e muitas promessas do governador para Itapetinga continuar avançando”, disse Eduardo Hagge.

Fonte/Ascom

BANCO CENTRAL REVELA NOVIDADES PARA O PIX; CONFIRA MUDANÇAS

O Pix ganhará novas funcionalidades nos próximos anos. A confirmação foi feita pelo presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, que revelou algumas das mudanças esperadas para a plataforma durante seu mandato, que se estende até 2028.

As informações foram compartilhadas em um evento comemorativo pelos 60 anos do BC, realizado em sua sede em Brasília (DF), com a presença de ex-presidentes, membros da diretoria, funcionários e convidados.

Entre as inovações, além do já lançado Pix por Aproximação, Galípolo destacou o lançamento do Pix Parcelado, que possibilitará o parcelamento de compras com taxas mais acessíveis, e o Pix como Garantia, permitindo que empreendedores usem a chave Pix como garantia.

O BC também pretende aprimorar a segurança da plataforma, rastreando transações para combater fraudes, além de criar o Drex, a versão digital do real.

ITAPETINGA INSCREVE 10 PROJETOS NO PAC. RECURSOS PODEM CHEGAR A R$ 30 MILHÕES

De acordo com a secretária de Planejamento, Yasmin Lima, o objetivo é atender as demandas mais urgentes nos serviços públicos.

No último mês, o Governo Federal abriu inscrições para o Pac (Programa de Aceleração de Crescimento). A nova etapa do Programa visa realizar obras em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura urbana, qualidade de vida e lazer.

Buscando captar recursos para o desenvolvimento municipal, a prefeitura de Itapetinga inscreveu 10 projetos que totalizaram mais de R$ 30 milhões. Entre as solicitações, estão verbas para aquisição de ônibus escolares, reforço da frota do SAMU, construção de creche e PSF no Cassiano Gonçalves, espaços esportivos, investimentos em obras de infraestrutura de drenagem urbana, construção da sede do CAPS III, aquisição de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde e uma unidade móvel de odontologia.

De acordo com a secretária de Planejamento, Yasmin Lima, o objetivo é atender as demandas mais urgentes nos serviços públicos. “Desde o início do ano a gente vem fazendo um estudo sobre as maiores necessidades do município e quais os serviços deveríamos ampliar ou qualificar. Os projetos que inscrevemos para captar os recursos federais fazem parte de um programa maior que desenhamos para continuar construindo uma cidade melhor e mais próspera que atenda aos anseios dos itapetinguenses”, afirmou Yasmin.

EM REUNIÃO COM PREFEITO, GOVERNO DO ESTADO ENTREGA AMBULÂNCIA, ÔNIBUS ESCOLAR E EQUIPAMENTOS DE SAÚDE PARA ITAPETINGA

Eduardo Hagge celebrou a parceria com o Governo do Estado. “Saímos daqui hoje, extremamente satisfeitos com essa recepção e dedicação do governador e dos secretários estaduais com a nossa cidade”, afirmou o gestor municipal.

 

Durante encontro com o prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge, na tarde desta terça-feira (1º), o governador Jerônimo Rodrigues destinou para a saúde do município, uma ambulância e equipamentos hospitalares, além de transporte escolar. A agenda, que reuniu secretários estaduais no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, teve como objetivo tratar das demandas emergenciais do município para o ano de 2025.

“Tratamos nessa agenda, da iluminação do aeroporto, saneamento básico, água, educação, segurança e saúde, com destaque para a Policlínica Regional de Saúde, que já está nos últimos detalhes para avançarmos com a ordem de serviço, e ainda sobre o hospital regional”, pontuou o governador.

Itapetinga, no Médio Sudoeste da Bahia, tem uma população de 77 mil habitantes e já recebeu R$ 101 milhões de investimentos do Governo do Estado, entre 2023 e 2025. Na educação, os recursos foram direcionados para a construção do Complexo Poliesportivo Educacional de Itapetinga, a modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Alfredo Dutra. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) foi contemplada com a construção de laboratórios de Física e Biologia, no campus local.

Para a mobilidade e infraestrutura, entre as obras concluídas estão a pavimentação da Rodovia BA-130, no trecho entre Itapetinga e Macarani, com extensão de 29,31 quilômetros, além da recuperação do aeródromo local. O acesso à BR-415 também foi recuperado e pavimentado, em um trecho de 3,8 quilômetros. Na área da segurança pública e assistência social, está em andamento a construção do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM), no bairro Nova Itapetinga, com previsão de conclusão ainda no primeiro semestre.

Eduardo Hagge celebrou a parceria com o Governo do Estado. “Saímos daqui hoje, extremamente satisfeitos com essa recepção e dedicação do governador e dos secretários estaduais com a nossa cidade”, afirmou o gestor municipal.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA

Foto: Joá Souza

MORAES APROVEITA AVIÃO DA FAB PARA IR A JOGO DO CORINTHIANS

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), utilizou um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para viajar de Brasília a São Paulo na última quarta, 26, véspera da final do Campeonato Paulista entre Corinthians e Palmeiras, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com informações disponíveis do site da FAB, o ministro justificou o uso da aeronave por razões de segurança.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), utilizou um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para viajar de Brasília a São Paulo na última quarta, 26, véspera da final do Campeonato Paulista entre Corinthians e Palmeiras, segundo o jornal Folha de S.

Paulo.De acordo com informações disponíveis do site da FAB, o ministro justificou o uso da aeronave por razões de segurança.

Na noite de quinta-feira, 27, Moraes, que é corintiano, assistiu ao jogo ao lado do ministro Flávio Dino e viu o Corinthians vencer a competição. No dia seguinte, sexta-feira, 28, o ministro participou do seminário “Democracia, Justiça, Política e o Futuro do Ministério Público na Perspectiva Feminina”, em São Paulo.

Até 2023, apenas o presidente do STF tinha direito ao uso de um avião oficial. Após o ataque de 8 de janeiro, contudo, os ministro passaram a solicitar com frequência a aeronaves oficial, alegando necessidade de segurança.

Vaquinha da Arena

No ano passado, Moraes contribuiu com uma doação para o Corinthians quitar a dívida da construção da Neo Química Arena.

Segundo a assessoria, o ministro ajudou na vaquinha com uma contribuição “simbólica”, mas não revelou o valor.

Moraes recebeu um certificado digital com um agradecimento pela colaboração.

Eis a íntegra do texto recebido pelos doadores:

A Fiel Torcida certifica que Alexandre de Moraes doou seu amor pelo Timão.

Este certificado representa um pequeno gesto com valor imensurável e simboliza mais do que uma simples doação.

Ele representa o amor incondicional, a união e o comprometimento de cada torcedor, que, como você, faz parte desta história. Porque o Corinthians é mais que um time, e o Corinthiano é mais que um torcedor.

Você escreveu seu nome no coração do nosso estádio e contribuiu para o futuro do nosso Corinthians, da nossa torcida e da nossa casa. Obrigado por se juntar a nós nesse projeto tão importante para a quitação da Arena Corinthians!

NA CONDER, PREFEITO EDUARDO HAGGE BUSCA MAIS INVESTIMENTOS PARA INFRAESTRUTURA DE ITAPETINGA

Na manhã desta terça-feira, 01, o prefeito Eduardo Hagge e sua comitiva estiveram na Conder – Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia. Em reunião com o presidente José Trindade, o prefeito falou sobre demandas importantes do município. Entre as reivindicações, estavam pavimentação asfáltica, drenagem e macrodrenagem, além de mobilidade e requalificação urbana.

Durante a reunião, Eduardo Hagge falou sobre a importância de garantir uma infraestrutura de qualidade para o desenvolvimento do município. “A gente quer fazer de Itapetinga uma cidade cada vez mais pujante e uma infraestrutura adequada é extremamente importante para atrair novos investidores, garantir trafegabilidade e maior conforto para a população. Além disso, com o crescimento do município, temos áreas que ainda precisam ser assistidas com calçamento para garantir mobilidade urbana”, destacou o prefeito.

Eduardo lembrou ainda das últimas enchentes e pediu por maior investimento na drenagem e macrodrenagem de áreas de risco que já sofreram com a ação das fortes chuvas.

A comitiva itapetinguense segue em reuniões até a próxima sexta-feira, buscando por mais investimento e melhorias para o município.

EDUARDO BOLSONARO SÓ TEVE TRÊS PROJETOS APROVADOS EM 10 ANOS COMO DEPUTADO

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) atua há pouco mais de 10 anos como parlamentar e durante esse período assinou apenas três projetos que se tornaram leis – dois em 2016 e o último em 2021. 

O primeiro projeto de lei aprovado é de autoria de um deputado do PT, Adelmo Carneiro Leão. O filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro foi coautor. A lei sancionada em abril de 2016 “autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna”.

A segunda lei institui o “Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal (AME). E o último projeto criou o “Grupo Parlamentar Brasil-Bahrein”. As informações são de O Globo. O deputado pediu licença do cargo na Câmara dos Deputados no mês de março deste ano para continuar a morar nos Estados Unidos, segundo ele, para não ser preso pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. 

CRIANÇA DE 11 ANOS TENTA IMPEDIR PAI DE ASSASSINAR MÃE A FACADAS: “VAMOS PARA IGREJA”

Uma criança de apenas 11 anos viu a mãe ser morta a facadas na madrugada desta segunda-feira (31), no Recanto das Emas, em Brasília (DF). Em uma tentativa falha de impedir o assassinato cometido pelo próprio pai, a menina o chamou para ir para igreja, mas já era tarde demais. As informações são do Metrópoles.

Maria José Ferreira dos Santos, de 31 anos, estava deitada quando foi golpeada a facadas por Neilton Pereira Soares, de 41. A menina, ao ver a cena, tentou puxar a arma do pai, mas acabou com um corte na mão. Desesperada, ela gritou para que o homem parasse, mas não adiantou. “Pai, vamos para igreja. Você não está no seu normal”, apelou.

Ainda viva, a vítima notou que a mão da filha estava sangrando e pediu para a menina sair do quarto, temendo que ela também fosse morta. Neste momento, a criança correu para pedir socorro à tia.

De acordo com Naiara Ferreira dos Santos, irmã da vítima, o suspeito trancou a residência para dificultar qualquer tentativa de fuga da companheira. Além disso, o homem enviou um áudio para ela confessando o crime, afirmando ter sido “obrigado” a cometer o feminicídio após desentendimentos com Maria José.

“Eu vinha tentando me aproximar da sua irmã e sempre ela vinha só fugindo de mim, só virando as costas o tempo todo, e falando de outro homem. Esse negócio aí, que eu não aguentei mais”, disse o criminoso.

A Polícia Militar foi acionada e localizou Neilton em uma área de mata. Ele foi preso em flagrante e levado para a 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas).

O casal saiu do interior da Bahia com as crianças, de 11, 8 e 3 anos, em busca de emprego, e chegou em Brasília há pouco mais de um mês.

Fonte/BNews

ATLAS: 49,6% VEEM GOVERNO LULA RUIM/PÉSSIMO; ÍNDICE TEM 1ª QUEDA EM 5 MESES

Pesquisa AtlasIntel em conjunto com a Bloomberg divulgada hoje mostra que a avaliação negativa do governo Lula deixou de subir pela primeira vez desde novembro. Mesmo assim, ela é de 49,6%, enquanto a positiva é de 37,4%.

O que diz a pesquisa
Avaliação ruim ou péssima do governo caiu 1,2 ponto percentual em relação ao mês anterior. O resultado interrompe uma trajetória de alta nas percepções negativas sobre a gestão vista desde novembro — quando era de 43,1% e continuou subindo em dezembro, janeiro e fevereiro.

*Ruim/péssimo: 49,6% (era 50,8% em fevereiro);
*Ótimo/bom: 37,4% (era 37,6% em fevereiro);
*Regular: 12,5% (era 11,3% em fevereiro);
*Não sabe: 0,5%

A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual para mais ou menos.

Aprovação do governo Lula

Como você avalia o governo do presidente Lula

Desaprovação ao desempenho de Lula é de 53,6% e estabilizou (variou dentro da margem). Além disso, o índice de aprovação oscilou para baixo, também dentro da margem de erro.

Desaprovação: 53,6% (era 53% em fevereiro);
Aprovação: 44,9% (era 45,7% em fevereiro)

A pesquisa foi feita com 4.659 brasileiros, em questionário aplicado pela internet. Os dados foram coletados entre os dias 20 e 24 de março, segundo a AtlasIntel. Este levantamento e o de fevereiro tiveram margem de erro de um ponto percentual, enquanto nos anteriores a margem era de dois pontos percentuais, pois foram menos de 4.000 respondentes.

Bolsonaro subiu
Imagem positiva de Jair Bolsonaro (PL) subiu mais uma vez. Além disso, a imagem negativa do ex-presidente caiu. Considerando a série histórica, que teve início em outubro de 2024, é a primeira vez que a imagem negativa de Bolsonaro empata com a positiva dentro da margem de erro.

Imagem positiva de Bolsonaro: 48% (era 46% na última pesquisa);
Imagem positiva de Lula: 45% (era 46% na última pesquisa);
Imagem negativa de Bolsonaro: 49% (era 51% na última pesquisa);
Imagem negativa de Lula: 53% (era 53% na última pesquisa).

Eleições de 2026
Sem Bolsonaro, inelegível até 2030, Lula leva vantagem no 1º turno. O candidato mais forte da direita é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Lula (PT): 41,7%
Tarcísio (Republicanos): 33,9%
Não sei/branco/nulo: 6,2%
Pablo Marçal (PRTB): 5,4%
Ronaldo Caiado (União): 3,8%
Eduardo Leite (PSDB): 3,6%
Simone Tebet (MDB): 3,3%
Romeu Zema (Novo): 1,6%
Marina Silva (Rede): 0,5%.