O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou no inicio do mês que o Estado assumirá, durante três meses, as contas de água e luz de famílias de baixa renda afetadas pela crise decorrente do novo Coronavírus.
As concessões gerarão um impacto de R$ 50 milhões aos cofres estaduais. Cerca de 860 mil residências deixarão de pagar energia no período, uma vez que integram uma faixa de consumidores que utilizam até 80 kW (kilowatt) por mês.
Em Itapetinga, esse benefício já chegou nas casas de várias famílias que se enquadram no perfil. Veja abaixo o talão da conta de um morador:
Aqui em Itapetinga, o prefeito Rodrigo Hagge, decretou a flexibilização do pagamento das contas. O vereador Romildo enviou um documento ao gabinete do prefeito, pedindo a religação de água nas casas das pessoas que não tiveram condições de pagar suas contas devido ao agravamento da crise da pandemia.
Ainda como forma de minimizar os efeitos danosos do Covid-19 na população, o Governador Rui Costa (PT) anunciou nesta segunda-feira (13) que encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Lei para garantir que todos os estudantes da rede estadual de ensino recebam um vale alimentação.
A medida beneficia cerca de 800 mil alunos e terá custo de R$ 44 milhões para a gestão estadual. O governador explicou que a Secretaria da Fazenda avalia a forma de viabilizar que o recurso chegue o mais rápido possível aos estudantes.
Por Wagner Ribeiro