ITAPETINGA: POLUIÇÃO SONORA CAUSA TRANSTORNOS NO CENTRO COMERCIAL

 

Som alto Fotografias de Banco de Imagens, Imagens Livres de Direitos  Autorais Som alto | Depositphotos®

A poluição sonora é um dos sérios problemas das grandes metrópoles, mas também atinge as pequenas e médias cidades do país. O barulho excessivo causado pelo trânsito urbano, tráfego e principalmente pelos carros de sons e caixas de alto falantes nas portas de lojas entre tantos outros ruídos, já constitui um assunto de saúde que precisa ser considerado com atenção.

Uma estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que 10% da população do mundo está exposta constantemente a níveis de pressão sonora que podem provocar perda de audição, sendo que 30% desses casos estão associados aos ruídos das cidades. De modo geral, a partir de 60 decibéis os sons já podem ser considerados ameaças.

Tem gente que não se preocupa, mas tem muitos que se sentem incomodados com os mais diversos sons que se propagam de várias formas no centro comercial desta cidade: vêm de caixinhas de som instaladas em postes, de caixas amplificadas em porta de lojas, propagandas com locutores ao vivo e as volantes, com sistemas montados em bicicleta, moto e carros, muitos deles que circulam praticamente ao mesmo tempo pelo centro.

Nesta semana várias pessoas que entraram em contato com o blog, relataram o desconforto que é andar pelo centro da cidade por conta da poluição sonora.

No comércio de Itapetinga é comum os lojistas utilizarem caixas de som em frente aos estabelecimentos para anunciar as ofertas do dia e deixarem música alta tocando o dia inteiro, para chamar a atenção dos clientes. Mas, a medida pode ser considerada irregular pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), pois o barulho na área é considerado acima do permitido.

Por Wagner Ribeiro

Comentários: “ITAPETINGA: POLUIÇÃO SONORA CAUSA TRANSTORNOS NO CENTRO COMERCIAL”

  1. Todos Nois que fazemos a zuada somos pai de familia eu mim admiro muito uma postagem boba como essa vindo de você vagner ribeiro meu amigo vale lembra que vc tem é um comunicador ou um esterminador de comunicadores ou esta querendo esterminar ?? ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *