Aconteceu, na noite desta quinta-feira, 19, a abertura da III Conferência Municipal de Cultura. A plenária, formada pelo poder público, sociedade civil e agentes culturais debateu o tema “Democracia e Direito à Cultura”.
Liderada pelo diretor de cultura, Maurício Gohmes, a Conferência constituiu um momento de diálogo para a construção coletiva de políticas públicas culturais com o objetivo de implantação de um Sistema Municipal de Cultura.
A noite contou ainda com apresentações de ballet e muita música, em uma pequena demonstração da capacidade do itapetinguense de produzir arte.
Nesta sexta, o debate continua para a formulação de propostas de políticas públicas que auxiliem na formação de uma cidade que seja, de fato, produtora e consumidora de cultura. Para isso, foram debatidos seis eixos temáticos que destacavam, entre outros pontos, a necessidade de acesso e direito às linguagens culturais, a essencial participação social, formas de fomento à economia criativa, além de temas como identidade, patrimônio e memória, território e marcos legais.
As propostas aqui elencadas irão ser levadas às conferências estadual e nacional para, assim, formar um plano que valorize a cultura, observando as demandas da sociedade.