PROCESSO DE TOMBAMENTO DO MONUMENTO AOS ORIXAS SERÁ ABERTO PELO CONSELHO DE CULTURA DA BAHIA

Inaugurado em 12 de dezembro de 1981 a Praça dos Orixás é um símbolo de resistência e luta do povo negro. Sendo o primeiro monumento erguido no Estado da Bahia que faz menção aos deuses africanos.
Sua importância artística, cultural e política por anos passou desapercebida e invisibilizada, mediante uma sociedade marcada pelo racismo religioso e pelo coronelismo. Leia mais…

Porém nos últimos anos, os estudos sobre relações étnicas, aliado a pesquisas acadêmicas tem lançado novos conhecimentos e luz sob questões raciais que antes eram inviabilizadas.

Foi com as pesquisas da Prof Dr Jussara Moreira (2016) – (UESC) e do Doutorando Luciano Neves Souza (2018) – (UFSB), que trouxeram referenciais e dados relevantes sobre o monumento aos Orixás e sua importância não somente para a cidade de Itapetinga, mas para todo o Estado da Bahia.

Foi dentro desse contexto que o Doutorando Luciano Neves Souza (UFSB), natural da cidade de Itapetinga, iniciou junto aos Conselho de Cultura do Estado da Bahia, esforços para a abertura do processo de Tombamento e preservação do monumento aos Orixás de Itapetinga, como símbolo de resistência e um marco político, cultural e religioso do Estado da Bahia.

Abertura do Processo de Tombamento e preservação se dará no dia 24 de Março de 2022 as 14h, na sede do conselho de cultura na cidade de Salvador. Ressaltamos o apoio dado pela secretaria de cultura, esporte e lazer de Itapetinga, que disponibilizou as passagens e hospedagem para que os membros da comissão de culturas identitárias possam ir representar o município nessa importante conquista.

Ascom: Cláudio Paiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.