Com a continuidade das chuvas que atingem o município de Itapetinga, várias famílias tiveram prejuízos causados pelas águas que invadiram suas casas.
Nos bairros periféricos a situação fica mais evidente justamente pela falta de infraestrutura causado pelo crescimento desordenado, aliado ao descaso do poder público.
Desde do início das chuvas mais intensas a redação do ‘Fala Livre’ vem recebendo vídeos e imagens de pessoas que tiveram suas casas invadidas pelas fortes correntezas, crateras em ruas, queda de árvore e até desabamento de residência.
Muitas dessas ocorrências poderiam ter sido evitadas com a devida limpeza de bueiros, e galerias pluviais ou através fiscalização e alertas nas áreas mais criticas, etc. .
A chuva acabou revelando a verdadeira face do município que recebeu o título de cidade como “melhor Infraestrutura e Mobilidade Urbana e cidade excelente”, recebido recentemente pelo prefeito Rodrigo Hagge em Salvador.
A prefeitura decretou estado de emergência, e uma equipe da defesa civil se encontra no município fazendo uma avaliação nas áreas de risco. No bairro Vila Erica, como nos demais bairros, os moradores sofrem com a falta de infraestrutura.
Moradores do bairro Américo Nogueira enviaram vídeos para nossa redação mostrando o rio que se formou pelas chuvas da última noite, e mandam recado para o prefeito. É pra ele ver mesmo, diz a moradora. Vídeo:
A cidade está em alerta, de acordo a previsão do tempo nos os próximos dias existe a probabilidade de muita chuva. Nesta sexta-feira (03) pode chover 55mm.
As secretarias de Urbanismo e Desenvolvimento Social precisam urgentemente realizar um mapeamento dessas áreas.
Por Wagner Ribeiro