LOJA MAÇÔNICA DIVULGA NOTA EM APOIO A ORLANDO SANTOS RIBEIRO

A Maçonaria é uma instituição de cunho social que visa primordialmente a felicidade da humanidade, composta de homens honrados e partícipes na formação de uma sociedade justa, harmônica e imbuída na busca pela verdade, liberdade de pensamento, respeito às autoridades constituídas e a crença de cada um. Institucionalmente cabe sempre a maçonaria defender seus membros, quando caluniados ou injustamente criticados e nesse sentido, externamos incondicional apoio e confiança na pessoa do seu membro, o irmão ORLANDO SANTOS RIBEIRO, diante do contexto em que foi envolvido durante operação policial que ocorreu no dia 10 de novembro do corrente ano de 2024 em nossa cidade.

O nosso irmão Orlando Santos Ribeiro, ao longo de sua honrada trajetória, ocupou diversos cargos na vida pública, tendo galgado contemplação de aposentadoria como servidor do extinto Banco Baneb, onde teve grande reconhecimento pela firmeza, zelo e austeridade, não tendo qualquer mácula em toda sua carreira profissional e pessoal. Neste contexto, cabe destacar que em sua longeva vida profissional e social o irmão Orlando Ribeiro acumula inúmeras atuações como gerente de agências do Baneb, além de ter atuado como presidente do Conselho Deliberativo do Clube Social e como membro da Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia, ambos na cidade de Vitória da Conquista – BA.

No âmbito da família maçônica, atuou como Venerável Mestre na Loja Maçônica Fraternidade Conquistense em Vitória da Conquista, sendo membro regular da Loja Maçônica Amor e União Itapetinguense. 

No serviço público, o irmão Orlando Santos Ribeiro, também possui extensa lista de contribuições, a exemplo de atuação como Secretário de Governo Municipal, nas pastas de administração, finanças e secretário de governo em gestões atuais e pretéritas em Itapetinga, sendo reconhecido pela lealdade, dignidade e lisura em seus atos, na vida pública, familiar, social e entre os amigos. Sabemos que, quem ocupa cargo de autoridade administrativa detentora de competência de ordenar a execução de despesas orçamentárias, não estão imunes de cometer erros administrativos, mesmo de forma involuntária, diante da falibilidade humana, frente a um conjunto de normas, leis e decretos que formam o arcabouço que regulamenta o funcionamento da coisa pública.

Naturalmente, estamos todos nós, família maçônica da Loja Amor e União Itapetinguense, certos de que nosso irmão Orlando Santos Ribeiro terá a oportunidade de responder a mencionada operação policial e processo judicial, com a preservação do sagrado direito de tê-lo como inocente até que se prove o contrário. Que não se perca de vista, que a presunção de boa-fé é princípio geral de direito universalmente aceito, sendo milenar parêmia: a boa-fé se presume; a má fé se prova. Diante de todo esse contexto, respeitando as autoridades e o devido processo legal, reiteramos nossa confiança em nosso irmão Orlando Santos Ribeiro, pois não podemos aceitar o linchamento moral de qualquer cidadão, sem a devida comprovação e o trânsito em julgado das decisões emanadas dos poderes constituídos.

Cordialmente e expressando o sentimento da Loja Maçônica em geral e da Diretoria em particular, Carlos Bernard Cerqueira Moreno Silva.

Júlio Pimenta Ferraz
Venerável Mestre Secretário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *