O Setembro Amarelo é uma campanha que ocorre durante todo o mês de setembro para prevenção do suicídio. Essa campanha foi iniciada no Brasil em 2014 por iniciativa do Conselho de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a ideia principal de alertar a população sobre a importância de discutir, informar, esclarecer, conscientizar, debater e mobilizar a sociedade sobre esse assuno tabu. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que no Brasil ocorram 12 mil suicídios por ano. No mundo são mais de 800 mil ocorrências, ou seja, 1 morte a cada 40 segundos. Estima-se ainda que nove de cada dez casos poderiam ser evitados e que jovens na faixa etária entre 15 a 34 anos de idade, são os que mais intentam contra suas próprias vidas.
Em geral, a vontade de acabar com a própria vida é provocada pela falta absoluta de perspectiva e uma enorme sensação de desamparo e angustia, diante disso não podemos nos omitir.
Em Itapetinga, no sudoeste baiano, o pastor Odinei Ferreira de Oliveira, da Segunda Igreja de Itapetinga, se destacou intensificando essa campanha, com a instalação de outdoor pela cidade, distribuição de panfletos e palestras em escolas, além de outras iniciativas, incluindo atendimentos no gabinete pastoral para toda a comunidade.
Por Secretaria SIBI
Vale muito essa consciência. É preciso prestar muita atenção nos sintomas