TRADIÇÃO DO FORRÓ FICA EM SEGUNDO PLANO NA GRADE DO SÃO JOÃO DE ITAPETINGA

Onde fica Itapetinga?

Na volta do São João, forrozeiros tradicionais estão tendo dificuldades para participar de festa.

A um mês para realização da festa mais popular e tradicional da região Nordeste do Brasil, o São João, vem se tornando verdadeiros palcos de festivais de Arrocha e espetáculos de baladas Eletrônicas.

Nesta semana o prefeito de Serrinha, Adriano Lima (PP) usou as redes sociais para anunciar que o DJ Alok será uma das principais atrações do São João que vai acontecer na cidade de 22 a 26 de junho deste ano.

Imagine se um festival de festa ‘Rave’ e de músicas ‘Eletrônicas’, contratasse bandas de forró, com zabumba, triângulo e sanfona, como seria a reação do público? Sabemos que a música é universal, mas o respeito as tradições vem se perdendo a cada ano, e o nosso São João perdendo sua essência.

O município de Itapetinga, que sempre teve um São João forte, tradicional e reconhecido pelas suas atrações na maioria com bandas de forró, também vem perdendo esse legado com contratações de bandas de ARROCHA, SOFRÊNCIA, SERTANEJO e até PAGODE.

Nesta semana o prefeito de Itapetinga divulgou a sua grade para o São João 2022. Nas redes sociais sobraram críticas e faltou bom senso da prefeitura em não enfatizar a tradição do forró.  

Serão 4 dias de festa e vinte atrações, entre elas, só quatro bandas tocarão o forró tradicional. Se computarmos que cada banda toque 1 hora e 30 minutos, então serão 13 hora de arrocha, e o restante com Sertanejo, Sofrência e Pagode.

Cadê o nosso São João? devolvam as nossas tradições! 

Cidade que não preserva suas tradições, fica sem referência.

Lamentavelmente, essa, não é só uma realidade de Itapetinga, várias cidades do interior do estado estão quebrando a magia do verdadeiro São João, para realizar eventos com outros estilos musicais.  

Em Itapetinga, a festa começa dia 23, e vai até 26 de junho.

Por Wagner Ribeiro

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.