SANTA CASA DE SÃO PAULO DISCUTE NA BAHIA DIFICULDADES DO SETOR FILANTRÓPICO NO BRASIL

A crise das Santas Casas e hospitais filantrópicos se agrava em todo o País, cenário que exige mudanças para evitar o colapso do setor e o caos do Sistema Único de Saúde (SUS), como alerta o presidente da Federação das Santas Casas da Bahia (FESFBA), Maurício Dias, ao destacar a importância do Encontro que acontece em Salvador, no próximo dia 26, das 8h30 às 12h30, no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira) da Santa Casa da Bahia.

O Encontro das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que discutirá o tema “Desafios do Setor Filantrópico para 2018”, analisará a crise que praticamente fechou a Santa Casa de São Paulo, com palestra do seu provedor, Antônio Penteado – a maior da América Latina – e que ameaça o setor na Bahia e em todo o Brasil.

A crise do setor filantrópico – que responde por mais de 50% do atendimento SUS no Brasil – chegou ao nível de asfixia, segundo o presidente da FESFBA. “Se não forem adotadas as mudanças necessárias, que passam por novo modelo de contrato e financiamento, uma política clara e mais saudável de parceria com o governo (federal, estadual e municipal) e linhas de financiamento que permitam a rolagem da dívida, o setor não sobreviverá”, prognosticou.

A discussão da crise das Santas Casas em Salvador reunirá o presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas no Congresso, deputado federal Antônio Brito (PSD-BA), as Frentes Parlamentares Estaduais (Bahia e São Paulo) e a Frente Parlamentar Municipal de Salvador.

Será um encontro de grande representatividade, reunindo associados da FESFBA com a participação já confirmada do presidente da Confederação das Santas Casas (CMB), Edson Rogatti e de presidentes das Federações Estaduais de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná e Ceará, além de representantes de filantrópicos desses estados, de Pernambuco, Rio de Janeiro e de outros estados. 

Ascom/FJS

One thought on “SANTA CASA DE SÃO PAULO DISCUTE NA BAHIA DIFICULDADES DO SETOR FILANTRÓPICO NO BRASIL”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.