DIA DO RADIALISTA AINDA É COMEMORADO EM DUAS DATAS

A comemoração do Dia do Radialista ainda hoje acaba gerando muita confusão. Por anos e anos, a data era lembrada no dia 21 de setembro. Entretanto, uma lei federal assinada em 2006 transferiu para 7 de novembro o dia que homenageia os radialistas. A curiosidade é que, com a alteração, muitos passaram a comemorar o Dia do Radialista em duas datas.

RadialistaA A história teve início em 1943, no primeiro governo de Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma lei em que fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. A data, 21 de setembro, passou a ser comemorada em alusão ao histórico decreto. Consta que a Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi quem realizou as primeiras comemorações para o Dia do Radialista, ainda na década de 40.

Em 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou a lei nº 11.327, que institui 7 de novembro como a data de comemoração oficial do Dia do Radialista. A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso.

Barroso nasceu no dia 7 de novembro de 1903 em Ubá, interior de Minas Gerais. Autor de sambas como “Aquarela do Brasil”, de 1939, foi um compositores que revolucionou a música brasileira. Sua paixão pelo rádio foi verificada principalmente na Rádio Tupy, onde produziu e participou de vários programas e ainda foi locutor e cronista esportivo.

Mesmo com a mudança imposta pela lei de 2006, os radialistas utilizam ainda hoje as duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio, 25 de setembro. Parabéns aos Radialista de Itapetinga e Região em nome do  ‘BLOG FALA LIVRE’

One thought on “DIA DO RADIALISTA AINDA É COMEMORADO EM DUAS DATAS”

  1. A comunicação com ética e imparcialidade,exige da alma e do talento de quem “RADIA,”a serviço do radio-ouvinte.
    Competência é algo raro dos talentosos,dada qualidade ao se propagar uma notícia, através do rádio não é um acaso,resulta do brilhantismo vocal, sonoro resultante da vontade do esforço e competência, porque grande parte do mundo,e formada de pessoas que tem algo a contribuir,em dizer para outras ouvirem e não podem.
    Daí o comunicador do rádio nos representam,com suas vozes audíveis no explendor da sonoridade.
    Meu abraço,que Deus use com talento suas vozes a serviço Dele e da humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *