ITAPETINGA: NTE REALIZOU JORNADA PEDAGÓGICA COM PARTICIPAÇÃO DOS 13 MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO

A pré-jornada pedagógica do NTE – 08, iniciou-se com uma oração da Pastora Jusci, logo após ocorreu a abertura oficial com a apresentação de um Vídeo Institucional.

Em seguida houve a fala do Diretor do NTE Alecio Silva Chaves, que pedia união, colaboração entre os territórios e o núcleo, onde os problemas que surgirem possam ser resolvidos em equipe, ressaltou ainda que o erro leva ao crescimento muito mais que os acertos, pois, faz com que seja repensado para chegar a novas soluções, utilizar novos caminhos e novas ferramentas de acordo com a realidade de cada local.

A coordenadora da CODEB Sibele apresentou os principais pontos da jornada através de slides. Houve a participação da Engenheira Agrônoma Marilanda Lima que mostrou as perspectivas de ambientes de aprendizagem contextualizadas no século XXI, apresentando as diferenças territoriais com suas culturas e linguagens.

No período vespertino houve a participação do deputado Rosemberg que falou sobre a lógica social para que se tenha uma educação mais abrangente pois os personagens dessa formação são seres diferentes e necessitam de uma atenção mais personificada evitando uma grande evasão, falou também sobre as escolas culturais, as quais deveriam ser abertas nos finais de semana cedendo seu espaço à comunidade, de modo geral para a realização de eventos como jogos, aniversários, casamentos. Foi questionado pelo diretor do NTE quem seria responsável pelo patrimônio da escola?Auxiliadora Tavares falou sobre o plano de curso e suas contribuições para a organização pedagógica, tendo assim um bom desempenho no trabalho de ensino aprendizagem mais coerente com a realidade vivida pelos educandos.

Nara Oliveira fechou a jornada falando estratégias de articulações entre os projetos e o currículo para que não fiquem soltos, o projeto sem um fundamento, sem base no currículo da instituição de ensino. Temos que definir o que queremos para nossa educação, esse é o momento, temos que mudar o ensino, e temos que trazer para o ensino pensamento e não passividade e repetição, que é uma característica da nossa educação no momento.

Ascom/NTE 08 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.