O CAOS NA SAÚDE DE ITAPETINGA: TRISTE REALIDADE

A dificuldade para conseguir marcar consultas e exames provoca muitas reclamações na secretaria municipal de saúde de Itapetinga. Filas enormes se formam ao longo da madrugada para a distribuição de senhas e mesmo quem passa a noite na fila não tem a garantia de que vai conseguir marcar um atendimento.

Mesmo com a mudança de endereço do CDM para a avenida Itabuna, ponto certo, não sanou o grande problema enfrentado pelo população, a conhecida “FILA DA MORTE”. Uma cidadã indignada com a saúde do município, indagou o secretário Danilo Patês sobre a forma de atendimento de alguns funcionários do PSF do Américo Nogueira para com os pacientes daquela localidade. Os moradores já fizeram um abaixo-assinado, demonstrando a situação de mau atendimento aos pacientes.

Ainda de acordo a paciente, a desorganização na saúde está tão grande, que ela foi marcar um preventivo e saiu com outro procedimento. “Eu passei a noite toda na porta da unidade para conseguir uma ficha, e quando finalmente fui atendida, a funcionária marcou o pedido errado. Ao chegar na clínica para fazer uma “transvaginal”, na solicitação estava ‘ABDOME TOTAL’. Isso é um absurdo, passei a noite toda na porta da PSF por nada. Além do mau atendimento, marcam exame errado”, desabafou a paciente.

Ao indagar o secretário em uma emissora de rádio, o mesmo insensível, disse para senhora voltar ao CDM e remarcar a consulta, quando ele ( Danilo Patês) DEVERIA ligar para o responsável e resolver a situação pessoalmente. A paciente informou ao secretário que não iria voltar para marcar o exame, pois não queria passar por toda aquela humilhação. “Eu tive que tirar um dinheiro que estava comprometido para outra finalidade para pagar o exame particular”, completou.

A saúde de Itapetinga literalmente não atende de fato aqueles que precisam. Os pobres, aqueles que realmente precisam, os que não podem pagar planos e seguros, são as únicas vítimas da iniqüidade desta gestão, completamente alheios ao sofrimento da população, torrando dinheiro com SUPER CONTRATOS, alguns sem a menor lógica. Falta vontade política para resolver o problema.

Por Wagner Ribeiro

4 thoughts on “O CAOS NA SAÚDE DE ITAPETINGA: TRISTE REALIDADE”

  1. A paciente não leu para ver que estava errado o procedimento solicitado, tem que observar isso principalmente o paciente que é quem necessita, em tudo tem que ficar atento a esses detalhes não pode ficar na confiança 100% .

    1. Não pode confiar 100% nem em parente , quanto mais , somos seres humanos passivos a erros , falhas por isso temos que está em total atenção , nesse caso todos erraram , tem que ler , tendo errado solicitar que conserte o erro.

  2. não entendi ,a solicitação transvaginal foi marcada dia 13/03/2019 já o comprovante do atendimento para a especialidade que o paciente deseja abdome total está marcando a data dia 15/09/2019,como ela pode ter ido fazer o procedimento ?não estava com nenhum desses papeis na mão?se estava não viu que tava errado?ou concertou o erro e marcou a ida para fazer procedimento correto do que a paciente quer que é abdome total para dia 15 de setembro.ficou confuso a reportagem com a imagem .

    1. Bia boa noite! Não existe confusão. Quer dizer, tem sim, mas foi da funcionária. A paciente foi na unidade marcar um preventivo(Transvaginal) e achou que no pedido estava correto e não verificou na hora, só que depois ela olhou detalhadamente, viu que se tratava de outro procedimento(abdome total).Portanto ela não marcou para abdome e sem preventivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *