Até quando vamos presenciar a agonia e o sofrimento dos populares nas filas do CDM, ‘A CONHECIDA FILA DA MORTE’? essa pergunta todo mundo faz ao passar na Central de Marcação, que fica ao lado da prefeitura e a menos de 10 metros da Ouvidoria municipal.
Pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo obrigados a dormir em uma fila para poder tentar marcar exames e consultas. Como de costume as pessoas saem de madrugada e não conseguem agendar uma consulta com especialistas. Inclusive a nossa reportagem recebeu informações que neste domingo (2), por volta das 21:00h, dezenas de pacientes já se aglomeravam na porta do CDM, uma total falta de sensibilidade com a população. Uma jovem fez questão de registrar o momento que ela chegou no CDM, Observe na imagem o horário, precisamente às 21:40h de ontem.
Pra completar a falta de compromisso com os munícipes, no fechamento desta matéria recebemos a visita de uma senhora que nos procurou para relatar que esteve nesta segunda-feira (03) no CDM e não conseguiu ficha para passar pelo especialista. “A atendente marcou para o próximo dia 11/12. Eu moro no bairro Hilda Gama (Portelinha) e terei que sair de madrugada novamente, se quiser aventurar outro atendimento”, disse a paciente.
Portando uma receita, ela seguiu até o Posto Guilherme Dias, e lá não encontrou o medicamento de uso diário, RIVOTRIL. “Só consigo dormir quando faço o uso desse medicamento, e agora não sei quando vou encontrar nos postos. Para o secretário de saúde Danilo Patês, a minha saúde mental não tem nenhuma importância, pois não é ele que fica sem dormir quando não faz o uso dessa medicação”, finaliza a senhora. Enquanto isso, em uma cidade próximo a Capital, o nosso alcaide faz a festa na torcida. Acompanhe no vídeo feito pelo próprio prefeito…
Por Wagner Ribeiro
A verdade é que a nossa cidade está abandonada, sem prefeito.
Como são as coisas, Itapetinga parece que acabaram os homens, eleger um prefeitinho desse chega até ser uma desmoralização para com a nossa cidade.
Pois tivemos tantos bons prefeito, inclusive o avô dele foi muito bom para Itapetinga, Zé Marcos, Zé Otávio, Zé Carlos.
Agora esse aí, e de dar vergonha. Vejo que no governo de Zé Carlos o CDM era de dar orgulho, na época tinha aquela moça filha do SG Ari, a Carla, como aquela moça era competente, muito educada com os pacientes, isso devido ao prefeito Zé Carlos que gostava e gosta do povo.
Que saudades; volta Zé Carlos, volta….
Continuamos vivendo um momento único em nossa Cidade. Secretário de saúde parece não ter a minima condição de gerir um departamento tão importante. Suas ações nunca visam atender às necessidades desta população tão sofrida. Sentado atrás de uma mesa , só assinando papéis e escutando alguns bisbilhoteiros de plantão, que todos sabem que estes é que dirigem o departamento, nunca vai atender com excelência e nem tão pouco fazer com que as coisas aconteçam. Um verdadeiro fantoche que não consegue se desvencilhar dos barbantes que o dirigem, e uma cara de que esta tudo bem em sua Secretaria. Nos PSF’s os coordenadores (aqueles que são competentes) não conseguem fazer com que os funcionários cumpram com seus horários e nem que façam aquilo que é de obrigação deles, e constantemente se houve a frase, “quem tem de trabalhar são os contratados, pois somos concursados”, e ninguém diz nada e nem mesmo tomam alguma atitude. Falra remédio, falta material de limpeza, falta material de expediente, falta vacina, falta vergonha desta secretaria que sempre arrota que esta tudo bem e que conta com o apoio de uma Vereador que faz propaganda enganosa do Secretário, pois tem muitos benefícios dentro da secretaria, com exames, cirurgia e tudo o que podem fazer por ele, a mando do Secretário. Mudar é preciso, e com certeza esta mudança de Secretário de Saúde se tornou hoje a mais necessária dentro de nossa Cidade.
A pior decepção política-administrativa que Itapetinga já teve. Enganou quase todo mundo!!!