SOFRENDO DE DEMÊNCIA, MAGUILA VIVIA EM CLÍNICA DESDE 2017

Conhecido como Maguila, o ex-pugilista brasileiro José Adílson Rodrigues dos Santos, morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, vítima de uma encefalopatia traumática crônica (ETC), doença incurável, que teria sido ocasionada pelos golpes sofridos em sua cabeça durante as lutas.

A última aparição pública do boxeador foi em julho, quando ele publicou uma foto ao lado de sua mulher, Iran Pinheiro, com que tinha relacionamento há mais de 41 anos. Na ocasião, Maguila apareceu no instituto que leva seu nome e que realiza trabalhos com jovens periféricos de São Paulo, há 15 anos.

Maguila sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilista, diagnosticada em 2013. A doença, considerada neurodegenerativa e irreversível, era decorrente dos golpes na cabeça que o pugilista recebeu ao longo da carreira no boxe.

Outros grandes atletas brasileiros também foram cometidos pela mesma doença, como o também pugilista e campeão mundial Éder Jofre e o zagueiro Bellini, campeão da Copa do Mundo de 1958 com a Seleção Brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *