Na volta do São João, forrozeiros tradicionais estão tendo dificuldades para participar de festa.
A um mês para realização da festa mais popular e tradicional da região Nordeste do Brasil, o São João, vem se tornando verdadeiros palcos de festivais de Arrocha e espetáculos de baladas Eletrônicas.
Nesta semana o prefeito de Serrinha, Adriano Lima (PP) usou as redes sociais para anunciar que o DJ Alok será uma das principais atrações do São João que vai acontecer na cidade de 22 a 26 de junho deste ano.
Imagine se um festival de festa ‘Rave’ e de músicas ‘Eletrônicas’, contratasse bandas de forró, com zabumba, triângulo e sanfona, como seria a reação do público? Sabemos que a música é universal, mas o respeito as tradições vem se perdendo a cada ano, e o nosso São João perdendo sua essência.
O município de Itapetinga, que sempre teve um São João forte, tradicional e reconhecido pelas suas atrações na maioria com bandas de forró, também vem perdendo esse legado com contratações de bandas de ARROCHA, SOFRÊNCIA, SERTANEJO e até PAGODE.
Nesta semana o prefeito de Itapetinga divulgou a sua grade para o São João 2022. Nas redes sociais sobraram críticas e faltou bom senso da prefeitura em não enfatizar a tradição do forró.
Serão 4 dias de festa e vinte atrações, entre elas, só quatro bandas tocarão o forró tradicional. Se computarmos que cada banda toque 1 hora e 30 minutos, então serão 13 hora de arrocha, e o restante com Sertanejo, Sofrência e Pagode.
Cadê o nosso São João? devolvam as nossas tradições!
Cidade que não preserva suas tradições, fica sem referência.
Lamentavelmente, essa, não é só uma realidade de Itapetinga, várias cidades do interior do estado estão quebrando a magia do verdadeiro São João, para realizar eventos com outros estilos musicais.
Em Itapetinga, a festa começa dia 23, e vai até 26 de junho.
Por Wagner Ribeiro