COMO SABER SE É RESFRIADO COMUM, GRIPE, DENGUE OU COVID-19?

O termo virose é utilizado pela comunidade médica para definir as doenças causadas por vírus. As viroses respiratórias, que são infecções no sistema respiratório, costumam apresentar sintomas similares. Portanto, resfriados comuns, gripe, dengue e Covid-19 podem ser confundidos em alguns momentos.

De acordo com médico infectologista e professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) Robson Reis, o paciente com um resfriado comum apresenta coriza, congestão nasal, pode ter dores na cabeça e no corpo e também pode ter febre. No entanto, o que vai diferenciar esse quadro de uma gripe é a intensidade dos sintomas.

O paciente com gripe apresenta, praticamente, os mesmos sintomas. “No entanto, geralmente, esse paciente tem uma febre alta, acima de 38,5 °C, e esse paciente não consegue manter as atividades habituais, ele fica mais prostrado”, explica o médico.

 “O paciente com Covid pode apresentar tanto um quadro semelhante ao resfriado comum, como ele pode apresentar um quadro também, mais parecido com o quadro de influenza, ou seja, mais sintomático, mais intenso”, ressaltando que o quadro de Covid-’9, assim como o da gripe, pode apresentar sintomas gastrointestinais.

Por fim, os pacientes com dengue terão sintomas mais distintos: a febre costuma ser alta, acima de 38,5 °C, ocorrendo de forma abrupta; dor no corpo; dor de cabeça (especialmente ao redor dos olhos); e dor nas articulações. Além disso, a partir do quinto dia, o paciente com dengue pode apresentar manchas avermelhadas pelo corpo, geralmente, associadas à coceira.

“O diagnóstico diferencial não é fácil, por isso que, ao qualquer sinal e sintoma dessas patologias, é importante procurar um serviço de saúde para que profissional médico possa realizar o manejo diagnóstico e terapêutico adequado”, pontua.

Tratamento

Boa parte das viroses, sejam elas gastrointestinais ou respiratórias, são tratadas com hidratação, repouso e medicações sintomáticas. No entanto, existem tratamentos específicos para alguns desses quadros, como é o caso da gripe, que pode ser medicado por um profissional de saúde com Tamiflu. O paciente com Covid, por exemplo, também pode ser medicado com os antivirais ou outras medicações.

“O perigo de acabar confundindo essas viroses é não realizar o manejo terapêutico adequado”, afirma Robson. O paciente com dengue, por exemplo, não precisa ficar isolado, como é o caso do paciente com Covid-19.

Alguns medicamentos também não são recomendados para algumas viroses. “Anti-inflamatórios corticoides não são indicados para pacientes com dengue, podendo agravar esses quadros, aumentando o risco de sangramento”, explica o médico infectologista.

Fonte/Correio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *