Uma internauta postou nas Redes Sociais um relato da sua indignação com o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB), sobre o descaso da saúde com uma pessoa da família, que irá aparecer em um vídeo mais abaixo.
A jovem relata que há aproximadamente 15 dias, seu pai aparentou sintomas como: febre, tosse, falta de ar e uma dor nas costelas. Com o agravamento dos sintomas, a família recorreu a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), lá o médico plantonista prescreveu antibióticos e vitaminas.
De acordo a família, o médico suspeitava de uma pneumonia e solicitou um raio x, mas não foi possível realizar por ser um fim de semana e também pela falta do profissional. “Ainda no fim de semana, meu pai, enquanto tomava os medicamentos prescritos, reagiu muito mal aos antibióticos e passou dois dias vomitando, sem conseguir se alimentar”, disse a filha.
No Facebook a neta do idoso também lamentou a situação que seu avô está vivendo e falou sobre os leitos equipados que o prefeito prometeu no HCR.
“Em um vídeo o prefeito mostrou leitos limpos e equipados. Cadê agora? meu avô sempre foi honesto, lutou a vida toda, ama a nossa cidade, mas no momento que ele mais precisa está vivendo essa humilhação”, disse Jessica, neta do idoso.
Ela pede que as pessoas compartilhem a publicação e finaliza dizendo que seu avô pode está com os sintomas do Covid-19.
Veja o vídeo que a neta do idoso se refere:
No Hospital Cristo Redentor, 10 leitos com respiradores foram reservados para receber casos mais graves – suspeitos ou confirmados – do #coronavírus. Nesta sexta, estive na Santa Casa para definir os melhores planos para atender a população. Mas lembre-se: a melhor forma de proteção ainda é a prevenção e o isolamento social.
Posted by Rodrigo Hagge on Saturday, March 21, 2020
O idoso foi levado para o Hospital Cristo Redentor, e mesmo sendo alertado pela família que ele podia está com sintomas característicos do Covid-19, ele permaneceu próximo de outras pessoas. Depois de insistência dos familiares, o idoso foi colocado em uma sala isolada, que nem de longe parece com o leito que o prefeito se refere no vídeo.
Posted by Cássia Andrade on Sunday, April 19, 2020
A nossa reportagem entrou em contato com o vereador Romildo Teixeira, Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, e o mesmo disse que foi procurado pela família e acompanha o caso. “A fala do prefeito sobre os leitos equipados para os pacientes com sintomas do Novo Coronavírus, não condiz com a realidade vivida pelos munícipes que precisam de atendimentos específicos, disse o parlamentar.
Romildo compareceu nesta segunda-feira (20) no HCR e verificou que a sala onde o prefeito fez o vídeo informando que tinha uma ala reservada com todo equipamento para o tratamento de pessoas com suspeita do vírus, não tem nenhum equipamento disponível, muito menos respirador.
Durante esse fim de semana o idoso foi submetido a exames e existe a suspeita de pneumonia, porém a equipe do hospital fez a coleta do material biológico e enviou para o Lacen (Laboratório de Saúde Pública) para saber se o mesmo é portador ou não do Covid-19.
Por Wagner Ribeiro
Primeiro tem que saber se o senhor está com a covid 19,pois como diz, o leito é para quem está com a covid 19,e não são suficientes a quantidade de leitos, como o próprio governo estadual disse que casos mais graves de covid 19 o hospital tem que enviar o paciente para Vitória da Conquista. Como o médico da UPA suspeita do senhor esteja com pneumonia então claro que o médico não vai enviar o paciente para o leito, pois cabe o médico deslocar o seu paciente, pois é ele que está responsável pelo paciente no caso o senhor da matéria. Agora o mais preocupante é não poder fazer o raio X só porque é final de semana, só podendo realizar durante a semana, isso não é possível.
Após 6 dias de internação , compartilhando o mesmo quarto com mais 8 pacientes idosos, após o agravamento do quadro ,e insistência da família ,resolveu pedir o teste ,e quando suspeito o paciente precisa ficar isolado de outros pacientes,eles não tem quarto de isolamento.SE VC PRESTAR ATENÇÃO NO VIDEO DO PREFEITO ELE DIZ QUE A ALA NO CRISTO REDENTOR É PRA PACIENTES SUSPEITOS E CONFIRMADOS …MAS ISSO É SO DEMAGOGIA.PRA ILUDIR AS PESSOAS ,ESSES QUARTOS LINDOS E COM RESPIRADORES NAO EXISTE EM ITAPETINGA, ALGUÉM QUE FOR SUSPEITO NA CIDADE E DEPENDER DO SUS ,VAI FICAR NO DEPOSITO ,SEM BANHEIRO ,SUJO, NOJENTO …E AINDA TER QUE PAGAR OS EXAMES PQ O SUS AQUI EM ITAPETINGA NÃO COBRE.
VEJA O VÍDEO NOVAMENTE QUERIDA
Querida, parece que você já tem as respostas, uma vez que fala que não existe os leitos como mostra o vídeo do prefeito. Já que você tem a resposta, sabe dizer aonde foi feito esse vídeo com esses leitos? Será que foi feito uma montagem computador? Ou montou um cenário como faz nas novelas? E sabe dizer se o prefeito foi enganado, porque a coordenadora Ana Bárbara e Leo Matos apresentou ao prefeito os leitos, ou os mesmos da FJS também foram enganados? Diga aí pra nós, ou então a imprensa deveria ir atrás dessas respostas né mesmo?
Prefeito mal acessorado demais. Como fecha CDM?? E pacientes doentes e saúde da população como fica?? Pacientes e estão a mecer da sorte. Casos de Dengue em Itapetinga estão um absurdos. Pessoas morrendo e saúde nada faz.
Gente, que absurdo! Se alguém adoece em Itapetinga de covid-19 precisa ser deslocado pra Conquista. Absurdo também não ter como fazer um raio-x. A população tá mal servida de saúde pública. Além de ter um único hospital, ainda cheio de restrições. Meu Deus! Onde vamos parar?
Hospital Cristo Redentor é um lixo,sujo, roupa de cama todas manchadas,um descaso com as pessoas, mesmo internado o paciente tem que arcar com exames , péssima administração,todo dia morre gente, uma, duas pessoas
por dia,que estão internados , principalmente idosos,meu primo morreu lá com AVC hemorrágico ,esperou 7 dias por uma tomografia,ate morreu por falta de atendimento…um absurdo uma coisa dessa
Gente, Rodrigo Hagge e Bolsonaro estão preocupados com a saúde de ninguém!?!?!? Eles, se adoecerem, tem os Hospitais Aliança, Albert Einstein e Sírio Libanês para se internarem com UTIS de alta qualidade. O povo que se dane!