BEBÊ NASCE COM COVID-19 E VÍRUS SOFRE MUTAÇÃO EM APENAS CINCO DIAS

Médicos decidiram fazer sequenciamento genético, que revelou o mesmo vírus na mãe e na criança - Foto: Divulgação | ND

Na Suécia, um bebê nasceu com Covid-19 e o vírus sofreu mutação em cinco dias. Depois de um parto de emergência, uma vez que a mãe estava sentindo fortes dores abdominais e a criança tinha batimentos cardíacos baixos (o que significa falta de oxigênio), foi constatado que os dois estavam com a doença.

Os médicos decidiram fazer o sequenciamento genético, que revelou o mesmo vírus na mãe e na criança. Proteínas do coronavírus também foram encontradas na placenta, que se mostrava danificada pela infecção e inflamada.

O bebê foi isolado da mãe. De acordo com os profissionais de saúde responsáveis pelo caso, o sistema imunológico foi ativado durante o parto, e ele conseguiu combater o vírus sozinho.

A mulher não teve sintomas, e foi liberada quatro dias depois do parto. Foi feito mais um sequenciamento genético no bebê durante o quinto dia, e os resultados surpreenderam: o vírus já havia sofrido mutação.

“Pelo que sabemos, este é o primeiro caso de mudança genética do coronavírus na situação única de transmissão mãe-feto antes do parto”, escreve Mehreen Zaigham, um das responsáveis pelos pacientes, em artigo publicado no site The Conversation.

A rapidez na qual a mutação ocorreu também acendeu um alerta para os pesquisadores. O estudo sobre o caso foi publicado na revista científica The British Journal of Obstetrics and Gynecology.

Os especialistas alertam que o caso, apesar de raro, deve ser analisado e o acompanhamento de pacientes gestantes deve ser intensificado. “Talvez elas devem ser consideradas um grupo de risco mais importante do que são hoje”, escreve Zaigham.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *